Atenção pedreiros! Startup holandesa já está a usar robots com IA para assentar tijolos

28 Comentários

Aos poucos estamos a assistir a mudanças interessantes no mundo, e também a algumas mais preocupantes, relacionadas com a atuação das máquinas nas tarefas mais simples do nosso dia-a-dia. E há agora uma startup holandesa, designada como Monumental, que está a usar os robots com Inteligência Artificial para… assentar tijolos.



Robots de startup holandesa já assentam tijolos

Já estamos um pouco habituados a ver a Inteligência Artificial a exercer a sua ação em várias áreas e, gradualmente, temos que ir aceitando que esta realidade vai ser cada vez mais evidente ao longo dos próximos anos. E se até aqui pensávamos que a IA ia substituir mais facilmente as profissões ligadas ao atendimento ao público, administração, trabalho burucrático, processamento de dados e de informações… há agora novos dados que nos vão fazer repensar esta teoria.

Nem sempre vemos esta tecnologia avançada aplicada a áreas mais ‘manuais’, como é o caso da construção, no entanto, agora a startup holandesa Monumental, que foi fundada no ano de 2021 e está sediada em Amesterdão, mostrou como os seus robot de alvenaria equipados com Inteligência Artificial são capazes de assentar tijolos.

A empresa já começou mesmo a lançar os seus ‘robots pedreiros’ com IA para que estes possam ajudar na construção de edifícios e recentemente anunciou que conseguiu angariar 25 milhões de dólares em financiamento pelas entidades Plural e Humminbird.

O objetivo da Monumental é então colocar os seus robots de IA na construção de edifícios em toda a Europa, ao mesmo tempo que destina alguns dos fundos para a contratação e para o fabrico de novos robots pedreiros.

A startup adianta também que a decisão de criar robots pedreiros surgiu devido à escassez de trabalhadores nessa profissão em mais de metade dos países europeus, uma realidade que certamente muitos dos leitores conhecem ou já ouviram falar nas suas zonas de residência também. Segundo os dados da Monumental, estes robots inteligentes devem contribuir para um aumento da produtividade entre 50% a 60% na área da construção.

Para já, os testes ainda só foram realizados no país holandês e resta esperar se serão vistos com bons olhos e conseguirão ter sucesso ou, pelo contrário, vão ser mais uma ideia que ficará pelo caminho.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    E esses robots também mandam bitaites aos transeuntes? 🙂

    1. Avatar de Gondzilla
      Gondzilla

      Mandam, às “roboas” 🙂

    2. Avatar de cK
      cK

      E fazem a chamada sardinhada de febras? Acompanhadas por umas minis? Se não, esqueçam lá isso…

    3. Avatar de Parecia
      Parecia

      Para ouvires tens de sintonizar o teu rádio para a estação dos trolhas

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Vejo ali muita falta de massa entre tijolos. Depois o reboco vai ficar com muitos espaços vazios e vai rachar, não consegue preencher todas as faltas interiores. As maquinas serão o futuro e o braço direito do homem, mas ainda faltam umas décadas. Eu espero ter um em casa, evitar o lar até á ultima da hora. Isto é, se a humanidade ou a minha pessoa durar até á velhice hihihihhi

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Reboco? Os tijolos não levam reboco

      1. Avatar de cK
        cK

        Ai não? Como fazes o acabamento?

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          O tijolo é o acabamento. É o acabamento típico não só nos Países Baixos como certas zonas no norte da Alemanha e em partes do Reino Unido.

          1. Avatar de gambuzino
            gambuzino

            Se ficar o “acabamento” como está na imagem, fica uma bela cagada

      2. Avatar de Técnico+Meo
        Técnico+Meo

        As minhas paredes de tijolo levaram das minhas mãos 3 cm de reboco por cima. Pense antes de comentar. O reboco tem de assentar uniformemente sem vazios de ar.

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          Nos Países Baixos não se usa reboco em 99% das casas. Basta ir ao Google Maps e usar o street view para verificar que o acabamento é sempre em tijolo (que por vezes é pintado).

          Esse facto também se verifica na imagem do artigo. Trata-se da parede exterior, e por detrás do tijolo está o isolamento, seguido pelas parades interiores (não visível) que em construções antigas eram também em tijolo (com estuque para acabamento), mas essa prática já não é usada.

          O tipo de tijolo oco que se vê em Portugal não é usado aqui.

          É também caso para dizer “pense antes de comentar”

        2. Avatar de Técnico+Meo
          Técnico+Meo

          Não fique chateado porque falhou uma. Toda gente falha, eu também. Ainda assim e retomando o comentário inicial, o tijolo na imagem está com pouca massa e tem de ser ” arrematado” por um ser humano, aquilo assim fica com trabalho por fazer. Mas folgo com muitos bons olhos começar a ver robôs aqui e além. Abraço

          1. Avatar de Keyboardcat
            Keyboardcat

            Eu nunca afirmei que o trabalho da imagem estava bem feito. Apenas referi que não existia reboco neste tipo de construção.

            Mas trata-se de uma startup, imagino que não seja o produto final.

            O acabamento realmente não me parece grande coisa, aí certamente podemos concordar.

          2. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Keyboardcat estou com muita fé nas novas LLM em teste de I.A. para serem colocados em futuras versões do robô de companhia da Tesla, a meu ver, até agora o melhor para este tipo de companhia / auxilio humano. Nos próximos 15 anos vamos ver muita coisa boa a chegar ao mercado, se até lá não houver nenhuma guerra mundial.

  3. Avatar de Js
    Js

    Já é outra vez Holandesa?
    E não Neerlandesa?

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      O artigo refere-se a uma empresa sediada em Amsterdão, tornando o termo “Holandesa” válido nesta situação .

      Mas sim, para se referir à nacionalidade o termo “Neerlandesa” seria o correto. Mas vamos ser honestos, metade das pessoas nunca iam associar esse termo ao país correto. O termo “Holandês” já é demasiado popular.

  4. Avatar de Keyboardcat
    Keyboardcat

    É interessante referir que o processo de construção de habitações nos Países Baixos já é bastante automatizado.

    As casas são construídas a partir de módulos pre-fabricados, que são depois montados no terreno como peças de lego. As paredes são adquiridas em seções com tijolos e isolamento já instalado, e mesmo janelas por vezes já vem pré-instaladas. O mesmo se aplica a telhado, placas entre pisos, varandas, etc.

    É impressionante ver edifícios de grandes dimensões a ganharem vida em poucas semanas. A maioria das vezes a maioria do tempo é perdido a preparar o terreno, visto parte do país assentar em cima de que no passado era considerado um pântano.

    Estas startups estão a optimizar ainda mais este processo, reduzindo ainda mais os custos de construção.

  5. Avatar de jAr
    jAr

    Quem é que precisa de tijolos quando pode imprimir casas com cimento com a ICON já faz?
    https://www.iconbuild.com/newsroom/icon-to-be-featured-on-cbss-60-minutes-on-sunday-october-8-2023

  6. Avatar de IA
    IA

    IA a doença do século.

    1. Avatar de Joao+M
      Joao+M

      Quando a internet foi inventada já diziam a mesma coisa… agora ninguem passa sem ela.

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Aí é que está o problema: a internet foi inventada para ajudar o ser humano, a IA foi criada para substituir o ser humano…já pensaste ?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Se ele for uma pessoa inteligente e sensata não pensou nisso.
          Se vai trazer coisas más? É provável…o que não as traz?

          1. Avatar de há+cada+gajo
            há+cada+gajo

            E por a minha opinião ser contrária à tua, não sou inteligente e sensato ? Saber que traz coisas más, ajuda em quê a minimizar o seu impacto ? Meter as mãos nos bolsos e esperar para ver no que dá apenas por uma questão de fé, é a solução?? Isso é sensato ? Ou inteligente ?

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      Concordo…. E vai ser a ameaça N°1 do ser humano

  7. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
    NegacionistaPorqueDáJeito

    Em defesa dos pedreiros, digo que eles fazem muito mais que apenas assentar tijolos.

    1. Avatar de cK
      cK

      Sim, algumas delas já foram mencionadas no início…

  8. Avatar de gamerXPTO
    gamerXPTO

    tanto velho do restelo 😀

  9. Avatar de TecnicoIT
    TecnicoIT

    Isto já está ultrapassado, agora o que está a dar é imprimir as casas, ehehe