Comissão Europeia multa Apple em 1,8 mil milhões de euros e dá razão ao Spotify

15 Comentários

A Comissão Europeia está ativamente a procurar regular o mercado e a garantir uma concorrência justa entre empresas. Nesse sentido, e depois de avaliar uma queixa do Spotify, acabou por multar a Apple em 1,8 mil milhões de euros por abusar da sua posição dominante.

Apple Spotify App Store Comissão Europeia streaming

A Comissão Europeia multou a Apple em mais de 1,8 mil milhões de euros na segunda-feira por “abusar da sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicações de streaming de música“. A decisão segue reclamações do Spotify. Numa longa resposta à multa, a Apple disse que o Spotify não paga absolutamente nada pela gama de serviços que a empresa oferece. A Apple revelou que apelará da decisão da CE.

Spotify e Comissão Europeia contra práticas da App Store

O Spotify e a Apple têm um relacionamento complicado, o que não é surpreendente, considerando que as duas empresas têm serviços rivais de streaming de música. Durante muitos anos, a empresa sueca opôs-se às regras da App Store, que exigiam que o Spotify desse à Apple parte do valor da subscrição paga pelos utilizadores do iPhone.

Para evitar a partilha de receitas, o Spotify deixou de permitir que os clientes subscrevessem o seu serviço através da sua aplicação. Indo mais longe, recorreu à Comissão Europeia com reclamações de que as regras da App Store a impediam de encaminhar os clientes para o seu site para subscreverem o serviço.

Apple Spotify App Store Comissão Europeia streaming

Esta segunda-feira, a Comissão Europeia decidiu dar razão ao Spotify. “A Comissão descobriu que a Apple aplicou restrições aos programadores de apps, impedindo-os de informar os utilizadores do iOS sobre serviços de assinatura de música alternativos e mais baratos disponíveis fora da app (‘disposições antirreencaminhamento’)“, disse a comissão num comunicado à imprensa. “Isso é ilegal segundo as regras anticoncorrência da UE.”

Multa à Apple é de 1,8 mil milhões de euros

A Apple sabia que esta decisão da Comissão Europeia estava a chegar e preparou uma resposta. O resumo desta revela que “a decisão foi tomada apesar do fracasso da Comissão em descobrir qualquer evidência credível de danos ao consumidor e ignora a realidade de um mercado que está próspero, competitivo e em rápido crescimento“.

A Apple leva a sua resposta ainda mais longe e apresentou mais dados que entende serem relevantes. Destaca que o Spotify controla 56% do mercado europeu de streaming de música e “não paga nada à Apple pelos serviços que ajudaram a torná-la uma das marcas mais reconhecidas do mundo“.

Spotify e outras empresas enviam carta à Comissão Europeia a criticar a Apple

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Da razão?
    Então o dinheiro é para a Spotify?

    Naaaa, é para os bolsos dos burocratas de Bruxelas para ajudar a manter aquela entourage toda de tachos…

    1. Avatar de tesliman
      tesliman

      la falas tu do que nao sabes…

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      «Apple disse que o Spotify não paga absolutamente nada pela gama de serviços que a empresa oferece»

      Já que és tão defensor da Apple, diz lá a gama de serviços que a Apple oferece (que a PlayStore não forneça)

    3. Avatar de SergioA
      SergioA

      e bem! Assim usam tambem para financiamento de varias obras. E Portugal nao se cansa de pedir fundos para a UE! ou nao?

  2. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Lembram-se do que eu dizia aqui há dias sobre esta querela ?? Eu já estava a adivinhar que o Spotify iria ganhar este processo contra a Apple. Estava convicto disto. 😐

    1. Avatar de FM
      FM

      Aqui esta o Oráculo de vão de escada. É cada comentário….. se não tens mais nada que fazer arranja o que fazer.

      1. Avatar de JOaquin Lopes
        JOaquin Lopes

        Acalma as frustacoes filho, andas aqui a aprender. Eu ja tinha previsto isto, toda a gente sabe que o spotify fez aquilo que lhe mandam fazer, a Apple tem razao mas a europa torna se cada vez nisto, so politicas para multar e dps esse dinheiro vai direitinho para os emigrantes ilegais que entram e fazem a vida negra aos outros na UE. No dia que a apple proibir os seus produtos na UE la vai a URSULA DE JOELHOS pedir perdao ao tim cook

        1. Avatar de FM
          FM

          frustacoes!??!?!!? essa é boa…..

        2. Avatar de FM
          FM

          Frustrações!??!?!!? essa é boa….

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sabe a pouco

  4. Avatar de Profeta
    Profeta

    E sera que a Apple vai mesmo pagar esse valor de animo leve ? Sei nao. Isso nao sao propriamente amendoins.

    1. Avatar de JOaquin Lopes
      JOaquin Lopes

      Nao paga, basta ameacar que se vao embora e a UE recua…nem com os agricultores eles ganham. A UE serve apenas para ladrar e dps recua sempre! Por isso a Russia faz o que quer, antes de invadir a ucrania foi la o macron e o alemao a tirarem satisfacoes e no dia seguinte pimba, invasao

  5. Avatar de Aves
    Aves

    A Apple disse que ia recorrer, mas é habitual pagar-se a multa antes.
    O dinheiro da multa não vai para a Spotify nem para os utilizadores. Vai diretamente para o orçamento da UE. E é quase 4 vezes mais do que o esperado (450 milhões de euros). Os 1,8 mil milhões foram calculados por corresponder a 0,5% do volume de negócios global da Apple. A UE diz que não tem uma forma rigorosa de calcular a multa, por isso os 0,5% do volume de negócios é um símbolo. É provável que em tribunal a Apple consiga baixar o valor da multa.

    1. Avatar de FM
      FM

      La estas tu no diz que disse…….

  6. Avatar de 0º0
    0º0

    Já que estamos numa de proibições imaginem os Estados Unidos proibirem a Apple a Google e a Microsoft de operarem na Europa, virávamos a Coreia do Norte do dia pra noite.
    E era bem feito.