Sistema estelar “matematicamente perfeito” pode ter mão alienígena

54 Comentários

Foi encontrado um sistema estelar distante com 6 planetas que se movem em órbitas “matematicamente perfeitas”. Esta descoberta deu início a uma procura de possíveis assinaturas tecnológicas alienígenas. O caso está a deixar os investigadores intrigados com o que descobriram!

Ilustração do sistema estelar que poderá ter mão alienígena


Perfeição poderá ter “mão” alienígena

No final do ano passado, os astrónomos descobriram um sistema estelar fascinante a apenas 100 anos-luz de distância de nós.

Contudo, os seis planetas, chamados de sub-Neptuno, circulam muito perto da sua estrela hospedeira em órbitas matematicamente perfeitas, despertando o interesse dos cientistas. Tal perfeição intrigou os investigadores e levou-os a procurar tecnologia extraterrestre, ou tecnoassinaturas, que, segundo eles, constituiriam provas convincentes de vida avançada para além da Terra.

Na verdade, não foram encontradas tais provas no sistema, apelidado de HD 110067. No entanto, os investigadores dizem que ainda não acabaram de procurar. O HD 11067 continua a ser um alvo interessante para observações semelhantes no futuro.

Conforme refere a LiveScience, na nossa pequena bolsa do cosmos, as ondas de rádio dos satélites e dos telescópios são emitidas no plano do nosso sistema solar. Quer isto dizer que se alguém fora do nosso sistema solar observasse a Terra a atravessar a face do nosso Sol, talvez conseguisse captar um sinal que coincidisse com o trânsito do planeta.

O HD 110067 é visto da Terra de lado, por isso vemos os seis planetas no plano do seu sistema – uma visão que nos dá uma excelente hipótese de captar esse sinal, se existir.

A nossa tecnologia no nosso sistema solar espalhou-se para fora da zona habitável. Portanto, uma civilização amiga da tecnologia em HD 110067, se houver, pode ter retransmissores de comunicação estabelecidos em vários planetas do sistema.

Mesmo que o resultado seja negativo, isso diz-nos alguma coisa.

Disse o coautor do estudo Steve Croft, um radioastrónomo que trabalha com o programa Breakthrough Listen da Universidade da Califórnia, em Berkeley à Space.com.

Tecnoassinaturas podem indiciar civilizações avançadas

Quando a descoberta do HD 110067 foi anunciada, Croft e a sua equipa usaram o maior telescópio totalmente orientável do mundo, o Green Bank Telescope (GBT) na Virgínia Ocidental, e procuraram no sistema sinais de tecnologia alienígena.

Os investigadores procuraram sinais que estivessem continuamente presentes quando o telescópio estava apontado para o sistema e ausentes quando era afastado, uma espécie de santo Graal das tecnoassinaturas locais do HD 110067.

Mas tais sinais são difíceis de distinguir das fontes naturais de ondas de rádio e dos próprios sinais tecnológicos da humanidade, como as ondas de rádio emitidas por telemóveis ligados a Wi-Fi, a rede de satélites Starlink da SpaceX na órbita baixa da Terra. Conforme refere o investigador, isto cria um palheiro de sinais no qual os investigadores procuram uma agulha de um potencial sinal extraterrestre.

Apesar desta falta de conhecimento suficiente sobre o aspeto da tecnologia alienígena, a equipa utilizou algumas técnicas para garantir que um sinal detetado não é uma interferência local.

Há muito que os cientistas procuram vida fora do nosso sistema solar, na esperança de conhecer o nosso lugar no universo, tentando responder a uma questão que tem sido ponderada há milhares de anos: “Estamos sós?”

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Fantástico. Mesmo

  2. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    É um sistema com órbitas perfeitas por que o tempo a que está exposto a outras forças circundantes é ainda curto.

  3. Avatar de palex
    palex

    Há tanta coisa na natureza que é geométrica/matematicamente perfeito! Acho que os astrónomos e cientistas estão a dizer que “Deus é matemático”.

    1. Avatar de JP
      JP

      Como ninguém sabe, pode ser, ou pode não ser.

    2. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Se Deus fosse um bom matemático, muitas catástrofes não tinham acontecido!

  4. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Vulcans doing Vulcan stuff!

  5. Avatar de luis
    luis

    Sistema solar não existe, não está referido na Bíblia. O que existe é o éden onde vivemos e uma matrix feita para nos escravizar, e os agentes são os pombos por isso eles tem câmeras nos olhos para nos espiar

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Não te esqueças do IRS

  6. Avatar de Matematico
    Matematico

    nao passa de matematica, mas teimamos em complicar

    1. Avatar de RicM
      RicM

      Exato. A Navalha de Occam…

  7. Avatar de José
    José

    É mais fácil falar de alienígenas do que de Deus. O fanatismo tem destas coisas

    1. Avatar de Vítor M.

      O que tem Deus a ver com isto?

      1. Avatar de joão
        joão

        Pode não ter nada…

        Ou pode ter tudo…

        … who knows?! … 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Estamos a falar de ciência, fé é outra coisa.

          1. Avatar de joão
            joão

            Começou-se a falar de Deus e já vamos em “fé”… e fé como antagonismo de Ciência
            A fé é algo próprio de cada individuo. Ter fé ou não, não tem qualquer implicação sobre se Deus existe ou não.

            No entanto, porque é que “fé” tem de ser diferente de ciência quando certos pressupostos da ciência são tantas vezes baseados em fé?!

            Essa eterna luta de que a “religião” (e tudo o que é abrangido por ela, como a fé e a crença na existência de Deus, etc) e a ciência são duas coisas distintas e inconciliáveis, não para de me surpreender!

            Da mesma forma como na ciência existe a constante tentativa de conciliar a Mecânica quântica com a relatividade, seria giro que alguns cientistas (e digo “alguns” porque para outros isto é um dado adquirido!) tentassem fazer essa mesma conciliação.

            E isso também para o resto de nós…

            Lá porque não conseguimos provar algo, não quer dizer que esse algo não exista (e não estou a falar só de Deus aqui!)… e a existir (e aqui, já referindo-me a Deus) então esse teria certamente algo a ver com a ciência e com outras coisas que teimamos em opor.

            Tanto quanto sabemos neste momento, a prova de ET’s é tão digno de fé como Deus (aliás, dependendo das mentes, existem infindávelmente mais “provas” da existência do último do que do primeiro)

            Resumidamente: Acho que o José tem razão e que, além disso, Deus tem – ou pelo menos pode ter – tudo a ver com com isto! 🙂

          2. Avatar de Vítor M.

            Fé como antagonismo da ciência? Porquê?

            Sim, fé é individual, cada um sabe a qual Deus entrega a sua fé. Porque dizes que só há um Deus?

            Religião é outro assunto. Calma, estás a misturar tudo. E essa mistura, sim, essa é incompatível com ciência.

            Em suma, eu acho que não devem meter Deus neste assunto da matemática perfeita encontrada pelos cientistas. Isso adiciona uma camada de complexidade que distrai do verdadeiro objetivo.

          3. Avatar de joão
            joão

            – Da sua resposta foi o que depreendi, que estava a colocar a fé como antagonismo… (se calhar entendi mal…)

            – O meu discurso de “um só Deus” advém das minhas crenças e sim, foi errado aplica-lo num assunto tão “ambíguo”… seria mais correcto ter-me abstido em questões quantitativas…
            (é… o tempo passa, mas o vicio fica… )

            – Não estou nada a misturar! 🙂 Religião, fé, Deus (e muitas outras cosias)… anda tudo interligado profundamente. E de forma alguma religião pode incompatível com a ciência. Porque seria incompatível?!
            Claro, aqui já estou a meter a minha religião, em particular, ao barulho… poderá haver algumas que desconheça que sejam incompatíveis…
            a minha garantidamente não é incompatível com a ciência (até porque grande parte da ciência assenta em descobertas feitas por esta e em métodos criados pela mesma)…

            – Quanto à camada adicional de complexidade… não nos podemos deter por tal! Quem sabe se não é esse o caminho correcto…
            Isto serve para mim também: temos de tentar manter uma mente aberta a todas as possibilidades, por mais incredíveis que nos possam parecer. 🙂

          4. Avatar de Vítor M.

            Eu tenho a minha fé, a minha religião, e deixo isso ao lado da ciência. O universo já é tão complexo quando à sua existência, dimensão e sobretudo, quando ao que ainda desconhecemos, se juntarmos Deus, fé e religião, caímos na tentação de relativizar tudo. Relacionar tudo com o criador e isso é pouco, na minha ótica.

          5. Avatar de joão
            joão

            Mas mesmo tudo advindo dum criador, não quer dizer que não seja compreensível ou simples.
            Se tudo advir duma criação fruto de Deus temos imensas coisas simples e claras. A existência dum criador não deve (nem tem de) tornar as coisas mais complexas.

            Isso apenas poderá ocorrer nas mentes de alguns…

            Aliás, tantas vezes que se percebe que a nossa interpretação das obras de Deus (ou dos Deuses) estava errada e necessita de ser reinterpretada…

            Há coisas que devemos relativizar, outras não…

          6. Avatar de Vítor M.

            Opiniões, ainda bem que há várias. Aceito outras como válidas, tenho a minha que, como referi, separa as coisas.

          7. Avatar de João
            João

            Teologia, filosofia!!! Áreas extraordinárias!!!

            De qualquer forma, contínuo agradado com a sua capacidade de respeito por opiniões diferentes, Vítor! Mostra muita educação, respeito e moral!

            Fazem falta mais pessoas com essas capacidades!

            É agradável discutir coisas consigo 🙂

    2. Avatar de Stanley
      Stanley

      De Javé ou El?

    3. Avatar de joão
      joão

      Ya… pode-se falar de Aliens à vontade!!!

      De Deus é que não!!!

      É tabu!!!

      Até porque Deus é “uma coisa” dos atrasados, fanáticos que acreditam em contos fantásticos, pessoal anti-ciência e outras coisas más semelhantes…eheheh

      (incoming in 3, 2, 1…)

      1. Avatar de Vítor M.

        Falar de Deus podes sempre, mas é importante diferenciar ciência e fé. É muito importante falar de Deus, da fé, mas separado dos segredos do universo.

        1. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          Deus é o universo! Omnipresente, omnipotente, infinito…. O universo é Deus! Está na biblia: «lembra-te que és pó e em pó te has-de de tornar! (nada mais do que isso!) Nós somos universo!

        2. Avatar de João
          João

          Não percebo porque!

          Acho que anda aí muita falta de informação no que toca as coisas de Deus e da fé!

          A ciência nunca vai poder contradizer Deus!

          Pode provar ou demostrar que nós assumimos ou interpretamos algo errado sobre Deus mas não existe nada a temer por parte dá ciência em relação a Deus!

    4. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Sim, realmente toda a gente acha que para tudo, Deus é a resposta. Onde há um vazio por falta de conhecimento, outros optam por preencher esse vazio com fantasias.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É o chamado Deus das lacunas.

    5. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Aqui a malta ainda tem alguma inteligência e agradecemos que não a insultes com os teus fanatismos.

  8. Avatar de Naodou
    Naodou

    Antigamente o povo não tinha conhecimentos necessários e por esse motivo dava a justificação de um poder superior, mas estamos no sec21 e temos vindo a provar que tudo tem uma explicação científica.
    O sistema solar já não tem nada de novo (excepto algumas luas por descobrir), muita parte do sistema solar foi descoberto com base em cálculos matemáticos.

    1. Avatar de luis
      luis

      Só alguém muito obtuso acredita que o universo é científico e não divino. Ja agora por curiosidade o que entendes por Deus? Se for um velhinho nos céus com raios então sim, devias informar te melhor

      1. Avatar de Fred
        Fred

        E, já agora, para nossa clarificação, o que entendes tu por deus?

  9. Avatar de Bartolomeu Fagundo
    Bartolomeu Fagundo

    A perfeição só pode ter a mão de uma entidade, Deus.

    1. Avatar de JP
      JP

      a questão é que, se Deus existir, ninguém sabe quem ele é.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Ele? Já com suposições de género?
        Até se saber é ELU se faz favor…..

      2. Avatar de luis
        luis

        Deus não tem de ser feito de matéria, pode ser energia. Uma coisa já está provada, tudo no universo está ligado. A matéria é só uma ilusão de forças que se repelem dando a sensação de tocar em algo, nos nunca tocamos em nada porque tudo está ligado. Estudem a teoria de tudo

    2. Avatar de RicM
      RicM

      Três proposições sem explicação.

    3. Avatar de RicM
      RicM

      (cont…)
      1 – Como se define perfeição e se prova que esta existe
      2 – Como se prova que, havendo perfeição, só pode ser por origem divina ( e o que é o divino?)
      3 – Como se prova que esse deus existe

    4. Avatar de Pedro António
      Pedro António

      Mas Deus parece que criou coisas muito imperfeitas!

  10. Avatar de Anung
    Anung

    Num universo infinito, com infinitos mistérios, com triliões de galáxias, cada uma com milhões de sistemas estelares, e é aqui…….neste ponto de pó que alguém supostamente acha que aquilo pode ter mão e aliens….

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Bem ….trolismos á parte, lanço aqui a minha suposição: Deus é uma A.I. primordial do universo ao nível do chat GPT 9000000000 elevado ao cubo. A questão é saber quem criou a sua primeira versão. Bom fim de semana rapaziada

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Muito realisticamente? Nada interessa essas estas coisas, vamos todos morrer. Morrer é remeter o ser á inexistência.
        Apenas interessa viver da melhor maneira que conseguirmos, pois brevemente é como nunca tivesssemos existido.

        1. Avatar de luis
          luis

          Errado, nos somos imortais. O nosso DNA passa para as futuras gerações, nos somos o resultado de evolução de milhões de anos. Os nossos filhos são a nossa continuação da vida

          1. Avatar de joão
            joão

            e quando morrer o último humano??? e a ultima cadeia de ADN…

            Onde está a imortalidade ai?

            (e já agora… tendo em conta que a cada geração são introduzidos mais defeitos genéticos e estamos cada vez mas com mais problemas – a nível genético – será mesmo uma evolução? Ou será que é uma des-evolução??? seja como for… uma coisa é certa: o mundo esta cada vez mais parvo!!! ehehe)

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Pois……é isso é.

          3. Avatar de Fred
            Fred

            Sabes que evolução e deus são conceitos às avessas um do outro?

          4. Avatar de João
            João

            Aí são?

        2. Avatar de Realista
        3. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Muito niilista, mas sim….

  11. Avatar de PJ
    PJ

    Pode… mas isso é tão preciso como as previsões catastrofistas do covid. Pelo menos essas foi possível provar que estavam todas erradas. Esta é mesmo só navegar na maionese.

  12. Avatar de Giordano
    Giordano

    Como diria Matt O’Dowd

    “Nunca são aliens, até serem aliens”

  13. Avatar de Jota
    Jota

    Deus não é alien.

    1. Avatar de JP
      JP

      Com essa informação, você podia ser a pessoa mais poderosa do planeta. Quer fazer sociedade?

      1. Avatar de Jota
        Jota

        Não, obrigado!