Domingo é dia de dicas do Microsoft Word – Dica 1

6 Comentários

Ainda se lembram da nossa rubrica “Domingo é dia de dicas do Microsoft Word”? Esta rubrica surgiu em 2011 e foram criados vários artigos que ainda hoje são muito populares. Mas, com as novas versões do Word, decidimos fazer uma atualização desta rubrica. Vamos lá?

Domingo é dia de dicas do Microsoft Word - Dica 1


Dica Word: Como gerar automaticamente texto?

Para começar, hoje vamos ensinar um truque!  Quantas vezes queremos mostrar alguma formatação no Word e não temos texto? Nesse momento ou vamos à Internet e copiamos meia dúzia de frases ou então tentamos arranjar outro documento já com texto. Sabia que o Word consegue produzir texto automaticamente? Pois, é verdade… mas certamente não é aquilo que está a pensar.

Usando a fórmula rand(X, Y), onde X é o número de parágrafos que o texto aleatório vai ter e Y é o número de frases em cada um dos parágrafos, facilmente podemos ter um texto no nosso documento.

Para isso basta que faça, por exemplo, =rand(4, 5) numa folha de texto do Word, para que seja criado um texto aleatório com 4 parágrafos e em que cada parágrafo tem 4 frases.

 

No próximo domingo teremos mais dicas Word. Se tiverem sugestões já sabem, deixem em comentários que teremos todo o gosto de criar umas dicas com as vossas sugestões.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor Maia
    Vitor Maia

    Provavelmente a culta e a ignorância é minha, mas faz-se esse comando onde? Que sítio?
    Obrigado

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Na página onde escreves o texto, metes o comando

  2. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Mas hoje para manter a imparcialidade, deveriam fazer isso com outras plataformas concorrentes, como o Libreoffice, por exemplo, ou o SoftMaker. Hoje estão muito aperfeiçoadas, praticamente ao mesmo nível que o Office!

    1. Avatar de Vítor M.

      Será depois. Como foi feito no passado.

  3. Avatar de Santos
    Santos

    No caso das outra plataformas de Office, tirando o WPS, acho que nenhuma está tão boa, como o Office, basta ver o simples comando de criar uma validação de dados, que no Excel é extremamente fácil e simples, no calc do libreoffice tem que ativar um sem numero de coisas antes de conseguir fazer.

    1. Avatar de Pedro+António
      Pedro+António

      Sim. Tem razão. O libreoffice tem demasiados aplicativos e ferramentas, é um exagero, deviam simplificar. Ainda por cima seguem o modelo do Google docs, com uma interface de barra única, escondendo muitas ferramentas, depois temos de andar a procura delas.