Taxa de ocupação do subsolo sobe! Quanto cobra o seu Município?

17 Comentários

A taxa de ocupação do subsolo (TOS) é uma cobrança decorrente da utilização do subsolo pelas concessionárias de gás natural para a sua distribuição. Em 2024 o valor voltou a subir em alguns municípios. Saiba quanto “cobra” o seu.


Veja o valor do seu Município no simulador da Taxa de Ocupação do Subsolo

Alguns municípios voltaram a subir, agora em 2024, a taxa de ocupação do subsolo (TOS). Os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos revelam que o município do Barreiro é, em janeiro de 2024, aquele com a TOS mais elevada no País. Atualmente, no mercado regulado, a fatura mensal para um cenário de consumo de 200 kWh por mês é de 20,61 euros, revela a Deco proteste.

O simulador da Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS) é uma ferramenta de informação que permite aos consumidores saberem, sempre que permitida a sua repercussão, quais os valores da TOS repercutidos na sua fatura de gás natural.

Para aceder ao simulador basta que carregue aqui. Depois basta que escolha o seu Município, nível de pressão, período e consumo nesse período.

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Dassssss, o mais caro do pais é o Barreiro. VIVA o PCP e a sua proteção ao povo.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Aconselho a ver a página do executivo…

    2. Avatar de Mário
      Mário

      A câmara do Cartaxo é PSD, epah se calhar a culpa de terem das taxas mais altas é do PS ou do PCP

      1. Avatar de Luís+Costa
        Luís+Costa

        Porra mas é um diferença de 4€

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          Depende, aqui de Palmela para o Barreiro a diferença são cerca de 6€

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Viver em Portugal já quase que não é para Portugueses,
    Dou um exemplo, na minha área de residência, quando era os SMAS, um ramal de água ficava por 30,000$, “150€”, agora que é uma empresa privada o mesmo ramal custa 1000€, à e no tempo dos SMAS, o munícipe não podia mexer do contador para trás, agora com a empresa privada tens de fazer toda a instalação exceto a ligação à rede publica, eles só la vão colocar a braçadeira e 20 cm de tudo.
    Ainda está para nascer um serviço liberalizado em Portugal que fique mais barato e melhor, quando liberalizam o que quer que seja é sempre para pagarmos mais e arranjar mais uns taxos para os amigos

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O mercado da água é um monopólio por natureza.

      1. Avatar de José
        José

        Se o da eletricidade não é, porque motivo tem de o ser o da água?

        1. Avatar de Joao+M
          Joao+M

          pelo menos na eletricidade podes mudar de fornecedor e dá para poupar uns bons euros mudando. Agora na água não tens escolha. Aumentam os preços e aumentam “o lixo” e tens de aceitar e calas 🙂

          1. Avatar de WhiskasSaquetas
            WhiskasSaquetas

            Os primeiros 4… 6 meses ou X kWh sim poupas mas depois pagas tanto ou mais que a EDP. Iberdrola Goldenergy etc… usam a energia da EDP.

        2. Avatar de Luís+Costa
          Luís+Costa

          Porque não consegues injetar várias aguas na corrente certo? na energia consegues

    2. Avatar de jAr
      jAr

      O liberalismo é como o comunismo, é muito giro no papel, depois vamos ver e não funciona.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        A eletricidade é igual, para pedires ramal novo, a EDP dá a lista dos empreiteiros que podes contratar, ou seja os preços são iguais para todos não há concorrência

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Oh oh…e pagas do BELOOOoooooo pq o ramal normalmente é feito em CARGA … não é para qq eletricista

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      Rídiculo. E a desviares a conversa do tema da notícia.
      A taxa de ocupação de subsolo é definida pelas cameras e claro quando aumenta faz aumentar o preço de quem instala canalizações, cabos etc.

      Qual seriam os custos da TLP hoje para teres internet?

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Admira é que os municípios não estejam todos a cobrar taxa de ocupação de subsolo… é uma receita tão fácil de obter.

  4. Avatar de PTO
    PTO

    Eu pensava que só pagaria taxa de ocupação de subsolo quando batesse a bota e fosse enterrado no cemitério, mas estes políticos conseguem proezas extraordinárias, já nos cobram ainda em vida e tudo.