Odysseus: meio século depois, EUA aterram uma nave na Lua

26 Comentários

Em dezembro de 1972, durante a missão Apollo 17, os EUA fizeram a última aterragem na Lua. Depois desse dia, os americanos nunca mais pousaram no solo do nosso satélite. Agora, 52 anos depois, a empresa norte-americana Intuitive Machines fez um pouso histórico na Lua. O módulo de aterragem Odysseus, lançado no início deste mês, marcou uma nova era.

Imagem do módulo americano Odysseus que aterrou na Lua


A empresa norte-americana Intuitive Machines fez hoje uma aterragem histórica e importante na Lua. O módulo de aterragem Odysseus alunou na superfície da Lua, marcando a primeira aterragem lunar dos EUA desde a Apollo 17 em 1972 e a primeira aterragem na Lua por uma entidade comercial.

O módulo de aterragem Odysseus faz parte do programa CLPS (CommercialLunar Payload Services) da NASA, que prevê contratos com empresas para serviços lunares, e transporta uma série de instrumentos científicos da NASA.

A nave aterrou no polo sul da Lua, que é uma zona de particular interesse científico, uma vez que alberga gelo de água e é a região onde a NASA planeia aterrar astronautas no âmbito do seu programa Artemis.

O sucesso da aterragem foi saudado pelo administrador da NASA, Bill Nelson, que afirmou num anúncio:

No oitavo dia de uma viagem de 400 mil quilómetros, uma viagem ao longo da grande ponte cósmica desde a plataforma de lançamento no Centro Espacial Kennedy até ao objetivo do polo sul da Lua, um módulo de aterragem comercial chamado Odysseus, impulsionado por uma empresa chamada Intuitive Machines, foi lançado num foguetão da SpaceX, transportando uma quantidade de instrumentos científicos da NASA e levando o sonho de uma nova aventura. Uma nova aventura na ciência, na inovação e na liderança americana no espaço. Bem, tudo isso foi a aterragem de uma vida.

Hoje, pela primeira vez em mais de meio século, os EUA regressaram à Lua

A cobertura da aterragem foi transmitida em direto pela Intuitive Machines, incluindo alguns minutos após a hora prevista para a aterragem, quando foi necessário algum tempo para estabelecer comunicações com o módulo de aterragem.

O módulo funciona de forma algo autónoma, pelo que a equipa de controlo em terra teve de esperar vários minutos até que as comunicações fossem estabelecidas para confirmar que a aterragem tinha sido bem sucedida.

Foram necessários alguns ajustes de última hora antes da tentativa de aterragem, uma vez que a nave espacial fez uma manobra de correção extra para elevar a órbita da nave espacial e realizou uma órbita adicional antes de iniciar a sequência de aterragem. Mas o cuidado extra valeu a pena, pois a aterragem foi bem sucedida e o módulo de aterragem pode agora começar as suas operações com as suas 12 cargas úteis.

Seis das cargas úteis a bordo são experiências da NASA e as outras seis são de outras empresas privadas. Prevê-se que a missão dure cerca de uma semana e que recolha dados do pólo sul lunar.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Até que enfim estava complicado, depois de meio século de avanço científico e tecnológico já começava a ficar um pouco embaraçoso para a América.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Para os EUA? Recentemente tem havido uma “chuva” de naves não tripuladas a tentar alunar – russa, EUA, japonesa, israelita, indiana e outras, e nenhuma conseguiu alunar em condições. E esta esteve muito tremida, Vamos esperar para ver no que dá esta.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Sim para a América já que foi ela a mais de 50 anos que afirma terem colocado o homem na lua, já deveriam saber como se faz.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Conversa de “chegado”, analfabeto e que nem sequer pensa – há provas que nunca mais acabam que provam que houve várias alunagens de missões tripuladas dos EUA.
          Com milhares de pessoas envolvidas, com muitos países como a ex.URSS/Rússia a observar – e o os “EUA afirmam que colocaram homens na Lua” mas não colocaram?
          Conversa de mentecaptos. Que se nota em tudo.

          1. Avatar de Para o Aves
            Para o Aves

            !?!??!!?!??!?!?!?!!??

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Calma aí Aves. Mas o homem faltou-te ao respeito para teres essa reação exagerada e insultuosa?

          3. Avatar de FM
            FM

            Realista o Aves sempre foi assim.

          4. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Mais respeito não estás a falar para a tua tia, se não sabes conversar sem insultar o problema é teu.

          5. Avatar de GeekFan
            GeekFan

            Não vi insulto nenhum. Ai estes cristais, nao se pode dizer nada que e tudo insulto. Tudo o que vai contra as suas opiniões, ja é insulto ahahahaahaha cresçam e tornem-se adultos maduros

          6. Avatar de O Botânico
            O Botânico

            ahhh, o belo do oportunismo político incoerente! Tão lindo que és!

      2. Avatar de FM
        FM

        É pá… oh aspirante…. fica falar sozinho, já não há pachorra…… fui

  2. Avatar de Rodolfo peregrino
    Rodolfo peregrino

    400.000 km
    Não
    400.000.000 km
    A distância terra lua

    1. Avatar de Vítor M.

      Em média, a Lua está da Terra a uma distância de 384.042 quilómetros, com uma variação de mais ou menos 2 centímetros.

      1. Avatar de Rodolfo peregrino
        Rodolfo peregrino

        Então, está grafado 400 milhões de quilômetros, o correto é 400 mil quilômetros. Ou 384.042.

        1. Avatar de Vítor M.

          Aaa na citação. Correto correto. 400 mil quilómetro. Obrigado pelo reparo.

  3. Avatar de jota
    jota

    Então devem ter imagens clarissimas de como foi feito isso! Estou ansioso por ver se não são imagens daquelas produzidas em cenários, como as que existem (sem exceção) até ao dia de hoje!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Deveria haver uma petição para tu (e outros como tu) irem num foguete, só com bilhete de ida, para a Lua.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Vai tu, já que maior parte que tem tentado corre mal as coisas…

  4. Avatar de Unknown
    Unknown

    Muito atrasados os EUA.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Tem havido outros países a alunar naves espaciais não tripuladas em condições?
      Qual é o outro país que tem previsto alunar naves tripuladas nos anos próximos?
      Esse tal Partido Chega são uns analfabetos.

      1. Avatar de FM
        FM

        Oh Aves já Chega

  5. Avatar de manuel
    manuel

    Porque é que foram para o polo sul, podiam ter alunado na mar da tranquilidade e calar os criticos da ida à lua…

    1. Avatar de Vítor M.

      Água… é onde ela está e que falta vai fazer para a futura base lunar.

  6. Avatar de Gambito do Rei
    Gambito do Rei

    já existe algum teste aquela água?
    estou curioso para ver como vai correr a tal base que querem fazer, espero estar vivo nesse dia

  7. Avatar de Pteven
    Pteven

    Os chalupas não acreditam na ciência mas são sempre os primeiros a aparecer. Nem sei o que andam a fazer no. Pplware.Se calhar são Illuminati e estão aqui para nos encaminhar para a luz,
    #naosejasovelha

  8. Avatar de João
    João

    Mal posso esperar por ver um bom vídeo dessa alunagem.