Médico salva passageiro de avião usando Apple Watch da comissária de bordo

51 Comentários

O Apple Watch, assim como outros bons smartwatches, são importantes para monitorizar as atividades desportivas dos utilizadores, gerir agendas, notificar os eventos, servir de despertador e… até salvar pessoas. Ok, os mais sensíveis dirão que salvar é exagerado, e têm razão, porque neste caso, de facto, não salvou; ajudou um médico a bordo de um avião a salvar a vida de um passageiro. E o Apple Watch nem sequer era da pessoa salva!

Ilustração Apple Watch dentro de avião com app Oxigénio no sangue


A importância do oxímetro num Apple Watch

Rashid Riaz, um médico britânico de 43 anos que trabalha no Hospital do Condado de Hereford, em Inglaterra, ajudou a salvar a vida de um passageiro doente de um avião utilizando o Apple Watch de uma hospedeira de bordo.

O caso aconteceu num voo da Ryanair, de Birmingham, Inglaterra, para Verona, Itália, a 9 de janeiro, quando uma mulher de 70 anos ficou com falta de ar. Riaz interveio para ajudar a mulher depois de um membro da tripulação ter perguntado se havia um médico a bordo.

A mulher, que não está a ser identificada publicamente, não respondeu inicialmente às perguntas de Riaz, mas depois de saber que ela tinha um historial de problemas cardíacos, o médico pediu à hospedeira o seu Apple Watch para medir os níveis de oxigénio no sangue.

O Apple Watch ajudou-me a descobrir que o paciente tinha uma baixa saturação de oxigénio.

Disse Riaz à BBC.

Riaz utilizou a aplicação Oxigénio no sangue, que se destina a “fins gerais de fitness e bem-estar”, de acordo com a Apple. Segundo esta página, a aplicação “não se destina a utilização médica”, mas neste caso foi útil. O médico pediu à tripulação da Ryanair uma garrafa de oxigénio que o ajudou a estabilizar a saturação de oxigénio da mulher até aterrarem em Itália.

Após a aterragem, a mulher recebeu assistência médica adicional e recuperou rapidamente.

Durante este voo, aprendi muito com a minha própria experiência sobre a utilização do dispositivo. É uma lição sobre como podemos melhorar as viagens a bordo [com] este tipo de emergência [através] de um aparelho básico que hoje em dia está facilmente disponível.

Disse Rashid Riaz.

O médico aplaudiu a companhia aérea pela forma como lidou com a questão, mas recomendou que os aviões transportassem ferramentas para medir o corpo, como a saturação de oxigénio e a pressão arterial, e para determinar se alguém está a ter uma emergência diabética.

Embora a aplicação Oxigénio no sangue se tenha revelado útil, a Apple está num litígio de patentes com a Masimo, uma empresa de tecnologia médica, sobre o seu software.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Basta um oximetro de dedo e um medidor de TA. 100 euros chega e sobra. Até eu tenho em casa.

    1. Avatar de Vítor M.

      Num avião se calhar não era peso ou despesa que não pudessem ter.

      1. Avatar de José Santos
        José Santos

        2 instrumentos essenciais a bordo:

        APP de apoio médico:
        https://airrxmedical.com/airrxs-history.html

        Equipamento que faz ECG, mede temperatura, oximetria e auscultação por 250€
        https://www.withings.com/be/en/beam-o
        Todo o equipamento da Withings é extremamente fiável, desde o Move ECG (relógio que me custou 90€ – já retirado do mercado) scanwatch – com maios que um modelo até à balança digital que faz ECG de 6 derivações, mas que é muito pouco conhecido. e que merece alguma divulgação.

    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      100€ ? Acha que os medidores de TA e um oxímetro dos chineses são fiáveis ? São certificados ?

      Ainda ontem recebi o meu TA+ECG+FA da OMRON Complete que custou 192€. E um oxímetro também da OMRON custa qq coisa como 120€. É claro que, para uma companhia aérea, devia ser regra ter este tipo de equipamentos a bordo, inclusivamente um desfibrilhador, para alem das respetivas formações de como operar os mesmos.

      1. Avatar de Zé

        Se for um medidor de TA simples e fiável, sim, chega.
        Agora se for com mais funções claro que custa mais. Há muito por onde escolher.
        Mas diga-se de passagem que as companhias aéreas até podiam ter um DAE e pessoal de cabine com formação. Acho que fazia sentido, já que são obrigatórios em locais onde faz bem menos sentido.

      2. Avatar de Zé. Fonseca. A
        Zé. Fonseca. A

        Vais para o lar?

    3. Avatar de Aves
      Aves

      Também tira ECG e avisa se houver fibrilhação auricular?
      Pode mostrar (ou enviar) os ECG ao médico?

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        Este OMRON Complete sim, e tem vários avisos, não apenas de FA.

        https://www.omron-healthcare.pt/produtos/complete

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Esse custa perto de 200€ na Amazon.
          Bem, como tira ECG, o aviso de FA há de estar certo. Mas se for apenas medidor de pressão arterial, o mais certo é indicar como FA qualquer arritmia cardíaca, sem ser capaz de distinguir se se trata de efetivamente de FA. Tenho um OMRON que acontece isso – ou seja, é inútil quanto à FA.

          1. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            De uma olhada no link e vai poder ver todas as caraterísticas. Comprei este para complementar o meu Apple Watch Ultra, que não se calou no evento de FA que tive logo no dia 1 de janeiro.

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Lembraste-me que já tinhas contado o teu caso. Vou contar uma parecida, de um familiar meu – que teve uma trombose pulmonar. Até por isto: o pessoal já ouviu falar em AVC (acidente vascular cerebral) em ataque cardíaco (NOTE-SE BEM: O Apple Watch não deteta um ataque cardíaco), mas poucos ouviram falar em trombose (embolia) pulmonar.
            No caso do meu parente – o(s) coágulo(s) ter-se-á(ão) formado numa perna, atravessado o coração e obstruído as veias, mais finas, de entrada do sangue nos pulmões. O resultado foi – o sangue não oxigenava (o “combustível” do organismo), não conseguia andar 5 metros sem ter que parar e tentar respirar profundamente. Chamou-se o 112 (medido na ambulância o O2 estava a 92), foi para o hospital e, ao fim de mais tempo do que o que seria necessário, detetaram os coágulos nos pulmões, através de um TAC (pelo que percebi, também podem ser detetados, com menos precisão, com uma radiografia).
            E o que é que isto tem a ver com o Apple Watch? O ECG do Apple Watch identificou no dia anterior e no próprio dia – como fibrilhação auricular – o que terão sido o(s) coágulo(s) a passar pelo coração.

          3. Avatar de Antonio Ferreira
            Antonio Ferreira

            @Aves, A Fibrilação Auricular pode provocar esses coágulos, e por consequência AVC’s. E sim, é verdade, o Apple Watch apresenta de forma bem visível quando estamos a fazer um ECG que não deteta ataques cardíacos. Agora, por experiencia própria, ele avisou-me que estava com um ritmo cardíaco extremamente irregular e de que se trataria de Fibrilação Auricular. Coube-me a mim decidir o que fazer, no caso, Linha Saúde 24 -> INEM -> Emergência do Hospital. Espero que o teu parente tenha ficado bem.

          4. Avatar de Aves
            Aves

            Ainda vai ter que fazer uma ecografia ao coração para ver como ficou (não se faz de imediato, tem que se deixar passar um certo tempo para ver as “cicatrizes”). Pelo que me diz, o “ritmo sinusal”, que era uma constante antes deste episódio deixou de ser, aparece-lhe frequentemente “inconclusivo”.
            O aparelho da OMRON que referiste parece-me uma boa ideia neste caso.

      2. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        E sincroniza direto com a app Saúde do iphone

      3. Avatar de Vítor M.

        Tenho este https://www.withings.com/pt/en/bpm-core e não custando 100 euros, é uma verdade, é um equipamento muito bom. Aliás, já chegamos a falar de uma versão anterior. Até vou fazer uma análise deste.

        1. Avatar de V
          V

          Uma análise era óptimo. Talvez isto dê jeito: https://www.validatebp.org/

        2. Avatar de Zé

          Parece-me muito bom. Só tem o mal de que não consigo por a minha velhota ta trabalhar com uma coisa destas 😀

          1. Avatar de Vítor M.

            Percebo. Não é que seja difícil, mas de facto para os mais velhos há ali algumas coisas que não são simples de usar e perceber. Há outros mais tradicionais que se calhar são mais simples de usar.

            Este tem uma vantagem, ou várias. Primeiro é de uma marca reputada nesta área de equipamentos com categoria clínica. Depois, a interação com aplicações de saúde e bem-estar. E por fim a integração na app deles que é, a meu ver, superior, por exemplo, à da Apple (Saúde) em muitos aspetos que dizem respeito à agregação dos dados e a forma como são trabalhados na interface gráfica.

        3. Avatar de Zé. Fonseca. A
          Zé. Fonseca. A

          Junta a balança deles, vale a pena.
          De lembrar que isto é tudo Nokia rebranded

          1. Avatar de Vítor M.

            Verdade. O Thermo, o termómetro que tb tenho, diz Nokia.

        4. Avatar de Aves
          Aves

          O que diz Petra, que se assume como médica, na Amazonzon.es:
          “As medições de ECG também funcionam corretamente. Elas fornecem valores estáveis e correspondem aos dados do meu Apple Watch”.
          “Você precisa de saber que: essas são apenas “medições de canal único”. Os médicos, por outro lado, usam vários cabos para “medições multicanais”.
          A vantagem das medições de canal único é que elas podem ser realizadas a qualquer momento. As medições podem ser usadas para identificar a fibrilhação auricular quando ela é aguda — e não necessariamente quando você está a fazer um eletrocardiograma no médico. Resultado: 100% de satisfação.”
          Gostei de saber que o ECG batia certo com o Apple Watch. Esse BPM Core tem outras funções

  2. Avatar de V
    V

    “O médico aplaudiu a companhia aérea pela forma como lidou com a questão, mas recomendou que os aviões transportassem ferramentas para medir o corpo, como a saturação de oxigénio e a pressão arterial, e para determinar se alguém está a ter uma emergência diabética.”

    É inadmissível que entre tantas obrigações e regras, não exista a obrigação de ter estes aparelhos a bordo.

    1. Avatar de Zé. Fonseca. A
      Zé. Fonseca. A

      Os perfumes e bebidas alcoólicas ocupam o espaço todo

  3. Avatar de RH
    RH

    Estou a pensar comprar ou o Apple Watch ou o Oura Ring Gen3 qual acham que fico melhor servido?

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Ficas melhor servido com o dinheiro no banco, 🙂 espero ter ajudado 🙂 🙂

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Espero que não sejas assim na tua vida e no teu trabalho com todas as pessoas que fazem uma pergunta..

        A tua resposta foi meio estranha.

        ‘Olá boa tarde, tem esta camisola em M?’
        – Ficas melhor servido com o dinheiro no banco, espero ter ajudado

        ‘Este tablet tem boa memória interna?’
        -Ficas melhor servido com o dinheiro no banco, espero ter ajudado

        ‘Este carro é eficiente em termos de combustível?’
        -Ficas melhor servido com o dinheiro no banco, espero ter ajudado

        ‘Preciso de um novo frigorífico, o meu avariou. O que acha deste modelo aqui?’
        -Ficas melhor servido com o dinheiro no banco, espero ter ajudado

        Vocês e os vossos ódios de estimação pela Apple, isso faz-vos mal sabiam?

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Fusiom, conheces-me de algum lado?
          Odio à Apple?
          Talvez tenha mais produtos da Apple que tu.
          Se não percebes ironia não deves de comentar qual foi a parte dos símiles que não percebeste?
          Nem com desenhos lá chegas-te
          Alguns é que vivem cheios de ódios na vida, felizmente não é o meu caso, se te sentiste assim tão incomodado com as minha pseudo graçola, desculpa, não era minha intenção de ofender ninguém

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            @B@rão Vermelho é Fusion que se diz.

            Em relação ao conheces é vice-versa e se quiseres fazer desenho eu adoraria, podes fazer?

            Anyway o meu comentário tambem era irónico, fico triste por não perceberes tambem 🙁

            Mas fiquei zero ofendio, agora se não me fizeres o desenho ai sim posso ficar magoado e triste.

            Um grande abraço 😉

      2. Avatar de André Cardoso
        André Cardoso

        No banco?

    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      @RH, não conheço o Oura Ring mas posso falar pela experiencia que tenho com um Apple Watch Ultra, e fui-me muito útil no registo total de um evento de FA (Fibrilação Auricular) que tive logo no dia 1. O registo desse evento foi mostrado á médica no hospital que me seguiu e serviu como complemento ao diagnostico efetuado. Espero ter ajudado

      1. Avatar de RH
        RH

        Ainda bem que te ajudou. Um testemunho em portugues. Estou balanceado para o Apple Watch 9 o anel vejo algumas pessoas a usar mas não sei se aquilo tem muita precisão. Obrigado pelo teu comentário Antonio.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          não percebo qual a indecisão, são coisas diferentes, pessoalmente acho que toda a gente devia ter um apple watch ou algo semelhante se preferirem android, é algo extremamente util no dia a dia, as brincadeiras da saúde não são assim tão uteis para a maioria já que somos saudáveis

      2. Avatar de Zé. Fonseca. A
        Zé. Fonseca. A

        Isso era ressaca não era FA

        1. Avatar de Antonio Ferreira
          Antonio Ferreira

          Desejo que nunca apanhes uma ressaca destas

  4. Avatar de Aves
    Aves

    Já que se fala em comparações de medições e o tema do post é o nível de oxigénio – o meu Apple Watch dá sempre +1 que o medidor de oxigénio que comprei no tempo da COVID (não é chinês e está certificado CE). A diferença 96-97, por exemplo, não é nada (não havendo problemas nos pulmões, o +1 são algumas respirações mais rápidas e profundas).
    Mas a Apple avisa que essas funcionalidades do Apple Watch (ECG, O2 e batimentos cardíacos) não se destinam a utilização médica.

    1. Avatar de Zé

      A Apple bem queria que fossem, mas não estão a conseguir certificações. Sinceramente, nem sei que pensar. Quando até nos supermercados se vendem oximetros e medidores de TA e ninguém é obrigado a ter formação para os usar… Curiosamente, muitos médicos não sabem usar um medidor de TA. Ainda no mês passada aqui no trabalho o médico mediu-me a TA por cima da roupa. Eu já estava a tirar a camisola e ele “não é preciso tirar, mede bem na mesma”. Enfim.
      Mas uma coisa é pulsação, oxigénico e outras funções que podem ser medidas num único ponto. Já quanto a ECG tenho sérias dúvidas pois são efetuados com elétrodos em várias partes do corpo. Mas no fim de contas é preciso ter bom senso. Não é um equipamento médico. É um mero “guia” mas que pode muito bem ajudar algumas pessoas. E já considerei comprar algo do género para a minha mãe que tem problemas cardíacos.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Acima, contei o caso de um familiar meu que teve trombose (embolia) pulmonar – e no dia anterior e no próprio dia, o Apple Watch indicou fibrilhação auricular, que nunca tinha tido.
        O que te posso dizer é que sei de quem foi ao cardiologista, por causa de uma arritmia cardíaca, que o cardiologista classificou como leve, levava um Apple Watch série 3 (que não tem ECG) e foi convencido pelo cardiologista a comprar um com ECG (entenda-se, o que o cardiologista, que não tinha percebido que era um sem ECG, disse foi que, se houvesse alarme – podia enviar–se-lhe os ECG do Apple Watch). O que te posso dizer é:
        – Um leigo não sabe interpretar um ECG, a não ser que esteja tudo certinho e regular. Nota-se se há ou não arritmia (todos têm, maior ou menor) mas não identifica a gravidade;
        – Se o cardiologista disser que se lhe pode enviar os ECG do Apple Watch em caso de alerta, compra um. Mas NOTE-SE bem: como adverte a Apple, o Apple Watch deteta a fibrilhação auricular, mas não os ataques cardíacos.

        1. Avatar de GPTAves
          GPTAves

          ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

    2. Avatar de Vítor M.

      Eu sigo há uns bons anos um youtuber (dos poucos que sigo) que é especialistas e que tem material inigualável sobre estes dispositivos. https://www.youtube.com/@TheQuantifiedScientist

      E ele fez o teste aos oxímetros e reparem nos resultados dos smartwatches que ele comparou.

  5. Avatar de André Cardoso
    André Cardoso

    Seria assim tão necessário o uso do AppleWatch para chegar à conclusão que era necessário administrar oxigénio?

    1. Avatar de Zé

      Quando mais informação tiver um médico, melhor. Certamente que ajudou ter dados de diagnóstico.

  6. Avatar de GPTAves
    GPTAves

    O Aves no seu melhor, arre……. não perde uma para se querer mostrar, deve querer uma colaboração com o site

  7. Avatar de Ops
    Ops

    Salvou a vida e’ um exagero, a senhora so’ precisava de oxigenio ate’ a proxima assistencia medica.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      “Só” precisava de oxigenio ? sem um equipamento de medição, como é que se sabe que precisa de oxigenar mais ? fica á espera que desmaie ?

  8. Avatar de Ops
    Ops

    Alias, porque e’ que todos os telemoveis nao tem um ecall, como os carros novos tem? Ha’ uma queda, um desmaio, uma paragem cardiaca, o telefone deve emitir um sinal de alguns segundos, findo o qual se nao houver resposta deve ligar automaticamente para a emergencia medica, dando as coordenadas.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      porque não teria fiabilidade nenhuma, as mulheres andam com os telemoveis nas malas e os homens nos bolsos, para isso já tens werables com algum nível de fiabilidade, telemovel nunca seria uma alternativa.
      no caso desta senhora então assumo que no avião o ecall funcionasse por sinais de fumo

    2. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Como é que um telemóvel detetaria um ataque cardíaco ?

  9. Avatar de Lino
    Lino

    Olá, em junho de 2020 senti-me mal pois tinha o meu ritmo cardíaco muito, muito (em descanso cerca de 140/150 pulsações/mn), na altura tinha um relógio muito básico que, entre outras poucas coisas, media a pulsação. Fui ao hospital e estava em fibrilação auricular (FA). Entretanto acabei em resultado disto ser operado em 2022. Isto para vos dizer que na altura (2020) acabei por comprar um Apple Watch e só vos posso dizer que ele é efetivamente eficiente pois sempre detetou a 100% todos os meus episódios de FA, mesmo aqueles (poucos) que eu não sentia durante o sono, no entanto mal ligava a aplicação saúde lá vinha o aviso da hora, da duração e dos valores de batimentos cardíacos. E se fossem episódios muito extremos ele começava a vibrar fazendo com que eu acordasse. Embora em resultado da operação nunca mais ter tido nenhuma crise, nunca mais deixei de o usar. Recomendo vivamente o seu uso.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      ola @Lino, epa, agora fiquei assustado. Dois anos depois tiveste mais episódios de FA ? Eu ainda ando a fazer exames e neste momento tenho um “Holter” comigo para medições durante 7 dias. Depois da operação, ficou resolvido o problema ? Eu também não largo mais o meu Apple Watch.

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Pode ser que um dia alguém invente uma espécie de pulseira ou relógio de outra marca que consiga fazer o mesmo e custe uma fração do preço… Ah, espera…