HP diz que se um cliente não comprar os tinteiros originais, é um mau investimento

48 Comentários

Não é novidade para ninguém que, no que toca a impressoras, muitos utilizadores optam por comprarem tinteiros de marca branca, que ficam muito mais baratos do que os das marcas. Contudo, agora o CEO da HP disse que “se um cliente não comprar os nossos tinteiros originais, é um mau investimento“.



Sem tinteiros originais, impressoras são um mau investimento?

Os tinteiros das impressoras são produtos essenciais para quem tem um destes equipamentos, pois sem eles… é impossível imprimir o que quer que seja. Mas também é verdade que os tinteiros são produtos caros, especialmente se foram mesmo da marca.

Entre as marcas mais populares de impressoras está a HP, que sempre foi uma grande defensora de que os utilizadores deveriam apostar nos tinteiros originais nas suas máquinas. Mas o CEO da empresa norte-americana, Enrique Lores, foi mais longe e recentemente disse que “cada vez que um cliente compra uma impressora, é um investimento para nós. Estamos a investir nesse cliente, e se esse cliente não imprimir o suficiente ou não usar nossos produtos, será um mau investimento“.

As declarações do executivo foram feitas durante uma entrevista, onde Lores sublinha os esforços da empresa para que os clientes não recorram a alternativas baratas de tinteiros de marca branca.

Recordamos que, em 2016, a HP adicionou um recurso às suas impressoras designado de Dynamic Security, com o objetivo de proteger a propriedade intelectual da empresa e a qualidade da experiência do cliente, evitando assim o uso de tinteiros ou toners que não tenham chips ou circuitos eletrónicos da HP novos ou reutilizados. O recurso foi retirado após os protestos dos clientes, mas voltou a ser adicionado em 2017.

Em 2022 informámos que a HP teria que pagar 1,35 milhões de euros por bloquear os tinteiros de outras marcas. Atualmente a empresa enfrenta uma ação judicial neste sentido e, na entrevista ao CNBC, o CEO da marca disse que “acho que para nós é importante proteger a nossa propriedade intelectual. Há muita propriedade intelectual que construímos nas tintas das impressoras e nas próprias impressoras. E o que estamos a fazer é quando identificamos tinteiros que violam a nossa propriedade intelectual, impedimos o funcionamento das impressoras“.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Mau investimento é comprar produtos da HP neste momento com tantas alternativas bem melhores no mercado. Já foi HP sim, agora…

    1. Avatar de Lelo Martins
      Lelo Martins

      Em impressoras? Hp e a melhor. Se não percebes nada do assunto fica em silencio e remete te ao fortnite ou joguinhos pa miudos

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Até onde sei a epson é bastante superior e em quase lado nenhum vês as pessoas a utilizar impressoras hp exceto em casa mesmo

      2. Avatar de Medina
        Medina

        Não entendes nada do assunto.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          +1. Comprei uma laser a p/b Brother e foi de longe a melhor impressora que já comprei. Cale-se, “lelo”.

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        hp é a melhor? se tiveres uma time machine e voltares à década de 80 talvez..
        falar bem de HP é mesmo desconhecimento de causa, em software nem são maus, equipamentos são péssimos, melhor é Canon seguido de Xerox

      4. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Percebes tanto como eu de horta!
        HP não é o que era. Vários equipamentos com que trabalho diariamente. HP é de longe, o fundo da tabela neste momento na empresa.

      5. Avatar de k
        k

        Por favor esclarece-nos porque é que a HP é melhor que tudo o resto. Estou genuinamente curioso.

  2. Avatar de Lol
    Lol

    Criaram um modelo de negócio onde o tinteiro é vendido a preço de ouro. Agora estão a reclamar. Eles protegem a propriedade intelectual deles e nós protegemos a nossa propriedade financeira.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Concordo é um mau investimento para a HP 🙂

    Sempre usei o original que vem com a impressora fora isso uso sempre compatíveis ou reciclados.

    Mas hoje em dia cada vez se imprime menos, e isso deve estar a assustar as marcas.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Pelo preço dos tinteiros compras um modelo novo já com tinteiros.
      Eu já ñ tenho impressora em casa faz anos, os tinteiros acabavam por secar optei por ir imprimir fora, o que é quase uma raridade

    2. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      O que assusta são os preços dos tinteiros originais. xD

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Claro que é… Não fosse eu ter comprado tinta (12€) para encher os cartuchos antes de darem sinal e já tinha investido mais de 100€.
    Obviamente que a HP tem de fazer publicidade aos seus produtos, e defender os seus interesses.

  5. Avatar de Luis
    Luis

    Um mau investimento é comprar a própria impressora HP.
    Os problemas que tinha para imprimir eram desesperantes.
    Agora uso Canon e até ao momento sem razão de queixa!

    1. Avatar de Lelo Martins
      Lelo Martins

      Canon e so a pior marca em impressoras, gasta o triplo e os cartuxos sao os mais caros. Outro cromo que comenta sem saber

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Cromo é quem não sabe escrever cartuchos 🙂

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Fica com a tua HP que eu fico contente com a minha Canon! E assim ficamos todos contentes, cromo.

  6. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    A minha Epson XP-212 ri-se da HP…
    (Uso compatíveis até porque uso mais para digitalizar do que imprimir)

  7. Avatar de Zé+o+segundo
    Zé+o+segundo

    O mau investimento é comprar impressoras HP, com este tipo de afronstas a HP arrisca-se a ficar sem clientes, pois o preço que praticam em tinteiros novos é exorbitante, dá para comprar outra impressoras igual, devem pensar que o pessoal come gelados com a testa, só impressoras que permitam tinteiros alternativos ao preço da chuva…

    Quer dizer entre gastar 100 e tal euros por tinteiros originais ou pouco mais de 10 euros nos tinteiros de marca branca, acho que escolha está mais que feita e fazem o mesmo número de impressões e a qualidade não vejo diferenças que justifique dar mais dinheiro pelos mesmos…

  8. Avatar de Aindanaoseitudo
    Aindanaoseitudo

    Já há muito tempo (+4 anos) que deixei de usar impressora a cores em casa. Tenho uma Bro1610w que chega para as minhas necessidades de negócio com um gasto inferior anual de 15 €. Super satisfeito com esta opção.

  9. Avatar de Portuga
    Portuga

    Mau investimento??????? Se eles baixassem os preços dos tinteiros, será que seria mau investimento?
    O que muitos querem é encher o saco muito depressa, e na cabeça dos srs, dessas empresas só pensam no lucro. Assim não vão longe.

    1. Avatar de Lelo Martins
      Lelo Martins

      As empresas vivem do lucro, trabalha mais e chora menos que ja tens suficiente para comprar cartuxos da HP

      1. Avatar de Fábio
        Fábio

        Um cartucho de tinta preta custa quase o mesmo que um balde de tinta para pintar a casa.

        Vivem do lucro mas querem no todo. Da forma como respondes deves trabalhar para a hp e tás com o teu emprego em risco

        1. Avatar de Portuga
      2. Avatar de Fred
        Fred

        Acalma-te. Deixa que a HP não vai à falência por ele não querer os tinteiros da marca. E tu não vais de deixar de receber a comissão.
        E não esqueças que todos temos o direito de defender o nosso bolso e de usar o que compramos, impressoras, pc’s, etc., etc., da forma como, quando e para o que quisermos. Comprámos, é nosso e não do fabricante. O uso que lhes damos é só da nossa conta.

      3. Avatar de Portuga
        Portuga

        Lelo Martins
        As empresas vivem do lucro; pois, pois, há lucros e lucros excessivos.
        Agora. Todos nós em democracia damos a nossa opinião e somos livres de a dar, se não concorda abstenha-se de comentar as ideias dos demais como fez. Contudo desde já retribuo a sua resposta.

      4. Avatar de Lelogay
        Lelogay

        Lelo a escrevres com x deves ter 20
        Anos com sorte! Dai o tempo para vires aqui responder não sei quantas vezes! Virgem!!

  10. Avatar de Odius
    Odius

    Não só os tinteiros são caros mas também vêm com pouca tinta. Um compatível tem mais tinta o que permite imprimir mais paginas. Para mim tudo o que é HP é um mau investimento.

  11. Avatar de Santos
    Santos

    HP é pra esquecer, tive uma que desperdiçava mais tinta que a que usava a imprimir, quando vieram com a treta de bloquearem os tinteiros alternativos desisti de ser explorado por eles, comprei uma Epson que leva tinta a granel e acabaram os problemas dos tinteiros, com 40€ compro 4 frascos de tinta que dão para mais de 10 Anos.

  12. Avatar de Vasco
    Vasco

    As empresas lançam novas impressoras e tinteiros todos os anos.
    Parecem as marcas de telemóveis.

    E querem ser sustentáveis e lucrativas assim?

    Compramos hoje uma impressora…traz uma referência de tinteiros.
    Daqui a 1 ano…lançam um novo modelo da impressora (mudam 1 coisa ou 2) e lançam os mesmos tinteiros com uma nova referência e trocam o chip.

    O que é que o cliente ganha com isso?

  13. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Esse CEO precisa de ter um RP urgente. Acha mesmo que essa lenga lenga de que os consumidores são investimento da empresa cola?

  14. Avatar de XicoFanico
    XicoFanico

    Só para se ter uma ideia, tinta de impressora aparece sempre dentro dos 10 liquidos mais caros do mundo em preço por galão.
    O negócio da HP não são impressoras, o negócio deles é tinta.

  15. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    MAS QUERIAM QUE DISSESSEM O QUÊ ? XD XD XD

  16. Avatar de Pedrocas
    Pedrocas

    independentemente de qual marca é melhorou pior, pessoalmente não me posso queixar de tinteiros da concorrencia.
    No meu caso uso-os a nivel profissional, tanto tinteiros como tonners, e sinto-me muito bem servido, para além do preço que baixa para menos de metade.
    E antes de fazerem cometários, lembrem-se que isto vai da experiencia e do nivel de exigencia de cada um.
    para mim a HP é lixo… mas conheço pessoas que adoram.
    Gostos e carteiras não se discutem, cada um tem a sua e faz dela o que quiser.

    1. Avatar de Zé+o+segundo
      Zé+o+segundo

      Desculpa mas as pessoas que dizes que adoram, são o tipo de pessoas que não estão devidamente informados e pensam que estão bem, no dia que lhes for mostrada a realidade que os outros conhecem depressa mudam de atitude perante a marca.

      1. Avatar de Pedrocas
        Pedrocas

        Como disse, gostos e carteiras não se discutem.
        No meu caso tive uma há coisa de 7 anos +/- e ao fim de quase 1 ano de uso deixou de imprimir devido a um erro, que quando liguei para a loja onde a comprei, disseram-me que tinha atingido o número máximo de impressões, e que agora ou comprava outra, ou tinha de pagar para ser desbloqueado pela marca, o que seria qualquer coisa como um valor irrisório…
        Para alem de que tinha de estar sempre a limpar a cabeça de impressão…
        Ecsim, comprei outra, mas de outra marca, que ate hoje nao me tem falhado, alem de que ainda na9 tive problemas de “número de impressões “..
        Enfim

  17. Avatar de SC
    SC

    Tive uma hp photo smart e sempre com tinteiros originais. Passado 4 anos deixou de funcionar e poucas vezes era utilizada. Custou na altura cerca de 230 euros. Nunca mais…

  18. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Tive uma péssima experiência com uma impressora HP. Os tinteiros secavam muito, eram caríssimos e a impressora fazia constantes limpezas automáticas e lá se iam os tinteiros! Com preço dos tineiros a 20€ é exagerado! Não sei o que contém os tinteiros, mas deve ser tinta de ouro!

  19. Avatar de João
    João

    Claro que a HP diz isso. Quem conheça um pouco a empresa sabe que em muitos países (como o nosso), os tinteiros são de longe o produto com maior margem de lucro da empresa . O negócio está feito assim e por isso fazem de tudo para o manter . No entanto já tiveram de ceder e começaram a vender as impressoras de refill, onde o preço por litro da tinta deixou de ser mais caro que o de gasolina para foguetões

  20. Avatar de Luis+Henrique+Silva
    Luis+Henrique+Silva

    HP em impressoras já mais.
    Comprei uma epson ecotabk maravilha, compra-se mais tinta ao preço dos tinteiros de cartucho, e dura bastante…..bem sariafeito…..
    A próxima epson vai ser uma com impressão em A3….

  21. Avatar de sergio
    sergio

    tem cá um lata foz isto não compensa compra original custa um fortuna preço de um Impressora nova.

  22. Avatar de GM
    GM

    Tenho uma BROTHER MFC-J6910DW já com 12 anos, e até à data sempre impecável. No período de garantia, tinteiros originais. Fora isso, tinteiros compatíveis de qualidade, e sempre a bombar.

  23. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Tinteiros originais HP? gostaria que a HP me informe onde comprar os tinteiros originais para a multi funções 1317 all-in-one?

  24. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    MENTIRA da HP!!!
    Um conjunto CMYK de tinteiros de máxima capacidade para as minhas HP custavam mais de 700€.
    Compro compatíveis a 30 e tal euros cada cor. Gasto menos de 150€. Ou seja, poupo mais 500€ por não ir na conversa deles!
    Tenho 2 PageWide Managed MFP P57750dw que são uma maravilha para as minhas necessidades. Rápidas, fiáveis e super económicas. São jato de tinta com cabeça de impressão fixa. Muito boas. Não há gastos em componentes como nas Laser (tambores, belt, fusor, pó revelador e sujidade opor todo o lado).
    E de tão económicas e fiáveis que são, a HP percebeu que não eram lucrativas; daí ter eliminado esta tecnologia do mercado!
    Estas em acabando mudo pra concorrência!

    P.S.: para que os compatíveis pudessem funcionar, tive de fazer um downgrade nelas e desativar novas atualizações ao firmware!

  25. Avatar de António Sousa
    António Sousa

    Só hoje tive acesso a esta noticia, porque queria saber se alguém gosta de ser roubado. HP se quer que comprem os seus tinteiros que baixe o preço deles. Fica mais barato comprar uma impressora nova que 2 cartuchos e depois não faltam aí impressoras na lixeira! Isto é ambientalmente correto?!! Infelizmente imprimo muito em casa e é o terceiro ano que tive de comprar tinteiros, mas vai ser a última, a cada ano eles têm aumentado quase 10€… IDE ROUBAR AO [§£@£%$”#