Carros elétricos estão a sobrecarregar a rede de energia?

110 Comentários

É verdade que vivemos num mundo onde a mobilidade elétrica tem sido uma prioridade. No entanto, será que as estruturas estão preparadas para este enorme crescimento de veículos e necessidades de energia?

Elétricos


A China anunciou recentemente novas regras para acomodar a integração dos veículos movidos a novas energias na rede elétrica do país. Além da China, já a Alemanha tinha manifestado esta preocupação há algum tempo. Há cerca de um ano, a Alemanha disse que ia racionar a energia, estando em causa a possibilidade de sobrecarga da rede nacional de energia do país.

Uma vez que a adoção de carros elétricos tem vindo a crescer significativamente, há a preocupação para que o carregamentos de veículos não sobrecarregue a rede de energia.

Carregamento de carros elétricos

Tal como referimos aqui, o governo chinês está pronto para testar um sistema de carregamento bidirecional de ponta nas principais cidades a partir do próximo ano. Esta inovação visa integrar os VE na rede, transformando-os em unidades móveis capazes de gerar energia. Além disso, também haverá uma aposta em carregamento fora das horas de ponta.

Até 2025, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) pretende criar programas-piloto em regiões onde as condições para a integração veículo-rede estão relativamente avançadas.

No que diz respeito a Portugal, apesar de já existirem muitos veículos elétricos a circular, o ecossistema de carregadores elétricos parece ainda ser insuficiente. Há zonas onde a distância entre pontos de carregamento ainda é grande. Certamente que daqui a uns anos o cenário será totalmente diferente.

Comentários

110

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Isso é um mito urbano…

    1. Avatar de André R.
      André R.

      E rural…

    2. Avatar de ZERTO
      ZERTO

      Mito urbano… Só mesmo quem não tem nada na cabeça faz uma afirmação assim. Primeiro mesmo existindo capacidade de produzir energia sem limite o que é impossível não existe infraestrutura para não existir limites na distribuição eléctrica, segundo mesmo fazemdo essa infraestrutura o cliente final ia ter de pagar a mesma logo ter um aumento do custo de energia de 400% não agrada a todos, terceiro só olhando para Portugal e partindo do princípio que se cobria o Alentejo todo com painéis fotovoltaicos a energia produzida não chega para alimentar só os carros eléctricos se tivermos um parque automóvel na ordem dos 40% imaginem quando chegarmos aos 100%.

      Para finalizar o resultado de 4 anos de electrificação do automóvel só demonstra que poluimos cada vez mais, está na altura de olhar para a realidade e não para o marketing.

      Todos sabemos que o hidrogénio é o futuro mas com ele os governos a perderem dinheiro em impostos sobre os combustíveis fósseis e electricidade pois nada impede de eu produzir o meu hidrogénio em casa, para finalizar a prova de que o eléctrico é marketing basta olhar para os audo que estão a competir no dakar os ditos EV que roncam como um carro a gasolina porque lá dentro está um motor 2000cc a queimar gasolina para gerar energia para os 2 motores eléctricos que fazem o carro andar. Caso contrário as baterias instaladas não dão para o carro fazer 50km.

      Andam a discutir a poluição e passados 2 semanas estão a festejar a passagem de ano com fogo de artifício.

      É os defensores do eléctrico continuam a usar a Internet as redes sociais que são o maior poluidor do mundo actualmentente e a crescer de dia para dia. Só um datacenter de médio porte polui mais que um avião e o pior é que além de ser 24 X 24 horas por dia 365 dias por ano diariamente crescem para existir capacidade de armazenamento e poluem mais e mais e mais.
      Usam diariamente roupas derivadas do petróleo que para serem fabricadas poluem etc etc

      Uma coisa é certa o pateta vai sobreviver sem os humanos mas os humanos estão a matar se com a alegada cura

      1. Avatar de JL
        JL

        Então qual é a solução ?

        Já agora deixe aí esses números da poluição.

  2. Avatar de luisa
    luisa

    O problema da alemanha nao tem nada haver com carros eléctricos mas sim com as bombas de calor, basicamente desde que a guerra começou a alemanha tem de forma agressiva trocado os seus sistemas a gás para electricidade! Isto é uma diferença enorme em energia! Grande parte dos gastos anuais de electricidade é para aquecimento e arrefecimento!

    1. Avatar de AM
      AM

      Exactamente, no que respeita Às BC.
      Inclusive, muitas pessoas a investir em alguns paineis FV para aproveitar a luz diurna (às vezes muito pouca, verdade) para apoio nos gastos.

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      “nao tem nada haver com carros eléctricos”
      para:
      “nao tem nada A VER com carros eléctricos”

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Façam as contas. Temos dados do consumo anual de energia no país, temos dados do número de veículos e os km médio, e sabemos o consumo médio de um elétrico… É só fazer contas…

    1. Avatar de O realista
      O realista

      Ja fiz e gasto 0 em 3 anos de model S. Carrego na empresa de borla, no supermercado de borla. Combustivel gratis em 3 anos e 46000kms gastei 0. Em casa também posos deixar a carregar e tenho paineis solares logo energia gratis e limpa

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Tens sorte em relação à empresa, convenhamos. Ou sorte, ou um cargo de chefia. Porque já há muitas empresas que cobram aos trabalhadores que tenham carros elétricos (pessoais) a carregar nos seus postos.

        1. Avatar de O realista
          O realista

          Ninguem cobra na empresa as pessoas que tragam eletrico. Que parvoice. E não tenho cargo de chefia pois acabei o curso ha 2 anos e so comecei ha pouco no mercado de trabalho

          1. Avatar de Chuck Norris
            Chuck Norris

            Ninguem cobra na empresa as pessoas que tragam eletrico.? Dizes tu e na tua empresa. Felizmente o mundo nao gira à volta da tua empresa.
            Acabaste o curso à 2 anos e ja tens um tesla de 40k? Boa Mike, mais uma vez essa não é a realidade de portugal e nem todos tem 40k para dar por um carro.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Chuck ele trabalha na Tesla do Casal Ventoso e tem um cabo ligado ao poste.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “Carrego … no supermercado de borla”
        Qual supermercado?

        1. Avatar de JL
          JL

          No mesmo que você tem descontos. LOOOL

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aqueles 30 minutos que rendem 24 cents SE vier cá abaixo retirar o carro do carregador e do lugar? looolooolool

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas são de borla de não ? Se o tirar depois paga os 30 minutos antes ?

            Você é um gajo complicado.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            @JL

            Check Mate.
            Hahahaha
            Que bem apanhado!! lolol

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não paga esses 30 minutos mas paga os seguintes a peso de ouro. Ou ainda não viu qual é o engodo?

            Por outro lado o que está aqui em causa é a informação do @O Realista pagar zero em carregamentos recorrendo entre outros aos supermercados. Portanto o @ O Realista vai ter q ligar o cronómetro e vir cá abaixo ao fim de 30 minutos desligar o carro e retirá-lo do lugar. Patético.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Então agora 30 minutos é muito tempo ou é pouco tempo????

            Fiquei sem entender… LOLOLOLOL

          6. Avatar de JL
            JL

            É um engodo como o combustível com desconto. Também não viu isso ?

            Lool

            Curiosamente os carregamentos deles são os mais baratos.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista. Neste caso 30 minutos é pouco tempo. Não carrega nada pq o carregador é lento. Precisava de umas 10 horas para carregar alguma coisa de jeito.
            Como é que o @ O Realista anda à borla com carregamentos deste calibre?

            @JL Por mais baratos que sejam, mais vale carregar em casa. 23 cents de electricidade não aquenta nem arrefenta!

          8. Avatar de JL
            JL

            30 minutos em lentros de 22kw ou 15 minutos nos de 50 kw é pouco ?

          9. Avatar de JL
            JL

            Então e tanto é 30 kms num porsche taycan como num dacia spring ? como faz isso ?

            São 30 minutos em 22 kw, se o carro carregar a 22 até dá para mais de 50 kms, se for 15 minutos no rápido a mesma coisa.

            Depende do carro.

          10. Avatar de Realista
            Realista

            Se 30 minutos é pouco tempo, então significa que carregar é de facto um processo rápido..

            LOLOL é só contradições!!

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL 30 minutos até 30kms.
            A forma de conseguir isso é configurar o carro para aceitar a tarifa de 4kWh. Se carregar a 11 ou 22 o valor em € por min aumenta.

            @Realista. Cloro q é lento. Meia hora para retirar até 30kms de rápido n tem nada.

          12. Avatar de JL
            JL

            Como é que eles sabem que o carro carregou até 30 kms ?
            Não existe tarifa de 4kwh, que é isso ?
            Você inventa com cada disparate.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Tabela do Continente é a segionte

            “LENTO ATÉ 22KW

            Tarifa 1 . Até 4kw . 0,0123€/min

            Tarifa 2 . Até 8kw . 0,0369€/min

            Tarifa 3 . Até 15kw . 0,0664€/min

            Tarifa 4 . Até 22kw . 0,1144€/min

            RÁPIDO ATÉ 50KW

            Tarifa Única . 0,2400€/min”

            Quem diz disparates é vc.

            Já agora quer lá ir ver se tira os 50kWh? durante 30minutos à borla?
            Looolooolool

          14. Avatar de JL
            JL

            Se é à borla até aos 30 minutos em compras superiores a 30 euros, e atenção, os minutos não usados acumulam.

            https://www.continente.pt/servicos/plug-and-charge/

            Que interessa o preço por minuto, se é á borla não paga nem os minutos nem os kwh.

            Exato, tanto disse disparate que falou em 4 kwh, afinal são 4 kw e não 4 kwh.

            Sim, são 30 minutos à borla nos até 22 kw e 15 nos de 50 kw.

            “Por cada compra de valor igual ou superior a 30 € nas lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia aderentes, beneficia de uma oferta em minutos para utilizar no serviço Continente Plug&Charge – 15 minutos (Rápido) ou 30 minutos (Lento), no saldo do seu Cartão Continente. A oferta tem validade de 10 dias.”

            Deixa os links e não os lê ?

          15. Avatar de Realista
            Realista

            Então 30 minutos é rápido porque é preciso vir cá baixo desligar e ao mesmo tempo é lento porque demora muito tempo a carregar…

            Como é que ficamos nessa contradição?

            PS: Com 30 minutos, a 22kW (Tudo o que usa AC é chamado carga lenta) o meu carro carrega mais de 100km… (quase dois dias de uso numa utilização casa-trabalho-casa).

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Irra @Realista. O carregamento é lento, o tempo grátis é q acaba demasiadamente rápido para um carregamento tão lento looolooolool

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL não vale a pena andar às voltas.
            Dão-lhe apenas aprox. 30kms.
            Repito
            https://static.continente.pt/images/Continente/Images/Pageviews/plug-and-charge/S3.png
            Quer mais, paga!!

          18. Avatar de JL
            JL

            Depende do carro e do carregador usado.

            15 minutos a 47 kW dá para mais do dobro.

      3. Avatar de José
        José

        e quanto custou o tal model S ??? Portugal e só ricos, a rede não está preparada para os elétricos da para ver as casa que tem trifásico não passa dos 10Amp por fase isso deve dar para muito sim liga a torradeira lá se vai o quadro os elétricos são uma ilusão ambiental,

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Eu carrego em monofásico e podes ter um quadro trifásico e passar a corrente para monofásico sem problemas (o contrário é que é impossível).

          Mesmo a 10A a 230v durante 1 hora são 2.3kW.

          2,3kW durante 12 horas (deixando o carro a carregar desde as 20 da noite e retirar às 8 da manhã) são 27.6kWh de carga que consegues colocar no carro. Mesmo assumindo perdas de 15% na transformação são 24kW (DC) que carregas de bateria numa noite.

          Um carro gasta cerca de 13~14kWh/100km o que são cerca de 170km por dia que consegues carregar no carro a 10A. A não ser que andes mais do que isso por dia, é que tens necessidade de atualizar os cabos da tua casa antiga porque não faz sentido.

          Já nas instalações elétricas normais dão para 16A que são 3.7kW numa hora, sem instalação de qualquer equipamento ou mudanças de cabos, o que significa que em 12 horas carregas 44kW. Mesmo assumindo as mesmas perdas na transformação são 38.6kW (DC) que carregas de bateria numa noite o que daria para cerca 270Km por dia…

          Falas sem saber.

    2. Avatar de JL
      JL

      Sim, dá entre 14 a 15% a mais.

  4. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Agora é que se lembraram disso?

    LOL!!!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Isso não acontece em países como Portugal.

      Mesmo que todos passassem a usar carro elétrico da noite para o dia significava um acréscimo de eletricidade em cerca de 20 a 30% superior ao atual, produção essa que até foi reduzida quando fechamos a central elétrica de sines.

      O caso a Alemanha é diferente, porque eles consomem muito mais energia no inverno, especialmente após os incidentes com a guerra na Ucrânia.

    2. Avatar de Jota
      Jota

      Lembraram-se agora porque não é verdade

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        O que é que não é verdade?

  5. Avatar de Mendes
    Mendes

    Vai haver apagões, a Áustria já avisou.

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Sim, por causa da energia gasta com o aquecimento das casas e similares.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Por isso é que na Noruega estao ás escuras meses seguidos.

  6. Avatar de DFS
    DFS

    Segundo uma notícia a Noruega vende mais de 80% de carros elétricos e 1/3 dos carros em circulação na capital já são elétricos. Já ouviram falar de problemas com a eletricidade na Noruega?

    O problema com os carros elétricos não deverá estar na produção da energia visto que as energias renováveis vão continuar a crescer. O problema poderá estar em alguns pontos da rede em determinadas horas, mas acredito que seja resolúvel como tem sido até agora. Não nos podemos esquecer que hoje consome-se mais energia que há 30 anos e a rede adaptou-se. Há sempre a possibilidade de fazer alterações ao tarifário bihorário por forma a minimizar o pico do consumo dos carros elétricos.

  7. Avatar de dfs
    dfs

    Segundo algo que li há uns tempos, a passagem para carros elétricos corresponderia a um aumento de consumo de eletricidade de cerca de 20%. Nunca fiz as contas exatas, mas parece-me um valor credível para uma média anual de 20 mil km por carro. 20% é o aumento que estamos a ter estes dias com o frio e ainda não faltou a luz. Claro que terá de haver aumento de capacidade em algumas zonas urbanas, em zonas de carregamentos ultra rápidos, mas não me parece nada difícil de fazer, e a transição para carros elétricos vai durar mais de 20 anos.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Também podemos ver de outra forma, talvez a grande maioria das pessoas que vai comprar um VE, vai ter painéis em casa, pode até gastar mais de um lado e baixar o consumo em casa fica quase ela por ela

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Claro que vão sobrecarregar a rede. No último verão devido ao calor, e rede eléctrica de França e Espanha esteve no limite devido ao uso do ar condicionado. Agora somem a isso milhares de carros eléctricos.

  9. Avatar de Joao M
    Joao M

    Claro que com cada vez mais carros eletricos a carregar é mais carga na rede, principalmente nas horas de vazio. Mas isto é o problema de se começar a construir casas pelo telhado, como é já costume na nossa politiquice woke e de likes. A alemanha andou a trocar gas por eletricidade. Andamos a desligar centrais nucleares porque é má publicidade (depois ligam as de carvão porque afinal há pouca energia). Portugal, como sempre, vai resolver o problema com taxas (porque é assim que se resolvem problemas em Portugal –> taxar. Tipo a taxa dos sacos de plastico finos … )
    Nos EUA, ano passado, acho que foi a Florida que já restringiu carregamentos durante x tempo por causa da sobrecarga devido ao custo da energia. Enfim … a malta incentiva a compra de EVs e depois é que se lembra da infraestrutura … mas esta escolha é clara -> incentivar EVs dá mais votos do que esticar cabos e ligar centrais a gas/carvão até a “energia verde” conseguir acompanhar.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Infelizmente tenho de concordar contigo numa coisa, a resposta vai ser aplicar taxas aos VE, em nome do ambiente, e o mais provável é serem desproporcionais, ainda vai ficar mais caro ter um VE que um a combustão

    2. Avatar de JL
      JL

      Na Flórida não restringiram carregamentos, entre outras mentiras que fala no seu post.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Desde o início que escrevo isso mesmo aqui. Atenção que não temos rede eléctrica para o abate da frota a combustão e substituír por eléctricos!!!! Fui logo acusado que sou financiado pelas petrolíferas!!!!!!

      Hoje só temos extremismos, ou 8 ou 80!
      É evidente que os países fundamentalistas pelo ambiente ao acabarem com centrais a carvão, gás e nuclear, como é que fornecem mais energia? Até uma criança de 5 anos sabe que isto é impossível!?!?!!?!?!

      1. Avatar de JL
        JL

        E como se confirmou estava errado, tanto que tem mais um artigo a confirmar que estava errado.

        Mas eles não acabaram com as centrais, onde inventou isso ?

        Ou seja, acusa os outros de extremismos, mas você é que o faz.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Meu caro, Portugal tinha as centrais a carvão, das mais avançadas da Europa. Encerrou-as porque poluem…….. as de gás não sei se vão pelo mesmo caminho e dependemos das exportações de Espanha e França……. energia proveniente de centrais a carvão, a gás e nucleares!!!!!

          Alemanha idem aspas, encerrou as centrais nucleares porque é cool ser verde e ……. com a guerra na Ucrãnia…… reactivaram centrais a carvão!!!!!

          Se queremos pertencer ao grupo de países industrializados, com indústria, não podemos depender só de energia hídrica + solar + eólica!!!!!!! Porque não são energias constantes!

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Fechamos as centrais a carvão, em 2021 – antes da guerra – porque tínhamos excedente de consumo a nível nacional e aos preços que estávamos a vender ficava mais barato encerrar a central do que a manter a operar…

            Aliás, encerrou-se a central mais cedo porque as condições do mercado ficaram piores e não se encerrou porque poluía…

            Nenhuma empresa vai realizar o corte de uma unidade de produção porque polui, se ela está a gerar rendimento. Cortam com ela, se gerar prejuízos ou se a necessidade de melhoramento não justificar o investimento, substituindo-a por outro e esta foi claramente o caso.

        2. Avatar de JL
          JL

          Tinha e algumas foram convertidas, ainda assim não sei o que isso tem a ver com os carros.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se os Midia dizem é que é verdade então.

  11. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Apesar de não passarem de um grão de areia no deserto, já vários países tomaram decisões em forma de lei visando restrições ao carregamento de elektros caso o fornecimento de electricidade se revele insuficiente.

    1. Avatar de JL
      JL

      Já ? Então mostre lá quais foram, e quais estão em vigor ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tem aqui o caso da Suiça
        https://www.newsd.admin.ch/newsd/message/attachments/74051.pdf
        No caso de um eventual fornecimento insuficiênte de electricidade, o Governo da Suíça já se salvaguardou sobre como lidar com emergências devido a apagões causados ​​pela falta de energia elétrica. Os 1ºs a comer são os elektros:
        “A utilização privada de BEV’s só é permitida para deslocações
        absolutamente necessárias (por exemplo, exercício profissional, compras,
        visita ao médico, presença em eventos religiosos, presença em audiências judiciais).” Idas pá praia ou para a disco pode tirar o cavalinho da chuva, fica em casa que é bem bom looolloool
        Outros países seguiram a pegada. Por exemplo, França https ://observador.pt/2022/09/30/franca-planeia-limitar-carregamento-de-carros-electricos/
        Isto tudo claro está com uma miséria de carros em circulação que nem chegam a 1%, imagine se fossem 99%. Andava tudo histérico loooloooloool

        1. Avatar de JL
          JL

          Os primeiros não, escusa de mentir novamente, os 3ºs, e logo a seguir eram os a combustão.

          Não chega ã 1% ? nas suas mentiras ?

          Medidas do lobby. LOOOL

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual mentira @JL?
            Não posso levar o ICE até à praia?

            Já chega a 1%? Há dias era 0,8%. Já estava a dar de avanço.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mentira que eram os primeiros, só aparecem no 3 patamar de contingência.

            Não, a partir do 4º também não pode.

          3. Avatar de JL
            JL

            O mais curioso é que mandaram limitar a velocidade máxima nas AE para 100 kmh, não especifica para quais, portanto é para todos.

            O documento não diz quando inicia a medida nem quando termina, estranho….

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não passar dos 100 é claramente u.a medida de contingência para elektros. A partir dessa velocidade os consumos nos elektros são uma desgraça looolooolool

          5. Avatar de JL
            JL

            Não diz lá para quais é, portanto é muito mais importante, como já vimos antes, para os a combustão, já que a eficiência deles é ridicula, portanto reduzir a velocidade desses é bem mais importante.

          6. Avatar de JL
            JL

            Errado, só em Portugal já tinham passado os 2.5 % em 2022.

            Por isso mesmo tudo indicar que seja uma medida para todos, já que são os a combustão que gastam mais electricidade.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em 2022?
            Então uma notícia de 17 jan.2023 informa que são 0,8% de elektros e vc diz que em 2022 já eram 2.5%?! Comé qué isso?

            Qt à eficiencia anda ela por ela, a electricidade tb tem perdas na produção, na distribuição e no carregamento dos próprios carros.
            Nalguns casos até perde mais usando a electricidade. Só um Zoe desperdiça 30% na tomada.
            Portanto ridícula é a quantidade de energia por unidade de massa que os elektros carregam!

          8. Avatar de JL
            JL

            Está errada, lamento.

            Também conta a eficiência de produção do combustível ?

            Errado, o Zoe desperdiça se for carregado em monofásico a baixa corrente, que duvido que alguém use.

        2. Avatar de JL
          JL

          Quero ver então como fazem com as soluções que você tanto defende, onde gastam 10x mais, isso nem chega então para 0.1 %. LOL

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As outras soluções podem ser armazenadas em épocas de fartura para gastar em épocas de carência!

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, não podem.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só pq vc não quer.
            Até podem ser exportadas por navio ou camião se for preciso.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, não podem, não sabe já que hidrogênio não pode ser armazenado durante muito tempo ?

            Além de que o custo disso é estratosférico, por isso não se usar .

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vá-se habituando que é para esse lado que isto anda a inclinar.

          6. Avatar de JL
            JL

            Então mas vêm aí as centrais alimentadas a hidrogênio, logo estamos safos.

            Mas para efuels isso até vai sobrar.

            Até a minha avó já dizia: “a 2000 não chegarás, de 2000 não passarás”

            Claro que sim, só os petrolheads é que vão andar de carro. Looooool

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E fabricar baterias não gasta nada.

          8. Avatar de JL
            JL

            Tal como gasta a fábricar electrolizadores que até duram menos.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Novamente a comparar a formiga com o elefante.

          10. Avatar de JL
            JL

            Formiga como ? São baratos e fáceis de produzir ? Então porque são tão caros?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está no inicio.
            Cara é a bateria do Nissan Leaf de 2018.

          12. Avatar de JL
            JL

            Qual ? Aquela que custa 9 mil euros ?

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            20000€ fáxavor.
            1º era só nos 2010 agora os 2018 tb já andam atacados looolooooloool.
            Não dura nada essa m* 😛

          14. Avatar de JL
            JL

            Errado, já foi confirmado que foi mais um orçamento com erros.

            Atualize-se.

          15. Avatar de JL
            JL

            Exato, como vê está errado.

            Deve ser por isso que já há marcas a querer deixar de ter concessionários, só fazem porcaria.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A fazer fe naquilo que aquele responsável informa. Nas outras marcas o custo é a dobrar.
            Portanto não vá por aí.

            Mas já agora. Qual é mesmo o problema das baterias? 5anos e pufff??? E o cliente paga pq ja passou uns kms?
            Qué qué isto? Não era só nos 1⁰s modelos?Ou isso é a eterna desculpa? Voltamos ao mesmo e afinal não resolveram porra nenhuma. Até parece que fazem gala em enganar as pessoas.
            Coitado de quem compra elektros.

          17. Avatar de JL
            JL

            Nas outras marcas o custo é semelhante, a dobrar é nos seus sonhos molhados.

            Já lhe disse muitas vezes, as baterias do Nissan leaf não têm sistema de climatização, quem usa com mais cargas rápidas ou anda muito depressa, elas aquecem e incham, e acabam por provocar falhas de isolamento, é que nem é tanto a perda de autonomia, mas sim erros por falar de isolamento, o carro deixa de carregar e até de andar.

          18. Avatar de JL
            JL

            Voltam ao mesmo porque é uma marca que estava habituada a combustão, ou seja, os problemas é para serem resolvidos numa próxima geração, não vão gastar dinheiro no modelo atual, tanto é que os Arya já têm refrigeração e o Nissan leaf é para acabar.

            Parece que a Nissan fez um carro para climas frios, tanto que os vendidos em países nórdicos têm ptc de aquecimento da bateria, e não aconselha a carregar rapidamente mais que uma vez por dia, isso está no manual, e fez um carro para uso comum, não para uso profissional,mas nem isso os concessionários sabem informar, portanto não admira, mais uma vez, que as marcas queiram acabar com eles, na verdade não existe vantagem nenhuma ter concessionários.

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nos meus sonhos pq?
            Só se for nos sonhos do especialista no assunto. Vc leu o texto? Veja lá bem:
            “…um valor que é quase metade da média do valor atualmente praticado por outras marcas que comercializam veículos elétricos”

            Não, o que vc disse foi que isto era um problema dos LEAFS de 2010, os 1ºs… lembra-se da história do TiBastos? Claro que se lembra! E que agora esse problema de aquecimento já estava ultrapassado. Carros de 2018 não são carros de 2010
            Convença-se que carros eléctricos é só para enterrar dinheiro e para outros saberem mais da sua vida do que o seu próprio cão!

          20. Avatar de JL
            JL

            Mas isso não é verdade, 9400 custa para um s85, e já lhe mostrei o orçamento, portanto não é quase metade em lado nenhum.

          21. Avatar de JL
            JL

            Quem disse isso foi a Nissan, a não ser que exista outro problema com a bateria.

            Sim, enterra dinheiro, mas muito menos que um a combustão, até mesmo, neste caso.

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estava desgraçado, looolloollool

          23. Avatar de JL
            JL

            Por estar desgraçado é que tenta mostrar que os outros também estão, mas está enganado, só se está a enganar a si próprio.

          24. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não, não estou. Estaria sujeito se optasse por um elektro.
            Havia de ser giro 2dias para chegar a Almeria. Escolhe outro. Looolooolool

          25. Avatar de JL
            JL

            Não é o que parece, quando se está bem não é preciso arranjar defeitos onde não existem.

          26. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E depois estar sujeito ao fim de meros 5 anos , se tiver ultrapassado 150000, os tais 30000/ano que eles dizem q compensa muito, a largar 20000€ por mais modesto q seja o carro.

            Deixe de tentar enganar as pessoas
            Quem tem que os manter já sabe e diz:
            “a manutenção dos carros é demasiado cara, os custos de reparação são elevados e o desgaste dos pneus é duas vezes superior ao de um carro normal”.

          27. Avatar de JL
            JL

            Como se tivesse ultrapassado ? você nem usa o carro que tem, quanto mais fazer 30 mil kms por ano.

            E também não precisa de 20 mil só se quer ser enganado.

            Quem está a enganar as pessoas é você, aliás, é comum ver isso por aqui.

            É isso é, basta ver alguns disparates sem nexo na internet, depois diz que os outros andam a enganar as pessoas.

          28. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não diga disparates. Não uso onde não os devo usar. Cidade e pequenos percursos. Como sabe.

            Já vcs até para ir ao café levam o carro. Há que rentabilizar o investimento e mostrar que que foi um bom negócio. looolooolool

          29. Avatar de JL
            JL

            Eu também não uso onde não devo usar.

            Você nem usa nem faz nem perto de 30 mil kms por ano.

            E não, para ir ao café uso bicicleta, trabalho mota.

          30. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc pode não usar, mas muitos colegas seus fazem gala de verborrear na net que desde q têm elektros dobraram os kms percorridos de carro. Verdade?
            Mentalidades!

          31. Avatar de JL
            JL

            Enfim, assim continua a verborreia….

  12. Avatar de JL
    JL

    JL f@ke Coments… LOADING

    1. Avatar de JL
      JL

      Olá Hugo, este Nick é meu, arranje outro.

  13. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Em conversa com um colega de trabalho há dias, este dizia-me que vários países da Europa estão a desenvolver o que parece centrais de energia de fissão? Será esse o futuro para termos energia elétrica ilimitada?

    1. Avatar de JL
      JL

      De fusão, fissão é aquela que se usa até hoje.

      Procure por ITER, TOKAMAK.

    2. Avatar de Joao+M
      Joao+M

      _RJCA_
      Fissão é o que temos agora com as centrais nucleares. No entanto também está a ser planeado a construção, em alguns paises, de centrais nucleares mais pequenas . Acho que está em testes.
      Agora, o tema da “energia infinita” está ligada à Fusão mas isto ainda está em testes também e, até agora, acho que ainda não há nada em concreto a funcionar. Acredito que é uma excelente solução mas dado o investimento necessário – desconfio muito do tema “energia barata” . Dizia-se o mesmo das eólicas, solar, etc.. e nem é por isso que a energia tem baixado 😀