China quer criar baterias nucleares para smartphones que durem 50 anos sem carregar

56 Comentários

À medida que a evolução tecnológica avança, nomeadamente com chips produzidos em nanómetros cada vez mais avançados, é necessário olhar para os outros componentes e perceber o que é possível fazer para termos equipamentos mais bem preparados para o futuro. Assim, a China está a preparar-se para criar baterias nucleares para smartphones cuja carga aguente 50 anos sem precisar de ser recarregada.



China quer ter bateria de smartphones que dure 50 anos de carga

Há uma empresa na China designada Betavolt Technology que tem planos para criar algo que será revolucionário para o mundo mobile. Em concreto, a empresa já começou a trabalhar em baterias nucleares cuja carga pode durar até 50 anos sem necessidade de ser recarregada.

Sabe-se que a empresa está a trabalhar em baterias para vários modelos de smartphones e, assim sendo, caso os objetivos da Betavolt se concretizarem, então muito provavelmente poderemos dizer adeus aos carregadores para telemóveis no futuro, pois estes tornar-se-ão obsoletos.

A Betavolt Technology explicou os seus planos para a “miniturização de baterias de energia atómica” e adiantou que conseguiu colocar 63 isótopos nucleares num módulo cujas dimensões são menores às de uma moeda. Este modelo tem como nome BV100 e é capaz de produzir 100 microwatts de eletricidade.

Para além disso, esta bateria nuclear é capaz de fornecer uma tensão elétrica de 3V e as dimensões do chip são de 15 x 15 x 5 mm. A empresa chinesa adianta também que é possível juntar duas destas baterias no mesmo dispositivo, caso este exija mais do que uma bateria.

Para funcionarem e gerarem eletricidade, as baterias usam um modo de desintegração radioactiva e uma tecnologia semelhante às usadas nas aeronaves. Esta tecnologia não costuma ser muito usada devido à existência do elemento plutónio e aos riscos de radiação. Mas a Betavolt criou uma versão com uma camada semicondutora de diamante e um isótopo de níquel e afirma que não há uma fuga de radiação da bateria nem elementos tóxicos na composição da mesma. Assim sendo, espera-se que as baterias não expludam e que possam funcionar em temperaturas extremas que variam entre os -60º e os 120º Celsius.

Para já o projeto está numa fase piloto, mas a produção em massa poderá acontecer em breve. E, depois disso, veremos então o real impacto destas baterias para o mercado dos smartphones.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Uma maravilha, parece que voltámos aos anos 50 onde havia a pancada das coisas nucleares. Andar no bolso com uma bateria a irradiar partículas alfa e gama é um mimo.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      “A dose é que faz o veneno” e tudo depende da quantidade de exposição…

      Recebes partículas radioativas todos os dias pelo sol ou por exemplo se comeres uma banana recebes tanta radiação como morares a 80km de uma central nuclear, e nem venhas falar em fumar…

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        sim, correcto. E não só do sol, pode haver bursts de raio X / gama do espaço sideral que não sejam dtectados. A nasa não detecta tudo, e a nossa proteção e os olhos que temos lá fora do espaço são recursos muito diminuídos, deveria ser muito mas muito mais robusto o que temos no espaço para prevenção / observação / detectação.

        1. Avatar de Zé

          Se houver uma explosão de raios gama na nossa direção não a conseguimos detetar a tempo nem conseguimos fazer nada para a deter ou mitigar. Não adianta ter 500mil sistema de aviso se não servem para nada. Estamos a falar de um raio de energia à velocidade da luz ou perto dela (ou até mais rápido segundo algumas teorias).
          É possível que a consigamos prever com algum grau de certeza o momento em que os objetos cósmicos vão “chocar” e criar um feixe de energia, mas por agora estamos a falar de muitos milénios de margem de erro (o que à escala do universo, até não é assim tão mau). Por isso, não é um caso de “vamos todos morrer”, é mesmo caso de nem termos tempo de dizer “já foste”.
          Acho que mais provável é levarmos com uma super erupção solar, com um raio de um pulsar ou com o Trump mais 4 anos. Por isso… chill.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Anda a dar um programa no Odisseia sobre isso, tenho visto sempre que posso. Quanto ao Trump, são escolhas politicas, de cada um. Levando os factos á balança foi muito melhor presidente que o Bidé, mas o pessoal foca-se sempre na parte psicológica que o mesmo despoleta nas pessoas, não censuro esta ultima. Sempre disse, se ele soubesse falar em publico seria um bom presidente. Alguém que clone o Ronald Reagan por favor

      2. Avatar de AP
        AP

        Um autocarro despista-se e fica a balouças numa ravina. O que devem os passageiros fazer?

        Opção A: ligar o rádio em alto som e dançarem todos o corridinho
        Opção B: movimentarem-se com o máximo cuidado para a traseira e tentarem sair todos or uma janela antes que o autocarro caia por ali abaixo

        A dose é que faz o veneno: quanto mais as fontes maiores as probabilidades.

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      E com o móvel na posição do bolso fica a esterilização de borla:)

      1. Avatar de Famous_Mist
        Famous_Mist

        Meu Deus… Aparentemente sabes ler e escrever e depois dizes que Trump foi melhor que Biden. Pensei que só os analfabetos perdidos na América rural diziam isso, pelo vistos não…
        E já agora deixa me dizer-te, tirando os teus estudos não há nenhum que aponte para nada ter sido melhor na época de Trump, mas mesmo que fosse, como podes achar que um tipo que meteu o mundo a rir da América pode ter algum crédito… Então Hitler esteve melhor que Hidenburg logo venha Hitler é isso?

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Não percebi o que disseste. Podes reformular por favor?

    3. Avatar de GeekFan
      GeekFan

      Pensei exatamente o mesmo

    4. Avatar de Ifm
      Ifm

      Em qualquer viagem de avião estás exposto a mais radiação radioactiva que na parede adjunta ao reactor nuclear de uma central elétrica.

      O problema das centrais nucleares não é quando estão a funcionar normalmente e em perfeitas condições.

      O problema é se dá asneira por algum motivo como foi a pouco tempo com a de Fukushima, mas ainda aguentou um terramoto de 7, e tsunamis.

      Se fosse em Lisboa tinha desaparecido Lisboa inteira.

      Essa teórias das radiação etc é mesmo para incultos sem noção do que estão a dizer.

      Olha os submarinos nucleares, deve ser cá uma radiação!!!!
      Tão grande tão grande que qualquer radar consegue detectar a radiação dos mesmos.
      Loool

      1. Avatar de Castro
        Castro

        ???? teorias da radiação???? Radiação pode matar, estando dependente da energia das partículas emitidas e da dose.
        Falar no vazio sobre radiação num avião, comparar as proteções dum reactor nuclear, com paredes espessas e densas, com algo que apenas têm alguns milímetros de espessura, e achar que um radar detecta este tipo de radiação… isso sim é que mostra ignorância, já que nem sequer consegues dar o único argumento válido para defender este dispositivo (que seria o nível baixo de energia das partículas emitidas que penetram pouco na matéria).
        Só que mesmo o único argumento válido acaba por ignorar que algo tão fino terá dificuldades em manter a total integridade das suas proteções durante o seu tempo de vida, e que a perda/degradação dessas proteções levará à exposição das pessoas a radiação perigosa por terem a bateria junto ao corpo durante muito tempo.

      2. Avatar de AP
        AP

        Acredito que era também o que diziam os romanos quando começaram a usar canalização feita de chumbo e as egípsias quando se maquilhavam com produtos à base de mercúrio…

  2. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Mas alguem tem um telemovel 50 anos?.Este tipo de baterias poderá ter aplicação noutras coisas , agora num telemovel????

    1. Avatar de GatoXico
      GatoXico

      Estas baterias não me parecem uma solução muito agradável, mas suponho que os equipamentos venham a ser vendidos sem bateria, e cada um usa a que já tem.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      O meu 3310 tem 22 anos e ainda funciona. Eu é que já não o utilizo. 😉

      1. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        As coisas vão atualizando . Ninguem ,hoje em dia tem um telemovel por mais de 10 anos .por acaso o meu mate 10 pro , já faz 7 anos este ano . mas mais mês menos mês e é para trocar

    3. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      A tecnologia não é nova ou revolucionaria. Baterias betavoltaicas existem desde os anos 70, tendo sido usadas em pacemakers, e outro tipo de dispositivos de difícil acesso. Mas desde os anos 80 que certas químicas de células primarias de lítio começaram a oferecer melhor performance com menores custos, limitando o uso de células betavoltaicas a pequenos nichos.

      A limitação deste tipo de baterias é mesmo a sua potência reduzida (geralmente medida em dezenas de micro-watts), limitando o seu uso a dispositivos que requeiram quantidades mínimas de energia para funcionarem (o que não é um caso de um smartphone).

    4. Avatar de sergio
      sergio

      bem lembrado!
      A maioria das pessoas tem smartphone dois ou três anos, depois troca-o por um mais moderno, ou mais bonito, com câmeras com mais megapixéis, capacidade para rede 6G (ou outra que surgir, etc).
      Não serve de grande coisa ter baterias 50 anos

  3. Avatar de jorge pinto
    jorge pinto

    imaginem nos carros

    1. Avatar de Danyyel
      Danyyel

      Ouve uma tentativa no passado com o Ford Nucleon

      1. Avatar de PC
        PC

        Ok, eu ouvi. 🙂

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ninguém pode dar sonhar um pouco, que vem logo alguém acreditar que andar com “energia verdinha” no bolso é possível.

    Claramente isto foi só humor de um chinês para se rir um pouco com os blogs ocidentais.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Verdinhos ficamos nós com essas baterias nucleares.

  5. Avatar de Alvaro
    Alvaro

    fantastico, juntas 100 destas baterias e tens uma mini bomba nuclear, falta depois medir a potencia e saber quanto kilometros quadrado pode arrasar.
    mesmo que nao seja muito potente só a parte de criar uma nuvem radioactivo basta para ser uma ameaça.
    raio de ideia, faz lembrar as pilhas usadas pelo terminator t-800

  6. Avatar de Yyy
    Yyy

    Devem ser baratas …..porque já estou a imaginar baterias destas , mas um bocado maiores a fornecerem electricidade ás casas …..lá ia a a EDP ao ar

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Já existiram projectos desses para casa que duravam 100 anos e para carros também, esses são os melhores use cases

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Têm por aí vidente que fala que no futuro existirá uma espécie de caixa que fornece energia às casas individualmente.
      A única coisa que faz sentido é ser alguma tecnologia relacionada com o nuclear ou algo ainda mais avançado que o nuclear e que neste momento ainda é desconhecido.

  7. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    Esta notícia/ideia deve ter outro propósito…

  8. Avatar de Zé o segundo
    Zé o segundo

    A bateria Nuclear a ideia em si já deixa a desejar, por diversos motivos, mais descabido ainda é o exemplo dado do telemóvel, 50 anos de duração, a autonomia da bateria sem margem para duvidas que iria durar essse tempo já o telefone em si nem tão perto nem pouco mais ou menos, uns anos…

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Não sabes para que telemóveis vão ser usadas, não há de ser para o utilizador comum para ver o insta.

      Talvez para aplicações militares, ou onde uma tomada elétrica esteja disponível a cada canto.

      1. Avatar de Zé o segundo
        Zé o segundo

        Deves estar a brincar, telemóveis com 50 anos, nem para Aplicações militares, os equipamentos também são substituídos unas decadas antes, por estarem obsoletos, mesmo no ambiente militar.

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Espero que a investigação para o desenvolvimento destas baterias esteja a funcionar em parelelo com a investigação para a cura de todos os cancros.

    1. Avatar de Os
      Os

      A cura para o cancro não enriquece ninguém. Por isso não interessa.

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Como não ? Depende ao preço que vendes a cura. O que não falta são farmacêuticas a enriquecer com preços absurdos de medicamentos que curam.

      2. Avatar de AP
        AP

        Conversa de quem acha que já alcançámos a tecnologia médica da Starship Enterprise.

  10. Avatar de João
    João

    Coisa de louco alucinado.
    “que não há uma fuga de radiação da bateria nem elementos tóxicos na composição da mesma”. Certo, imagine agora um telemovel ou qualquer outro equipamento com essa bateria caia na rua e passa um veículo por cima. Ah sim, e todos serão descartadas de maneira correta, e ninguém iria viola-las só por que sim e sair por aí espalhando radiação. É cada ideia idiota.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      desconhecimento dá em comentários destes

      1. Avatar de João
        João

        Ah sim. Aí está um físico nuclear. Radiacao ionizando é radiacao. Pra mim nao tem nível seguro, ainda mais quando eles dizem que quando termina a vida util, não tem mais radiacao (portando durante tem, e representa perigo). Fim

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Na cabeça de gente que não se informa representa um perigo gigante

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Deixa lá… Já somos 9 mil milhões e, muitos deles, são obcecados por coisas como o Trump, Bolsonaro, Le Pen, Chega… Mais dia menos dia, comecan a purga. O problema é que a população atingir o pico, irá ter uma longa e acentuada queda

          2. Avatar de João
            João

            Ainda bem que certas decisões não dependem de gente como o sr. Não tenho dúvidas de que isso não vai para o mercado

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @João
            Esta tecnologia é bastante idêntica ao que é usado nos pacemakers. Queres coisa mais próxima do corpo do que isso?

          4. Avatar de João
            João

            @Mr. Y.
            Ao menos os pacemakers são descartados corretamente após a troca ou morte da pessoa. É sempre removido no hospital.

  11. Avatar de Parlare
    Parlare

    Telm cai ao chão e la se vai a proteção radioativa, depois anda a libertar radiação no bolso sem se saber.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      isso é o plot de um filme série B- ?

      1. Avatar de João
        João

        Não. É a realidade. Pesquise sobre o césio de Goiás, Brasil. Agora imagine milhares dessa bateria idiota descartada pra todo lado. Mesmo q seja muito menos tóxica, ainda é, principalmente se fabricadas em série.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Quando não se entende de radiação nuclear dá nisto. Comparar alhos com bugalhos sem ter conhecimento sequer do básico. Não se preocupe, caso aconteça de cair ao chão e ser esmagada, provavelmente da forma que pensam fazer pode pegar nela. Meu deus, é com cada expert que depois quem percebe minimamente nem sabe o que falar. Internet a rainha da desinformação.

  12. Avatar de Radiação
    Radiação

    Vai ser bonito quando nos zangar com os outros atiramos com o telemóvel para a cabeça e a pessoa fica radiativa

    1. Avatar de sergio
      sergio

      gostaria de imaginar como será a reciclagem de milhares de baterias velhas, depois

  13. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Para smartphones tenho alguma preocupação por estar tão próximo da pele o tempo todo.
    Mas vejo como algo útil para coisas como relógios de cabeceira, estações meteorológicas, e coisas do género onde convêm que funcionem sempre mas não dá muito jeito andar a mudar pilhas/ baterias.

  14. Avatar de Tool
    Tool

    Quando estiver em produção mas em fase de testes, lembrem-se que no Martim Moniz existem imensas pessoas que podem ser cobaias 😉 😉

  15. Avatar de Grunho
    Grunho

    E o que é que existe para usar isso durante 50 dias ou 50 horas sem contrair leucemia?

  16. Avatar de Indignado
    Indignado

    Faz-me confusão é esta ideia vir da china onde ninguém usa o telemovel mais que meia dúzia de anos sem os trocar por modelos mais recentes.

  17. Avatar de Alves
    Alves

    Peço humildemente, a certas inteligências incontornáveis, que façam uma folguinha d.v.e.q. para que o meu QI possa evoluíram, mais um bocadinho, antes dos átomos me levarem desta, para “aquela”. Pode sêr?

  18. Avatar de Alves
    Alves

    Tanto comentário de tanto especialista, acerca uma ideia. Tal como as tecnologias dos actuais aviões furtivos, que foram planeados nos anos 2000,quando ainda não existiam as tecnologias de que dispõem.
    Não vi ninguém colocar a hipótese provável de que as baterias poderão ter vida de 50 anos, para ser trocadas de telemóvel para outro telemóvel. Ou seja, compra-se o telemóvel sem bateria, porque já temos uma que irá ter vida de 50 anos.