Lion Secrets – Os segredos do Lion a nu

6 Comentários

O Lion é um sistema operativo ainda inacabado. Aliás é ainda um sistema operativo capaz de trazer ao utilizador Mac muitas novidades, face à sua estrutura ainda em desenvolvimento e muito virada para os serviços cloud que estão a aparecer aos poucos.

Existem ainda muitas funcionalidades que o Lion poderá arrecadar, vindas, quem sabe, do seu irmão mais novo o iOS 5.

Mas este sistema operativo herdou do seu antecessor uma particularidade que nem todo os utilizadores apreciam: é demasiado recatado e esconde muitas das mais básicas funções. Já em tempos apresentamos o Secrets, uma aplicação para “contornar e manipular” essas funções apresentadas com comportamentos nativos, hoje deixamos o Lion Secrets que vem no mesmo conceito.


Os utilizadores Mac, assim como os utilizadores Windows, podem alterar as funcionalidades e parâmetros das mesmas modificando alguns ficheiros, no entanto no Mac OS X muitas dessas funções terão se ser executadas recorrendo ao Terminal e nem todos têm o a vontade para o fazer sem que isso acarrete danos no sistema.

Lion Secrets é uma ferramenta para Mac que permite executar essas modificações mais facilmente. A app dá-lhe um interface easy-to-use onde, passo a passo e com informação, pode modificar os programas que estão no arranque do sistema, pode alterar as preferências do sistema, alertas e a aparência no MacOS X Lion.

Esta aplicação está dividida em duas partes. À esquerda, poderá ver todos os itens que o utilizador pode modificar e classificados por função.

O programa conta com seis categorias:

  • Geral
  • Dock
  • Finder
  • Mail
  • Safari
  • Captura de ecrã

Quando selecciona uma categoria poderá aumentar a personalização recorrendo às opções listadas no menu, pode desligar animações, pode desligar ao ligar o zoom da doca, pode recolocar nos menus do Finder alguns itens entretanto desaparecidos nesta nova versão do Mac OS X… entre uma série de alterações e personalizações de caminhos e de acções mais especificas do comportamento das ferramentas do sistema operativo dentro de cada menu.

Depois das alterações clique Save Changes para as alterações serem integradas pelo sistema.

 
anterior próxima
No fim tem uma função de grava as alterações e permite restaurar para patamares anteriores de alterações, caso não pretenda estar a verificar tudo o que alterou e restaurar uma a uma as funções alteradas.

É uma aplicação simples mas que pode fazer sentido a quem pretende, de forma segura, personalizar o Mac OS X Lion.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X Lion 10.7
Download: Lion Secrets 1.0.2 [945KB]
Homepage: Tweak Now

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ryan
    Ryan

    Eu pergunto mesmo se o Steve Jobs teve alguma interferencia no Lion e no iOS mais recente antes de desaparecer. Para criticar preciso de ter informacao e por isso ando a ler algumas coisas. E pelo que vou lendo acho que o tal user friendly interface esta a afastar-se daquilo que fui conhecendo na Apple. Por exemplo um jornalista que conheco dizia-me que ate mesmo o iOS se estava a tornar complicado.
    Observando estes parametros e da minha experiencia com o Lion e como se aponta, e muito bem, de que as novidades do Lion estao escondidas acho isto desaponta a quem conhece o MACOSX

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas mete esse jornalista a falar comigo, é que de complicado o iOS não tem nada, bem pelo contrario. 😉

      Em relação ao Lion… bom é simples mas tem módulos que não sei bem para que servem no presente, só os entendo numa perspectiva de futuro, seja como for não vejo essa complicação e quando o comparado com o Windows 8 ou com as versões mais recentes de Linux… então aí a interface e as funcionalidades Mac OS X são muito mais user frendly.

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Concordo plenamente com esse comentario. De modo algum o MAC e complicado, nada disso, so quero frizar ja foi mais “user friendly”. Nem sequer estou a comparar com o Windows seja la ele qual for.
        Como tive ocasiao de dizer anteriormente para que ter mais funcoes se elas nao estao propriamente a mostra. Ate seria melhor estarem de forma a que muitos instalem aplicacoes para fazer um certo tweak.
        Atencao eu continuo a ter uma boa experiencia com Mac OS mas seria bom manter o tal principio de uso facil. Para complicado ha por ai Linux (isso e a minha paixao)

      2. Avatar de David Gonçalves
        David Gonçalves

        Boa noite Pessoal
        Vitor M. Como tens um à vontade com os vários sistemas da maçã, queria uma opiniao e quem sabe ate haver um post em que se compare o Snow Leopard vs Lion!
        Questiono isto porque tenho tido algums problemas que nao tinha no Snow Leopard, desde a bloqueios, à máquina ficar lenta, a perda de velocidade em algumas tarefas, a ter que reiniciar para o sistema ficar normal, e pouco tenho feito com o sistema operativo, apenas downloads, e visitado sites desde noticias, ao mail! um uso muito básico.

        O Mac é o i5 2.6ghz e 4gb RAM!

        Alguma ajuda com o Lion, ou devo regredir para o Snow Leopard?

        1. Avatar de José Miguel

          É o uma dúvida com que ando desde Julho!

  2. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Pois digo o mesmo!!! e nao há ninguem que nos consiga ajudar? PPLWARE AJUDA 😛

    HELPPPPP 😉