ANACOM multa Worten e Continente por venderem equipamentos de rádio “ilegalmente”

27 Comentários

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) multou a Modelo Continente e a Worten por comercializarem equipamentos de rádio que não cumprem os requisitos legais. A notícia está na ser avançada pelo Jornal Económico.

ANACOM

Conforme informação avançada pelo Jornal Económico, a ANACOM multou a Modelo Continente e Worten, em mais de meio milhão de euros, por comercialização de equipamentos de rádio que não cumprem os requisitos legais.

Em ambos os casos foram-lhes ainda aplicadas sanções acessórias de perda a favor do Estado dos equipamentos desconformes.

Disse o regulador das comunicações, num comunicado.

Na origem da multa está a comercialização de modelos de equipamentos de rádio que não possuíam o nome do modelo, o número de lote, o número de série, ou qualquer outro elemento de identificação; não tinham aposto o nome do fabricante, o seu nome comercial registado ou a marca registada, bem como o seu endereço postal de contacto, com indicação de um ponto de contacto único; e/ou não existiam instruções e informações de segurança, em português.

 

ANACOM multa Worten e Continente

A ANACOM explica que alguns modelos não se encontravam acompanhados de informações sobre as faixas de frequência em que funcionam, e sobre a potência máxima de radiofrequência transmitida nessas faixas de frequência.

Além de ser comercializado sem que fossem disponibilizadas à ANACOM, “após solicitações para o efeito”, quer as documentações técnicas completas, quer as cópias das respetivas declarações UE de conformidade, “relativas a alguns dos modelos de equipamentos de rádio que aquelas sociedades comercializaram”.

Worten

A ANACOM detalha que está ainda em causa a comercialização, enquanto distribuidor, de 19 modelos de equipamentos de rádio, no caso da Worten, e de 27 no caso da Modelo Continente, sem que nalguns modelos se encontrasse aposta a marcação CE e sem que se encontrassem acompanhados de instruções e de informações de segurança, em português, e em vários modelos (alguns deles em várias ocasiões).

O regulador explica que “a ausência deste tipo de informação é penalizadora para os consumidores por várias razões”. Nomeadamente, porque “a falta de instruções de utilização e de segurança implica que muitos consumidores não possam compreender o funcionamento dos equipamentos de rádio, comprometendo nomeadamente a sua devida utilização”.

Continente

Depois “a não adoção de medidas corretivas para colocar em conformidade equipamentos de rádio com as normas constantes do RED, para os retirar do mercado ou para os recolher, implica que possam estar a ser reiteradamente disponibilizados no mercado equipamentos que não cumprem disposições legais que visam a proteção dos consumidores”.

A falta de indicação do endereço postal do fabricante “implica uma dificuldade acrescida, ou mesmo a impossibilidade, de os consumidores contactarem com aquele para qualquer efeito de que necessitem, nomeadamente em caso de o produto que adquirem se encontrar defeituoso”.

Por fim, o Jornal Económico informa que a ANACOM diz que a não aposição de marcação CE visível nos equipamentos “implica que os consumidores não possam ter a completa garantia de que as mesmas correspondem aos níveis ótimos de segurança na utilização exigidos ao nível europeu”.

Atualização

Na sequência do comunicado da ANACOM, a Worten contactou o Pplware e emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

A Worten tomou conhecimento de que a ANACOM emitiu um comunicado onde informa que a marca comercializou equipamentos cuja documentação anexa ou simbologia estariam desconformes.

A Worten não se revê na decisão proferida pela ANACOM, razão pela qual não procedeu ao pagamento da coima aplicada, tendo em alternativa impugnado judicialmente a decisão.

Cumpre agora ao Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão apreciar o caso e pronunciar-se. Nesta fase judicial terá a Worten a oportunidade de esclarecer os factos.

A Worten reitera o seu compromisso de conduzir a sua atividade no estrito cumprimento da lei e orgulha-se de sempre ter pautado a sua atividade pelos mais exigentes padrões de ética com que se relaciona no mercado, sendo reconhecida pelos consumidores como a marca líder no seu sector.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    off topic: sugiro ao ppl que também façam eco desta peça
    https://eco.sapo.pt/2024/01/24/ikea-promove-estante-que-e-boa-para-guardar-livros-ou-75-800-euros/
    Também já vi no observador e no noticias ao minuto. Alguém que se ponha a vender o poster ou T-Shirts com o cartz que eu compro.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Não aconselho a guardas dinheiro e livros nas estantes da IKEA bastam uns 2 anos para as prateleiras começarem a entortar…

      1. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        É quase tudo feito com pasta de papel muito prensada daí o entortarem, empenarem e afins ! Depois finalizado com uma melamina muito bonita para vender ! O Ingvar Kamprad se voltasse da campa despedia os a todos !

      2. Avatar de andre
        andre

        aguentam com 75800 euros, mas tem de ser notas, se for moedas vai cair de certeza.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mas alguém pode levar a mal.
      Que imaginação. Espero que a moda pegue eh eh eh
      “Com este veículo nào precisa de patrocinios”
      “Com este queijo flamengo não precisa de votos”
      “Seja sócio do Benfica e não precisará de bilhetes”
      Etc etc etc
      “Curso de Português para Magistrados”
      Muito bom. O céu é o limite.

  2. Avatar de NN
    NN

    a ANACOM devia era de fazer o trabalhinho de casa no que respeita aos serviços de internet que nao param de aumentar de forma “combinada” entre os varios “concorrentes” de mercado. Antigamente era caro porque nao havia rede, era preciso instalar, depois era porque os componentes informaticos eram caros, e a energia era cara, agora é por causa da inflação…. idem comer baratas! grande parte das infrastuturas foram pagas pelos contribuintes… o valor da internet deveria de melhorar mantendo o mesmo valor, a borrada do TDT deu nisto!

  3. Avatar de Ca
    Ca

    O privado faz melhor… hahahah…

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Diria, o privado “gere” melhor ! 🙂

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Basicamente andavam a fazer uma espécie de Aliexpress com loja física. Quando se compram coisas no Aliexpress é que vem tudo sem manual, sem instruções (ou quando vem é num inglês péssimo) e tudo desconforme a legislação europeia.

    1. Avatar de nunof
      nunof

      Acontece com a Worten, FNAC, Decathlon, Le Roy Merlin….é o problemas dos “marketplaces”. Aparentemente é a tábua de salvação para as lojas eletrónicas, mas com problemas de regulação quase impossíveis de resolver, a não ser que se proíba a importação da China diretamente pelo consumidor final, o que não creio ser fazível.

      1. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        Até podem meter todos players que entenderam na distribuição agora a responsabilidade pela norma e cumprimento da lei tem que ser atribuído ao retalhista ! Se a fiscalização funcionar e atuar em permanência e não de vez em quando certamente que a conversa seria outra e não o regabofe que vai na praça !

    2. Avatar de CSantos
      CSantos

      Andavam não. Andam. E ainda por cima a Aliexpress funciona muito melhor. Mas só é enganado quem quer.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      “Nunca é a técnica pela técnica mas a técnica pelos custos e pelos lucros.”

  5. Avatar de palex
    palex

    A sério?! Bastava fazer como muitos dos “fabricantes” que encontramos noutras plataformas e geografias: é só colocar a etiqueta que os consumidores europeus sentem-se logo protegidos!.. Que hipocrisia burocrática… E se formos falar de roupa e calçado…

  6. Avatar de Zé

    Rádios?? Vão uns 25 anos atrasados com essa multa. Ide aos gadgets e leds a ver se não apanham do mesmo e isso sim tem mais saída.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      25 anos atrasados porquê? Achas que tanto o Continente como a Worten os tinham à venda se não houvesse quem os compre? E além do mais o que interessa o tipo de artigo? Se não cumpre as regras é para ser retirado do mercado e a empresa multada, simples.

      1. Avatar de Zé

        Vendem porque ainda devem ter muito stock por aí.
        Queres mesmo comparar o número de vendas de rádios a gadgets chinocas? A questão aqui é prioridades. Pela notícia, deram prioridade aos rádios do que o mais vendido e óbvio que terá muitas coisas em incumprimento.

    2. Avatar de Caça Burros
      Caça Burros

      Neste contexto equipamento rádio é qualquer equipamento que faça uso de radiofrequência onde se incluem todos os equipamentos wifi e bluetooth, walkie talkies, etc

  7. Avatar de jorge+santos
    jorge+santos

    Falamos de rádios FM ou “walkie-talkies”?

  8. Avatar de Odius
    Odius

    Para já por rádios entenda-se equipamento com wi-fi. Acho que isto tem haver com as marcas brancas que vendem no site da Worten e não as marcas da Worten. Não estou a defender mas tudo o que comprei na Worten trazia toda a documentação mesmo seja da marca da Worten (Mitsai, Nplay, etc) ou outra marca mais conhecida (Acer, LG, etc). Acho que isto tem dedo de terceiros (tipo RP).

    1. Avatar de Técnico+Meo
      Técnico+Meo

      provavelmente algo por ai. Nunca me lembro de ver a worten a ter “baofengs” no catalogo

  9. Avatar de Johnny+silva
    Johnny+silva

    Adoro ver os comentários nestes tópicos “sensíveis”
    Auto rádio também deve ter algo, até porque a moda dos rádio Bluetooth é bom para as multas 25 € e com ” luzes pisca-pisca”, AliExpress e similares tem muita aderência porque tem produtos que por cá não existe, tem o bom e o mau, comprei um rugged smartphone oukitel porque o meu trabalho assim o exige, ficou preso na alfândega? Sim, mas vale cada cêntimo

  10. Avatar de mais+lenha+sff
    mais+lenha+sff

    esta ANACOM é uma comédia. Esta malta em lugar de fiscalizar os aumentos na factura de telecomunicacoes só porque sim, nao. Faz de tudo, menos o que deve.