Primeiros camiões autónomos começarão a funcionar sem condutor já em 2024

14 Comentários

Temos conhecido avanços nas tecnologias de condução autónoma e, este ano, o palco deverá ser dos camiões. Estes veículos pesados vão, sem condutor, circular pelas estradas dos Estados Unidos da América (EUA).

Empresa de camiões autónomos Aurora Innovations

Embora a tecnologia ainda não esteja completamente afinada, os avanços têm sido notórios e, nos EUA, os carros autónomos já são uma realidade em algumas estradas.

Se o setor dos pesados parecia estar a progredir a um ritmo diferente, mais lento e cauteloso, de repente, chega 2024 e os objetivos são muito concretos.

Empresa de camiões autónomos Kodiak Robotics

As empresas norte-americanas Aurora Innovations, Kodiak Robotics e Gatik AI anunciaram planos imediatos para testar os seus camiões autónomos, sem condutor, em estradas reais. Apesar de o próximo ano ter sido definido como a data limite para o avanço do projeto, há quem queira começar já em 2024.

Até ao final do ano, prevemos atingir o ponto em que começaremos a operar camiões sem condutores a bordo.

Partilhou o cofundador e CEO da Aurora Innovations, Chris Urmson.

Estes camiões autónomos serão equipados com o indispensável software, e um conjunto complexo de sensores, câmaras e radares.

 

Exemplos nas estradas reais levantam preocupações sobre camiões autónomos

A notícia suscitou alguma preocupação no setor automóvel, pela “falta de regulamentação e de transparência” relativamente à condução autónoma. Além disso, também foram apontados os “enormes danos” que os veículos podem causar, se algo correr mal.

A Advocates for Highway and Auto Safety, na América do Norte, está preocupada com o facto de, por exemplo, estes camiões pesarem “15 vezes mais do que o problemático robotáxi sem condutor da Cruise“.

Empresa de camiões autónomos Gatik AI

Por sua vez, as empresas responsáveis pelo projeto alegam que o desenvolvimento do software para os camiões autónomos é “mais fácil do que o dos robotáxis”. Afinal, enquanto os robotáxis têm de circular em cidades com tráfego cruzado, ciclistas, peões e outras variáveis, os camiões circulariam em percursos fixos, nomeadamente, em autoestradas.

Na perspetiva das três empresas, “os camiões de carga autónomos são seguros e custam menos”. Além de terem concentrado os testes em estados do sul, como o Texas, estreá-los-ão também por lá.

A Gatik AI já testou a condução autónoma em camiões de carga mais pequenos, e planeia implementá-los oficialmente, “em escala”, em 2024, nos arredores de Dallas. Inicialmente, farão trajetos curtos.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Só acredito quando vir, não estou a ver algo com 40 toneladas sem um condutor presente.

    Vemos todos os dias situações em que a máquina falha e só as unhas de um profissional para não matar uns poucos, pois parar em segurança 30 tonelas ou 40 não é para qualquer um.

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      Há mais acidentes devido a erro humano – seja com pesados ou com ligeiros. É como tudo.

    2. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Há muitos metros no mundo que andam sem condutor e pesam bem mais que 40 toneladas

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Grande lol comparar um metro a um pesado!

  2. Avatar de MLopes
    MLopes

    a coisa da condução autónoma é má e ainda não está sequer no ponto necessário para ser segura com um carrito de 2 toneladas e agora querem colocar 40 ou mais toneladas a serem conduzidas autonomamente? boa ideia…!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Só não está no ponto necessário para ser seguro porque temos condutores humanos à mistura porque se fosse tudo autónomo funcionava tudo como uma luva tal como uma linha de montagem mas claro como há pilotos humanos à mistura dá sempre barrca

      1. Avatar de We R DOOM
        We R DOOM

        HAHAHAHAHA HA

  3. Avatar de Rui
    Rui

    O Dubai já tem metros autónomos desde 2010 a maioria dos países da EU ainda nem aderiram a um simples metro e agora querem pôr camiões ahah tenham juízo

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Olha outro! Estás a comparar camiões com veículos sobre carris?

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Aos poucos vamos ser todos substituídos por máquinas. E não venham com a treta de adaptar. Trabalho numa empresa americana de IT, só no ano passado devido à AI, 30 devs foram à vida.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Deves trabalhar em IT deves cada vez há mais falta é só ir ao linked in tens 40 empresas a falar contigo para te contratar

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Mais um de IT que se acha a última bolacha do pacote. Pesquisa na internet e encontrarás vários artigos de despedimentos em massa na área.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não tenhas pena deles, no dia seguinte já estão a trabalhar noutro sitio.