Portugal: carros de polícia com câmaras vão começar a multar

77 Comentários

Sim, leu bem! Em Portugal vão existir carros com câmaras instaladas que vão começar a multar os condutores infratores. Do que se sabe, por agora os carros vão apenas multar os carros mal estacionados.

Portugal: carros de polícia com câmaras vão começam a multar


Carros com câmaras vão começar a multar em março no Porto

De acordo com as informações, além dos radares de velocidade que também vão estar aos serviços das autoridades, haverá carros da Polícia com câmaras para multar, de forma automática, quem realizar estacionamentos de forma abusiva. Este projeto vai começar no Porto e a Câmara Municipal do Porto já revelou quando é que este sistema deverá começar a funcionar.

Segundo fonte oficial do Município, foi afirmado que “é expectável que o serviço esteja a funcionar no mês de março“. Do que se sabe, o sistema recolherá imagens dos veículos infratores, cabendo ao agente que está na viatura com a câmara instalada no seu tejadilho a emissão da respetiva coima.

Portugal: carros de polícia com câmaras vão começam a multar

Segundo escreve o ACP, em 2023 foram emitidos mais de 33 mil autos de contraordenação no Porto, tendo sido registados um total de 15 515 reboques de viaturas.

O objetivo deste novo sistema de deteção de carros mal estacionados é simplificar a fiscalização, garantindo uma gestão mais eficiente dos recursos humanos. Tal sistema também permite que os condutores prevaricadores “não fujam”, cenário que acontece sempre que se começa a multar uma fila de carros e os condutores se apercebem da ação da polícia.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    Carros da chulícia!

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      Se calhar, aprendias o código da estrada e começavas a cumpri-lo, e passavas a ver como carros da proteção, que podem tirar da estrada pessoal que conduz feito homicida, como é muito normal apanhar nas estradas portuguesas, pessoal a fazer manobras perigosas acima dos 200.
      Mas com a tua resposta, se calhar és um deles

      1. Avatar de O Botânico
        O Botânico

        mais um engatilhado. LOLOL

      2. Avatar de Pedro+H.
        Pedro+H.

        Estou de acordo, Sr. Alberto. Quando vejo uma mãe, com um carro de bebé, a ter de contornar o carro mal estacionado pela estrada, em sentido contrário e em cima do traço amarelo começo a ter vontade de chamar o reboque da polícia… Ainda para mais quando estacionam em cima dos passeios contribuem para a deterioração destes, mas, quanto a isto, se calhar era de valor os responsáveis pelo urbanismo, pensarem em “cortar” os passeios de forma a permitir que os carros possam estar estacionados sem tirar muito aos peões…

    2. Avatar de MLopes
      MLopes

      se podes até ter alguma razão com os radares escondidos, as armadilhas de velocidade, etc neste caso não tens e perdeste uma excelente oportunidade de estar calado.
      os carros mal estacionados são um flagelo para todos os outros utentes da via pública, em especial os que têm maiores dificuldades

  2. Avatar de Comtroverso
    Comtroverso

    Acho muito bem, e multar e mais nada! Tudo direitinho! A seguir e comecar a multar todos os que conduzem carros poluentes nas cidades, quem não tem eletrico ande de transportes!

    1. Avatar de NP
      NP

      Temos aqui um green commie xD

    2. Avatar de NP
      NP

      Temos aqui um green commie xD

    3. Avatar de 0°0
      0°0

      Por acaso o meu polui parece um comboio a carvão, vou votar no PS pode ser que me deem um elétrico novo.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Dão-te é um aumento de IUC valente!

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Isso é a piada, os factos é que exceto nos anos de pandemia, os anos que se venderam menos carros foi precisamente quando o PSD/CDS lá estiveram. Por curiosidade (ou não) esses foram os anos em que se venderam os carros mais caros e todas as marcas de luxo bateram recordes de vendas. Agora deixa cozer em lume brando.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Nada disso, votas na PAF ou na IL e pagas o porsche da mulher do patrão.

    4. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Os automóveis eléctricos para além de serem extremamente poluentes, prejudiciais à Natureza, Meio-Ambiente, e Ser-Humano, ineficazes e limitados, dependem todos dos combustíveis fósseis.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Vai ler qualquer coisa séria sobre isso e depois regressa

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          Até porque as maquinas que fazem a extração das materias primas das minas a ceu aberto andam a agua, bem como o transporte da mesma

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Diz-me uma coisa que seja produzida que não polue. Não te vejo indignado com os novos poços petroliferos e os cargueiros que por aí andam.
            Preferia que houvesse uma alternativa que não necessitasse de explorar ainda mais a Natureza? Preferia. Mas aos menos esta alternativa tem o potencial de ser reciclável e reutilizável.
            Por favor, sejam sérios e não olhem só para um lado.

          2. Avatar de Alberto
            Alberto

            Já para não falar que muitas das minas utilizam mão de obra escrava e infantil.
            Mas já se sabe como o comum do português é, longe da vista . . .

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Alberto
            Isso é alguma novidade? É exclusivo das minas?
            Combate-se essas explorações escravas com mais fiscalização. Vê lá tu que, até em Portugal, há chicos espertos que exploram as pessoas, normalmente imigrantes, dessa forma.

        2. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          Como é que você carrega um carro eléctrico?

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Só podes ser troll, não é possivel!
            Com uma tomada? Tal como ligas um aquecedor, um ar condicionado, um fogão, um telemóvel, etc

          2. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Resposta a «Mr. Y» de 7 de Fevereiro de 2024 às 17:23:

            Você não está a responder à pergunta.

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Figueiredo
            Eu já respondi, tu é que não queres aceitar.
            Os VE carregam-se como qualquer electrodoméstico, como alguns gostam de chamar.

          4. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Resposta a «Mr. Y» de 7 de Fevereiro de 2024 às 22:04:

            Responda à pergunta que lhe foi colocada: como é que você carrega um carro eléctrico?

          5. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Figueiredo

            Ainda nisso? Eu já respondi.
            Eu sei perfeitamente o ponto que queres chegar mas seja homenzinho e diga logo para eu poder desmentir a falácia.

      2. Avatar de TogasPacho
        TogasPacho

        leste isso onde? na página do chega no fb?

        1. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          O Partido Chega é uma fraude.

          Como é que você carrega um carro eléctrico?

      3. Avatar de Hugo
        Hugo

        Tanta asneira numa única frase.

    5. Avatar de PTA
      PTA

      Só nao vou gozar porque pode ser doença!

    6. Avatar de Infinity
      Infinity

      Nao tenho dinheiro para comprar um autocarro para mim.

    7. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Don’t feed the troll!

    8. Avatar de Contador
      Contador

      Tanta resposta e não vêem que é um troll…

    9. Avatar de Sungas
      Sungas

      Também tenho uma lata velha a diesel e só faço questão de o usar quando vou ao centro de Liaboa.

    10. Avatar de PJA
      PJA

      Claro, esses gajos dos fumarentos todos para um campo de trabalhos forçados. Malandragem que andam a poluir o mundo. Eu se podesse…

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Aprendam pessoal ! isto sim é facturar à séria !

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Comecem é a andar com carros descartelizados nas estradas Portuguesas… aí sim, enchem a memória da câmara num instantinho!

    1. Avatar de Paulo Sérgio
      Paulo Sérgio

      Sei que provavelmente foi erro de tradutor automático, mas gostei da palavra descartelizados 🙂

    2. Avatar de Paulo Sérgio
      Paulo Sérgio

      Não estou a dizer que essa palavra não exista. Vamos descartelizar as empresas de comunicação 🙂

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Noutros países sucedem coisas do género. Por exemplo em Inglaterra há carros que vão verificando as matrículas de carros estacionados na via pública e caso falte alguma coisa, é emitida a respetiva multa. Aqui em Portugal se o fizessem aposto que apanhavam muito carro estacionado sem seguro e/ou sem IPO.

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Ja fazem isso em Portugal…

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Não acredito…

        1. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          eu ja fui multado assim, a polícia passou por mim e passados uns dias recebi uma multa em casa por falta de inspeção….

        2. Avatar de Zé

          Ai fazem, fazem.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Já fazem isso cá há mais de uma década, só as emels da vida é que se dão ao trabalho de andar na rua

  6. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    ….mas não estão em greve nestes dias??

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Deve ser verdade… Só na minha localidade São CENTENAS de carros mal estacionados em cima dos passeios Com várias reclamações na Câmara, na PSP, e continua tudo igual à DÉCADAS…

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Deviam era multar o pessoal que anda na faixa do meio…isso sim!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      E quem te diz que não multam?

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu até gosto dos que andam na via do meio. Deixam-me a via da direita para circular à vontade.

  9. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Durante a Governação Autárquica do Presidente do Rui Rio o trânsito e o estacionamento eram devidamente fiscalizados e controlados, foi um problema – assim como tantos outros – resolvido pelo Presidente Rui Rio e que prejudicava a Cidade do Porto e os Portuenses, fruto das más políticas nesta matéria praticadas pelos Governos Autárquicos liberais/maçónicos do Partido Socialista (1990-2001).

    Desde 2014 o Executivo liberal/maçónico do «Porto, o Nosso Partido/Porto, o Nosso Movimento/Aqui Há Porto», provocou intencionalmente uma situação caótica no trânsito e estacionamento na Cidade do Porto, alterando sentidos e não efectuando o devido controlo e fiscalização pondo em risco a segurança e bem-estar dos Portuenses (condutores ou peões), retirando assim condições de desenvolvimento, movimentação, e habitabilidade na Cidade.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Deve dar um gozo imenso ao Rui Moreira ouvir as pessoas queixarem-se do trânsito.
      Há com cada teoria…

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        O controlo, gestão, e fiscalização do trânsito e estacionamento, compete aos Executivos que Governam as Autarquias em conjunto com a Polícia de Segurança Pública.

        A situação caótica do trânsito, a ausência de fiscalização do estacionamento, alteração de sentidos sem qualquer fundamento, e vias de trânsito mal concebidas ou deformadas que não possuem as dimensões correctas para a circulação de veículos, são uma consequência das más políticas intencionais nesta matéria – assim como em outras – praticadas pelo Executivo liberal/maçónico do «Porto, o Nosso Partido/Porto, o Nosso Movimento/Aqui Há Porto».

        Aliás este problema com o trânsito e estacionamento já tinha sido provocado nos Governos Autárquicos liberais/maçónicos do Partido Socialista (1990-2001), e foi agravada pelos projectos de “reabilitação” dos espaços e vias públicas que atrofiaram não só essas áreas como as vias de trânsito.

  10. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
    NegacionistaPorqueDáJeito

    Alguém tem de pagar o merecido e justo suplemento de risco da policia 🙂

  11. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    acho bem, quem quer andar no trânsito tem que cumprir as regras. Principalmente estacionamento e rotundas.
    quem não quiser cumprir que ande de trotinete

    1. Avatar de Alberto
      Alberto

      que ande a pé ou fique em casa, com a lei actual as trotinetes têm de andar na faixa de rodagem, por isso ia ser pior

  12. Avatar de Ze
    Ze

    Cada cantinho que encontras é estacionamento pago, nós cada vez mais necessitamos de transporte proprio tendo em conta a escassez/horarios de transportes publicos. Criar dificuldades e o povo como sempre tem de abrir a carteira. Sempre a cair as despesas sobre os mesmos, trabalhador.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Desculpa mas, no Porto, não falta transporte público

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        O transporte público na Cidade do Porto como os autocarros da STCP e o Metro passaram desde 2014 a prestar um serviço de má qualidade, muito medíocre, onde horários não são cumpridos e a manutenção das infra-estruturas é negligenciada.

        Os autocarros da STCP em circulação com destaque para as viaturas postas a circular pelo Executivo liberal/maçónico do «Porto, o Nosso Partido/Porto, o Nosso Movimento/Aqui Há Porto» foram mal concebidas não tendo condições nem acomodação correcta para transportar passageiros, as regras para utilização/funcionamento dos autocarros não são cumpridas pelos motoristas nem pelos passageiros, os abrigos nas paragens foram mal projectados não tendo a dimensão ou espaço correctos, mal colocados na via pública, e não protegem da chuva.

        O Metro do Porto a partir de 2014 e principalmente desde 2018 começou a prestar um serviço medíocre, com atrasos e frequências de passagem que não são correctas, poluição visual, falta de manutenção, limpeza, e segurança nas estações e veículos, as novas carruagens foram igualmente mal concebidas (não possuem espaço), e o Metro passou novamente a ser usado pelo tráfico/consumo de droga para fazer circular os estupefacientes via passadores, um problema que o Presidente Rui Rio durante a sua Governação Autárquica resolveu em conjunto com a Brigada Cinotécnica.

        De realçar que o Metro do Porto desde a sua inauguração em 2002 e até 2013 prestou um serviço de qualidade sendo reconhecido pelos Portuenses e a nível internacional, elogiado pelos Estrangeiros que visitavam a Cidade do Porto devido à sua funcionalidade, e à beleza, sobriedade, e limpeza das estações, em comparação com outras cidades Europeias, tendo atingido grande prestígio quando o Presidente Rui Rio desempenhou as funções de administrador não-executivo da Metro do Porto.

        Por tanto, quando você escreve que «…no Porto, não falta transporte público…», é mentira, falta transporte público, e com qualidade, condições, e profissionalismo, mas provavelmente você não é Portuense e por isso desconhece a realidade da Cidade do Porto.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não sou portuense? Pois calhou-te mal, eu uso o Metro diariamente.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            O Porto não tem metro, tem comboio

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Já agora, tens de pensar na política doutra forma. Essa adoração ao Rui Rio e o ódio ao Rui Moreira não te faz bem nenhum.

          1. Avatar de Figueiredo
            Figueiredo

            Você não tem argumentos.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            “O Metro do Porto a partir de 2014 e principalmente desde 2018 começou a prestar um serviço medíocre, com atrasos e frequências de passagem que não são correctas, poluição visual, falta de manutenção, limpeza, e segurança nas estações e veículos, as novas carruagens foram igualmente mal concebidas (não possuem espaço), e o Metro passou novamente a ser usado pelo tráfico/consumo de droga para fazer circular os estupefacientes via passadores”

            Eu não tenho argumentos? E tu mentes com os dentes todos. Sendo utilizador diário do Metro o que estás para aqui a dizer é totalmente falso!
            A única razão de queixa que se pode fazer à JMP é à demora na construção da nova linha Rosa que está muito atrasada e a prejudicar imenso o trânsito na Boavista e na Baixa.

            Já sei que vais dizer que se fosse no tempo do Rui Rio isso não ia acontecer. Enfim…

        3. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          Resposta a «Mr. Y» de 8 de Fevereiro de 2024 às 11:50:

          Você está a mentir, e pior, não tem argumentos.

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu se colocar dashcam no carro para apanhar quem me bate e foge, não só não serve de prova como ainda posso ter problemas com a lei por causa da privacidade. Mas para ser multado já serve… Gostava de saber como conciliam isso aos olhos da lei.

    1. Avatar de Zé

      Porque são câmara instaladas nos veículos das forças de segurança.

    2. Avatar de Sintronics
      Sintronics

      Isto é o país das bananas!!!

      Lá fora até às seguradoras oferecem descontos no seguro se tiveres uma dashcam.

      Aqui graças a políticos velhos e com ideias antiquadas estamos assim.

      Segundo alguém me falou, sem certezas…
      Não podemos ter dashcam no carro por causa de uma lei do tempo do cavalo silva.

      Diz que as câmeras ferem a privacidade dos outros.

      Que anedota!!!
      Eu não tenho nada a esconder.

      As imagens da câmera são só para ser usadas em caso de acidente.

  14. Avatar de JCarlos
    JCarlos

    Multa o grande imposto.
    Esta na hora de votar pra correr com esta gente que tem arruinado o país.
    Não voto a muitos anos mas desta vez vai ser.
    É pra partir.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Se não votas HÁ muitos anos então deixa-te mas é estar caladinho. Não votas, não opinas. Se votares nos teus amigos e os teus amigos forem mais uns corruptos, como tem sido desde sempre, então reclama à vontade.

  15. Avatar de Zé

    Acho muito bem que multem. Até acho que as multas por estacionamento deviam ser bem mais elevadas. Há locais onde é impossível caminhar no passeio. Imagem uma cadeira de rodas ou uma pessoas de muletas. Estacionam em segunda e terceira fila. No meio da estrada à porta da escola. Estacionam em cima de passadeiras…
    Tenho uma forte suspeita que só vão multar os carros mal estacionados, logo basta cumprir, não é?

  16. Avatar de Helloworld
    Helloworld

    Se numa auto-estrada for 160km/h e a psp vier atrás de mim, eles também vão em excesso de velocidade, logo a multa é pros 2 ou é dividida entre os 2? lolololol

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Sim, muito giro. Muito engraçado. Vão atrás de ti para pararem um infrator!

  17. Avatar de Tintol
    Tintol

    Ou seja, a partir daqui o processo de de passagem de multas e’ tao simples e rápido que só precisamos de metade dos policias.

  18. Avatar de Amilcar
    Amilcar

    Mas as pessoas são multadas por cumprirem as regras? é que se não for esse o caso, não vejo o problema.

  19. Avatar de Jakim+Manel
    Jakim+Manel

    Continuem entretidos a discutir a poluição, o eletrico vs combustão e as multas dos carros mal estacionados e a produzir páginas de conversa da treta que é isso que os artistas do costume querem. O que eu sei é que na bomba de gasolina da 2 circular aos dias de hoje, o preço da gasolina por litro está 1.78 e em Espanha a mesma marca portuguesa tem a gasolina a 1.55. Já sei, ah e tal os impostos…pois é …não abram os olhos que não é preciso.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Vais votar IL? São os únicos que descem impostos.. pois.. falam falam

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Percebes de política à brava. Sente-se à distância LOLOLOL

  20. Avatar de Jakim+Manel
    Jakim+Manel

    Não falei em partidos, nem sequer em artistas circenses ou malabaristas, apenas disse para estarem atentos ao essencial e deixarem o acessório de parte, mas enfim, cada qual é como cada um e vou meter a minha viola no saco e dizer adeuzinho e um queijo.