Localidade francesa decidiu proibir a utilização de smartphones na rua

18 Comentários

Uma localidade a sul de Paris, em França, decidiu restringir a utilização de smartphones em público, proibindo adultos e crianças de andarem com os dispositivos na rua.

Jovem no smartphone na rua

No fim de semana passado, os menos de 2000 habitantes de Seine-Port, a sul de Paris, em França, votaram a favor de um referendo para restringir a utilização de smartphones em público. Desta forma, proibindo adultos e crianças de estarem com os seus dispositivos enquanto caminham e fazem tarefas ou atividades na rua.

Por exemplo, as pessoas que poderiam consultar o mapa do seu smartphone por dúvidas no caminho, são encorajadas a pedir indicações.

Há quem diga que é um ataque às liberdades, mas eu não penso assim. Trata-se de sensibilizar para o impacto dos telemóveis nas nossas vidas.

O meu filho de um ano não tem ecrãs. O meu filho de quatro anos não tem ecrãs em dia de escola, e só tem por breves momentos quando o mais novo está a dormir a sesta. Muitas crianças e adultos são intoxicados por ecrãs – até os bebés em carrinhos de bebé andam com telemóveis. Trata-se de substituir isso por mais contacto humano. Antes de ter filhos, a minha televisão estava sempre ligada em segundo plano; agora nunca a ligo.

Partilhou Ludivine, 34 anos, mostrando-se “totalmente a favor desta medida”.

Segundo o The Guardian, dos menos de 2000 habitantes, 277 votou e fez vencer a restrição, com 54% dos votos.

 

Futuro deverá tirar os smartphones da rua e motivar as pessoas a (con)viver

Agora, o autarca, Vincent Paul-Petit, irá redigir um decreto municipal sobre o uso de smartphones, produzindo o primeiro deste tipo, em França.

O decreto não é aplicável pela polícia, pois os agentes não podem parar ou multar as pessoas que usem o smartphone na rua, uma vez que não existe uma lei nacional contra os dispositivos.

Porém, Vincent Paul-Petit descreve-o como um incentivo para as pessoas pararem de os usar. Aos lojistas está, inclusivamente, a ser pedido que coloquem avisos nas suas montras, no sentido de motivar as pessoas a largarem os seus smartphones.

Vincent Paul-Petit, autarca de Seine-Port. Fotografia: Magali Delporte/The Guardian
Vincent Paul-Petit, autarca de Seine-Port. Fotografia: Magali Delporte/The Guardian

Além desta proibição, a localidade também aprovou uma espécie de contrato informal para as famílias sobre a utilização dos ecrãs pelas crianças. Os mais novos deverão ser afastados dos smartphones de manhã, no quarto, antes de dormir e durante as refeições.

Como incentivo, se os pais se comprometerem, por escrito, a não dar um smartphone aos filhos antes dos 15 anos, a autarquia assegura fornecer à criança um dispositivo apenas para chamadas.

Quero preservar os espaços públicos da invasão dos smartphones. Não se trata de proibir todos os telefones, trata-se de propor que as pessoas se abstenham de utilizar os seus smartphones para fazer scroll nas redes sociais, jogar um jogo ou ver vídeos em locais públicos, que queremos preservar para a vida social.

Esclareceu o autarca de Seine-Port, dizendo que “incentivaremos um padeiro ou talhante a não atender alguém que entra a mexer no telefone: se estiver a conversar ao telefone, pode terminar do lado de fora e depois entrar e dizer olá”.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Então mas assim é cancelamento, woke, tirania, telefobia, qualquer coisa lol

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Proibir, não é. Como diz a fonte, não há lei que proíba, por isso a polícia não vai impedir ninguém de usar um telemóvel a andar na rua ou em espaços públicos.
    É incentivar as pessoas, especialmente os jovens a não os usar – se tiverem alternativas para ocupar melhor o tempo. Foi também uma forma de por a aldeia no “mapa” das notícias.

    1. Avatar de Odius
      Odius

      “Desta forma, proibindo adultos e crianças de estarem com os seus dispositivos enquanto caminham e fazem tarefas ou atividades na rua.”

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Fonte (nada mais nada menos que “The Guardian”): “O prefeito, Vincent Paul-Petit, do partido de direita Les Républicains, agora redigirá um decreto municipal sobre o uso de smartphones, o primeiro de seu tipo na França. Não é exequível pela polícia – os polícias não podem parar ou multar as pessoas a andar na rua a mexer no smatphone porque não há lei nacional contra smartphones – mas o prefeito descreve como um incitamento para parar de usar o telemóvel e uma orientação para limitar o seu uso. Os lojistas estão a ser instados a colocar autocolantes nas janelas e pedir gentilmente às pessoas que parem de usar os telemóveis”.

  3. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Vou já planear a minha mudança.. há vinho ?

    1. Avatar de Abastardo
      Abastardo

      Deixa-te de tretas zé, nem idade tens para beber álcool.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Depois do COVID parece que cada vez há mais regras que nos limitam.
    Penso que no geral está a ficar …. exagerado.

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Não podem fazer isso, é como se proibissem as pessoas de andar com livros ou agendas.

  6. Avatar de jh71
    jh71

    Quando os limitados não acompanham a evolução proíbem os outros de continuar o seu caminho evolutivo.. enfim

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Evolução ou retrocesso civilizacional?
      Os dados de QI da última geração dizem que é o 2o

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      a tua afirmação só valida os estudos que sustentam que o qi está a descer fruto do uso de dispositvos como os smartphones.
      pensar que tecnologia é sinónimo de progresso/evolução é de rir às gargalhadas! paranão chorar com tanta ignorância

  7. Avatar de Abastardo
    Abastardo

    Portanto, uma lei para nada, pois o resultado vai ser exatamente o mesmo, vai continuar tudo a usar o smartphone…

  8. Avatar de há+cada+gajo
    há+cada+gajo

    Quando vais na rua a praticar exercício físico e tens de estar constantemente a avisar as pessoas para poderes passar, porque estas, estando na rua, permanecem alienadas no mundo digital a viver fantasias, acho bem que se proíba.

    1. Avatar de Zé

      Vai para um parque ou sítio apropriado. Deves ser daqueles que corre no meio da cidade e trânsito a lixar a vida aos outros.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Nas passadeiras era bem proibido. A partir daí parece-me excessivo.

  10. Avatar de Odius
    Odius

    Esses acabaram de provocar uma futura emigração da população mais jovem. Mas isto só acontece porque têm um QI de um burro, peço desculpa ao animal pela comparação sendo o animal mais inteligente que eles.

  11. Avatar de Joseph
    Joseph

    Esta noticia so leva ao bom senso de saber usar o telemovel nos locais correctos. Algumas pessoas ja o fazem, por exemplo nas horas das refeiçoes.