Tesla processada por alegado controlo incorreto de resíduos perigosos durante anos

6 Comentários

A Tesla está a enfrentar um processo judicial de 25 condados da Califórnia que a acusam de tratar mal os resíduos perigosos em instalações em todo o estado, de acordo com uma queixa apresentada no Tribunal Superior do Condado de San Joaquin.


A ação judicial, que visa a aplicação de sanções civis e uma injunção que obrigue a Tesla a controlar corretamente os resíduos, foi intentada após meses de negociações que alegadamente fracassaram. As penalidades civis podem chegar a 70 mil dólares por violação por dia, informou a Reuters.

Los Angeles, São Francisco e outros condados acusaram a Tesla de rotular e descartar indevidamente materiais em estações de transferência ou aterros sanitários “não autorizados a aceitar resíduos perigosos”.

Os materiais residuais incluem óleos lubrificantes, fluidos de travões, baterias de chumbo-ácido, aerossóis, anticongelante, fluidos de limpeza, propano, tinta, acetona, gás de petróleo liquefeito, adesivos e gasóleo.

Refere a queixa. Acrescenta que a Tesla “continua a fazê-lo nas suas instalações e/ou a partir delas”.

Tesla botões de pisca

Negociações da Tesla com promotores distritais da Califórnia não deram frutos

A Tesla revelou que estava a ser investigada por promotores distritais da Califórnia sobre o controlo da sua gestão de resíduos num processo da Securities and Exchange Commission (SEC) de 2022. Esta afirmou na época que “implementou várias medidas corretivas, incluindo a realização de treinos, auditorias e melhorias nos seus programas de gestão de resíduos do local”.

Além disso, a empresa afirmou em outubro de 2023 que estava em negociações com os promotores distritais da Califórnia, mas aparentemente não deram frutos.

A Tesla já havia enfrentado repercussões legais sobre o tratamento de resíduos. Em 2019, chegou a um acordo com a Agência de Proteção Ambiental sobre violações federais de materiais perigosos. Como parte disso, a Tesla concordou em gerir adequadamente os resíduos na sua fábrica em Fremont e pagar uma multa de 31 mil dólares.

 

Leia também:

Tesla Model S chegou aos 700.000 km e dono poupou mais de 110 mil euros

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…e pagar uma multa de 31 mil dólares.”
    Yá, lembro-me disso. Uma fortuna sem dúvida. Pagam mais semanalmente os clubes portugueses por mau comportamento dos adeptos.
    Não admira que continuem a conspurcar o meio ambiente!

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O Musk desde que não apoiou o Biden sabe que vai sofrer com isso e ultimamente é caso atrás de caso.
    Aliás o próprio Biden em conferência de imprensa deu mesmo a entender que ele está sobre a lupa da casa branca.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Já pareces o pessoal do Porto e o caso do macaco, a culpa é da comunicação social, não é de ele ter uma vida muito acima da média para um desempregado, aparentemente ter droga em casa, andar a ameaçar pessoas, nada disso a culpa é da comunicação social de Lisboa.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        ele não é desempregado, é empresário e muito bem sucedido, o resto é inveja

  3. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Filosofia dos americanos poderosos, dos rico europeus e russos, etc. etc: primeiro o lucro, depois o ambiente.

  4. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Cumprir com a legislação ambiental, algumas leis com décadas de existência, deveriam ser os mínimos olímpicos para cada empresa, senão não passam de oficinas de vão de escada. Espero que a Tesla seja obrigada a pagar uma multa exemplar.