Microsoft Edge agora rouba dados do Google Chrome sem autorização dos utilizadores

13 Comentários

A Microsoft sempre foi conhecida por tentar impor aos utilizadores os seus produtos dentro do Windows. Discretamente altera opções ou ativa funcionalidades que levam a que estes passem a ser o padrão e ganhem uma utilização nova. Isso acontece agora com o Edge, com queixas de que os dados do Chrome foram transferidos sem a autorização dos utilizadores.

Edge Chrome dados utilizadores browser

O Edge tem uma posição favorável dentro do Windows. Sendo o browser padrão do sistema da Microsoft está presente de forma constante e o próprio sistema faz uso dessa presença de forma permanente. Isso leva a situações de domínio e abuso que já várias vezes foram reportadas.

Uma nova situação está a ser relatada, com o Edge a obter dados de uma forma demasiado discreta. Depois de uma simples atualização, este passou a obter os dados do Chrome e a apresentar os mesmos separadores e os restantes dados do Chrome, sem qualquer indicação do utilizador ou sequer a sua autorização.

Edge rouba dados do Chrome sem autorização

Do que é descrito, este cenário acontece de forma totalmente automática, sendo ativada uma opção escondida no Edge. Esta pode ser ativada a qualquer momento, mas deveria depender da vontade do utilizador. Não era esperado que fosse ativada automaticamente e sem qualquer controlo deste.

Ainda mais estranho é que esta não é uma situação pontual e acontece na primeira vez que o Edge é usado após a atualização. A cada nova utilização este cenário repete-se e os separadores do Chrome são recolhidos e apresentados no Edge. Naturalmente que este não é para muitos um comportamento esperado ou sequer desejado.

Esta não é uma opção nova, sendo que está agora a ser ativada sem qualquer autorização por parte dos utilizadores. Acontece de forma automática e controlada pela Microsoft. A solução existe e passa por mudar a opção alterada no Edge. Esta está acessível num link de configuração do browser da Microsoft (edge://settings/profiles/importBrowsingData).

É provável que a Microsoft altere este comportamento e que deixe de obter os dados do Chrome, pelo menos sem que os utilizadores o indiquem claramente. Este é apenas um comportamento de muitos que já foram vistos e que tentam tornar o Edge o browser mais usado, mesmo sem a autorização dos utilizadores.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Por mim podem pegar à vontade e acabar. Não uso nem recomendo nenhum dos dois, principalmente ao nível da privacidade

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não é só de agora. No passado recente, já me deparei com esse problema algumas vezes.

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    E estavam eles preocupados (com o próprio bolso, entenda-se) com as mudanças da App Store.
    Enfim…

  4. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    São inúmeros e repetem-se os truques operados pela Microsoft. Contudo, nada de anormal! Qual é a diferença entre o Edge e o Chrome? Tão amigos e tão iguais que eles são…! Para mim, a opção e a solução é sempre o Firefox. O que mais adoro é chegar a qualquer distro Linux (foi outra solução para fugir a estas empresas monopolistas e invasivas) e encontrar lá o Firefox!!

  5. Avatar de uilegh9
    uilegh9

    Pensava que o “KB5034203 preview update” ia permitir desinstalar o edge mas não, talvez um dia quem sabe.

  6. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Ora roubo eu, ora roubas tu…..

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Fui um bug. Segundo uma fonte da própria Microsoft:
    “If a user chose continuous import in the Edge first run experience on some other device, this state may be syncing incorrectly across their devices. This is not the intended feature experience.”

  8. Avatar de João
    João

    Ladrão que rouba ladrão tem mil anos de perdão.
    E até eu sinto-me furtado só por ter escrito este comentário aqui.
    Tempos complicados.

  9. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    E é só do Chrome que rouba ???

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Bom “argumento”, ou seja, se outros roubam estou também legitimado a roubar, é isso?

  10. Avatar de Greenwave
    Greenwave

    Firefox e Vivaldi.

  11. Avatar de Jorge
    Jorge

    Esse é só mais um dos motivos que uso Linux

    1. Avatar de Pedro+António