Aprovado o primeiro monitor de diabetes para iPhone sem receita médica

23 Comentários

O iPhone acaba de dar mais um passo importante para os dispositivos móveis e “vestíveis” poderem efetuar leituras de açúcar no sangue para controlar a diabetes. A FDA, o organismo regulador da saúde nos EUA, aprovou o sistema de biossensor de glicose Stelo da Dexcom, que usa uma ligação Bluetooth com o iPhone. Este sistema pode ser adquirido e utilizado sem receita médica.

Imagem de biossensor que monitoriza a diabetes e envia via bluetooth para o iPhone

Um dispositivo que abre portas à monitorização preventiva

A FDA diz que o dispositivo não se destina a quem tenha sido diagnosticado com baixo nível de açúcar no sangue, nem a quem tenha sido prescrita insulina. Existem dispositivos de prescrição para esses pacientes.

O novo dispositivo destina-se a diabéticos não dependentes de insulina, bem como a qualquer pessoa que possa estar em risco de desenvolver diabetes.

As medições são efetuadas automaticamente de 15 em 15 minutos e cada sensor pode ser utilizado durante 15 dias antes de ser substituído.

A FDA afirma que o desenvolvimento é importante porque nem toda a gente tem igual acesso aos médicos, e isto proporciona uma maior “equidade na saúde ao deslocar os cuidados e o bem-estar para o ambiente doméstico”.

A empresa começará a colocar à venda o dispositivo (compatível com iOS e Android) já no próximo verão nos EUA. Estas ações, como é esperado, poderão abrir no resto do mundo também as mesmas facilidades.

Apple Watch ainda estará longe de oferecer esta funcionalidade

A medição não invasiva do açúcar no sangue continua a ser o Santo Graal. No ano passado, foi noticiado que a intenção inicial era lançá-lo como uma funcionalidade do Apple Watch original.

A ideia revelou-se demasiado ambiciosa e a FDA alertou recentemente as pessoas para não utilizarem produtos não invasivos, uma vez que não são fiáveis.

No entanto, este continua a ser o objetivo a longo prazo, e parece certo que acabaremos por vê-lo num Apple Watch – mas provavelmente só daqui a alguns anos.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    É bom haver concorrência e mesmo que seja mais dedicado a desportistas ou diabéticos tipo 2, sempre dá para obter feedback e desenvolver a tec a outro nível.

  2. Avatar de abdu
    abdu

    Pelo que vi nos outros sites este sensor da Dexcom vai também funcionar em Android.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, está no artigo que é compatível com Android e iOS.

  3. Avatar de Aves
    Aves

    É o dispositivo que se vê no braço na primeira imagem.
    É um Sistema de Monitorização Contínua de Glicose (CGM), como há muitos e que apresentam as leituras no smartphone.
    Então qual é a novidade? Este poderá ser vendido, nos EUA, sem receita médica, a utilizar no controlo da diabetes tipo 2 em casos menos graves.
    Onde não joga “a bota com a perdigota” é na referência ao Apple Watch, que não o pode fazer. E não pode – porque não perfura a pele. Como lembrou a FDA recentemente, não homologou qualquer dispositivo de medição da glicose que não perfure a pele. Se lá chegar, e conseguir ser homologado, o Apple Watch utilizará uma tecnologia totalmente diversa.

    1. Avatar de Vítor M.

      A novidade é a não necessidade de receita médica. De venda livre.

      1. Avatar de IR
        IR

        Vitor, Cá em PT também se consegue comprar tanto o freestyle libre como o dexcom sem receita médica, desde que se pague o valor total do equipamento. No caso dos Libre custa por volta dos 70€ e comparticipado ronda os 8€. Dexcom neste momento não existe comparticipação.
        Aproveito para informar que está em curso o concurso para o estado adquirir bombas de insulinas e CGM.
        https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/3533-2024-854081877

        1. Avatar de Vítor M.

          Em Portugal existe disponível o Dexcom G6, pelo que está descrito no site deles. A aquisição dos pequenos sensores/transmissores são de venda livre? Não necessitam de receita médica?

          Pelo que foi reportado, a novidade é a aquisição dos CGMs sem necessidade de um monitor, sendo possível estes biossensores serem diretamente ligados a um smartphone compatível. E, pelo que foi referido, ainda não chegou ao mercado.

          1. Avatar de IR
            IR

            Já os G5 permitia e G6,G7 permitem a monitorização direta pela aplicação no TLM, assim como os Libre 2.
            Esta noticia já vem tarde 🙂
            também existem os Guardian da medtronic que neste momento estão a disponibilizar junto com as bomba de insulina hibridas (automáticas), com total comparticipação.

          2. Avatar de Vítor M.

            Tarde não, é uma notícia de uma tecnologia que ainda não chegou ao mercado.

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Tenho um colega de trabalho que utiliza um sistema parecido para medir, ele tem também de utilizar insulina, mas ele tem de encostar o tlf ao medidor que está no baraço, neste caso também é necessário encostar ou envia diretamente?
        O meu colega diz que foi das melhores coisas que já fizeram o problema é no verão com a transpiração, fica mais complicado de segurar na pele.

        1. Avatar de Vítor M.

          Acredito que estes tragam alguma inovação, com a possibilidade do utilizador receber as informações na app sem ter de encostar. Através do BT, o sensor comunica com a app. A questão que não sei se existe em Portugal é a necessidade do utilizador ter de ter uma receita médica para comprar estes biossensores, ou se qualquer pessoas os pode comprar.

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            está errado vitor, sou diabetico e já tive a necessidade de comprar sem receita o sensor libre 2, e fi-lo numa farmácia sem problemas.
            O preço é alto mas é possível .

            Já agora @B@rão vermelho , se o seu colega usar a versão 1 do libre é normal essa dificuldade de colagem no sensor.
            Há de lhe perguntar se tem a versão 2 ( infelizmente a 3 ainda nao está em Portugal ), porque para além da colagem se melhor, é possível de usar a ligaçao BT ao telemovel com bastantes novas funções. E acima de tudo, o indicador de subida/descida da glicose na meia hora seguinte veio muito melhorado.

          2. Avatar de Vítor M.

            Eu não sei, estava a perguntar. Mas este novo sensor não existe, por isso é uma novidade e que se poderá comprar sem receita também, neste caso.

          3. Avatar de Vítor M.

            Interessante. Ele dispensa o monitor e liga-se diretamente ao smartphone por bluetooth ou apenas por NFC?

          4. Avatar de IR
            IR

            Sim, O sensor é iniciado pelo TLM, e recebe leituras na aplicação, assim como se encostar por NFC também recebe. O tlm tem que ter NFC para iniciar o sensor.
            Para quem tem diabetes e usar Libre 2, pode ver XDRIP+
            https://github.com/NightscoutFoundation/xDrip
            e AAPS para quem usa bomba de insulina compatível para emular o Pâncreas Artificial
            https://androidaps.readthedocs.io/en/latest/

          5. Avatar de Vítor M.

            A nova não precisa disso, é via bluetooth, e essa é a novidade. Não precisa de encostar.

        2. Avatar de IR
          IR

          expressei mal, libre 2 recebe via bluetooth assim como NFC, já não é Novidade 🙂

          1. Avatar de Ricardo Martinho
            Ricardo Martinho

            Boa noite,
            O Freestyle Libre 2 é iniciado via NFC mas depois é seguido continuamente a cada minuto via bluetooth. Essa atualização via app chegou a Portugal por volta de Novembro de 2023. Faz o mesmo que o descrito no Stelo da Dexcom mas com leitura a cada minuto em vez de cada 15 minutos.
            Para utilizadores iOS a melhor app complementar ao Freestyle LibreLink é usar a app Shuggah para molhor controlo de alertas de Hipo e Hiper.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A única novidade aqui é o facto de poder ser comprado sem receita, (existem outro que também se podem comprar sem receita, mas mais caros) de resto, NADA de novo, infelizmente.

  5. Avatar de IR
    IR

    Utilizado em desportistas( pertence à abbott)
    https://www.supersapiens.com/system

  6. Avatar de Pedro Faria
    Pedro Faria

    “Aprovado o primeiro monitor de diabetes para iPhone sem receita médica”
    “A FDA, o organismo regulador da saúde nos EUA, aprovou o sistema de biossensor de glicose Stelo da Dexcom, que usa uma ligação Bluetooth com o iPhone.”

    Mais abaixo: “A empresa começará a colocar à venda o dispositivo (compatível com iOS e Android) já no próximo verão nos EUA.”.

    Então afinal, em que ficamos? É apenas compatível com iOS? Ou é também com Android?
    Se é com Android então porque é que “O iPhone acaba de dar mais um passo importante para os dispositivos móveis e “vestíveis” poderem efetuar leituras de açúcar no sangue para controlar a diabetes.”? Um Android não permitirá o mesmo?

    1. Avatar de Vítor M.

      A notícia é sobre a chegada ao iPhone, mas está formalizado que, tal como outros sensores da marca, tem igualmente suportes “nalguns” dispositivos Android, não em todos nem em todos os modelos.