Fundo de Garantia Automóvel: 10 milhões de euros em indemnizações

15 Comentários

Infelizmente somos por vezes confrontados com situações desagradáveis. Deixar o nosso carro bem estacionado e, no regresso, reparar que alguém lhe bateu é sempre um motivo para nos estragar o dia. Pior é sermos atropelados por um veículo que não conseguimos identificar. É aqui que pode entrar o Fundo de Garantia Automóvel (FGA).

Fundo de Garantia Automóvel: 10 milhões de euros em indemnizações


Fundo de Garantia Automóvel: 3.645 participações de sinistros em 2023

O FGA é um fundo público autónomo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, destinado a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação.

O Fundo de Garantia Automóvel responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não beneficie de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Nas condições previstas na Lei o Fundo de Garantia Automóvel pode também ser chamado a indemnizar as pessoas lesadas, ainda que o responsável seja desconhecido.

Fundo de Garantia Automóvel: 10 milhões de euros em indemnizações

Em 2023 foram pagos 10 milhões de euros em indemnizações. Segundo revela a Lusa, o Fundo de Garantia Automóvel recebeu em 2023 um total de 3.645 participações de sinistros, mais 1% do que em 2022, mas abaixo dos 4.000 processos de 2019 (ano anterior à pandemia da COVID-19).

O FGA lançou uma nova plataforma digital para apoiar o processo burocrático das vítimas de acidentes causados por veículos sem seguro ou em que o responsável não é conhecido – ver aqui.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Quem paga o seguro para duas vezes…
    Antes estar seguro, que ser espertinho.

  2. Avatar de Roger
    Roger

    Na minha garagem (que é do prédio todo), já me lixaram o carro 3 vezes (por outros vizinhos), cheguei a garagem olhos para o carro e vejo os nanos, ricos e mossas, e infelizmente… “ninguém viu” e nós é que ficamos com danos…

    1. Avatar de Odius
      Odius

      Queixa-te ao condomínio ou faz uma participação à policia.

      1. Avatar de Roger
        Roger

        De que vai servir sem testemunhas? nada.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Câmera dentro do carro durante a noite.
          Aqui temos todos box no prédio, não há cá parqueamentos

  3. Avatar de Zé

    Pagar seguro e ainda pagar para quem não paga tem uma piada f*****
    E espetar com essa malta na cadeia?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não cadeia ainda te custam mais…

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E atenção que há imensos brasileiros sem seguro. Não é xenofobia, nada disso. É porque como no Brasil não é obrigatório, compram automóveis em Portugal e andam sem seguros, muitas vezes até a polícia os detetar ou houver acidente.

  5. Avatar de Aves
    Aves

    Em 2022, o FGA pagou à volta de 9,7 milhões de indemnizações e, nesse ano recuperou 3,7 milhões (38,1%). Ou seja, em perto de 2/3 dos casos não foi identificado o veículo que causou o acidente e fugiu, ou o proprietário não tem bens penhoráveis.

    1. Avatar de SD
      SD

      Não podias estar sem dar o teu bitaite…..

  6. Avatar de luisa
    luisa

    facilmente esta situação era resolvida com carros com blackbox e cameras…gastar 10 milhões em 3600 casos em que não se sabe quem é o culpado ou o culpado nem tem seguro é lamentável em pleno 2024… pior ainda é quem tem de sustentar estes 10 milhões.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      O FGA tem que se saber quem é o culpado (ou que tem parte da responsabilidade) – o culpado pode é não ser identificável. Parece a mesma coisa, mas não é.
      Numa situação normal: num acidente, a companhia de seguros de quem causou o acidente vai pagar depois de confirmar que o seu segurado é o responsável (ou pagar de acordo com a sua responsabilidade).
      Recorrendo ao FGA é o mesmo – o FGA vai pagar depois de confirmar a responsabilidade de quem causou o acidente e não foi identificado, ou foi identificado mas não tem seguro. Se foi identificado, vai depois exercer o direito de regresso e recuperar (por pagamento voluntário ou por penhora, se houver bens ou rendimentos) o valor da indemnização que pagou.
      Quem sustenta os 10 milhões são as recuperações (3,7 milhões, em 2022) e uma parte do valor do prémio de seguro automóvel (2,5%) e que em 2022 rendeu ao FGA 27,2 milhões de euros.

      1. Avatar de SD
        SD

        Não podias estar sem dar o teu bitaite….. e não considerando o comentário dos outros, és o maior…. mas lá da tua rua.

        1. Avatar de Joaquim Afonso
          Joaquim Afonso

          Cuidado, estás a lidar com um Fart-Checker.