Portugal: Vem aí o “5G SA” com velocidades de 1 Gbps

15 Comentários

As redes de comunicação de quinta geração (vulgo 5G) já são uma realidade no nosso país. Mas calma, o potencial do 5G é bem superior e as operadoras vão começar a oferecer  um “5G puro”.  Saiba do que falamos.

Portugal: Vem aí o "5G SA" com velocidades de 1 Gbps


A NOS anunciou hoje que vai fazer o desenvolvimento (roll-out) da nova rede móvel de quinta geração – 5G StandAlone (5G SA). Na prática, o “novo” 5G será uma rede de comunicações totalmente independente da rede de comunicações 4G.

Luís Miguel Santo, responsável de Rádio da NOS, referiu que…

Já nem comparamos as velocidades do 4G com 5G, apenas 4G com 5G SA, porque todo o 5G será 5G SA. Decorre um processo de certificação de terminais

A Altice (MEO) também fez uma parceria com a Nokia em abril do ano passado para fazer esta integração do 5G SA.

Conforme foi comunicado, a média de velocidade deste “5G puro” é de 200 Mbps (megabits por segundo) para upload e de 1000 Mbps (gigabit) para download. A latência do 5G SA é inferior a 10 milissegundos, sendo uma característica muito importante para apps e serviços em tempo real, como é o caso da realidade aumentada/virtual, jogos eletrónicos, etc.

Portugal: Vem aí o "5G SA" com velocidades de 1 Gbps

Mas o que é o 5G Standalone (5G SA)?

De acordo com informações da ANACOM, é uma versão do 5G assente em infraestruturas construídas de raiz, que promete velocidades muito mais elevadas, latência ultrabaixa, maior fiabilidade e segurança.

Dado serem totalmente independentes da rede 4G, elas irão alargar o leque de possibilidades do 5G – de veículos autónomos a sensores de monitorização de edifícios, de smartphones a semáforos inteligentes ligados em simultâneo. E, uma vez que são cloud native, as redes autónomas podem ainda ser atualizadas e geridas muito mais facilmente

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Pela primeira foto vai ser preciso estar muito perto da antena 🙂

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    De notar que o 5G não é seguro para nada disto da Internet das coisas.

    Aparentemente alguns governos andam a tentar pressionar os fabricantes para desenvolver uma versão do 5G que seja verdadeiramente segura, mas mesmo que venha a existir, e não há garantia disso, será muito provavelmente somente para utilização por parte dos Estados… que querem proteger-se a eles, mas não ao zé povinho que é quem paga tudo.

  3. Avatar de Cristovão
    Cristovão

    Objetivos ambientais associados ao desempenho operacional já representam 95% da dívida da empresa de telecomunicações.

    A NOS assegurou empréstimos bancários num total de 300 milhões de euros, estando este valor indexado a objetivos de sustentabilidade (ESG), anunciou a empresa de telecomunicações esta sexta-feira.

    Em comunicado, a telecom liderada por Miguel Almeida detalha que os financiamentos bancários são garantidos pelo BPI, Caixa Geral de Depósitos e Millennium BCP, “repartidos entre empréstimos obrigacionistas e programas de papel comercial”, e que são uma antecipação das “necessidades de refinanciamento para o ano de 2024”. A dívida agora contraída vence em 2025 e 2026, anos em que o operador “tem um montante reduzido de linhas a refinanciar”.

    Os acordos bancários agora anunciados fazem com que 95% da dívida da NOS passe a estar indexada a indicadores e objetivos ESG (sigla anglo-saxónica para medidas positivas em termos de gestão, de impacto social e ambiental), de acordo com a empresa. Durante o ano de 2023, a empresa já tinha garantido 350 milhões de euros, em fevereiro, e de 300 milhões de euros, em março, em dívida verde.

    Os empréstimos associados a dívida verde encontram-se indexados ao objetivo de redução das emissões de gases com efeito de estufa da operação da NOS em pelo menos 80% até 2025, comparativamente aos níveis de 2019.

    “Os termos acordados incluem uma componente relativa a desempenho e classificação ESG da NOS, e uma componente associada ao seu Sustainability-Linked Financing Framework, o qual foi objeto de second party opinion por parte da Standard and Poors (ambos publicados em fevereiro de 2022, e disponíveis no website da NOS)”, adianta a empresa.

    “As linhas que agora contratamos constituem, para nós, um importante marco e reforço do nosso compromisso com a sustentabilidade e com os critérios de ESG, tendo em conta que passamos a ter 95% da nossa dívida indexada ao cumprimento de metas de sustentabilidade mensuráveis e auditáveis. Por outro lado, permitem-nos conseguir custos de financiamento mais competitivos, bem como alisar e equilibrar a curva de maturidade da nossa dívida, uma vez que a sua maturidade coincide com anos em que as responsabilidades de refinanciamento da NOS são menores”, afirma o administrador financeiro da NOS, José Koch Ferreira, citado no mesmo comunicado.

    No final do terceiro trimestre de 2023 (últimos dados disponíveis), a telecom apresentava um rácio de endividamento da dívida financeira líquida face ao EBITDA após leasings de 1,92x, “ligeiramente abaixo do target de cerca de 2x definido na política financeira da NOS”, segundo a empresa.

    José Varela Rodrigues

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Mais uma bolha para rebentar.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Se for o ESG que estou a pensar, é mais uma empresa para virar Woke e ficar Broke.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Até no 5G? Que paranóia com o wokismo.

  4. Avatar de Eu
    Eu

    Muito bom… até tenho o 5G desligado para poupar bateria uma vez que a Vodafone limite aos 10Mb/s … super útil.

    1. Avatar de AJCS
      AJCS

      Limita a 10 MB porque tens esse tarifário, que supostamente escolheste.
      Esse tarifário não tem limite de dados, mas limitam a velocidade, um tarifário muito mau da Vodafone

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      Comentário de quem nao faz ideia do que contratou

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O verdadeiro 5G que vi na América a 2 anos e tinha essas velocidades ou mais precisava de uma antena em cada esquina.

    No entanto a implementação na Europa nunca foi muito consensual meter uma antena em 5 pontos numa rua de 600 metros porque muito pessoal não é a favor de antenas nos locais onde vivem.

    Vamos ver se em Portugal aceita colocar nas cidades 30x mais antenas ou mais…

    1. Avatar de Tiago Teixeira
      Tiago Teixeira

      Provavelmente era o 5G em mmWave. Isso não vai acontecer aqui tão cedo.

      1. Avatar de Emanuel
        Emanuel

        Nem faz sentido. O mmWave é bloqueado por qualquer obstáculo na rua. o 5G é mais lento mas muito mais robusto.

        1. Avatar de CO
          CO

          Faz sentido em eventos, estádios e zonas tipo aeroportos de resto só em zonas de monumentos de resto não faz sentido

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sempre a evoluir… nas metrópoles e no litoral, claro. Há zonas em Portugal que nem o 3G têm (nem vão ter porque o mesmo já está a ser desativado). Que vergonha.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se nem nas redes fixas temos gigabit propriamente dito quanto mais na rede móvel.