“A IA será mais inteligente do que qualquer ser humano em 2025”, afirma Elon Musk

37 Comentários

Elon Musk acredita que a Inteligência Artificial (IA) será mais inteligente do que qualquer ser humano em 2025 e do que toda a humanidade em 2029. Respondendo a um tweet sobre um episódio do podcast de Joe Rogan, os comentários de Musk têm sido, mais uma vez, bastante polémicos.


O clip em questão foi retirado de um episódio recente do podcast “Joe Rogan Experience”, que incluía uma entrevista com o futurista Ray Kurzweil. Os dois discutiram a história e o futuro da IA e a sua comparação com a inteligência humana. Kurzweil disse a Rogan que a inteligência artificial a nível humano tornar-se-á uma realidade em 2029.

Ainda não chegámos lá, mas vamos chegar e, em 2029, será igual a qualquer pessoa. Eu sou considerado conservador. As pessoas pensam que isso vai acontecer no próximo ano ou no ano seguinte. Eu disse isso em 1999.

Disse Kurzweil.

Em resposta, Elon Musk concordou com o sentimento, mas foi muito mais agressivo com as suas previsões sobre a capacidade futura da IA.

A IA será provavelmente mais inteligente do que qualquer ser humano no próximo ano. Em 2029, a IA será provavelmente mais inteligente do que todos os humanos juntos.

Escreveu Elon Musk no X em resposta.

Musk partilhou a sua visão para o futuro da IA no mundo

Durante uma discussão com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak na AI Safety Summit, Musk partilhou a sua visão para o futuro da IA em todo o mundo. “A IA”, explicou Musk a Sunak, é “a força mais disruptiva da história”.

Teremos pela primeira vez algo que é mais inteligente do que o ser humano mais inteligente… chegará um ponto em que não será necessário nenhum emprego. Podemos ter um emprego se quisermos ter um emprego para satisfação pessoal.

A IA será capaz de fazer tudo. O ritmo da IA é, de longe, mais rápido do que o de qualquer outra tecnologia que eu tenha visto na história. E parece estar a crescer em capacidade pelo menos cinco vezes, talvez dez vezes, por ano… e o governo não está habituado a mover-se a essa velocidade

Acrescentou.

Kurzweil e Musk estão a falar de Inteligência Artificial Geral (IAG), que é muito diferente das IAs com que pode estar familiarizado, como os modelos de grande linguagem (LLM), os chatbots ou os geradores de arte.

IA & humano

O que é a IAG?

Embora as definições variem quanto ao que seria considerado uma “verdadeira” IAG, a maioria concorda que tal coisa seria indistinguível de um ser humano em termos de conversação e capacidade, mas com uma eficiência muito maior. Também não precisaria de parar para comer, dormir ou relaxar depois de um dia de trabalho.

No entanto, muitos também concordam que a IAG em breve seria capaz de superar até mesmo o ser humano mais inteligente em pouco tempo. Embora isto assuste alguns, outros têm mais esperança no aparecimento de uma IAG.

Penso que a IAG será a tecnologia mais poderosa que a humanidade já inventou. Se pensarmos no custo da inteligência e na sua igualdade, no custo a baixar, na qualidade a aumentar muito e no que as pessoas podem fazer com isso, é um mundo muito diferente

Explicou Sam Alman, fundador e diretor executivo da OpenAI, à revista Time.

Quem terá razão?

 

Leia também:

O mundo vai enfrentar uma crise de fornecimento de eletricidade, afirma Elon Musk

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    “Em 2029, a IA será provavelmente mais inteligente do que todos os humanos juntos.” Isto é que é preocupante. É isto.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Não é difícil a IA ser mais inteligente que grande parte da População, basta ver que a quantidade de votos que o PS teve para se chegar a essa conclusão.

      1. Avatar de João
        João

        E tu? Foste votar?
        Em quem?

      2. Avatar de PJA
        PJA

        Olhe, é meter os tipos da AD, PS, Chega, IL, BE, PCP, peço desculpa se esqueci dalgum num navio fazer-lhe um buraco no casco e deixá-lo afundar. Só tinha pena é dos peixinhos, morriam todos com tanto veneno.

    2. Avatar de FM
      FM

      A começar pelo pelo teu comentário, provavelmente até antes.

    3. Avatar de Contador
      Contador

      Já te ultrapassou há mais de 20 anos e ainda nem a ia existia. Agora ousa pensar.

  2. Avatar de jota
    jota

    E o problema é que já é impossível de ser combatida ou parada!

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Não é. Basta haver vontade e …desligar o cabo.

      1. Avatar de No-IA
        No-IA

        não é. basta ver que ninguém manda em ninguém. vai dizer à Rússia que não pode usar IA nas suas novas armas… vai dizer aos EUA que não podem fazer o mesmo. Não pode ser parada, e mesmo que regulamentada, estamos a falar de regulamentos a nível europeu. Mas não significa que na Ásia ou América, implementarão regulamentos. Está muito mais além das nossas capacidades já. Só quando o mundo começar a colapsar é que a humanidade se unirá (à semelhança da covid), contra o mal que nós próprios criámos.

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Isto e so mais uns truques na manga dos DDT. Eles sabem muito bem em que altura certa devem mandar essas coisas a populacao em geral. E tambem sabem que este tipo de armadilhas e adoptado pelas pessoas e empresas. Isto so revela que a ganancia nao tem limites. O aparecimento da IA veio demonstrar isso. Mas como em tudo na vida a IA ou outra coisa qualquer so permanece ate Deus o permitir.

        2. Avatar de há+cada+gajo
          há+cada+gajo

          Diz lá o que é que eu disse de errado. Não basta só desligar o cabo e haver vontade para isso ?

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Ha cada gajo podia haver vontade e verdade mas achas que isso vai acontecer ? Este tipo de acontecimentos prova a atitude das pessoas e o seu egoismo perante as pessoas. Uma empresa era suposto ser familia nao e ? Mas pelos visto nao. Este pais e muitos outros esta a saque, e o salve-se quem puder. A IA so vai durar o tempo que tiver de durar em nossas vidas. Nota: Isso e o mesmo que dizer, os politicos vao fazer as coisas certas para a populacao. Podiam faze-lo mas nao fazem. Uma vez mais as atitudes das pessoas demonstram o caracter delas.

  3. Avatar de tugakry
    tugakry

    O inicio do fim!!

  4. Avatar de Victor+von+Frankenstein
    Victor+von+Frankenstein

    Os cylons vai dar cabo disto tudo…

  5. Avatar de Playa
    Playa

    Têm bom remédio.
    Acabem com o chatgpt e cenas do género.

  6. Avatar de superfan
    superfan

    Vão haver aplicações militares muito interessantes. É uma boa oportunidade de desenvolver este sector a nivel mundial.

  7. Avatar de Art
    Art

    Já deve ser mais inteligente que o Musk à alguns meses

    1. Avatar de No-IA
      No-IA

      Saberá ele a diferença entra “à” e “há” ?

  8. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    O problema é este mesmo, a IA foi criada/desenvolvida pelo homem, será exatamente igual a ele ou seja GANANCIOSO o início do fim.

  9. Avatar de Naodou
    Naodou

    Não é bem verdade, IA não existe , o que existe é Machine learning, o que consegue fazer é uma correlação de dados que nós não conseguimos fazer.
    Ou seja, não tem qualquer capacidade pra tomar decisões porque não têm inteligência pra perceber o que se passa, precisa sempre de um humano pra confirmar, se isso fosse verdade a condução autónoma da Tesla era a melhor do mundo, só que não, e esta bem longe de o ser.

    1. Avatar de Art
      Art

      Errado. Se a condução autónoma da tesla fosse programada por pessoas inteligentes seria de facto melhor.

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Errado. A IA é um sistema estatístico como muito bem diz o @Naodou. Mas o pessoal deixa-se levar pelo romantismo diário que grassa nos media sobre o assunto.

    2. Avatar de No-IA
      No-IA

      Ui… quão longe estás da realidade. A IA aprende com os nossos dados? sim, é treinada com a informação que lhe damos. Mas depois disto, vão à vidinha deles. Estás parado no tempo. Isso foi há uns belos anos atrás. Quanto à condução autónoma, ainda há muitas variáveis que não são controladas apenas e só pela máquina. Quanto mais carros com capacidade de condução autónoma existir, mais capacidade terão de partilhar informação e comunicarem entre si, o que levará a ser praticamente impossível a existência de acidentes. Estás muito em 2010.

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Tudo o que falas é apenas …estatistica e probabilidades. É o que a IA é.

  10. Avatar de Vasco
    Vasco

    Fala por ti Elon… Fala por ti.

  11. Avatar de Luis+Henrique+Silva
    Luis+Henrique+Silva

    Tanto disparate de comentários dito aqui….. enfim…..

  12. Avatar de Karlota
    Karlota

    Imagina a IA com acesso aberto a internet, ela cria uma conta bancária, começa a ganhar dinheiro com compra e venda de ações/bitcoin, cria uma empresa, contrata humano para a construção de robôs /maquinas e constrói um império, sem nunca existir fisicamente. Parece a sinopse de um filme. Mas é totalmente possível num futuro não muito longínquo.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Em breve, num cinema perto de si …

      1. Avatar de aksiflwjdkdmvju
        aksiflwjdkdmvju

        Já houve um filme do género.
        Transcedence

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      O mercado financeiro será dominado por IA`s.

    3. Avatar de jotabê
      jotabê

      Se os carros comunicarem entre si, eu fico na berma da estrada com um laptop e mais algum equipamento e finjo que sou um carro só para me divertir.

  13. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Butlerian Jihad para breve?

  14. Avatar de joli
    joli

    Força venha ela mais rápido possível de forma independente e autónoma ( auto-programável ) .
    Medo ?
    Só se for para aqueles querem impor o seu poder sobre os mais frágeis e pobres .

  15. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Não vai ser mais inteligente que o ser humano, vai ser igual ou semelhante pois é construída por este à sua imagem e semelhança. E isto é que realmente devia ser preocupante.

  16. Avatar de X
    X

    A AI vai ser o CEO da Humanidade, muita inteligencia, nenhuma empatia ou consciencia e a trabalhar para os mais ricos.

  17. Avatar de Mr. X
    Mr. X

    “chegará um ponto em que não será necessário nenhum emprego. Podemos ter um emprego se quisermos ter um emprego para satisfação pessoal” – ou seja as pessoas trabalham só para satisfação pessoal e não para pagar/comprar coisas entre elas os ALIMENTOS de que precisam para viver, sem contar outras coisas! A sério !!!

  18. Avatar de Marcos
    Marcos

    Impossível, quanto muito poderá igualar, a obra nunca consegue ultrapassar os poderes do criador….mas o simples facto de igualar pode ser preocupante, depende dos fins pars que for usada. A IA não é boa nem má, o homem é que define se usa para o bem ou para o mal como em toda a tecnologia….