UE quer criminalizar as imagens pornográficas geradas por IA e os deepfakes

25 Comentários

O Conselho Europeu e o Parlamento Europeu concordaram com a proposta de criminalizar, entre outras coisas, diferentes tipos de ciberviolência. As regras propostas vão incluir a criminalização da partilha não consensual de imagens íntimas e deepfakes feitas por ferramentas de IA.


UE quer criminalizar imagens íntimas e deepfakes

Em 2022, a Comissão Europeia apresentou uma proposta sobre como combater a violência doméstica e a violência contra as mulheres sob outras formas.

Agora, o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu querem criminalizar a partilha não consensual de imagens íntimas e deepfakes geradas por IA, o cyber-stalking, o assédio online, o discurso de ódio misógino e o “cyber-flashing”, ou seja, o envio de “nudes” não solicitadas.

A Comissão afirma que a existência de uma diretiva para toda a União Europeia que aborde estes atos específicos ajudará as vítimas nos Estados-Membros que ainda não os criminalizaram.

Trata-se de uma questão urgente, tendo em conta a propagação exponencial e o impacto dramático da violência online.

Escreveu a Comissão no seu comunicado de imprensa.

Além disso, a diretiva exigirá que os Estados-Membros desenvolvam medidas que possam ajudar os utilizadores a identificar mais facilmente a ciberviolência e a saber como evitá-la, se possível, ou como procurar ajuda. A diretiva exige ainda que os Estados-Membros disponibilizem aos seus residentes um portal online onde possam enviar denúncias.

Num relatório, é sugerido que a recente disseminação de imagens pornográficas e deepfakes com o rosto de Taylor Swift levou os funcionários da UE a avançar com a proposta. A rede social X teve mesmo de bloquear temporariamente as pesquisas pelo nome da cantora depois de as imagens se terem tornado virais.

A última forma repugnante de humilhar as mulheres é através da partilha de imagens íntimas geradas por IA num par de minutos por qualquer pessoa. Essas imagens podem causar enormes danos, não só às estrelas pop, mas a todas as mulheres que teriam de provar no trabalho ou em casa que se tratava de um deepfake.

Disse a vice-presidente da Comissão Europeia, Věra Jourová, à fonte.

De momento, no entanto, as regras acima mencionadas são apenas parte de um projeto de lei que os representantes dos Estados-Membros da UE ainda têm de aprovar.

A lei final também está pendente de adoção no Conselho e no Parlamento Europeu.

Afirmou o Conselho da UE. Se tudo correr bem e o projeto se tornar lei em breve, os Estados da UE terão até 2027 para aplicar as novas regras.

 

Leia também:

México quer punir quem usar IA para gerar conteúdos pornográficos com mulheres

 

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Até agora podia fazer o mesmo com o photoshop e não havia problema, por ser AI é que é problematico?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      A AI está na moda!
      O pior é que eles nem sabem o que é uma AI.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O ponto não é esse mas sim a maior facilidade com que se criam essas imagens e daí poder haver muito mais imagens a circular.

    3. Avatar de O Botânico
      O Botânico

      chama-se hipocrisia

    4. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      E é óbvio que se for criado no Photoshop continua a ser um problema.
      O pessoal vai buscar cada argumento!

      1. Avatar de Joao Pires
        Joao Pires

        Continua onde? Isto sempre houve! Hoje em dia fala se em IA para fazer aquilo que ja toda a gente conseguia fazer, simplesmente é mais facil mas tambem menos realista. Nenhuma IA do mundo faz o que eu faco no photoshop, ponto.

        1. Avatar de André R.
          André R.

          Enquanto fazes uma foto a IA faz-te 10…
          É essa a diferença…

          1. Avatar de Marco Liberio
            Marco Liberio

            Ate podia fazer 1000 que a qualidade não e a mesma t0t0. A IA hoje em dia serve para brincar e pouco mais, em ambiente profissional não é aceite

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            A IA não é usada profissionalmente? LOLOL Isto é com cada um.
            O que interessa a imagem ser perfeita? O que está aqui em causa é qualquer pessoa o conseguir fazer mesmo sem ter base absolutamente nenhuma para tal.

        2. Avatar de MLopes
          MLopes

          o problema está no “toda a gente” e por isso estás errado. nem toda a gente conseguia fazer mas agora o universo de pessoas que o passaram a conseguir (não quer dizer que o façam) aumentou exponencialmente. mais grave ainda é a facilidade e rapidez com que agora se faz, aumentando drásticamente a “disponibilidade”

    5. Avatar de Mais um
      Mais um

      Sabem se inclui também aqueles desenhos nas portas dos WC?

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Pois, se não se usar AI para criar imagens dessas está tudo bem!

    Tanta vontade de quererem controlar o que se faz com uma AI e esquecem-se no que se pode vir a tornar uma AI na realidade!
    Uma AI tem a capacidade de se tornar completamente independente, ou seja, sem ninguém a conseguir controlar ou dominar.
    Esse é que é o verdadeiro problema, não as “brincadeiras” que se fazem actualmente!

  3. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Entendo o problema, mas entendo que a UE está a tornar-se num completamente totalitária e a caminho que uma Europa Federal.

    Pior, Numa Europa Comuno-Social-Marxista!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Antes de criticares vai ver as medidas que são propostas

    2. Avatar de Joao Pires
      Joao Pires

      A europa caminha para se tornar na realidade do filme Vendeta ou no livro de George Orwell. A Alemanha vai tornar se em breve de estrema direita e sair da UE e acabou. Ja vao com 40% dos votos e vai subir

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        @João Pires, Verdade!

        A UE quer tudo e vai ter a destruição da Comunidade de tão comunista que se está a tornar!

        @Mr. Y Se calhar antes de comentares, tenta perceber que a Europa de hoje, que é a da visão Merkel, não é a mesma dos anos 90 😉
        E o mundo mudou!

        Hoje é a IA, amanhã é a liberdade de expressão (que se formos a falar de alguns assuntos somos apelidados de extremistas, fascistas, incitadores ao ódio, quando a causa/critica é o problema e não o individuo).

        Sim, estamos a caminhar para um Europa Federal e completamente ditatorial!!

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          És mais um daqueles que ainda não entendeu a diferença entre o que é regulação e o que é censura. Parece a mesma coisa mas não é.
          É infalivel? Não, mas deixar rédea solta vai virar um caos e aí sim não se vai conseguir distinguir sobre o que é, de facto, verdade.

      2. Avatar de O Botânico
        O Botânico

        Bruno, e é isso que a esquerda global quer. mas no fundo alguém mais acima controla tanto esquerda como direita. Não conseguem controlar tudo nem todos, porque ainda temos livre arbítrio… e é por isso que tentam pela mentira e manipulação da informação (controlando os media) para convencerem as pessoas e condicionarem o pensamento das massas, não só com as narrativas que temos visto como também financeira e tecnologicamente.

    3. Avatar de O Botânico
      O Botânico

      a ideia é subverter e corromper os valores ocidentais tradicionais porque há uma herança cristã (ainda que muitas religiões sejam uma atrocidade face ao que Jesus ensinou e ao que a Bíbia ensina)… e essa herança cristã é evidentemente o correto a fazer mas o outro lado esforça-se para se instalar através da mentira. E, daí muita gente esvaziar certos valores deixando entrar novas ideias e doutrinas, muitas delas baseadas na pseudo ou falsa ciência. No fundo, querem a divisão das pessoas para poderem reinar, aos poucos vão conseguindo… naqueles que estão mais fracos ou ingenuamente enganados!

  4. Avatar de 0°0
    0°0

    Hoje uma imagem artificial, amanhã uma crítica.

  5. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Então e o Hentai?

  6. Avatar de AlexS
    AlexS

    Vai ser giro definirem a diferença en deep fake e not so deep fake..

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Tu gozas, com esses tiques de extrema direita mal disfarçada, mas é esse mesmo o problema.
      Quanto sentires isso na pele não vais achar tão giro.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Não querer demasiado poder no Estado é extrema direita – não socialista atenção -, boa. As voltas que o mundo dá… 180º … o lema da extrema direita é hoje “É Proibido Proibir” dos hippies e da contracultura…Hehe

  7. Avatar de nope
    nope

    É para evitar que no futuro videos verdadeiros que possam expôr a corja de parasitas fascistas/apoiantes de genocidio e regimes nazis que abundam na UE neste momento.