O mundo vai enfrentar uma crise de fornecimento de eletricidade, afirma Elon Musk

39 Comentários

Elon Musk trocou o X pelo palco da conferência Bosch Connected World e partilhou que o mundo enfrentará uma crise de fornecimento de eletricidade e transformadores elétricos no próximo ano.

Elon Musk

Na sessão de perguntas e respostas que encerrou a conferência Bosch Connected World, um evento dedicado à Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias, como computação, robótica e mobilidade, Elon Musk falou sobre carros autónomos e robôs humanoides, perspetivando o mercado para os próximos anos e, possivelmente, a ação da Tesla.

Para a cara da fabricante de carros elétricos, que se apresentou remotamente, a computação de IA está a aumentar a um ritmo alucinante e, apesar de se esperar que desacelere, em algum momento, a rapidez é insana.

A corrida ao chip é maior do que qualquer corrida ao ouro que alguma vez existiu. […] penso que estamos realmente à beira da maior revolução tecnológica que alguma vez existiu.

Disse Elon Musk, admitindo que estamos a viver tempos muito interessantes e que isto já o deixou “um pouco deprimido”.

Eu pensava: “Bem, será que eles vão assumir o controlo? Seremos inúteis? Mas a forma como me reconciliei com esta questão foi: preferia estar vivo para ver o apocalipse da IA ou não? Pensei: “acho que gostava de ver isto. Não vai ser aborrecido”.

Na perspetiva de Elon Musk, a IA vai mudar “profundamente” o mundo. Uma das vertentes mais significativas dessa mudança residirá na condução autónoma, na qual a Tesla está a trabalhar, bem como a Bosch.

Elon Musk e Tesla

Para Musk, depois dos chips, a próxima escassez será de eletricidade, pois não haverá eletricidade suficiente para fazer funcionar todos os chips. Para o empresário, esta realidade será conhecida no próximo ano.

O crescimento simultâneo dos carros elétricos e da IA, ambos a precisar de eletricidade, ambos a precisar de transformadores de tensão, está a criar uma enorme procura de equipamento elétrico e de produção de energia elétrica.

No caso de estar certo, Elon Musk reforçou que é necessária uma quantidade abismal de energia limpa, proveniente de fontes diferentes.

 

Bosch e Microsoft: será que a IA pode ajudar a tornar as estradas mais seguras?

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NjsS
    NjsS

    Ainda à uns dias via por aqui malta a fazer contas a tentar explicar que não havia problema nenhum, que a infraestrutura eléctrica está, muito resumidamente, boa, recomenda-se e que ainda aguenta muita carga…
    Agora este gajo(o ídolo de muitos dos que criticam quem fala na falta de capacidade da infraestrutura) vem dizer isto …
    Esta não foi 5-0, esta foi quase 10-0…

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, está boa e aguenta, onde ele disse o contrário ?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        aguentava até 2023 😉

        1. Avatar de JL
          JL

          Estamos em 2024 e aguenta . lool

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            O ano ainda não acabou, pode rebentar a qualquer momento

          2. Avatar de JL
            JL

            Então ? Cortam-lhe o cabo ?

    2. Avatar de A Bota
      A Bota

      NjsS, isso é uma tanga. As necessidades energéticas vão variando ao longo da vida e só os países muito confiantes (mecanismos estatais não apertam com as energéticas) é que perdem o jogo. Ainda há um par de décadas o consumo da iluminação + tvs + aquecimento das casas + PC desktop antigos (vs. hoje usam-se muito mais os portáteis, só poucos PC “gaming”) dos nossos pais / avós era muitíssimo superior às de hoje. Só aqui se baixou imenso o consumo. Logo a indústria na maioria dos países, fruto de deslocar tudo para a china, baixou e consigo o consumo total de energia.

      Agora estamos a assistir a um aumento pelos VE e centrais de processamento, se nas últimas décadas as elétricas foram desinvestindo na potência total, agora vão ficar com as calças na mão. Basta teres o combustível dos automóveis a ser usado para produzir eletricidade para os VEs e ainda vai sobrar para a AI…

  2. Avatar de X
    X

    Musk a estender os tentáculos, capitalismo é a unica teoria da conspiração verdadeira que por ai anda, nada pode escapar ao controlo corporativo.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      amen.. venha de lá esse capitalismo que eu quero ser rico..

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      O Musk deve ter metido dinheiro em ventoinhas ou painéis, aparentemente até tem logica, mas se ainda ontem saiu a noticia de que a península Ibérica tinha tido 10dias seguidos de excesso de produção o que conduziu a preços quase de borla, derivado das condições de tempo, MAS TAMBÉM DO DECRESCIMO DE CONSUMO QUE ACONTECE NOS ÚLTIMOS 10ANOS. Então em que ficamos?

  3. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Próximo nicho: transformadores

    1. Avatar de Realista
      Realista

      More than meets the eye.

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu já tinha dito isso antes do Musk. De acordo com as notícias, a rede eléctrica de França e Espanha estava no limite devido ao uso de ar condicionado no verão passado. Agora imaginem o que será da rede eléctrica se a maioria das viaturas passarem a ser eléctricas.

    1. Avatar de FFRFernandes
      FFRFernandes

      No meu ver o problema das redes elétricas estarem saturadas no verão não é do ar condicionado, porque no inverno não se fala tanto dessa saturação e no inverno usa-se tanto AC como aquecedores de resistências que acabam por ter um impacto na rede maior. No meu ver tem a ver com as temperaturas que andamos a apanhar, isso retira as vezes mais coisa menos coisa 20% de eficiência na distribuição da rede de alta tensão, ou seja para chegar 230V a toda a gente tem de injetar na rede mais 20% só para compensar a perca, se as temperaturas tivessem mais baixas a perca de eficiência podia andar só nos 10%. Esta percentagens não parecem muito grandes mas quando se fala da rede de alta tensão que movimentam GW aí já estamos a falar de grandes quantidades de energia.

      1. Avatar de JL
        JL

        Em que se baseia essa informação das perdas de 20% ?

    2. Avatar de A Bota
      A Bota

      A questão aqui foi o que falei acima, muitos países fruto de cada vez mais com normas rigorosas de poupança de energia, não investem o suficiente na rede. Resultado: em situações limite não têm capacidade.

      No limite por AC no verão? Simples: estimulem com vantagens fiscais a instalação de painéis solares em tudo que são prédios / casas / supermercados e alimentas um país em dias de algum sol somente com energia solar. Porque não fazem?! Porque a industria da energia é das que mais máfia tem e movem o planeta somente com base aos seus rendimentos.

      Eu tenho um amigo que mora no sul e é praticamente independente da rede de energia: os painéis na casa acumulam para uma bateria e sustentam a casa durante o dia (e aquece-a ou arrefece-a); à noite a energia que necessita vem da bateria até à meia-noite e logo é para carregar o carro elétrico (carrega somente o que sobra da bateria e chega para o dia-a-dia dele). Se precisar de mais, aí sim vai buscar à rede. Só no inverno é que tem necessidades superiores mas também é raro no sul haver muitos dias seguidos de chuva/enevoado. Tens zonas em Espanha por exemplo que têm >300 dias de sol ao ano, e têm problemas energéticos?! Só porque querem…

      1. Avatar de JL
        JL

        Neste momento sou 90% autosuficiente, e a partir do próximo mês já vou estar a 100%, estou a aguardar que me instalem.mais uns quantos painéis onde vou duplicar a capacidade de produção.

        1. Avatar de A Bota
          A Bota

          como fazes à noite e quando chove muito?

          1. Avatar de JL
            JL

            Tenho bateria.

            Mas atenção, não vou desligar-me da rede, vou sim baixar a potência contratada para o minimo para usar apenas como backup.

            A falta dos 10% é mesmo essa, semanas continuas a chover, claro que produzem alguma coisa, mas não chega, de verão tenho excedente e vendo, sempre dá algum.

  5. Avatar de Sungas
    Sungas

    Criar um sistema inviolável obrigatório no sistema de abastecimento dos carros electricos individuais para pagar uma taxa de moderadora forte. Há que prioritizar a energia para outros sectores.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Melhor era criar uma taxa no combustível para subsidiar o custo elétrico.

      1. Avatar de Zé

        Mais taxas? Mas já se paga tanta taxa. Até para os carros elétricos. Paga-se taxas pela instalação dos postos de carregamento. Paga-se pela ligação à rede elétrica, paga-se pelo consumo… Sinceramente falta (por uma questão de justiça) os carros elétricos pagarem IUC, mas isso é outra conversa.
        Agora, bom era criar condições para carregar carros nas horas de vazio, por exemplo. Bem sei que durante o dia também produzimos com energia solar, que não produz de noite, mas a própria energia é mais cara durante o dia.
        Mas podíamos subsidiar estações de carregamento em casa. Ter sistemas burocráticos que tornassem mais fácil fazer aumentos de potência só para esse fim (por exemplo se a casa não permitir mais potência, ter um segundo contador ou permitir ter potência superior à potência para a qual a casa está certificada e ter um quadro que separe a casa do carro; obviamente que é tecnicamente possível, mas legalmente, é outra conversa).
        Mas… já sabemos que temos de ler com alguma parcimónia o que o musketeiro escreve.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Não apanhaste a ironia da minha resposta à resposta em cima, pois não?

      2. Avatar de Zé

        Mas voltando às taxas, concordava que se cobrasse IMI à EDP pelas barragens. Isso é que era…

        1. Avatar de JL
          JL

          Eles só passavam esses custos para os seus clientes, portanto quem fica a perder são sempre os mesmos.

    2. Avatar de JL
      JL

      Tipo combustíveis sinteticos ?

    3. Avatar de A Bota
      A Bota

      Sungas: não precisam, basta que:
      – subam os dos combustíveis fósseis que deixam uma pegada (não) ecológica gigante e sujam os edifícios e pulmões
      – que subam as taxas para quem usa a rede elétrica para jogar (consolas, PC gaming, etc) ou ver desportos nas TVs -> há que priorizar a energia para outros setores…
      – que subam o IMI fortemente a prédios e casas sem painéis solares

      Com isto dá bem para investir numa infraestrutura melhorada e não faltar energia para todos.

      1. Avatar de Odius
        Odius

        – cortem o ordenado em 90% ao @A Bota
        – cortem o subsidio de natal e ferias em 100% ao @A Bota
        – Aumentem o IUC, IMI, IVA e seguros ao @A Bota em 90%

        Se não gostas então muda de país.

  6. Avatar de Zé

    Se as redes estiverem saturadas, certamente a culpa é das entidades que as gerem. Quando pedimos uma baixada à eredes paga-se bem pago um serviço de treta. Paga-se o “reforço de redes” se eles acharem que a rede naquela zona é curta. Paga-se taxas pela potência contratada e pelos picos de potência. Paga-se taxas pelo consumo. Paga-se taxas pela energia reativa. E nem pensem sequer fazer um loteamento que aí pagam cabos daqui até à lua e ainda voltam.
    Mas afinal que raio anda a eredes a fazer? Se cobra com base na capacidade instalada, cobra pelo aumento dessa capacidade, cobra pelo consumos e pico… Isso não deveria ser aplicado em investimento para a rede acompanhar o consumo? Ou querem gastar tudo em diretores, gestores, assessores, tachos, panelas, frigideiras…
    Aliás, o consumo elétrico pouco aumento desde 2006 (dados de 2022) e em 2022 até foi inferior a 2007.
    Portante, acho que em Portugal a rede até é relativamente robusta (têm havido problemas pontuais em certos picos, mas até acho que é mais na parte das subsestações em mau estado). Agora, já que pagamos tanta taxa para as redes, que lhes deem uso, não?

  7. Avatar de Odius
    Odius

    Um idiota a meter-se em assuntos de que nada sabe. Perdeu uma grande oportunidade para estar calado e dedicar-se à construção de foguetes e carros elétricos. Nunca vai haver falta de transformadores, o que vai haver é a morte dos últimos neurônios do cérebro do Elon Musk. De dia para dia um dos neurônios morre, ou seja esta a ficar burro a cada dia que passa e isto mostra isso.

  8. Avatar de PJA
    PJA

    Esta é a realidade. Não há produção e infraestrutura suficiente para tudo o que se quer fazer. É necessário mais tempo para fazer a transição para uma economia não fóssil. O que mais me surpreende é Musk fazer estas declarações.

  9. Avatar de JL
    JL

    Oh Elon, quem te mandou andar a inventar carros electricos, pá?

    1. Avatar de JL
      JL

      Lá vem o Hugo clonador de Nicks.

      Até parece que nunca houve crises de petróleo. Loooool

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        As crises de petróleo foram criadas para aumentar preços ou procura, nenhuma foi real

        1. Avatar de JL
          JL

          E está também pode ser, já que há quem saiba dos números.

  10. Avatar de jaquim
    jaquim

    Este elon está a ficar cada vez mais idiota

  11. Avatar de Zé

    Eu só espero ainda cá estar quando cair a máscara e chegarem à conclusão que este santo é pior que o Maddoff. É trapaceiro e usurpador. Mas pronto, há muita gente que faz dele deus e não olham para a realidade.
    Mas também estou convencido que já muita gente sabe, mas dá jeito manter o status. Então se o cabeça de trampa voltar a ser presidente é que vai ser. São bichos da mesma cepa.

  12. Avatar de Xixas
    Xixas

    Se fizerem cargas lentas não… Agora na questão de prédios, vai ser um desafio… Lembrem-se, instalar gadget na ficha “OBD” e outras cenas de inventar o que centenas de engenheiros não meteram no carro, anula a garantia, depois a coisa não atualiza e o BMS não calibra… Se pegar fogo demora uma semana a apagar… Não se esqueçam que nem tudo é cor de rosa

    1. Avatar de JL
      JL

      Não, instalar leitores obd não viola a garantia, a ficha está lá mesmo para isso.

      Não atualiza porquê, porque você não deixa ?

      Não é tudo cor de rosa, mas como vemos não é tão negro como você quer.