Governos e NATO pirateados por empresa chinesa?

10 Comentários

Os ataques cibernéticos são hoje tão ou mais poderosos do que as guerras de terreno. A informação é um ativo bastante valioso e caso seja conhecida pelo “inimigo” coloca em risco a segurança de quem foi atacado. Empresas de cibersegurança acusam prestador de serviços chinês de ter pirateado governos e a NATO.

Governos e NATO pirateados por empresa chinesa?


I-Soon: a empresa chinesa que terá feito o ataque a Governos e à NATO

De acordo com revelações muito recentes, a empresa chinesa conseguiu infiltrar-se nos sistemas de mais de uma dúzia de governos, de organizações pró-democracia em Hong Kong e da NATO. A conclusão é das empresas SentinelLabs e a Malwarebytes que fizeram a avaliação de uma fuga de dados da I-Soon, empresa que terá cometido o ataque. Esses dados foram partilhados na plataforma GitHub a 16 de fevereiro.

Do que se sabe, da informação exfiltrada da NATO e Governos, existem ficheiros de conversação, apresentações e listas de alvos. De acordo com um relatório da SentinelLabs, “A fuga de informação fornece alguns dos pormenores mais concretos tornados públicos até à data”. É referido ainda que esta fuga de informação “fornece uma visão sem precedentes das operações internas de um fornecedor de serviços de pirataria informática afiliado ao Estado”.

Governos e NATO pirateados por empresa chinesa?

De acordo com a AFP, a I-Soon era uma entidade contratada pelo Governo chinês na região de Xinjiang, noroeste da China, onde as autoridades têm vindo a impor medidas repressivas em nome do antiterrorismo.

A China ainda não reagiu às alegações de espionagem da NATO e Governos. No entanto, é comum condenar este tipo de acusações, afirmando ser vítima de numerosos ciberataques por parte dos Estados Unidos.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não pode ser só os Americanos e os Russos os Chineses também querem uma fatia…

  2. Avatar de Fred
    Fred

    Daqui a pouco ainda vão descobrir que o Julian Assange ao publicar aquela pouca vergonha toda no Wikileaks estava ao serviço dos chineses. E que a Chelsea Manning era uma espia chinesa infiltrada…

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      Acredito que esse seja mais o caso do Snowden, pois toda gente sabe que os governos espiam e infelizmente, gostando ou não, em alguns casos é realmente necessário, então o único objetivo dele foi enfraquecer os EUA.

      Já o Wikileaks vazou vários tipos de documentos sobre crimes de guerra.

      E mais não digo, senão serei chamado nazista.

    2. Avatar de Godlike
      Godlike

      Pouca vergonha?
      As pessoas focam demasiado em qual país fez o quê, e parece que ignoram a informação vazada em prol do favoritismo, como se estivéssemos a falar de um clube de futebol.

      Quem não deve não teme, não é o que vocês ovelhas gostam tanto de pregar?

      1. Avatar de John Smith
        John Smith

        Double-kill 😀

  3. Avatar de nope
    nope

    O problema do mundo é sem duvida a China e a Russia… Os EUA e seus vassalos são os anjinhos que fazem de tudo pela “liberdade”…

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      para os ignorantes e mesmo isso!

      1. Avatar de John Smith
        John Smith

        Já encontraram as armas de destruição em massa no Iraque, isto é, quem será o verdadeiro ignorante?

  4. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Justiça divina….

  5. Avatar de Ivo
    Ivo

    Olha quem fala. Muitas pessoas já esqueceram porque é que o EdXXrd SnXwden está a fugir…