Tesla fecha Gigafactory de Berlim após suspeita de sabotagem que resulta em corte de energia

14 Comentários

A Tesla está a ter problemas sérios na sua fábrica localizada na Europa. Hoje, a fabricante teve de fechar a Gigafactory de Berlim, após um corte de energia significativo que pode ter sido causado por um ato de sabotagem.

Tesla Gigafactory Berlim fogo energia

Tesla fecha Gigafactory de Berlim

Depois de várias semanas de problemas na Gigafactory de Berilm, a Tesla teve mais um problema grave, o que levou ao fecho desta unidade. Do que é reportado, a Tesla teve de interromper a produção e evacuar a fábrica, como resultado de uma potencial sabotagem ao seu fornecimento de energia.

De acordo com um relatório publicado, pessoas desconhecidas incendiaram um poste de alta tensão entre Steinfurt e Hartmannsdorf na manhã de terça-feira. Esta ação acabou por resultar na perda de energia de cerca de 2000 pessoas, incluindo a fábrica Giga em Berlim.

O Ministro do Interior do estado de Brandemburgo, Michael Stübgen (CDU), falou de um “ataque pérfido” à infra-estrutura elétrica.

Ninguém reivindicou o ataque ainda, mas há rumores de que a Tesla é o alvo, tendo por base o local do ataque. Este surge num momento em que ativistas ambientais têm pedido ações fortes contra a empresa.

Tesla Gigafactory Berlim fogo energia

Suspeita de sabotagem resulta em corte de energia

A Tesla disse à imprensa alemã que salvaguardou a fábrica, mas não ficou claro quando poderá reiniciar a produção devido à situação da falta de energia.

A Tesla disse que todas as medidas foram tomadas para proteger as instalações de produção, mas que, após consulta com o fornecedor de eletricidade EDIS, a empresa não espera que a produção seja reiniciada rapidamente.

A Tesla produz o Modelo Y, o primeiro veículo elétrico a se tornar o carro mais vendido do mundo, na Gigafactory Berlim. Esta situação surge numa altura complicada para a Tesla e para esta sua Gigafactory, a única na Europa.

Primeiro, teve de interromper a produção devido a problemas de abastecimento com navios de carga que atravessavam o Golfo de Aden e o Estreito de Bab al-Mandeb devido à guerra civil no Iémen. Depois, foram os moradores de Grünheide, município onde está localizada a Gigafactory Berlim, que votaram contra a expansão da fábrica, que exige o desmatamento de mais de 100 hectares de floresta.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    É irónico, os ambientalistas provocarem um fogo (poluição) para se fazerem ouvir…
    Porque não fazem como noutros sítios? Lançavam tinta aos postes e pronto… não poluíam mas iam provocar um grande consumo de água para lavar o local afetado… (mais ironia…)

  2. Avatar de JOaquin Lopes
    JOaquin Lopes

    Entre o macbook air m3 de 16gb de ram, o macbook pro m3 ou o asus g14 2024 qual recomendam? O oled em portateis n faz mal aos olhos? Os ecras da apple segundo o meu medico ajudam a visao por serem retina

  3. Avatar de Zé

    De certeza que foi encomenda dos partidos de esquerda com ajuda dos da direita e ainda uma ajudinha final do Sócrates. Foi em Berlim mas os nossos políticos em véspera de eleições fazem de tudo.

  4. Avatar de A
    A

    Climaximo a fazer o minimo pelo ambiente

  5. Avatar de Luís+Costa
    Luís+Costa

    Mas eu não percebo, a Tesla deve ser das empresas principais que está a tentar de tudo para proteger o ambiente e a fazer produtos para mobilidade verde e estes malucos atacam esta empresa? mas porque?

  6. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Aposto 100 doares que ja nao deve faltar muito para o gov alemao dizer que foi a Russia.
    Vai ser tipo a explosao NS2 que a “Russia” americana fez explodir.

    A pagar caro pelo Gas e petrolio, vao ter que por mais umas ventoinhas para gerar energia!

  7. Avatar de Joao+M
    Joao+M

    Isto é o que não percebo – Activistas:
    – “ah é preciso mudar para EVs e deixar de usar carros a combustão!! toca a furar pneus e parar trafego na estrada para chamar a atenção!”.
    – “ah e tal raio do capitalismo do Musk, vamos sabotar a fabrica de EVs !! com fogo e tal!”
    Não percebo. E o que ainda me custa mais a perceber é como é que esta malta de vandalos é vista como “liberdade de expressão” e não há atitudes mais sérias por parte de politicos. Cá a malta levou com tinta e acho que só o Montenegro apresentou queixa (pelo que soube) .. o ministro do ambiente riu-se e tal e o Sôr presidente das Selfies diz que é preciso dar liberdade de expressão. Um dia alguém se vai passar e depois quero ver.

  8. Avatar de JOaquin Lopes
    JOaquin Lopes

    A prova que o diesel e o futuro, eletricos ate as fabricas avariam

  9. Avatar de Mike
    Mike

    Tivessem criado a GigaFactory em Portugal e não tinham este problema… 😉

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Boa desculpa para mandar vir ainda mais Y’s da China 😛

  11. Avatar de Pedro Lopes
    Pedro Lopes

    Porque é que insistem em chamar de activistas ambientais a estes vândalos?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Porque quem os designa é o jornalista-activista.
      Eles querem que a palavra extremista seja só reservada para a direita – mesmo que não sejam violentos.
      É a mesma tática com os Ditadores- os de esquerda/anti ocidente são designados pelos jornalistas como Líderes. Os de Direita são Ditadores.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      De alguma forma percebem que a electricidade não é sinónimo de ar limpo. No caso da Alemanha então, nem há discussão. Polui mis um carro elektro a consumir electricidade que um combustão a consumir gasóleo.
      Amanhã à hora de ponta vais lá e ainda está pior:
      https://app.electricitymaps.com/map

  12. Avatar de NunoManuelAlves
    NunoManuelAlves

    São os atentes e despertes os tais lindes e bonites só que afinal Não :(:(:(