Ficou sem carta de condução? Não vai poder conduzir na UE

22 Comentários

Ficar sem carta de condução pelo facto de ter cometido infrações rodoviárias traz uma série de problemas. É o “preço” a pagar por eventuais abusos das regras do Código da Estrada. O Parlamento Europeu propôs recentemente que caso o condutor fique sem carta num país da União Europeia, a inibição de conduzir passe a ser válida em todos os Estados-Membros.

Ficou sem carta de condução? Não vai poder conduzir na UE


É melhor não ficar sem carta de condução…

Vêm aí novas regras nos que diz respeito às regras rodoviárias à escala da União Europeia. O Parlamento Europeu quer acabar com impunidade na condução imprudente.

Infrações graves de trânsito, como excesso de velocidade ou condução sob efeito de álcool, devem levar à inibição da condução em toda a UE, de acordo com a proposta que foi votada na passada terça-feira.

De acordo com as regras atuais, se a um condutor for retirada a carta de condução – na sequência de uma infração às regras de trânsito num país da UE diferente daquele que a emitiu -, na maior parte dos casos, a sanção só é aplicada no país onde a infração foi cometida. Isto significa que nos restantes países da UE, o mesmo condutor não sofre quaisquer restrições.

Ficou sem carta de condução? Não vai poder conduzir na UE

Para garantir que a suspensão, restrição ou inibição de conduzir de um cidadão não residente é aplicada em todos os países da UE, as novas regras exigem que esta decisão seja transmitida ao país que emitiu a carta de condução.

Os eurodeputados propõem também que se acrescente à lista de infrações graves em matéria de trânsito a condução sem carta de condução válida.

As regras de inibição de conduzir fazem parte do conjunto de medidas sobre segurança rodoviária apresentado pela Comissão em março de 2023.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Não há cartas de condução por 200€??

    É só pedir a carta internacional com uma dessas cartas de 200€, e está feito.
    Só não podes conduzir no teu país de origem… Porque cruzam dados do CC com o resto.

  2. Avatar de nope
    nope

    Mais uma medida tipica dos fascistas mediocres que tomaram conta da Europa….

    1. Avatar de Quem
      Quem

      Ya, não faz sentido nenhum, não é?

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      quer dizer, no teu país borrifas-te para todas as outras pessoas e coloca-las todas em risco e não contente com isso inda queres ir fazer o mesmo para o resto do mundo(?) depois os fascistas são os outros…

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        no resto do mundo podes fazê-lo na mesma, só na UE é que não, nos outros países só precisas de um passaporte e carta de condução de qualquer país, não existe sequer como validarem se é verdadeira.

        1. Avatar de MLopes
          MLopes

          poderia ter colocado “resto do mundo” entre aspas mas pensei que se perceberia que o objetivo da expressão era acentuar o ridículo da afirmação a que respondi

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Porque os babuínos têm de poder fazer toda a merda que quiserem e porem em causa vidas Humanas, claro…

    4. Avatar de Leonel+matos
      Leonel+matos

      Pois eu acho muito bem. Se a pessoa é inapta para conduzir no próprio país não deve muito menos ir para os demais países

    5. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Pena que não faças ideia do que é o Fascismo.

  3. Avatar de O Barbaro
    O Barbaro

    A minha carta ainda é destas de papel rosa, como se faz para ter uma de plástico ?

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Só tem quê perdir uma nova ou dar como perdida

  4. Avatar de Victor+von+Frankenstein
    Victor+von+Frankenstein

    Claro só tenho é pena essa malta armada em piloto não bater com os costados na prisão

    1. Avatar de PoisPois
      PoisPois

      Nao sei se prefiro malta armada em pilotos de F1 ou malta com falta de unhas mais conhecidos por “Empata F*d**s”.
      Pela minha experiencia, tenho mais medo dos segundos.

  5. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    Concordo, mas já agora, porque é que não uniformizam os impostos sobre os automóveis em toda a UE?
    E porque é que não podemos comprar um carro novo em qq país da UE como se compra outro produto qualquer?
    Isso é que era uma verdadeira UE.

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu fiquei já a muito tempo com devo fazer

    1. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      Partindo do princípio que é uma pergunta, deves pôr o “h” no “a” e um “?” no final.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu gostava de saber sabes como devo fazer fiquei sem aminha carta á muito tempo como posso fazer para recuperar

    1. Avatar de Jorge+Santos
      Jorge+Santos

      Se não tem a carta de condução há mais de 2 anos, então é obrigado ir a uma escola de condução e obter a carta de condução como fosse a primeira vez.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Está cambada de gatunos dos políticos estão sempre a inventar complicar a vida a quem lê da de comer

  9. Avatar de Gerrie
    Gerrie

    Precisa mudar cartao NZ para Portuguese. Cartos expire 2019. Custo faz favor

  10. Avatar de Antero Cerqueira
    Antero Cerqueira

    Sou português e cidadão europeu.
    Mas ?
    Porque a carta de condução fica a ter igual para toda a Europa, enquanto outras licenças europeias não tem o mesmo conceito.
    Porque tenho que estar validado outras licenças de pais para pais já que e Europa
    Quem trabalha muito fora sabe do que estou a falar
    Obrigada

  11. Avatar de Martins
    Martins

    Acho muito bem que seja exemplo em todos os Estados membros .
    Só que um pormenor importante, quando o condutor deixar de estar inbibido e ainda continuar carregado no sistema ? E então a lentidão do Estado Português.