PC Decrapifier 2.2.8 – Computador novo sem crapware!

25 Comentários

Por normal, quando compramos um computador este vem já com muitos programas incluídos “no preço”. É software, em grande parte, promocional serve para “patrocinar” o equipamento, fazendo com que tenha muitas aplicações verdadeiramente inúteis a carregar com o Windows, consumindo os recursos da máquina sem que o utilizador/comprador tenha pedido. Isso tem um nome, chama-se crapware. Retire-o de imediato!



Quando compramos um computador, este que vem com o Windows instalado, traz a tiracolo uma colecção de outras aplicações, algumas até poderão ser interessantes mas são trialware, pois claro! Outras não servem para nada, mesmo gratuitas são indesejáveis pois estão a consumir recursos do seu PC.

PC Decrapifier

Para termos a certeza que as podemos remover em segurança, sem estas deixarem rasto, utilizamos uma ferramenta que detecta as instalações trialware de uma lista de software existente na aplicação.

Esta lista é actualizada constantemente para que o material OEM que lhe “enfiam no PC” seja removido. Funciona de forma simples, não necessita de instalação e guia-o passo a passo entre menus. Depois de identificados mostra-os numa lista que permite ao utilizador seleccionar ou não para remover.

Se é um iniciado nestas lides tenha confiança na aplicação, esta toma previdências para que nada aconteça, faça o ponto de restauro solicitado e leia as dicas para um trabalhinho limpo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: PC Decrapifier 2.2.8 [1.29MB]
Homepage: Decrapifier

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ognito inc
  2. Avatar de RuN
    RuN

    Não conhecia, mas muito bom.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    O melhor é mesmo formatar. Sempre que compro um portátil tem de ser.

  4. Avatar de Black

    Boa ferramenta, mas melhor é mesmo Formatar!

    1. Avatar de Vítor M.

      Formatar nem sempre é solução. Além de perdermos tempo, podemos perder algumas configurações de fábrica que algumas pessoas podem não conseguir voltar a repor.

      O ideal será mesmo limpar o crapware e instalar apenas o que precisamos. Depois afinar o arranque retirando as aplicações e serviços desnecessários, fazendo com que a máquina inicie rapidamente e sem carregar na memória 2tralha” que nem usamos no dia a dia.

      1. Avatar de Legion
        Legion

        Discordo.. Mas sou técnico.
        Para um regular user aí sim faz sentido.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois mas o meu comentário vai de encontro ao teu, para o público em geral, utilizadores comuns, o ideal será usar esta aplicação e remover de forma segura o crapware.

          Todos os outros… desde formatar até restaurar a imagem inicial de instalação… tudo é válido 😉

        2. Avatar de Miguel Ribeiro
          Miguel Ribeiro

          Sou programador e não tenho tempo (nem paciência) para formatar (além de que, PCs de empresa, muitas vezes tem que se instalar o SO q vem com o PC)

  5. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Esta ferramenta é muito boa pra utilizadores pouco ou nada avançados ou para que não quer perder muito tempo com isso.
    Sempre preferi uma instalação limpa de raiz.
    E configurar pra mim também é fácil.
    Bom trabalho

  6. Avatar de racpxt
    racpxt

    Muito bom. Desinstalar 1 a 1 é uma seca valente, e não resolve a 100% o problema, fica muito lixo pendurado. Formatar é uma hipótese, mas há drivers que são o cabo dos diabos para obter…

  7. Avatar de Diarreia Mental
    Diarreia Mental

    Um dos procedimentos que se deve fazer após uma formatação é uma imagem do sistema (com o norton ghost por exemplo), e sempre que fôr preciso, em vez de formatar, restaura-se a imagem.
    Demora menos tempo e coloca o sistema no ponto logo após a formatação.

  8. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Para isso antes de formatares fazes um backup dos drivers.

    No entanto este software é excelente quando não há razão alguma para formatar. Ainda ontem me deu um jeitaço..! Tirar do computador tudo aquilo que não interessa e de uma forma rápida e descomplexa.

  9. Avatar de Ricardo santos
    Ricardo santos

    Boas,eu fiz o seguinte: Formatei o pc, depois instalei drivers e os programas mais importantes.
    De seguida criei uma imagem de sistem,a utilizando para tal a ferramenta de cópia de segurança do windows 7

  10. Avatar de mana
    mana

    Para android tem ?

  11. Avatar de Redin
    Redin

    Nem a propósito. LOL
    Logo hoje que estive tempos infinitos para resolver um problema e que já ma preparava para entregar um PC DELL Optiplex 790.
    No fim de tudo bem tratadinho e já actualizado, vem o cliente com um disco rígido portátil para passar coisas para o PC e ele passava a vida a bloquear e dificilmente reconhecer o disco. Mesmo desactivando este, o pc nunca mais voltava a funcionar em boas condições. Parecia um “Lentium” pior que um 386.
    Tinha de o desligar (à bruta) para voltar a “sentir” o PC de novo “vivo”.
    Então lá com o “Autoruns” desactivei tudo nos serviços e arranque fazendo com que quase um a um andasse a verificar qual é que funcionava mal.
    E afinal era a porcaria do crapware que aquilo tinha que não deixava funcionar bem o raio dos discos rígidos.
    Eu até que nem me tinha apercebido disso, pois as Pen flash funcionavam todas bem e não associei a diferença entre essas e os discos rígidos por USB.
    Lá tive de desinstalar essa treta do fabricante para voltar a ter o PC estável e a correr como se esperava.
    O mais engraçado é que telefonei para a assistência e tiveram a lata de dizer que tentasse instalar o sistema operativo de novo mas desta vez com o CD, na vez do automatismo do arranque.
    Estive mesmo para o mandar para as favas, mas contive-me.
    Assim, estou de pleno acordo. O crapware que vem de oferta do fabricante 95% dele nem vale a pena pensar em o manter. Lixo já.

  12. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Pois taí um excelente soft de uso simples e imediato. Preferir formatar, no caso de um pc novo ainda, é no mínimo uma perda de tempo. Temos sempre soluções excelentes para correção(eis aí mais uma) de um Win, antes de formatá-lo. Só faço mesmo em último caso e se estiver demais de corrompido.
    E até mesmo para os difíceis drivers(@racpxp) existe soft que faz essa procura para Vc, sem custo e de forma rápida.
    Já escrevi uma vez e repito:-“Quem sabe conserta, quem não sabe formata!”
    PC Decrapifier estará sempre à mão na toolbox. Ótima sugestão, Pedro Simões.

  13. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Ops!Me perdoe racpxt!! Leiam (@racpxt)

  14. Avatar de Rui Duarte
    Rui Duarte

    Queria saber se existe algum programa para correr num telefone android e que retire as coisas da operdadora

    1. Avatar de henrique almeida
      henrique almeida

      nops e precisas de ter root feito

    2. Avatar de mana
      mana

      Tb precisava para android

      1. Avatar de joao
        joao

        E qual é o programa ?

  15. Avatar de zé

    instalação limpa de raiz, sempre FORMATAR SEMPRE!

  16. Avatar de Dudu
    Dudu

    bem útil, mas como disseram antes – para usuários leigos. Sempre que compro ou chega a mim um pc ou notebook novo, já rodo o cd de boot e enquanto formata vou baixando os drivers atuais no site do fabricante. além de deixar limpo, apaga aquelas partições inúteis que apenas consomem espaço em disco.

  17. Avatar de Carlos Dias
    Carlos Dias

    Isto até vinha a dar muito jeito para o portátil novo, mas quando se tenta fazer o download não funciona. Procurei por vários locais e todos dão erro no download…se bem calhar a aplicação foi retirada porque o crapware é demasiado importante para os fabricantes!