Afinal a China pode ser a razão da Apple adotar o RCS nas mensagens

5 Comentários

Há vários anos que a Google procurava que a Apple adotasse o protocolo RCS para as suas mensagens. Com constantes rejeições, a Apple resolveu surpreender todos e revelou que em breve adotaria o RCS no iPhone e nas suas mensagens. A razão não foi conhecida, mas agora surgiu uma nova ideia. Poderá ser a China que estará a obrigar a Apple a adotar o RCS.

Apple China RCS mensagens

O RCS é o padrão que a Google apoia e quer ver disseminado nas mensagens. Este oferece aos utilizadores um conjunto de funcionalidades extra, mas principalmente foca-se na segurança e na privacidade das comunicações destas mensagens entre os participantes das conversas.

Implementado já no Android e em diversas outras apps, o RCS era constantemente rejeitado pela Apple. A empresa nunca mostrou interesse em adotar este sistema, preferindo manter os seus protocolos e as suas soluções, assumindo para si esta segurança e privacidade.

China's Proposed Regulation Could Force Apple to Implement RCS
byu/Tarntanya inUniversalProfile

Surpreendentemente, a Apple acabou por revelar que vai adotar o RCS em breve, mas nunca revelou a razão. Esta poderá ter sido revelada e mostra agora que é a China que estará a levar a esta mudança da gigante de Cupertino. As futuras regras que poderá impor em breve obrigam a Apple a seguir este caminho.

Em julho de 2023, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China solicitou feedback sobre as próximas regras sobre “Fortalecimento da colaboração na rede final para apoiar o desenvolvimento em larga escala de mensagens 5G”.

Apple China RCS mensagens

Quem adianta esta ideia é John Gruber, que numa publicação refere que “o suporte do iOS para RCS tem tudo a ver com a China”. Em causa está a regulamentação chinesa correspondente, que poderá surgir. Caso seja esta a causa da mudança, mostra como este mercado tem um poder grande nas decisões da empresa.

O que é o RCS (Rich Communications Service)?

O RCS (Rich Communications Service) é um novo protocolo de comunicação, que funciona da mesma forma que o SMS. Tira proveito da infraestrutura das operadoras de comunicações. Basicamente é como um serviço de mensagens instantâneas, padronizado e atualizado.

A vantagem desta nova tecnologia é trazer os mesmos recursos que as aplicações de mensagens mais populares:

  • Envio de mensagens com mais de 160 caracteres;
  • Suporte a mensagens de áudio e vídeo;
  • Envio de ficheiros, imagens e adesivos;
  • Suporte à criação de grupos de conversa;
  • Possibilidade de usar o Wi-Fi;
  • Possibilidade de ver outro utilizador a escrever, e etc.

Não está ainda claro se a Apple adicionará o suporte para RCS ao iPhone numa atualização do iOS 17.x ou se virá com o iOS 18 no outono. Ainda assim, é certo que a empresa de Cupertino terá de adotar este protocolo e assim criar uma interoperabilidade maior entre os seus sistemas e o Android.

Apple anuncia que o suporte para RCS vai chegar ao iPhone no próximo ano

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    Diz o post que “a Apple resolveu surpreender todos e revelou que em breve adotaria o RCS no iPhone e nas suas mensagens”. Afinal, o que disse um porta-voz da Apple ao 9To5Mac, em Novembro de 2023?
    “No final [de 2024], adicionaremos suporte ao RCS Universal Profile, o padrão atualmente publicado pela GSM Association. Acreditamos que o RCS Universal Profile oferecerá uma melhor experiência de interoperabilidade quando comparado ao SMS ou MMS. Isso funcionará ao lado do iMessage, que continuará a ser a melhor e mais segura experiência de mensagens para os utilizadores da Apple.”
    O 9To5Mac explicou assim o “ao lado”: “Mas, ao mesmo tempo, o iMessage não vai a lugar nenhum. Continuará a ser a plataforma de mensagens usada para toda a comunicação entre utilizadores do iPhone. O RCS simplesmente suplantará o SMS e MMS e existirá separadamente do iMessage quando disponível. O SMS e MMS também continuarão disponíveis como retaguarda quando necessário, diz a Apple. Isto não é a Apple a abrir o iMessage para outras plataformas. Em vez disso, é a empresa que adota o RCS separadamente do iMessage”.
    Mas há aqui várias questões envolvidas, entre elas:
    – O RCS suplantar o SMS/MMS não quer dizer que o SMS/MMS seja abolido. As leis dos serviços e mercados digitais da UE criaram regras relativamente à interoperabilidade do WhatsApp e do Facebook Messenger com outros serviços de mensagens instantantâneas – mas não tocaram no SMS/MMS
    – As maiores empresas de comunicações telefónicas são compatíveis com o RCS e veem com bons olhos o fim do SMS/MMS – que, apesar disso, continua. A China quer que as suas empresas de comunicações sejam compatíveis com o RCS – mas nada é dito sobre o fim do SMS/MMS.
    – Finalmente, os serviços de mensagens instantâneas há muito que ultrapassaram os problemas de de interoperabilidade entre o Android e o iOS, como é o caso do WhatsApp na UE e do WeChat e QQ na China (com respetivamente, 1.076 milhões e 804 milhões de utilizadores mensais).
    Ou seja, tal como na UE, a interoperabilidade entre o Android e o iOS está assegurada, não depende da a adoção do RCS “ao lado” do iMessage pela Apple. É antes uma questão de como o RCS suplanta o SMS/MMS e se o substitui ou não.

    1. Avatar de Zzzzzz
      Zzzzzz

      Notícia onde aparece China e Apple juntas não podia faltar o teu bitaite

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Se o RCS permite o envio de multimedia, isso não será considerado pelas operadoras como se fosse MMS e depois passam a cobrar??
    É uma dúvida…

    1. Avatar de Rodrigo Pinto
      Rodrigo Pinto

      Nao, porque o RCS envia usando o wifi ou internet movel. O MMS usa o protocolo GSM

    2. Avatar de ANTI JL
      ANTI JL

      Não, pois o protocolo SMS e MMS são enviados sem recorrer há internet dai serem cobrados, já as outras aplicações e agora o RCS é através da ligação há internet.

      há muito que só tenho a app nativa de mensagens para receber SMS de serviços, de resto só whatsapp para tudo.