Toyota diz que prefere pagar pelas emissões do que “desperdiçar” dinheiro nos elétricos?

154 Comentários

A Toyota não esconde o desencanto pelos planos agressivos de eletrificação das estradas. Em mais um reforço do seu ponto, o CEO da empresa para a América do Norte revelou preferir pagar pelas emissões dos seus carros do que “desperdiçar” dinheiro nos elétricos.

Toyota Yaris

Sem medo das polémicas, a Toyota não poupa nos argumentos, quando o assunto é a eletrificação. A posição da fabricante está, aliás, mais do que clarificada, pelos seus vários executivos.

Além de alegar que os governos estão errados por apostarem todas as fichas nos carros elétricos e admitir não ver os modelos eletrificados como “solução milagrosa”, a Toyota já referiu, também, que os elétricos não irão além dos 30% de quota de novos carros, nos Estados Unidos, até 2030.

Produção de híbridos na Toyota

Agora, numa entrevista, o presidente e CEO da Toyota Motor North America, Ted Ogawa, afirmou que a fabricante japonesa de automóveis planeia ir ao encontro daquilo que os clientes procuram. Na sua opinião, isto significa vários graus de “eletrificação”, normalmente sob a forma de híbridos.

Eu sei que a EPA [Environmental Protection Agency] está agora a reconsiderar qual deve ser o nível de regulamentação. No entanto, novamente, o nosso ponto de partida é a procura do cliente.

Quando questionado sobre colmatar a lacuna entre as propostas de regulamentação das emissões dos veículos ligeiros da EPA, falando especificamente dos Estados Unidos, e o que a Toyota tem para oferecer ao mercado, o CEO admitiu ser “uma pergunta difícil”.

Na sua perspetiva, a fabricante teria de “preparar algo como uma compra de crédito”, porque “investimento desperdiçado é pior do que compra de crédito”.

De ressalvar que a Toyota é uma das fabricantes de automóveis mais vendidas, mas os elétricos a bateria representaram menos de 1% das vendas totais no ano passado.

 

Leia também:

Toyota testa uma tecnologia nos seus carros que suga CO2 do ar

Comentários

154

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    Quem vai pagar é sempre o cliente…..

    1. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Quem e o idiota que vai pagar por..corolla foleiro 40 mil ou mais com um motor ineficiente e a andar a sumo de dinossauro, estes gajos da Toyota até mentir aí clientes fizeram com campanhas enganosas nos nórdicos, a dizerem que tinham mais de 20 modelos de carros elétricos para venda resultado .: retiraram todas as publicidades retiraram os comerciais da TV, malta e malta a chegar com carros em cima do reboque sem o tal.sumo e a magia do nao precisa de cabos para carregar, foi uma parodia biblica :):):):):):) enfim

  2. Avatar de jota
    jota

    Prefere pagar? Em 1º lugar não são eles que pagam, são os clientes, em 2º lugar quem paga é o ambiente, não é a Toyota!

    1. Avatar de TT
      TT

      O ambiente vai pagar porque a toyota com os recursos de um só eléctrico faz 90 automóveis normais e com isso poupa ao ambiente toneladas de CO2! E não venha com a história das emissões zero dos EV porque isso é uma valente treta! É propaganda, não existe energia eléctrica sem emissões de CO2

      1. Avatar de JL
        JL

        Errado, mostrem lá um híbrido que tem uma bateria híbrida de 4 a 5 kg ?

      2. Avatar de Pierre
        Pierre

        Ora aí está!!!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Então o de está o híbrido da Toyota com uma bateria de 4 a 5 kg ?

    2. Avatar de João+Carvalho
      João+Carvalho

      Isto não é/gera poluição?

      – Emissões de gases de efeito estufa (GEE), no processo de fabrico
      – Poluição do solo e da água, causada pela mineração de minerais para as baterias e um inadequado descarte das mesmas.
      – Consumo de água para O processo de fabricação de baterias.
      – Resíduos e reciclagem
      – Vida útil mais curta, sendo a bateria responsável por cerca de 50% do valor do carro, quem vai comprar um usado com baterias degradadas?

      Os únicos aqui a sair beneficiados, são os fabricantes!

      1. Avatar de JL
        JL

        E as outras tecnologias são diferentes em quê?

      2. Avatar de TM
        TM

        Eu não entendo como é que só atacam os electricos que a unica coisa que de facto é prejudicial é a bateria mas os de combustão está tudo bem…São todos muito ambientalistas mas andam todos com telemoveis/Smartwatches/Portateis com baterias de litio… Hipocrisia pura

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          E não esquecer a electricidade.

  3. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Eu já ouvi nisto numa empresa e nome dela era nokia

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A Nokia não tem nada a ver com esta questão .

    2. Avatar de NunoManuelAlves
      NunoManuelAlves

      Sim o tal momento Kodak ;):):):)

  4. Avatar de X
    X

    Pagamos todos de uma maneira ou outra, o ambiente é o nosso ecosistema que nos mantem vivos, não há nada que se faça que não tenha consequencias.

  5. Avatar de David
    David

    As marcas estao a abrandar na produção de automoveis no geral…
    A Polestar aparentemente está com algumas dificuldades…
    A VW parou ou reduziu a produção de eléctricos
    A Mercedes também…

    Não se sabe para onde caminhamosmas que te vão está caro… aí está está…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Entretanto as vendas aumentam 30% só na Europa em Janeiro…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não foi de evs, foi electrificados, precisamente aquilo que a Toyota defende

        1. Avatar de Realista
          Realista

          https://www.acea.auto/files/Press_release_car_registrations-January_2024.pdf

          In January 2024, the EU new car market rebounded from the slowdown experienced in December 2023, with year-on-year car registrations increasing by 12.1% to 851,690 units.

          Continua a chorar, mas a verdade é que estamos em transição.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Lol, tu nem sabes interpretar um gráfico e depois os outros é que choram LOL

          2. Avatar de Realista
            Realista

            @Anung, lê o resto… Hahaha

          3. Avatar de Artur Morais
            Artur Morais

            Postaram noutra publicação que esse link não é nada fidedigno por isso, só por ai perdeste a razão toda. Chega de tentar enfiar nos outros a realidade própria se gostam força, mas deixem as outras pessoas em paz sinceramente, faz lembrar a história das vacinas, vacina-se quem quiser, ninguém é obrigado a nada.

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Portanto a associação dos produtores europeus de automóveis é uma fonte pouco fiável dos quais são membros a BMW, Volvo, Toyota, Ferrari, Ford, Honda, Hyundai, Mercedes, Nissan, Renault, Volkswagen…

            Exato.

          5. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Artur Morais se estes valores não são verdaddeiros, onde é que se pode encontrar os valores reais das vendas de veiculos?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista. Não ando no para arranca.

            @Mr Y híbridos são carros a combustão.

            @JL, não cresceu. As outras opções cresceram mais com a retoma do sector, logo os BEV regrediram na participação de mercado.

          7. Avatar de Realista
            Realista

            Do outro lado do lago:

            FORD – The results included an 81% jump in EV sales and roughly 32% uptick in hybrid models

            https://www.cnbc.com/2024/03/04/ford-february-sales-hybrids-evs.html

            Os veículos elétricos e eletrificados já representam 10% das vendas totais da Ford nos EUA.

          8. Avatar de Realista
            Realista

            A maior parte dos carros anda no para-arranca das cidades…

            E não é porque tu não andas que todos os dias que temos a necessidade de um 2.0tdi para fazer isso.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          In January 2024, new battery-electric car sales surged by 28.9% to 92,741 units,
          representing a total market share of 10.9%

          (…)

          In January 2024, the EU petrol car market expanded by 4%, propelled by notable increases in key markets such as Italy (+26.7%) and Germany (+16.9%). Despite maintaining its lead with 35.2% of the market in January, the share of petrol cars decreased from 37.9% in the same month in 2023

          Continua a chorar, mas a verdade é que estamos em transição.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estás a ver mal @Realista.
            O factor que importa é que os elektros levaram um “drop” de todo o tamanho em JAN de 2024.
            “January 2024; battery electric 10.9% market share” É aqui que tens que tirar conclusões. A média da quota de mercado nas vendas dos elektros na UE já era de ~15% durante 2023. Janeiro foi um duro golpe nas expectativas de crescimento da indústria mentirosa. Significa que muitas carecas foram descobertas e de facto foram!

          2. Avatar de JL
            JL

            Se foi um duro golpe, como cresceu ?

            Engraçado como os propagandistas da mentira da MC continuam a tentar aldrabar os números quando os mesmos dizem que cresceram.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Os carros a petróleo descem de 37.9% para 35.2% apesar de um aumento do mercado de 12%…

            Isto sim é um tombo.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os carros a gasolina agora é moda virem associados a um sistema híbrido. Portanto subiram e bastante!

          5. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Yamahia
            Os híbridos vão valer a pena apenas até quando a autonomia das baterias for baixa

          6. Avatar de Realista
            Realista

            Realmente, moda é pagar balúrdios para andar no para-arranca…
            Vá-se lá saber.

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    e o ambiente que se f%$a?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ainda acreditas nessa mentira?

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Qual mentira que um carro elétrico não polui cidades enquanto os fumarentos é fumo o dia todo eu compreendo que não gostem de elétricos cada um está no seu direito mas teorias da conspiração tenham paciência é so ter 2 dedos de testa vão respirar um tubo de escape para ver se vos faz bem à saúde

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O problema é global, não é por haver mais ou menos fumo nas cidades da UE que se vai salvar o planeta.
          Na vdd para haver menos fumo na tua cidade, outras há no outro lado do mundo onde milhares de pessoas sucumbem diariamente aos efeitos colaterais da mineração para baterias!
          Na realidade os índices de emissões globais até aumentaram a cada ano desde que começou a corrida às baterias para automóveis elektros!

          1. Avatar de JL
            JL

            E não sucumbem à poluição da extração, transporte, refinação e consumo de petróleo ?

            Aumentou ? Lloooooool
            Deve ser mais uma das suas invenções, é como o peso da marreca do Toyota, que ainda estou há espera da resposta.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Marreca tem os elektros.
            Qual a marreca que tem um H2 a combustão? Não estou a perceber!

          3. Avatar de JL
            JL

            Então mas qual o peso da marreca do Toyota corolla GR H2 do outro artigo ?

            Ainda não sabe ? É que até é mais pesado que um model 3…..

          4. Avatar de JL
            JL

            Então já sabe o peso da marreca do Corolla ? Lol

          5. Avatar de JL
            JL

            Então já sabe o peso da marreca do Corolla ? Lol

        2. Avatar de TT
          TT

          Estás preocupado com a poluição nas cidades, mas já não estás preocupado da poluição provocada pela extração do lítio no interior, já não te afecta que se lixe, é como diz o ditado, olhos que não vêem coração que não sente! E já agora extração de cobalto em África por crianças queres saber ou também não?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            É preciso Cobalto para refinar o petróleo sendo que a extração deste minério já era elevada anteriormente.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sim, porque a extracção do petróleo é uma coisa linda de se ver. E caso não saibas o lítio e o cobalto não são exclusivos das baterias. Só agora é que te preocupas com isso?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não @Realisa, a extracção de cobalto era muito baixa e perfeitamente sustentável até ao surgimento da febre elektra:
            Consumo de cobalto em 2011 (todas as industrias)……..75 mil toneladas
            Consumo de cobalto em 2022 (todas as industrias)…….190 mil toneladas
            https://es.statista.com/estadisticas/1140129/produccion-de-cobalto-refinado-en-el-mundo/
            Onde está o wally?
            Agora com desenhos
            De acordo com um relatório da Benchmark Mineral Intelligence, as indústrias que consumiram mais cobalto em 2022 foram:
            -Indústria de baterias: A indústria de baterias foi o maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 55% da demanda total

            -Indústria de aço: A indústria de aço foi o segundo maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 30% da demanda total

            Indústria de iman’s: A indústria de ímãs foi o terceiro maior consumidor de cobalto em 2022, representando cerca de 10% da demanda total. O cobalto é usado no fabrico de ímãs permanentes de motores elétricos e discos rígidos.

            -indústria de pigmentos consumiu cerca de 5% do cobalto global em 202

            A indústria de catalisadores consumiu cerca de 2% do cobalto global em 2022. O cobalto é usado no fabrico de catalisadores para uma variedade de reacções químicas, incluindo a produção de combustíveis .

            Portanto apenas com as baterias e os iman’s para os carros elektros vai-se cerca de 65% de todo o cobalto. Por outras palavras, todo o aumento de produção desde 2011 foi absorvido pela indústria do carro elektro.

          4. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Yamahia
            É compensado pela menor procura por petróleo. Não achas isso positivo?

          5. Avatar de JL
            JL

            Então e o aumento de produção de baterias para todo o tipo de gadget, baterias solares entre tantas outras atividades que o usam, até as tintas.

          6. Avatar de Realista
            Realista

            https://www.statista.com/statistics/265203/global-oil-production-in-barrels-per-day/

            De 2011 a 2022 o consumo de petróleo também aumento superior a 10% para além do consumo de todo o tipo de aparelhos que agora são alimentados por baterias desde berbequins, a auscultadores, relógios, drones, aspiradores, moto-serras… e por aí fora.

            Mas vamos culpar os VE. 🙂

          7. Avatar de Fernando Pinto
            Fernando Pinto

            Tive aqui a ler cada comentário quase tudo desfasado da realidade e as bateria de sodium que não tem litio cobalto e manganes e são 100% recicláveis e não pega fogo ninguém fala só se viram para o lítio falem agora na poluição e extração de sodium de sal a superfície enfim!

          8. Avatar de Pierre
            Pierre

            Mentes fracas

        3. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          a mentira que isso importa

          1. Avatar de JL
            JL

            Qual mentira ? Ou prefere chamar facto que não quero acreditar ?

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      O ambiente agora é moda, se houvesse tanta preocupação com o ambiente íamos morar para cavernas, claramente a maioria não dispensa do seu estilo de vida moderno, cada vez é preciso mais energia para todos os nossos brinquedos, rapaz, a vida é assim, excesso de pessoas no mundo, tudo vai acabar um dia, provavelmente já cá não vamos estar para ver.

  7. Avatar de cK
    cK

    Finalmente uma empresa que sempre disse que os elétricos não são o futuro mas sim o hidrogénio

    1. Avatar de JL
      JL

      Nunca disse que hidrogénio era o futuro, e por acaso esses também são eléctricos.

      Eles próprios já desistiram dos a hidrogénio, isto para ligeiros de passageiros.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Curioso que eles próprios já desistiram do hidrogénio atualmente estão só a chutar para canto a dizer que elétricos não mas também não têm nenhuma tecnologia inovadora quanta hipocrisia. Os elétricos têm sucesso porque é a melhor alternativa atualmente, se a toyota inventar um carro a andar a agua salgada vais ver que vai ser um sucesso até lá abram a boca quando tiverem alguma coisa de relevante para dizer se é para dizer que não gostam de elétricos mas também não têm alternativa mais vale estarem calados

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Parece que não desistiram @Rui e @JL:
        “As vendas europeias do Toyota Mirai 2024 tiveram início, no mês passado de fevereiro. Este verão, a Toyota vai fornecer 500 Mirai de emissões zero para apoiar Paris 2024, como parte de uma frota totalmente eletrificada de mais de 2.650 veículos de passageiros que está a fornecer no seu papel de parceiro mundial de mobilidade do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paralímpico Internacional (IPC). Após os Jogos, estas viaturas continuarão ao serviço da frota de táxis a hidrogénio de Paris.”
        https://www.toyota.pt/mundo-toyota/noticias/toyota-mirai-2024-eletrico-a-hidrogenio-renovado

        1. Avatar de Realista
          Realista

          O Toyota Mirai custa €85.000…

          Então o M3 não era caro a €40.000 ?

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Portanto as vendas do Toyota Mirai são boas porque vão oferecer e provavelmente pagar para utilizarem 500 Mirai.
          Já agora os restantes 2.150 veiculos são de que tipo?

        3. Avatar de NunoManuelAlves
          NunoManuelAlves

          Isto e verdade sim senhor não é mentira, mas vindo do Yamahia já se sabe como é… Mas confirmo eles vão fornecer estas anedotas com rodas embora metade dos atletas não vão conseguir entrar no carro porque não cabem lá dentro graças aos tanques de H2 que ocupam o interior do carro, a bombas de abastecimento de H2 devem estar fora e bem afastadas na aldeia olímpica, espero que alguém banque a compra do H2 encher um carro desses com 5 kilos são pelo menos 150 euros :):):) mal acabe no espaço de 7 dias esses carros são colocados de lado e vendidos por meia dúzia de tustoes porque ninguém os quer :):):):) mas um deboche da Toyota a marca.dos carros mágicos entretanto ontem mais agradecimento dos Moscas e dos chinos

      2. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        E quanto é que esta publicidade custou á Toyota? Você comprava um Mirai, mesmo se custasse 25,000€?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @Anónio e @Realista, aqui a questão é afirmarem que a Toyota desistiu.

          @Realista, o M3 está a 40 mil pq o Musk não quer perder a mama dos créditos do carbono. Mas ao que parece a mama está a secar. Aguardemos serenamente.
          De qq forma o M3 ou qq outro elektro não vale o que pedem por eles.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, desistiu, pode ler na notícia em cima.

            Mas afinal é a Toyota que precisa desses créditos….

          2. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Pois não, valem mais, se se pagam a si próprios e ficam de borla aí fim de 8 anos de uso, está tudo dito.
            Tanto se fala de poluição dos outros aqui, mas ninguém quer saber da poluição aqui, á nossa porta, a poluição no Chile, ou na China, ou no Congo, essa é que é importante, em locais inóspitos, longe da população, essa é importante,
            Vocês não conseguem ver os lobies do petróleo a patrocinarem esses estudos a dizerem mal dos VEs?

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Portanto o M3 está mais barato porque a Toyota está a pagar para isso…

            Entretanto a Toyota tem um Mirai a €85.000 na versão base sem vendas…

            A Tesla é realmente muito burra.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como é que desistiu se voltou com um novo modelo para 2023 @ JL?

            @António, vc anda iludiso. A utilização de um carro elektro sai mais cara que um a combustão.

            @Realista. Até hoje que eu saiba a Toyota não teve necessidade de comprar créditos. Porque os híbridos cumprem os mínimos da política mentecapta da UE.
            Até hoje VW, Fiat, BMW, entre outros sofreram bastante com esta questão.
            Felizmente isto vai dar uma volta de 180⁰

          5. Avatar de Realista
            Realista

            A Toyota compra empresas que possuem créditos para vender…

            No caso empresas de produção fotovoltaica e ainda em 2023 comprou uma empresa na arábia saudita desse género.

          6. Avatar de JL
            JL

            Não leu a notícia ?

            Não existe novo modelo, o modelo atual é de 2021.

            Sai mais cara para quem não os tem e inventa muito.

          7. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Yamahia, você compre primeiro um Tesla e depois fale de custos, não fale do que não sabe. Já tantas pessoas aqui, possuidoras de VEs, lhe disseram que estava enganado, mas você insiste na mentira.
            Um VE é mais barato , o uso, em 70%.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @António, certamente escapou-lhe:
            Preços electricidade vs diesel:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrPkVX9uLX14mmsvnlQ
            Poupança electricidade vs diesel:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPkYovs7OlbytJsc5w

            Já agora, mesmo que tenha electricidade de borla, pode informar como consegue poupar para um carro novo em 8 anos?

          9. Avatar de JL
            JL

            Mas qual modelo novo ? O model é 9 mesmo de 2021, a nível de tecnologia não trás nada de novo, nem cara lavada, apenas trocaram o autoradio. Loool

          10. Avatar de JL
            JL

            Quando se aldrada as contas é fácil provar que não compensa..

        2. Avatar de TM
          TM

          @Antonio+Vasco, é um esforço inglório porque já fui acusado de esquemas de piramide porque disse e mostrei provas que os superchargers da tesla são uma bagatela, 0,25 centimos por KW e já ultrapassei os 2000 km no meu model 3 com apenas 40 euros. Estes mesmos 2000km no meu citroen c3 dão mais de 200 euros…e o preço do model 3 não é nada disparatado para aquilo que oferece…

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Eu nem sequer tenho um Tesla as confirmo esse valores porque os meu andam próximos.

          2. Avatar de TM
            TM

            @Realista, até eu achava que não era bom ter um EV por causa das baterias, carregamentos etc, mas depois de ter um e sentido a poupança que tive, não fazia sentido ir para um BMW serie 1 (algo que estava na altura a ponderar). Não vou dizer que não gosto de um bom carro a combustão e a sensação que o motor traz, mas eu em autoestrada quero saber das poupanças e do silencio.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            As vantagens não se ficam só pela economia, é pela simplicidade de viver com um EV:

            – Está sempre pronto a andar à velocidade máxima mal o ligues;
            – Não precisa de ficar à espera caso entre em regeneração;
            – não é preciso andar a ver níveis do óleo regularmente (e o seu estado) nem deita “pinguinhas” de óleo no chão.
            – Não é preciso estar horas à espera para fazer uma manutenção de rotina….

            entre outras vantagens.

          4. Avatar de Pierre
            Pierre

            É a minha próxima carroça

        3. Avatar de NunoManuelAlves
          NunoManuelAlves

          Amigo oferecido já era caro mesmo com.o H2 financiado durante 3 anos, e oferta grátis do carro, esqueçam isso do H2 com rodas não aprova, só serve para fertilizar campos de cultivo e pouco mais

          1. Avatar de JL
            JL

            Nos EUA ainda é, todos os fabricantes deles em colaboração com o governo da Califórnia oferecem um cartão com 3 anos ou 15 mil dólares de combustível, ao preço que ele está não fazem à volta de 40 mil kms e vendem o carro, porque não estão para suportar esses custos, o carro com todos os incentivos ficam a custar à volta de 22 mil dólares, quando novo custa.cerca de 56 mil.

            Ao fim de 3 anos já é difícil vende-los por mais de 5 mil euros.

  8. Avatar de Antonio+Vasco
    Antonio+Vasco

    Isto é tudo conversa para fazer pressão sobre os governos para não incentivarem mais a colocação de postos de carregamento de forma a dar lhes tempo a recuperarem o tempo perdido no desenvolvimento de novas baterias, só que os chineses fizeram uma aposta há 15 anos nos carros eléctricos, estão sempre a investir mais , tomaram conta do mercado da matérias primas e vai ser muito difícil apanha-los.

  9. Avatar de gttt
    gttt

    A Toyota nao consegue competir naquele mercado, agora está com medo do que possa acontecer!

  10. Avatar de Victor+von+Frankenstein
    Victor+von+Frankenstein

    Toyota o fim está próximo…

  11. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “”preparar algo como uma compra de crédito”,”
    O Musk já esfrega as mãos!

    1. Avatar de JL
      JL

      Só o Musk ? Portanto a safa da Toyota é ter fabricantes de ve empenhados. Looooooool

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A parvoíce deste esquema vai acabar.
        A UE vai virar à direita e já se sabe que não vão ser os toinos do costume e os EUA para lá caminham.
        https://youtube.com/shorts/FcTJh7EiSxE?si=44ySserD8KS6hFp5
        Se que dinheiro, o Musk q vá cavar batatas.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Eu não gosto do Musk mas fiar na opinião do Trump não é muito melhor

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é questão de fiar. É uma questão de política. Ele vai ganhar e esta política de benefícios cegos aos elektros vai terminar.
            A UE vai seguir os mesmos passos.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Yamahia
            Será que o Trump vai mesmo desinvestir no mercado dos VE? Ou irá acompanhar o que a China já está a fazer?

          3. Avatar de JL
            JL

            Benefícios cegos têm dado aos a combustão, haja alguém que acabe com isso.

        2. Avatar de JL
          JL

          Nesse caso é a Toyota que fica mal.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fica mal pq?

          2. Avatar de JL
            JL

            Não compra créditos, e fica com eles no Japão. Duhh

          3. Avatar de NunoManuelAlves
            NunoManuelAlves

            Alguem informou o Yamahia que no fim do ano da graça de 2024 os chinos atingem 50 por cento de Bevs no mercado de 28 milhões de carros :):):) vejam se ele recebe.o memo ou não

  12. Avatar de Cláudia+Santos
    Cláudia+Santos

    Fica muito mais barato. Até “obrigarem”, cada um faz o que lhe apetecer. Faz-me lembrar a reciclagem, tudo tão amigo do ambiente e só faz quem quer.
    O mais importante nisto tudo é definir quantas mais taxas temos que pagar por um elétrico neste país cada vez mais pequeno de dimensão e mentalidade. “portugal” dos pequeninos.

  13. Avatar de prj
    prj

    O mundo nao está pronto para um enorme market share de carros eletricos, a energia eletrica já é usada em muita coisa e o mundo está longe de ser toda renovavel, nao está pronta para ser utilizada em todos os carros particulares de todo.

    Um carro eletrico tem elevados custos de produção, a curva em que um carro eletrico polui o mesmo que um a combustao é apenas quando o eletrico já tem mais de 100k kms, a grande questao é se quando chegam a estes kms ou antes precisarem de criar outra bateria, a curva já vai aumentar e a poluição dum eletrico é enorme.

    Ainda pra mais atualmente os problemas q as pessoas se queixam de eletricos(autonomia, força e ser rapido a carregar) só se resolvem com maiores baterias o que seria ainda maior poluição na produção das mesmas!

    A Toyota é a segunda maior fabricante mundial e sem duvida uma das melhores na engenharia, a opinião deve ser respeitada e tomada em consideração pelas entidades competentes.

    Recomendo este video já algo antigo

    https://www.youtube.com/watch?v=S1E8SQde5rk&pp=ygUcdGhlIGZ1dHVyZSBpcyBoeWJyaWQgY2FyIHRlZA%3D%3D

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      A vantagem das baterias é poderem ser recicladas. Agora se isso vai mesmo acontecer ou se irão assobiar para o lado e colocar na sucata e colocar uma nova não sabemos.
      É esperar e ver como o mercado se comporta…

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas a Toyota defende abordagens que gastam muito mais energia, portanto ou a Toyota é cega, ou a sua análise está errada.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O problema são as baterias.

        1. Avatar de JL
          JL

          O problema são as soluções que eles oferecem que ainda são piores que baterias.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          O que quer dizer que a aposta da Toyota em hidrogénio também está errada… LOL

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Essa bateria é minúscula e provavelmente nem precisa terras raras.
            De qq forma ainda há a combustão a hidrogénio.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Se o Mirai leva cobalto já causa mais impacto que o carro mais vendido do mundo…

            https://www.spglobal.com/commodityinsights/en/market-insights/latest-news/energy-transition/042122-almost-half-of-tesla-evs-produced-in-q1-had-no-nickel-cobalt-in-battery

            De qualquer das formas anda como gastar carvão para produzir hidrogénio, certo?

          3. Avatar de JL
            JL

            Tem uma bateria que pesa 50 kg, para apenas 1.2 kWh, no entanto tem uma pilha de combustível, que tambem leva cobalto e até platina, essa já não o preocupa ? É só o mineral mais raro do planeta, 30 vezes mais raro que o ouro.

          4. Avatar de JL
            JL

            Claro, só as baterias grandes é que precisam de terras raras, as pilhas de combustível não, nem os tanques, nem os eléctrolizadores, isso é como nos a combustão, cai tudo do céu.

    3. Avatar de TM
      TM

      Portanto, quem viu esse tedtalk até ao fim facilmente chega á conclusão que obviamente os EV serão o Futuro, não interessa o que se possa dizer porque o unico senão é que a nossa tecnologia de baterias ainda precisa de ser aprefeiçoada. Conclusão disto é a mesma desde a criação do primeiro automovel a combustão, estamos no bom caminho mas precisamos de melhorar. Apenas a tristeza é defender que os veiculos de combustão são menos poluentes que os EV’s, basta meteres a cara no tubo de escape de qualquer carro e vamos ver em quantos dias vais ganhar cancro no pulmão.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O mesmo para o escape de uma central termoeléctrica viveres numa mina!

        1. Avatar de JL
          JL

          Numa mina de crude ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Basta uma de cobre, Chuquicamata, para levar a morte a  Antofagasta  que dista insuficientes 215 km a norte…

          2. Avatar de NunoManuelAlves
            NunoManuelAlves

            Muito boa essa :):);):) lolada

          3. Avatar de JL
            JL

            E uma mina de crude não ?

            Até parece que o cobre também é um problema só dos EV. Loooool

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Se for a central termoelétrica do pêgo ou a de sines pode-se bem viver…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Basta a do Pego sim. Neste momento é só a que debita mais em PT.

          2. Avatar de JL
            JL

            A central do pego já fechou há 2 anos.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            A central do Pego fechou em 2021…

        3. Avatar de TM
          TM

          As vezes eu questiono se terás algum problema do foro psicológico para usares respostas dessas….Acho que estatisticamente é mais facil levar com o fumo de um escape do que de uma central termoelectrica, mas tu la sabes

          1. Avatar de NunoManuelAlves
            NunoManuelAlves

            TM o Yamahia é um OrK ele usa o poder da fé e se acreditar mesmo muito muito muito muito mesmo as coisas acontecem…. Só que afinal Não!!!!! ;):):):)

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ele jura a pés juntos que veiculos electricos aumentam o ruido no centro das cidades e que veiculos a combustão sao mais silenciosos. Já se espera tudo.

          3. Avatar de Pierre
            Pierre

            Há com cada camelo por aí…. a Central Elétrica do Pego não fechou, não produz energia elétrica a vapor com fonte de energia a carvão, mas a Gás sim; isto é o grupo a carvão foi fechado, a gás continuará a operar por mais 20 anos.

            Deviam era colocar lá um reactor nuclear na parte do carvão… mas ouvem Nuclear e pensam logo em Chernob…. pobres mentes, o Nuclear é o futuro, sempre foi mas não interessa na roda Capitalista.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já tinha informado, @Pierre e por mais q uma vez. Mas está gente não se toca. Nada a fazer.

            Qt ao reactor, o Tejo passa um pouco longe e nem sempre com água suficiente

          5. Avatar de JL
            JL

            Você sabe muito bem que se queria referir a carvão, tanto que disse que era a mais poluente, e era verdade até fechar, a unidade a gás natural nem é a maior em Portugal, portanto nem é a mais poluente.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Top 10 em 2022…
            …Segue-se a Elecgás- Central de Ciclo Combinado do Pego com 17,1 Mt…”
            https://www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/ambiental/amp/dez-maiores-poluidores-em-portugal-aumentam-em-18-emissoes-de-co2

            Novamente a ver se percebe.
            A central que todos fingem q não existe. Ja estou a perceber, não dá jeito à retórica elektra pq sozinha polui qs o mesmo q a refinaria.

          7. Avatar de JL
            JL

            A refinaria só polui 10% daquilo que os carros vão poluir ao usar os seus produtos, já os eléctricos…. Não…

            Está é retórica que a malta da MC não consegue ver.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E o que a malta da ME não consegue ver é que apenas 30% do que se extrai do barril é usado em carros da malta da MC!
            Ou seja, desses 10% que vc fala, resultantes do trabalho da refinaria, apenas 3% são da responsabilidade da malta da MC, e apenas 1,5% e da responsabilidade da malta da MC portuguesa, porque o restante é exportado.

          9. Avatar de JL
            JL

            Não é 30%, mas sim 40% + 30% + a parte dos óleos.

            Não tente inventar, porque é 10% para cada tipo de combustível, não se lembra dos números das emissões na refinaria ?

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não interessa.
            De um bidon saem muitos produtos essenciais à existência da humanidade tal como hoje a conhecemos.
            Não tem outro remédio que não seja continuar a refinar para obter os outros produtos. Terá que deitar fora o gasóleo e a gasolina se não tiver uso para estes combustíveis. Outrora chegou-se a deitar o gasóleo ao mar pq não havia onde o gastar e era a forma de conseguir espaço para continuar a refinar.
            Ou em alternativa abdica de tudo o resto:
            -Tintas e Vernizes: Usados para proteger e decorar superfícies entre outros.
            -Diluentes
            -GPL usado para aquecimento e em aplicações industriais entre outros.
            -Alcatrão: Componente usado em estradas e pavimentação.
            -Nafta: Fundamental na indústria petroquímica para fabrico de plásticos e polímeros.
            -Jet Fuel (Combustível para Aviões): Essencial para a aviação.
            -Componentes para Pneus: Materiais como borracha sintética.
            -Plásticos: Derivados do petróleo.
            -Componentes para Medicamentos: Alguns produtos farmacêuticos têm origem no petróleo.
            Como ficamos?

            Do gasóleo que antigamente era descartado no mar, sabemos que não é só usado pela malta da MC, conforme a malta da ME gosta de apregoar. É também usado nos camiões que lhe levam a comida à mesa, é usado nos datacenters pq a electricidade não é confiável, é usado nos hospitais pq a electricidade não é confiável, é usado para produzir electricidade na Madeira e Açores (ainda são 5% da população. Não é de desprezar como a malta da ME gosta de invocar). O Gasóleo até é usado para contribuir para o PIB do país ao permitir as exportações não só de camião, mas tb de navio. Alguns pequenos aviões tb usam diesel.(o AVS). Sem gasóleo tb não há pesca nem agricultura ou sequer puericultura!
            Portanto se no fim disto tudo a malta da MC usar 10% do gasóleo produzido na refinaria, extraído de cada barril, é muito dado que mais de metade da produção é exportada, contribuindo tb em larga escala para o PIB do país!

            Da gasolina sabemos tb que não é só usada pela malta da MC. Ela tb é usada em motas, em equipamentos de jardinagem e agricultura por ex cortadores de relva, sopradores de folhas, motosserras etc
            Há imensos barcos e outras embarcações a gasolina basta analisar a quantidade crescente nas marinas de PT, sendo que muitos já ficam ao largo pq não há estacionamento suficiente nas marinas. Fora os que vão e vêm de reboque de para o cais.
            A gasolina desempenha um papel importante na construção pois muitos usam geradores, compressores de ar, betoneiras e outros equipamentos de construção que funcionam a gasolina.
            Muita malta do TT e consequentemente as regiões envolventes dependem da gasolina, motas de mato etc, provas, circuitos de competição ou treino, quads,jet skis, motos de neve, karts e outros veículos recreativos também são movidos a gasolina e contribuem para o desenvolvimento regional de PT
            Também há equipamentos de emergência a gasolina, como geradores portáteis a gasolina mais uma vez porque está sp presente o fantasma da electricidade poder vir a cair e cai mais vezes que o suposto.
            Pequenos aviões leves de lazer que tb já não são poucos. Outros de maior porte para apagar fogos idem
            Portanto se no fim disto tudo a malta da MC usar 5% da gasolina produzida na refinaria extraído de cada barril, é muito dado que quase metade da produção é exportada, contribuindo tb em larga escala para o PIB do país!

            Em resumo: Deixe de meter tudo no mesmo saco!

          11. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Yamahia, gostei de ver o seu longo post, e tem razão na maior parte do que expõe, mas há uma urgência incontestável :
            O clima está a mudar, e obriga a mudarmos as nossas ações, senão teremos um futuro muito parecido com certos filmes negros de ficção científica que á uns anos nos parecia muito improvável e agora estão já aí para acontecer.
            Temos que baixar a queima de combustíveis fósseis, a bem ou a mal.
            Assim, que outras soluções há? Ainda por cima a gastar uns 20% do custo dos combustíveis? E que poupa a nossa saúde e dos filhos? E que não enche os bolsos dos países produtores de combustíveis? E que é mais confortável de usar?
            Não vejo outra que os VEs. E que é uma mais valia, comprovo isso todos os dias

          12. Avatar de JL
            JL

            Não interessa o que sai, eles distribuem as emissões consoante o produto que sai, tanto que para a gasolina é X e para o gasóleo é Y, e para o querossene + Z, e por ai fora.

            A eletricidade também é usada para isso tudo, não entendo tanto preconceito com algo que todos usam.

            O resto fartei de ler tanto disparate.

          13. Avatar de JL
            JL

            Mas ainda gostava de saber porque diz que sou contra a combustão ? sou dos poucos aqui que contribuo para que eles tenham vida longa, especialmente os camiões, que um dia também vão ser substituídos:

            Quando poder diga lá onde sou contra combustíveis ?

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @António, compreendo que quem compra elektro o faça tb com o nobre pensamento na defesa de ambiente. Foi essa a história que nos venderam. Só que isso é uma grande mentira.
            Uma bateria de 100 já poluiu por antecipação o equivalente a 200mil kms num térmico
            E se andasses sempre
            a electricidade verde
            que por enquanto nao passa de uma utopia, quando uma bateria estivesse prestes a pagar a sua divida de carbono avaria e tem que vir outra e recomeça o processo. Basta ver o que esta a suceder aos Model S do ano 2013/2014. A da td a substituir as baterias, logo a carregar mais emissões em cima deste pobre planeta.

            @JL apenas lhe demonstrei que não pode atribuir tudo o que sai da refinaria de Sines à malta da MC e ainda faltaram os transportes públicos.
            Não fale muito que se calhar ainda faltou referir outras.
            Disparate é o que vc e o ZéBigodes invocam para promover a ME.

          15. Avatar de JL
            JL

            Um térmico a fazer 200 mil como ? se for fabricado por arvores e usar combustível dos Deuses ?

            É que por acaso só são 83% menos emissores.

            Quem atribui tudo é você, não provou que são divididas, já eu provei (noutro post) que são divididas).

            Ou a electricidade também só serve para carros eléctricos ? então gosta de juntar tudo num tema e noutro já não lhe convém ?

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        O que é que isso interessa? Bom é usar a caixa de velocidades e ouvir os rateres

  14. Avatar de LSD
    LSD

    O bom de ler os comentários é perceber que continuam a existir os que falam sem saber (ou sem querer saber, que é o pior) e os que, seguramente, sabem mas não falam!
    Viva a (fraca) liberdade de expressão!

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só mesmo a Toyota para ser realista e tomar a decisão correta. Todas as outras marcas que apostam tudo por tudo na electrificação irão pagar as consequências. Nem daqui a 100anos teríamos capacidade para ter no mundo os mesmos carros a combustão substituídos pelos carrinhos a pilhas. Pelos vistos é preciso ser se doutorado para saber as razões óbvias disso. Mantenho o meu velhinho que me fica bem barato manter e fiabilidade ao máximo. Carrinhos a pilhas é para as crianças brincarem!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Só as crianças ficam entusiasmadas com o vrum vrum…

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Exato, só uma marca é que entende do negócio, os outros TODOS andam a dormir e a surfar na onda.
      Simplesmente não entendo esse ódio aos VE e para alimentar esse ódio segues a opinião de uma das poucas marcas que está a ir contra a corrente.
      Eu entendo que essa transição já está em curso e vai demorar décadas até ficar completa.

    3. Avatar de JL
      JL

      Se as outras pararem a Toyota fica agarrada, porque não consegue comprar créditos de carbono…

      Já agora, a Toyota é a única marca que tem carros a pilhas à venda.

      Pois, o seu problema é esse, não ter dinheiro para um mais novinho…

    4. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Se é preciso ser doutorado para saber as vantagens dos VEs, é obvio que você trabalha na construção civil, lool

  16. Avatar de Manel
    Manel

    O que há-de dizer a Toyota, a qual tem uma parceria com a petrolífera também japonesa Idemitsu Kosan. Fonte: https://www.turbo.pt/catl-byd-nio-baterias/

  17. Avatar de Rafael José
    Rafael José

    A Toyota a que vai pagar essa é boa… Quem acaba por pagar é o consumidor, vêm é com essas desculpas que é para quem quiser adquirir para pagar mais e mais impostos.
    Mas se a Toyota se disponibilizar a querer oferecer os abastecimentos dos Combustíveis, nós aceitamos!

  18. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Pois.. Só 30% até 2030… E depois? Vai acabar o mundo?

    1. Avatar de JL
      JL

      Com 30% já são mais que todos os outros, já que a Toyota apresenta 4 soluções.

  19. Avatar de Pierre
    Pierre

    A Toyota encaminha muita coisa… geralmente, não sempre, mas geralmente, vão para uma direcção e vai tudo atrás… foram dos primeiros a deixar de construir motores para tractores, e tiveram problemas com quem os fazia.

    :))))))

    1. Avatar de JL
      JL

      Como assim, por acaso só vejo a Toyota a encaminhar para tecnologias que outros já testaram e eles embirram em continuar a apostar, até que depois de tanta teimosia lá acabam de desistir.

        1. Avatar de JL
          JL

          Hidrogênio por exemplo. Coisa onde a Toyota não é e nunca foi pioneira.

          Biofuels, outro exemplo.

          Até nos híbridos já foram ultrapassados em termos de tecnologia.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem lançou o conceito hybrid foi a Toyota, portanto dizer que q outros foram atrás, está correcto, independentemente dos outros agora fazerem melhor ou pior .

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, foi a Porsche.

            Não, a toyota é que foi atrás, até porque a honda começou primeiro, portanto a a toyota é que anda atrás dos outros, como sempre, até nos eléctricos.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nem vou ver. Inegavelmente foi a Toyota com o Prius. Pelo menos à escala comercial!

          4. Avatar de JL
            JL

            É como nos a hidrogénio, quando esses 2 começaram já os europeus e americanos estavam fartos de marrar neles.

  20. Avatar de Pierre
    Pierre

    A Porsche? Não tinha essa ideia… mas ok, vou indagar!
    Mesmo assim, a Toyota, geralmente, segue em frente e muitos vão atrás…
    Prius all the way up… este último está máquina pelo que li…. a cor é que tem muito que se diga… os cinzas e pretos não gosto… deviam ter usado umas tintas mais arrojadas e mates…

    A Mitsubishi também inova muita coisa mas é menos expressiva nisso… a Porsche é que houve em tempos uma parceria com eles onde arranjaram muita tecnologia

    😉

    Os alemães são tramados…

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem por isso, a Toyota segue tecnologias já testados por outros, teve sorte com os híbridos. Já nos a hidrogénio teve azar, outros como a Mercedes, BMW, GM, etc já o tinham feito e consideravam inviáveis, a Toyota ateimou ateimou e acabou considerar inviável.

      O prius é um PHEV que outras marcas já têm há 10 anos, ineficiente e ainda nem sabemos como está a tecnologia de baterias que usam, porque também não costumam acertar à primeira.

      Porsche comprou parte da Rimac.

      Coitados, todos juntos não valem uma Tesla em questão de desenvolvimento.