Inacreditável! Mais de 300 mil portugueses venderam a sua íris à Worldcoin

81 Comentários

É um dos temas do momento que tem gerado uma enorme controvérsia. Há milhares de portugueses a vender a sua íris e não fazem a ideia de qual o fim de tal informação sensível. O negócio da Worldcoin já foi suspenso em Espanha.


Worldcoin: Comissão Nacional de Proteção de Dados está a investigar

Mais de 300 mil pessoas já passaram pela banca da Worldcoin que está na Gare do Oriente, em Lisboa para registo da Íris.  Do que tem vindo a público, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) está a investigar, desde o ano passado, a Worldcoin.

Questionada pela Lusa, a CNPD revelou esta quarta-feira que “tem uma investigação a decorrer sobre o Projeto Worldcoin, iniciada em 2023 por sua própria iniciativa, tendo já realizado uma ação de fiscalização aos locais de recolha de dados, bem como feito diligências junto das empresas envolvidas no projeto, no sentido de obter informações relativas ao tratamento de dados pessoais”.

Por outro lado, indicou, “a CNPD também está em articulação com a sua congénere da Baviera, que é onde uma das empresas tem um estabelecimento na União, e portanto, atua como autoridade de controlo principal, além de estar em contacto com outras autoridades de proteção de dados da UE, que também têm cidadãos afetados por este tratamento de dados pessoais”.

A entidade está ainda “a trabalhar no sentido de concluir a sua análise quanto à conformidade deste tratamento de dados com o RGPD [Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados], com vista a tomar uma decisão sobre a atuação a ter neste caso”.

A CNPD refere também que os cidadãos devem estar atentos e dever “ler atentamente as condições do tratamento de dados e a refletir sobre a sensibilidade dos dados que estão a fornecer e no que significa tal cedência envolver, por contrapartida, um eventual pagamento”, indicou.

A Worldcoin foi concebida para vir a ser a maior rede de identidade humana e financeira do mundo, disponibilizando recursos a toda a gente. A Worldcoin tem como objetivo proporcionar o acesso universal à economia global, independentemente do seu país ou contexto, estabelecendo um espaço para todos nós beneficiarmos da era da IA. No site é possível ter acesso a algumas estatísticas.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Se as pessoas querem participar num projecto e vender dados biométricos qual é o problema?

    Também existe quem vende o corpo todos os dias e não vejo a fazerem um alarido!

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Certo, vendes o corpo não a tua identidade!
      Daqui a uns anos sabe-se lá o que vai ser possível fazer apenas com a iris, quem sabe clones?

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Na volta… Vamos ser todos clonados para a Matrix.

        Cada filme!

      2. Avatar de Ifm
        Ifm

        Para mim não faz sentido, até porque não é por 75€ ou 100€, que vou ficar mais rico ou mais pobre.

        Mas digo que preferia vender a dos dados da Íris ( não a Íris mesmo), que vende o corpo.

        Por todos os motivos e mais alguns, vender o corpo é uma marca que fica para a vida, quer se admita ou não.

        Segundo, tu desde sempre destes a tua identidade de borla, porque vender é incorrecto?

        A impressao digital, ao estado, ao ponto da tua empresa ou empresas onde trabalhas te….
        Fotocópia ou foto do teu BI, etc etc.

        Haa mas tens a proteção de dados!!!
        Se ate o estado português que devia ser a entidade que devia preservar mais os teus dados já foi apanhada a divulgar dados pessoais a países fora da UE…

        Imagina o resto.

        Publicam diariamente onde andam, quantos kg pesam, quantos filhos tem, quem é a mãe e o pai, quem a a sua mulher na NET.
        E agora estão preocupados com a Íris.

        Parece os caroxos que não iam tomar a vacina do COVID, mas fumam e snifam e injectam tudo e mais alguma coisa sem saber a origem.

        1. Avatar de Luis+Henrique+Silva
          Luis+Henrique+Silva

          +1
          Concordo, anda tudo maluco por causa disso e não se lembram que damos dados sem nos percebermos disso e gratuitamente.
          E nem entendo qual o medo desta gente, não tenho nada a esconder, apenas devemos é estar atento é a eventuais fraudes que possamos eatar sujeitos isso sim…..

          Até eu vendia a iris lol, pelo menos era uns trocos….

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Uns não têm noção, outros têm perfeita noção. O preço é que poderá não ser o justo. De quais falo ? Não sei…

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      Mau exemplo, se por vender corpo te referes a prostituição então nesse caso não é uma profissão legal, tal como isto.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Uma parte dos países é, noutra parte não é mas ela existe podes fechar os olhos mas ela não deixa de existir é somente a profissão mais antiga e que todas as sociedades tem.

    4. Avatar de nuno a
      nuno a

      Realmente não vejo problema nenhum cada um sabe de si mas…
      Daqui a uns anos todos esses que venderam a iris vao ter de pagar á worldcoin por um serviço ou por subscrição umas belas centenas ou milhares ao ano para poderem utilizar a sua própria íris e quando isso acontecer ai vão-se arrepender mas vai ser tarde.
      Muito em breve uma coisa simples como uma transferência bancaria vai necessitar de autenticação com a iris e como a vendeste agora olha queres utilizar paga.
      quem diz uma tranferencia diz tudo o resto, abrir uma conta efectuar um pagamento num supermercado, desbloquear um automovel, ter acesso a um passe de autocarro etc etc , se formos a ver bem tudo o que é feito hoje com um cartao no futuro breve vai ser feito com a iris mas pois é, os direitos da tua iris agora nao sao teus pertencem a uma empresa que te vai cobrar os 70 euros que te pagou multiplicados por 1000

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Sim tem lógica a tua preocupação e o futuro da segurança deve mesmo passar pela leitura da íris.

      2. Avatar de Tozzini
        Tozzini

        Comentário muito assertivo. Além do risco dos dados poderem ser roubados para fins ilícitos

      3. Avatar de Rapariga Iluminada
        Rapariga Iluminada

        Quem ira “comprar” esses dados, é o governo global. Essa conta “supercara” quem ira pagar caro por isso, provaveilmente sao os governos locais e o governo global. É uma das formas de subverter o sistema, a ordem atual, apos uma certa saturacao de cadastros havera o ponto critico de mudanca que é a aceitacao e obrigatoriedade global. Prefiro morrer a viver num sistema desses

    5. Avatar de António Matos
      António Matos

      se mais tarde queres a tua íris para acederes à conta do banco vais ter de pagará royalties à Worldcoin. Se não fores tu vai ser quem presta o serviço. o que a Worldcoin vai fazer é permitir que serviços que queiram usar a íris tenham de comprar ou pagar o acesso, pq têm milhões de irirs nos servidores….

  2. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Como ?? 300 mil ?? Mas isso é uma loucura. 😐

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Sim uma loucura, o drama o medo a tragédia acho que já ninguém vai conseguir dormir está noite.

      Os socialistas de Espanha queriam ser eles a dar vouchers de 100€ as pessoas é como os socialista aqui do burgo gostam muito de dar vouchers se existir alguém a dar vouchers que não sejam eles cai o Carmo e a Trindade…

      1. Avatar de João Tavares
        João Tavares

        Escreveste tanto e disseste bola…

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Escreveste pouco e disseste bola…

      2. Avatar de gav
        gav

        Disseste bola e escreveste muito

    2. Avatar de Contador
      Contador

      Este “gajo” vê a palavra 300 mil e nem faz ideia do que se está a falar e é logo: Fogoooo!!! meu!!!! loucura!!!!

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        a palavra “300” ?

  3. Avatar de nm
    nm

    Expliquem-me a diferença entre isso ou usar um smartphone diariamente.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas achas que um smartphone faz o mesmo que este tipo de dispositivos e que guarda o dado biométrico “onde tu não fazes ideia”? É isso que entendes da tecnologia de um smartphone?

      1. Avatar de luis
        luis

        Sim porque o Face ID da Apple não faz a mesma coisa. O Windows hello não faz a mesma coisa. As redes sociais vendem os dados das pessoas há anos. Não percebo qual o problema pois ninguém obrigou as pessoas a nada

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, não faz. Vamos lá…. eu explico para perceberes a diferença. A Apple nos seus dispositivos tem um sensor que captura a imagem biométrica e a transmite com segurança para o Secure Enclave. Durante o registo, o Secure Enclave processa, criptografa e armazena os respetivos dados de modelo do Face ID e Touch ID. As outras marcas têm processos parecidos. E os dados não saem desta área. Além disso, as empresas como a Apple, Google, Microsoft, sabem que são minuciosamente escrutinadas. E esta, sabes onde eles guardam os dados captados dos utilizadores? Será que os podem vender?

          Este sistema é perigoso, porque falta muita informação sobre o que vão fazer com os dados biométricos. Ou será que alguém dá dinheiro para manter aquilo sem gerar lucro? 😉 acreditas nisso?

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Aí ai, não vale a pena mentir o projecto é opensource e auditado.

            Depois do scan a imagem é apagada e gera um id criptógrafado.

          2. Avatar de Vítor M.

            Se fosse, Espanha não tinha suspendido a atividade da Worldcoin. Não estamos a mentir, são os factos. Não estamos nem queremos mentir, apenas nos baseamos pelos factos. E mais, não havendo regulamentação, fará sentido este tipo de “comércio” que é invasivo e que deixa tantas dúvidas?

          3. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            O único facto verdadeiro é que Espanha suspendeu a actividade para averiguar, no resto do mundo tudo continua normal até a UE não fez nada.

            Ou o projecto não é opensource e auditado?
            Tens provas do que o processo é de outra forma?
            Até lá é o drama, medo, terror que se gosta de meter as pessoas pouco informadas!

          4. Avatar de Vítor M.

            Se fosse uma atividade normal, Espanha não levantava questões. E para suspender é porque tem mais do que dúvidas. Portanto, onde há fumo…

        2. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Ora nem mais os equipamentos de código fechado sabemos lá o que fazem, este projecto é opensource e auditado.

          As empresas também ficam com os dados biométricos dos trabalhadores e muitas das vezes em equipamentos sem segurança nenhuma…

          1. Avatar de Rapariga Iluminada
            Rapariga Iluminada

            O que o Vitor esta tentando diizer é que essas ativitdades sao bastantes suspeitas. Para mim isso ja é a prova e gota dagua que tem alguma coisa acontecendo de errado no mundo, e que o desdobramento disso sera a NWO e apos uns 20-40 anos sera o dominio iincontrolavel e inevitavel da IA. Enfim, o fururo sera extremamente horrivel e sem liberdade, um big brother global

      2. Avatar de nm
        nm

        E qual o valor legal da iris? Há mts mais dados sensíveis num smartphone, onde instalas aplicações de mts fornecedores…

        1. Avatar de Vítor M.

          Boa pergunta. Se não existe um valor, se não há legislação, como poderá ter comércio sem estar regulada a venda? Boa pergunta sim senhor.

          Razão pela qual Espanha já agiu.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Temos que nos entender mas o problema é o valor ou onde fica os dados e o que vão fazer com os dados biométricos?

            Se for o valor, pensa que a muitos anos já tens dado de graça a muita empresa…

          2. Avatar de Vítor M.

            Eu diria que é a soma desses e de outros possíveis problemas. E, depois…. quando algo deste género aparece, andam logo os evangelizadores a tentar mudar o rumo das dúvidas, das questões pertinentes, mas eu percebo a tua boa fé, atenção. Eu apenas tenho dúvidas, mais ainda depois dos espanhóis suspenderem a atividade da empresa. Fora isso!!!!

            Olha aqui: https://bit.ly/3V5jc2A

        2. Avatar de Stanley
          Stanley

          Tem valor no futuro, para criar olhos em avatares virtuais.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Mas… Dá para apagar os dados e voltar lá novamente para pedir de novo dinheiro a ver se eles apagaram ou não a minha informação?

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Ora aí está algo inteligente, passado 30 dias ir lá novamente para ver se realmente apagam.

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      A sério ?

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ui, não ias entender.

    1. Avatar de luis
      luis

      O pietra também

    2. Avatar de JáFuiRaptadoPorAliens
      JáFuiRaptadoPorAliens

      ;(

    3. Avatar de Rapariga Iluminada
      Rapariga Iluminada

      Em um mundo louco, cruel, insano, sem sentimento e liberdade como esse ou iremos ter, eu gosrtaria de estar no lugar dele, “descansando em paz*”

  4. Avatar de Worldcoin
    Worldcoin

    É notavel a necessidade de alguns euros nos cidadões portugueses.

    1. Avatar de luis
      luis

      Na China vendem rins para comprar telemóveis. Aqui ainda não chegou a isso

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Aqui damos um dado biométrico em troca de um valor, coisa que tivemos anos e anos a fazer de graça…

    2. Avatar de Zé Nabo
      Zé Nabo

      CIDADÃOS …. Cidadões …. É Notavel a falta de formação dos comentadores de pasquin.

  5. Avatar de Jose Afonso
    Jose Afonso

    Inacreditavel é nao perceber que Poortugal é um país pobre (metade da populaçao vivia na pobreza sem apoios sociais) e que as pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro extra.
    Até vender os nossos dados pessoais que é das coisas mais importantes que temos por trocos.
    Habituem-se como diz o outro.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      há coisas a dar mais dinheiro, doação de esperma, ensaios clinicos, pousar em escolas de arte.. alguns a pagar na ordem dos milhares de euros.. enjoy

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Não digas isso, pois sabemos lá o que podem fazer com o nosso esperma…. 🙂

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Deixa aí contactos para a malta desempregada.
        Estou a falar dos trabalhos e não do dealer.

  6. Avatar de Sargas
    Sargas

    Estive atento à reportagem na televisão e não fiquei admirado na atitude das pessoas que aderiram. Receberam as coins e foram logo gasta-lo ou troca-lo sem saber a utilidade e os fins.
    Lamento que a Comissão de proteção de dados só acordaram agora. Acho tarde demais e não me acredito em 300.000, penso que sejam mais.
    A Worldcoin instalou-se nos Shoppings e ninguém questionou acerca da atividade a praticar e legalidade.

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Anda tudo distraído com sondagens e eleições. Oportuno !:)

  7. Avatar de cK
    cK

    Por dinheiro até à alma vendiam se fosse preciso… enfim

  8. Avatar de Tomás Mendes dos Santos
    Tomás Mendes dos Santos

    Inacreditável é ja estarem os países todos a aturar e por cá estão a investigar desde 2023. O típico…

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Não é só na Gare do Oriente, há também em alguns Shopping
    Nas reportagens que vi na tv, a maioria são novos Portugueses e a maioria nem Português falam.

  10. Avatar de unknown
    unknown

    ROTFLOOOOL … Se a burrice paga-se imposto, Portugal estaria riquissimo!!!

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Só se pagasse!

  11. Avatar de Eu
    Eu

    O pior de tudo é que não venderam por Dinheiro!
    Venderam por uma qualquer “coin” que pode não valer nadinha.
    Outra, essa informação pode servir como assinatura válida dos verdadeiros dadores para o que quer que seja que essa empresa queira.
    Imaginem o que é dar de graça uma Procuração de Plenos Poderes a desconhecidos!
    Pois, é exactamente esta a situação presente que esta empresa tem em mãos com o acesso a todos estes dados biométricos.
    Eles têm uma Procuração de toda essa gente, para fazerem o que bem entenderem com isso.

  12. Avatar de palex
    palex

    O que não entendo é como e porquê que a empresa paga milhões pelos dados “aparentemente actualmente inofensivos”… A não ser que pretenda “revendê-los” mais tarde com um valo mais alto, e/ou valorizar a worldcoin gerando oferta-procura para a tornar numa cripto “confiável”…
    Isto “cheira a estranho”… Produto: imagens da irís. Pagamento: worldcoin>>euros. Retorno para a empresa que gastou milhões: ????

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      No meu ver tem a ver com a criação de uma “cripto confiável” pois dessa forma a Criptomoedas vai gerando valor para pagar novas leituras e dessa forma não precisam de ter muitos recursos o que é uma estratégia fenomenal.
      Outra das formas é vender um serviço a bancos e afins usando a sua API para fazer verificação/autenticação do utilizador.

      Acho que passa por aí, mas só o tempo dirá quando apareceu a Bitcoin também ninguém queria saber e hoje ela vale o que vale.

      Eu sou te cinzento não gosto de dar os meus dados biométricos seja em que situação for logo não participei na leitura da minha íris mas por outro lado comprei um certo montante na WLD, mas não tenho nada contra quem faz a leitura.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        *desculpem os erros, o corrector adora fazer das suas…

    2. Avatar de Rapariga Iluminada
      Rapariga Iluminada

      Obvio que cheira a estranho, alguma coisa de ruim esta acontecendo. Sam Altaman é um doomday prepare, ou seja esta todo preparado para o pior

  13. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    quanto dinheiro eles dão por pessoa para uns ate pode ser um bom negocio

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    Os dispositivos de realidade virtual/aumentada, tal como os apple vision pro, não fazem já o mesmo!? Se no futuro o acesso será pelo acesso à íris os dispositivos que verificam não vão ficar com essa informação para efeitos de autenticação!? Atenção, não concordo com nada disto, deveria ser inventado um sistema de autenticação diferente, que fosse único, intransmissível e verificado em tempo real sem haver a necessidade de reter informação da pessoa, mas também não estou a perceber o “pânico” porque infelizmente no futuro será mais uma informação nossa que será obtida por terceiros quando utilizarmos determinados dispositivos.

    1. Avatar de Zé

      Podem fazer, a diferença é que não te metem na cara e dão-te ilusões de um futuro melhor como estes. Vai ouvir o paleio deles e vais ver bem a diferença.

    2. Avatar de Rapariga Iluminada
      Rapariga Iluminada

      Desculpe a brincadeira, mas preciso dizer essa satira. Voce disse que precisava de uma autenticacao diferente… Entao, a melhor forma de autenticacao de um ser humano, é autenticacao por bunda. Todos baixando a bunda/calça para sacar dinheiro no banco ou fazer uma transacao no caixa ou fazendo login pelo celular. Eu acho muito mais humano, empatico, divertido socialmente do que autenticacao por iris. Eu nao acredito e nada que seja “ultra serio” como scaneamento de iris (nossa principal identidade) nessa futura sociedade robotica e imprevisivel

    3. Avatar de Rapariga Iluminada
      Rapariga Iluminada

      Isso é um indicio de fins dos tempos para mim. Nao era nem ter nascido

  15. Avatar de gav
    gav

    Espelha a miséria de um pais

  16. Avatar de Zé

    Não entendo é porque se ficaram só pela iris. Dado a adesão, muitos ofereciam as outras partes do corpo por dinheiro que nunca vão ter.

  17. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Com mais uns euros vendiam não só a íris… Na oportunidade é que está o ganho.

  18. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    300 mil idiotas 🙁 Ao fazer isto só se lixaram 🙁 Quando a iris servir de verificação de identidade a Worldcoin/OpenAI vai usar as iris escaneadas para roubar dinheiro, bens e identidade. Se o scan da iris não tivesse utilidade estes gatunos eles nunca a iam escanear. Nem por 999999999999999999999999999999 milhões de euros a vendia.

  19. Avatar de zrcz
    zrcz

    Se fosse o governo a pedir os dados, mesmo a pagar(impossivel), todos iriam dizer que era contra a lei de protecao de dados, o governo queria controlar as pessoas, etc. Como é uma multinacional, esta tudo bem, é para o desenvolvimento da tecnologia….

  20. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Éum negócio da WorldcoinNa que na realidade é muito sério onde não haverá privacidade nem segurança passaremos a ser o ponto de partida de uma investigação que não terá controle …..

  21. Avatar de jota
    jota

    Não sei o que há para investigar, é uma questão flagrante se segurança nacional! Não tem que ser a CNE nem a CNPD, tem que ser o governo ou o Presidente de Republica a proibir isto, ponto!

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Acho bem e um comunicado no Facebook do PR pelo menos.
      Onde já se viu darem dinheiro as pessoas sem o governo ter uma palavra a dizer.

  22. Avatar de Infinity
    Infinity

    Quero ver se vão com a mesma vontade votar no dia 10

  23. Avatar de MyHeritageBestDatabase
    MyHeritageBestDatabase

    DNA vs Íris

    Existe coisa pior que “vender” o ADN a uma empresa? A diferença é apenas UMA estas não andam a distribuir dinheiro descentralizado. Quem não compreender esta realidade foi completamente capturado e nem se apercebeu. Os governos querem o máximo controlo sobre cada cidadão desde o nascimento (local e data) até ao dia da nossa morte (óbito, hora e dia). Isto para mim é que é assustador. Não o dizem diariamente nas televisões, jornais e noutros meios de comunicação com agenda governamental mas fazem-no durante toda a nossa existência de uma forma tão silenciosa que até parece impossível pensar o contrário do que eles pensam.

    Pensem pela vossa cabeça e não sejam mais uma vez influenciados a pensarem aquilo que alguém “muito vosso amigo” quer que vocês pensem.
    Apenas reflitam um pouco.

  24. Avatar de Eu
    Eu

    Resumindo: Não há almoços grátis!