Carta de Condução: vem aí uma autêntica “revolução” nas regras

66 Comentários

A carta de condução é o documento que atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos a motor na via pública. A União Europeia está a preparar uma autêntica “revolução” nas regras relativas às cartas de condução. Saiba o que aí vem.


Carta de Condução: conheça as mudanças

Refere o ACP que haverá novas regras da Europa para as cartas de condução. A menos polémica, segundo o Automóvel de Portugal, é a carta de condução digital, sendo também, aparentemente, a mais fácil de implementar. Na prática, andar com a Carta de Condução no smartphone já é uma realidade.

Como já referimos, o Parlamento Europeu pretende que seja possível tirar a carta com apenas 17 anos, podendo conduzir acompanhado a partir desta idade. Já a partir dos 18 anos o objetivo é que os jovens possam conduzir veículos com peso até 4250 kg e autocarros para até 16 passageiros.

Do que se sabe, estão também previstas mudanças no que diz respeito ao ensino e formação, com um maior foco na condução defensiva, mas também noções de reação em caso de acidente. Também haverá um aumento da validade da carta de automóveis e motociclos para, pelo menos, 15 anos.

Estas medidas sobre a Carta de Condução já foram aprovadas pelo Parlamento Europeu. No entanto, têm ainda de ser aprovadas pelo Conselho Europeu. Caso sejam aprovadas, os países da UE deverão transpor a diretiva europeia para a legislação nacional.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Marques
    Luis Marques

    “Já a partir dos 18 anos o objetivo é que os jovens possam conduzir veículos com peso até 4250 kg e autocarros para até 16 passageiros”. Pelo que se vê hoje em dia, entregar a responsabilidade de 16 pessoas a um jovem condutor de 18 anos, que supostamente não terá a carta a mais de 1 ano, é querer problemas. pelo andar da carruagem vamos chegar a um ponto que quem tem 18 anos pode ser presidenta da republica.

    1. Avatar de O Barbaro
      O Barbaro

      Não seja retrógrado, os jovens deveriam poder conduzir a partir dos 12 anos. Eu nessa idade já conduzia uma betoneira, um carrinho de mão e uma junta de bois.

      1. Avatar de MC
        MC

        Sim, de facto é o mesmo que conduzir um mini bus para 16 pessoas…

      2. Avatar de Franklin Abreu
        Franklin Abreu

        Eu com 12 anos já conduzia um avião Cessna e estava a tirar a carta para o Falcon X.

    2. Avatar de Limpa chaminés
      Limpa chaminés

      A lei europeia é a pensar em jovens responsáveis e civilizados dos países da europa central / norte e não na selva do sul. Aqui os jovens acham que são pilotos de F1 / Rally e compram carros “tunning” ou desportivos para fazer das ruas o seu circuito ou pista. Barulho, fumo e comportamentos de alto risco é o seu.

      No entanto penso que só irá a medida do transporte coletivo comprovando anos de experiência (tal como nas motos de mais potência ou de transporte de passageiros na atualidade). Mas como digo, basta ir a uma alemanha, suécia e afins e ver os jovens de lá (a maioria pelo menos) e os de cá.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Vê-se logo que nunca saiu do buraco

      2. Avatar de Homem Livre
        Homem Livre

        Moro na Alemanha e sou português, o Sr na realidade apenas gosta de mandar postas de pescada. Moro no centro de Hamburg e isto parece mais Portugal do que Portugal, no que toca aos temas que o sr limpa chaminés esta a invocar. Poupe um dinheiro, va viajar e logo depois venha aqui comentar o que aprendeu, antes disso, nao e preciso Fazer figuras

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Homem Livre, a Alemanha não é só Hamburgo. Teve azar em ter escolhido (se calhar devido ao bairro português que aí existe) uma zona da Alemanha com muitos emigrantes face aos habitantes, principalmente de leste (turcos, seguido de polacos, ucranianos, sírios, etc.). No total, quase 17%. Digamos de passagem que esse tipo de emigrante é bem pior que os portugueses.
          Também vivo na Alemanha, na Renânia do Norte-Vestfália, e posso dizer que a condução aqui nada se compara à praticada em Portugal: na generalidade existe mais respeito e civismo entre condutores. Sendo esta zona a mais populosa da Alemanha, consegue mesmo assim ter menos emigrantes, quase 14%, e de países diferentes dos de leste, como da Grécia, Espanha, Itália e Japão, o que fará diferença no seu comportamento.
          https://www.bpb.de/kurz-knapp/zahlen-und-fakten/soziale-situation-in-deutschland/61625/auslaendische-bevoelkerung-nach-bundeslaendern/

          1. Avatar de PAULO PEDROSO
            PAULO PEDROSO

            mas o problema nao eram os paises do sul?
            Os italianos são otimos condutores nao haja duvidas….

          2. Avatar de Franklin Abreu
            Franklin Abreu

            Mike. Nunca vi comentários mais preconceituoso. Mas que grandes estatísticas deves ler?! Muito bem. Agora é pela cor da pele dos imigrantes. Quanto mais escuros pior a conduzir. Agora os alemães puros, que “raça”!!!
            Eu sou negro mandinga e já tive três alemães a baterem-me no carro, aqui em Portugal. Queriam pagar-me com um anel!!! Declaração amigável e seguro logo!!! A condutora, jovem alemã, nem carta tinha. E disse-lhes: Este país, Portugal, não tem leis barbaras… Eh, eh. Estes alemãs “não fazem a diferença no comportamento”. Pioram-no.

    3. Avatar de Dodi
      Dodi

      Com 18 anos já se pode conduzir carros com 9 lugares… E não vejo jovens de 18 a ter acidentes frequentes com essas viaturas.

      1. Avatar de Nomad
        Nomad

        O problema dos acidentes sao estradas sem manutencao e o possoal que vai a dormir e nao pensa nas pessoas que la transitam tambem, obrigando as mesmas a fazer ultrapassagens e aumentando o risco de acidente… a falta dos piscas igualmente… em vez do Airbag devia estar la uma Bigorna para cada vez que se esquecerem um pisca levar com ela no nariz…

    4. Avatar de Tone adegas
      Tone adegas

      Eu tirei as cartas todas á primeira ( sim todas) e nunca fui um perigo…

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        E agora um biscoito?

    5. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Sempre essa mentalidade….Na Áustria por exemplo, jovens com 12 anos já andam com a sua motoreta na estrada. Recentemente estive na Sicília e jovens a conduzir papa-reformas eram aos pontapés. Os jovens cometem muitos erros mas os verdadeiros “campeões” da estrada não são os jovens.

      1. Avatar de Luís Marques
        Luís Marques

        O seu cometário disse tudo…. “andam com a sua motoreta ” ” conduzir papa-reformas” não pequenos autocarros até 16 pessoas.

    6. Avatar de GFan
      GFan

      Calma amigo… hoje em dia, e cada vez mais no futuro… os jovens não vão precisar de saber conduzir. Auto-pilot e siga à marinha.

    7. Avatar de Santos
      Santos

      A responsabilidade não te a ver com idade nas com a maturidade mental de cada um.

      1. Avatar de Luís Marques
        Luís Marques

        Concordo consigo, mas com o que se vê hoje em dia é caso para perguntar aonde anda essa maturidade.

    8. Avatar de Pedro Luiz de Castro
      Pedro Luiz de Castro

      De acordo !

    9. Avatar de Carlos Alberto
      Carlos Alberto

      a diferença não é muita, os miúdos com 35 anos pouco mais responsáveis são.

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Com os carros a aumentarem o peso bruto a cada ano que passa (sejam eles elétricos ou a combustão) não faz sentido aumentarem os limites de peso.

    Uma Mitsubishi LS200 2.4L pesa facilmente 3000kg…

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      por isso mesmo é que faz sentido aumentar os limites de peso.

      Não me choque que o limite de peso dos veiculos de passageiro passe dos 3500 para os 4240kg.

    2. Avatar de Rui Tobias
      Rui Tobias

      os elétricos são bem mais pesados, devido à bateria

      1. Avatar de Rodmario
        Rodmario

        Em Portugal muitos condutores nao sabem o que e um stop
        Ou à prioridade e também nao respeitao a velocidade e distança de segurança e por isso que à muitos acidentes.

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    Muitos deles com 18, nem a pé sabem andar sem tropeçar …
    Cada vez que nos sentamos para conduzir, é o equivalente a andar com uma arma carregada. Ao mínimo deslize, dispara.

  4. Avatar de Oldbutbeatiful
    Oldbutbeatiful

    Deviam era rever a lei para maiores de 65 anos… exames psicotécnicos periódicos no máximo de 2 em 2 anos de forma a evitar acidentes nas estradas… uns entram em contra mão, outros são donos da estrada… a maioria já não tem reflexos e não vê direito e continuam a conduzir e a provocar acidentes, alguns deles graves!

    1. Avatar de dofin
      dofin

      Talvez não a partir dos 65 mas já depois dos 70…
      Nestas idades 5 anos fazem muita diferença.

    2. Avatar de Carlos Alberto
      Carlos Alberto

      Falta é civismo, eu no dia que deixar de ter capacidade entrego a carta é fácil. Mais grave foi o que vi recentemente, um cidadão com aproximadamente 50 Anos com deficiência acima de 60% que para caminhar 50 metros levou 6 minutos, saiu a conduzir, carro cheio de adaptação e lá foi com mulher e filhos dentro. (Há tem todo o direito) sem demagogia… claro que não…

  5. Avatar de dedro
    dedro

    Aproveitavam e mudavam a forma como são classificados os veículos nas portagens… isso é que era de valor. Não tem lógica nenhuma a forma como tem sido feito tendo que haver exceções. A classificação por peso tem muito mais lógica. Ou então acaba-se a mama das portagens e pagamos todos um valor anual (“simbólico”) para podermos circular em AE como se faz em certos países mais a norte de nós.

    1. Avatar de Antonio Almeida
      Antonio Almeida

      As leis sao muito boas mas se ninguém as fizer cumprir são apenas papel higiénico

  6. Avatar de Filos
    Filos

    Acho bem!!!!! Portugal até é dos países que regista menor sinistralidade rodoviária! 😛 Estradas extraordinárias, sinalização maravilhosa…Se não fossem as manobras perigosas, o excesso de álcool e de velocidade nem teríamos quaisquer problemas!

  7. Avatar de manuel
    manuel

    Com o aumento para 4250kg, será possível conduzir a Cyber Truck com carta de ligeiros…

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Devido às leis sobre o fabrico de carros na UE. Penso que nem é legal a comercialização de cyber trucks aqui em Portugal.

      Por isso não é possível nada

  8. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Autocarros até 16 lugares…. bom não existem muitos. Para que poderão servir autocarros até 16 lugares? Transporte escolar… os veículos pesados de passageiros não são concebidos especificamente para o transporte escolar. E não o são porque, naturalmente, os transportadores não se dedicam apenas ao transporte escolar. O veículo fará o serviço de manhã, durante o dia fará outros, ao fim da tarde volta ao transporte escolar, até pode continuar durante a noite com outros serviços, depois ao fim de semana é de esperar que tenha mais serviço… um veículo pesado de passageiros não é barato, tem que ser rentável… se puder “rolar” 24h/dia e durante 365 dias ano, será assim que se torna rentável.

    Se a ideia é colocar os jovens a conduzir mais cedo porque, como é sabido, existe uma escassez de condutores profissionais no segmento de veículos pesados, então não irá resultar… não porque o jovem, na sua grande maioria, não quer abdicar dos fins de semanas, das noites, terá que deixar tudo o que são substâncias psicotrópicas… a profissão de motorista “prende” o profissional em muitos aspetos no que concerne à sua vida privada.

    Bom, por fim fica o salário mísero que é pago a um profissional cuja responsabilidade é bastante elevada… não existe a tecla “delete” na condução… ah, a cada 5 anos é necessário a renovação do TCC, do Cartão de Condutor, do CAM, do ADR, implica vários itens que custam dinheiro (RIC, Exame Médido, Exame Psicotécnico), a partir de determinada idade a renovação da Carta de Condução é de 5 em 5 anos…

    Enfim… talvez a IA tome conta deste tipo de veículo… talvez…

    Gostava de assistir a um veículo de recolha de resíduos urbanos a ser operado por IA… dentro do Bairro Alto por exemplo…

    Quanto ao ministrar do ensino de condução… bem não me quero alongar, mas posso afirmar que existe o módulo de condução defensiva, teoricamente o ensino tem como prioridade a segurança rodoviária.

  9. Avatar de JS
    JS

    Enfim só leis para nós ligarem
    Como foi a renovaçao das cartas que mudaram os anos tudo em prol de ganharem mais dinheiro

  10. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    O que ninguém fala é que com estas novas cartas “pequenas”, perdemos o direito de conduzir fora do espaço schengen, eu como tenho carta C e CE, embora não conduza nenhum veiculo pesado , são mais ferramentas que tenho caso um dia necessite, tenho de renovar de 5 em 5 anos quando vou de ferias se quiser cumprir à risca as regras dos países que visito “Ásia”, tenho de requerer a carta internacional que tem um custo de 30€ e validade de 1 ano, qual é a logica disto?

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Fui ver agora na página da ACP, e os 30€ é só para sócios, se não fores sócio são 53.80€, perdemos direitos, quem ainda tem a carta antiga pode conduzir em quase todo o mundo, quem têm a nova só pagando é que pode.

    2. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      O estado é o nosso maior inimigo.

  11. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Vejamos as coisas de outra forma. Mais pessoas na estrada sem experiencia, significa que haverão mais CO e por consequência, maior receita para o estado.

  12. Avatar de nope
    nope

    Mais uma ideia “genial” dos idiotas do costume… Tou mesmo a ver o numero de acidentes e de mortes a explodir em breve

  13. Avatar de Manuel Quaresma
    Manuel Quaresma

    Infelizmente anda tudo maluco da cabeça!
    Existem ou não assassinos a mais na estrada a circular? Onde pára a responsabilidade e a responsabilização de tantos e tantos condutores assassinos que existem nas nossas estradas e por essa Europa fora! Falo em causa própria. Num brutal acidente em Espanha, numa ultrapassagem de um camião a outro, a minha esposa ficou sem os pais, um irmão e um tio!
    Resultado de tudo, a culpa morreu solteira.
    Os políticos no mundo andam todos doidos!!!

  14. Avatar de MiguelM
    MiguelM

    15 anos de validade? Tirei a carta em 99 e tem validade até 43. Há algo que me está a escapar?

  15. Avatar de José Nunes
    José Nunes

    Todas as vezes que vou para a autoestrada, ultrapasso veículos pesados que circulam a pelo menos 110,quando o limite é de 90 para os de mercadorias e de 100 para os de passageiros. Todas as semanas há, pelo menos, um acidente com pesados. Portugal é um dos países da Europa com maior sinistralidade rodoviária. Cada vez há mais jovens com carta, com excesso de álcool no sangue e com o telm encostado à orelha enquanto conduzem. Facilitem mais a obtenção de carta e aproveitem também para reduzir as multas e acabar com a fiscalização. Assim, acaba-se com a praga dos tugas mais rapidamente…

    1. Avatar de Mike
      Mike

      “…ultrapasso veículos pesados que circulam a pelo menos 110, quando o limite é de 90 para os de mercadorias e de 100 para os de passageiros…”

      Com que veículo circulas tu nessa altura? É que se o pesado a 110 ultrapassa o limite legal, tu, a ultrapassá-lo, também estás a ultrapassar o teu limite legal… Ou as regras só deveria de se aplicar a pesados? 😉

      1. Avatar de Tiburcio
        Tiburcio

        Esses pesados cabe á Policia os indiciar por crime, visto irem com i Iman na centralina e a contar descanso… o camiao pensa que esta em descanso e o ABS nao trabalha… dai as tesouradas na vci etc com algumas empresas de fogueteiros…

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Na AE vá qua não vá, e nas nacionais, vais tu a cumprir os limites e os pesados atras de ti a buzinar e fazer sinais de luzes.
      @Mike, em Portugal a velocidade máxima nas AE para ligeiros é de 120 km , se o pesado vai a 110 Km, é como dizia o outro “é só fazer as contas”

      1. Avatar de Mike
        Mike

        B@rão Vermelho, depende, eu não sei com que veículo o José Nunes circulava, daí a minha pergunta. É que se circular com um ligeiro com reboque, o limite é de 100 km/h (pois foi esse o limite que o próprio mencionou!). 😉

        1. Avatar de António Pereira
          António Pereira

          Desviaste para canto, não foi isso que o José Nunes disse…

  16. Avatar de Vitor
    Vitor

    E aumentar os limites de velocidade? Os carros de agora travão muito melhor e têm sistemas de travagem de emergencia..

    1. Avatar de Tiburcio
      Tiburcio

      tapar os buracos era melhor solucao visto os carros nao virem com alctrao…

      1. Avatar de tooooodo
        tooooodo

        já não se usa alcatrão. Agora é asfalto.

        1. Avatar de Nomad
          Nomad

          O problema é esse….

  17. Avatar de olho'
    olho’

    Os “jovens” também deviam ser obrigados a sair para vida (da casa dos pais) a parir dos 20, isto não e’ so’ direitos, também deveres.

    1. Avatar de Nomad
      Nomad

      Eu com 18 anos e agora com 45 tambem pensei assim… mas decadas de socialismo atyirou a sociedade para o ponto que nem a viver com os pais chega dinheiro ao fim do mes…. tenho dois filhos agora e se eu nao os ajudar eles nao teem hipotese de forma legal de crescer em sociedade…. e

  18. Avatar de boda
    boda

    Até que enfim! Mesmo assim é pouco. Nos EUA pode conduzir sem carta ao lado de qq encartado a partir dos 14 anos e tirar a carta aos 16 numa tarde em qualquer posto policial. E$ não vejo que nos EUA se morra mais na estrada que aqui nem que os jovens deles sejam melhores que os nossos em nada. Uma carrinha de até 24 lugares não é um pesado de passageiros e qq pessoa com carta pode conduzir. E não há op limite ridiculo dos 3500 kg, fazendo com que possam por exemplo ter autocaravanas como deve ser em vez das porcarias que por cá há. Larguem as mamas dos burocratas e deixem as pessoas viver!

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Os EUA não é exemplo para ninguém, onde poucos sabem apontar o continente Europeu num mapa e qualquer um pode ter uma arma… Prefiro a burocracia da EU do que os tiroteios constantes, o endividamento para uma vida se quiser frequentar uma universidade, a falta de uma segurança social ou subsídio de desemprego (sem ter que recorrer a seguros que só ricos podem pagar) dos EUA…

      1. Avatar de boda
        boda

        Esse é um comentario daqueles que mostram bem o altruismo tipico portugues. Se eu lhe perguntar onde fica o estado de Delaware ou Maine você sabe? Então como é que pode afirmar que eles são burros por não saber onde ficam paises pequenos como o nosso? E é natural que hajam menos tiroteios num pais como o nosso que tem metade do tamanho do estado da Florida e um quarto ou menos da população. Mas havendo um por ano é equivalente a um por dia nos EUA, ou seja aqui há mais que lá! E repare que não estou a defendê-los, tb gosto muito mais disto aqui. Mas restrições à liberdade nada tem a ver com segurança social e desemprego.

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Ninguém falou em estados de um país, mas sim apontar um continente no mapa! Um europeu sabe apontar num mapa o continente Americano, Asiático, Europa, Africano ou Australiano. Os EUA julgam-se donos do mundo, até dizem que o NBA é o melhor do universo, mas quem ganhou o campeonato mundial em 2023 foi a Alemanha (https://www.fiba.basketball/pt/basketballworldcup/2023). Quanto a criminalidade, os próprios EUA assumen a taxa alta comparada à Europa:
          “The U.S. homicide rate was 10.5-7.9 per 100,000 population compared to Europe’s less than 2 per 100,000. The U.S. rate for rape was approximately seven times higher than the average for Europe. United States robbery rates were approximately four times higher than those in Europe. Theft and auto theft in the United States were approximately twice as high as in Europe.”
          https://www.ojp.gov/ncjrs/virtual-library/abstracts/international-crime-rates

          Por isso, continuo a dizer, que prefiro a burocracia da EU do que tudo o resto dos EUA. E posso já dizer-lhe que sou português, mas vivo e trabalho noutro país da EU, na Alemanha, que não é um país tão pequeno como Portugal.

          1. Avatar de boda
            boda

            Por isso é que evolução por aqui vai ser dificil.

  19. Avatar de Maclam
    Maclam

    Já ontem era tarde

  20. Avatar de Cristina Vasconcelos
    Cristina Vasconcelos

    Acima e antes de tudo, seria importante que as escolas ensinassem de facto a condução no seu geral. A condução defensiva e responsável e, sem dúvida essencial mas ações basicas como estacionar, entrar numa via rápida, etc,etc são mais do que essenciais para qualquer pessoa usar um carro. É mal geral as escolas não ensinarem o básico e sairem jovens encartados (mal) para a estrada.