“Doença X”: para quê debater sobre uma doença hipotética?

23 Comentários

A “Doença X” é hipotética e trata-se, essencialmente, de um espaço reservado para representar agentes patogénicos que ainda não foram encontrados e que podem provocar pandemias. Assim sendo, para quê alarmar as pessoas com um debate sobre ela?

Doença X

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aproveitou a oportunidade da recente reunião anual do Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, para pedir aos líderes mundiais que considerassem a possibilidade da “Doença X”, que inclui os agentes patogénicos que ainda não foram encontrados e que podem provocar pandemias.

Em 2015, as organizações membros da OMS reconheceram a extrema falta de preparação da comunidade internacional para surtos significativos de doenças. Um plano denominado “R&D Blueprint for Action to Prevent Epidemics” (em português, “Plano de Ação de I&D para a Prevenção de Epidemias”) foi, então, iniciado, com uma lista de agentes patogénicos com os quais o mundo deveria preocupar-se.

Após uma reunião, em fevereiro de 2018, a OMS acrescentou uma caixa em branco ao seu compêndio de potenciais assassinos: a “Doença X”. A intenção passava por forçar as autoridades a manterem-se flexíveis nos seus preparativos e a não se limitarem às doenças conhecidas.

Dois anos mais tarde, a rápida propagação de uma nova forma de coronavírus pôs à prova todos os planos destinados a uma pandemia, resultando em milhões e milhões de mortes.

Durante a pandemia provocada pela COVID-19, centenas de cientistas reuniram-se, em 2022, para analisar 25 famílias de micróbios conhecidos e especular sobre as ameaças que um futuro surto poderia representar.

Agora, numa série de reuniões com representantes de vários países, a OMS está a discutir questões relacionadas com a descoberta, a vigilância, a investigação e os desafios sociopolíticos que se colocam para evitar um agente patogénico sobre o qual nada se sabe, atualmente.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a organização tem planos, incluindo a criação de um fundo para a potencial pandemia e a construção de um centro de transferência de tecnologia, em África do Sul, para resolver as desigualdades na distribuição de vacinas.

Investigador

Então, para quê antecipar uma “Doença X“? Para o diretor-geral da OMS, apesar de haver “pessoas que dizem que isto pode criar pânico”, a resposta é simples:

É melhor antecipar algo que pode acontecer, porque já aconteceu muitas vezes na nossa história, e prepararmo-nos para isso.

Afinal, conforme recorda o Science Alert, gerir uma pandemia igual ou pior do que a COVID-19 significaria:

  • Desenvolver estratégias eficazes de comunicação com o público, de modo a evitar a desinformação;
  • Reforçar os planos de saúde económica e mental, de modo a fazer face a potenciais quarentenas;
  • Introduzir uma maior flexibilidade nos sistemas de ensino;
  • Reforçar as infraestruturas de saúde.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Serve para assustar as pessoas. Para as industrias farmacêuticas se encherem de dinheiro.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      De todas as coisas para que serve….essa não é uma delas.

      1. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Sim. Sim.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O que assusta é não saberes interpretar um texto

      1. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Sim. Sim.

  2. Avatar de Concomitante
    Concomitante

    Trabalhar na antecipação, é sempre uma boa ideia, principalmente se for com competência.
    Permite definir planos de acção, modelos estatísticos sobre a possível evolução da doença, linhas de investigação para possíveis tratamentos, etc.
    E claro, a parte económica é importante, e obviamente o tuga pobre (e roubado pelo seu próprio estado) diria, demasiado dinheiro no vácuo, mas na realidade, pode poupar até bastante dinheiro, porque trabalhar de forma reactiva é sempre mais caro.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      há muita gente por aí que não que não percebe as vantagens e prefere a negação…

    2. Avatar de Pijama
      Pijama

      Todo o trabalho de pesquisa e de investigação que nos possa permitir tirar algum partido é bom. Não quero parar no hospital e terem de decidir que vivo ou se morro porque estão todos sem espaço e recursos…

  3. Avatar de Castro
    Castro

    acho que quem alarma mais as pessoas são aqueles que se põem a dizer que serve para alarmar as pessoas, viralizando um assunto que era apenas de nível institucional.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Nem mais. falam de medo constantemente mas ainda não percebi que medo é esse. Serão eles os únicos medrosos?

  4. Avatar de Anung
    Anung

    Cultura do medo, a melhor maneira de domesticar quem está bem na vida.
    Estes vírus não afectam pobres nem países de terceiro mundo.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      estou a ver que és adepto da visão de que uma árvore que cai no meio duma floresta não faz qualquer som se não houver ninguém por perto.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Outro com medo crónico. Estás com medo de quê conta lá…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Se tivesse medo vacinava-me e na rua usava um pano na cara.
        E talvez comprasse um cão.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          É que pareces ter medo 😀

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Medo só do que querem fazer aos meus bolsos.
            O resto dos medos ficam para ti e parecidos. E parece que funcionam muito bem não é verdade.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Como assim funcionam? Explica-te. Acho que estás baralhado e nem é acerca da minha pessoa…é contigo mesmo LOL Foste tu que falaste em medo. Desabafa…

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Há uns anos atrás vi um documentário que falava sobre vários virus que existia no mundo “presos” num laboratório debaixo de terra, se não estou em erro num país escandinavo, e eles lá tinham virus ( para serem estudados ) extremamente perigosos e inclusivé um que estava numa sala á parte, mantido a -30ºc e a indicarem que se aquele virus fosse espalhado pela humanidade…em menos de 1 semana dizimava a população quase por inteiro…

    Portanto não é de admirar que existam esses vírus…mas que mantenham bem fechados e longe da população.

    1. Avatar de Pijama
      Pijama

      Se não fore esse suposto vírus será outro a natureza está sempre a evoluir por isso nada podemos fazer só tentar minimizar os estragos o mais antecipadamente possível. Tão como digo não me importo de passar mal mas morrer não obrigado

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    F*ck virus. Se algum virus mortal comecar a circular nem os DDT estarao a salvo. A nao ser que vao morar para marte, la poderao ter essa sorte ou nao.

  7. Avatar de Fusion
    Fusion

    Como site de tecnologia, recomendem comprar ações de grandes farmacêuticas agora ou vale a pena esperar mais um bocadinho?

    As ações ainda estou um pouco altas graças ao covid, e a minha dúvida é se ainda vão descer um pouco antes de voltarem a subir.

    Queria maximizar ao máximo o meu lucro e seja como for trading é algo que se pode fazer fácil quando voltarmos para casa.

  8. Avatar de VTPC213
    VTPC213

    O Musk já foi afetado pela doença X(twitter). O homem anda passado!