Portugal: 1700 presos vão ter acesso à Internet

71 Comentários

Em Portugal o acesso à Internet por parte dos reclusos é proibido. No entanto, o Ministério da Justiça vai lançar um projeto que permitirá aos reclusos das prisões de Tires, Carregueira e prisão-escola de Leiria ter “acesso à rede”.

Portugal: 1700 presos vão ter acesso à Internet

Acesso à internet: Podem pedir consultas, apoio jurídico e aceder a alguns sites…

De acordo com o CM, o Ministério da Justiça vai lançar portal informático para reclusos que funcionará, inicialmente, nas prisões de Tires, Carregueira e na prisão-escola de Leiria. Segundo as informações do jornal, o Governo quer comprar 450 computadores financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência europeu e Permitir que 1700 presos acedam a um portal.

No mesmo será possível pedir consultas ou apoio jurídico e aceder a sites. Se a avaliação for positiva, o programa será alargado às outras prisões.

Portugal: 1700 presos vão ter acesso à Internet

O ministério, liderado por Catarina Sarmento e Castro, revelou que o Portal +Inclus@o estará disponível em português e inglês.

Estes acessos serão disponibilizados através de uma tecnologia segura e monitorizada pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais

Este projeto pretende ser um importante instrumento de inclusão, contribuindo para garantir a todos, independentemente de se encontrarem numa situação de reclusão, relevantes direitos de cidadania e o acesso a serviços que facilitam o processo de reinserção social

Revela o JN que paralelamente, está a ser desenvolvido um portal sobre o trabalho prisional e a compra de produtos já atualmente disponibilizados nas cadeias.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    “Se quer qualidade de vida já sabe, amigo: cometa um crime e vá para a prisa”. Mas, mas, mas, mas… ó sr. político, com tanta miséria aí nos hospitais, nas escolas, com tudo a faltar em toda a parte, e o sr. vai gastar o dos contribuintes na prisa???? “Amigo, para a escola já não volto, para hospitais tenho o privado e o que há de melhor no estrageiro. Quanto à prisa, nunca sei”.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Grunho, que crime hoje em dia lhe dá ida garantida para a prisão?
      Matar 100 pessoas? Surto psicótico…
      Roubar? Tem necessidades, é um jovem….

      Começa a ser difícil em Portugal ser-se preso.

  2. Avatar de Fusion
    Fusion

    Roupa lavada? ✔
    Cama onde dormir? ✔
    Pelo menos duas refeições por dia? ✔
    Cuidados de saude? ✔
    Internet? ✔

    Para quem não tem nada a perder não me parece um mau deal, estando Portugal como está admiro-me não haver mais gente a ir para as cadeias

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Mínimo 5 refeições diárias

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Os presos também vão votar…

      Votos são votos

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Se é assim tão bom vão para lá. Porque o importante é dinheiro e comer. Restrição da Liberdade, familia e amigos não é importante.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É caso para dizer: o crime compensa.

  4. Avatar de Infinity
  5. Avatar de LS
    LS

    Será uma prisão ou um Hotel?
    Começa a ter poucos downsides.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      O único downside que vejo é haver lá criminosos a sério, violadores, assassinos, etc. Caso contrário, era um paraíso, e para algumas pessoas na prisão acredito que tivessem melhores condições de vida do que cá fora

  6. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Tanta gente que sabe como se vive na prisão,a avaliar pelos comentários.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Felizmente não sei como se vive na prisão, mas tenho a certeza de como os metia a viver.

  7. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Incrivel como as pessoas lançam bitaites sem saberem, ao certo, como serão as condições do programa.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Iguais a tantas outras, demasiado permissivas ou facilmente exploráveis

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Já estiveste preso para saber isso?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Preciso estar preso para saber que entram telemóveis e drogas em todas as prisões do país? Que fazem festas com comidas e álcool vindos do exterior? Que as penas quando aplicadas são irrisórias e com cumprimento apenas de 2/3 da pena? Que existe demasiada leviandade nas autorizações para saídas?
          É o sistema penal e judicial que temos, podes cometer um crime e ir para a prisão simplesmente tirar um curso superior às custas do estado e com direito a tv na cela, mas claro não superior a 19″.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sim, o sistema judiciário tem problemas e então?
            Estás quase a dizer que a disponibilidade limitada de Internet é um incentivo para se ir preso.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Estou a dizer que tudo é demais para quem devia estar a repensar a sua forma de estar na vida, a arrepender-se e pensar na sua reintegração na sociedade.

          3. Avatar de Profeta
            Profeta

            Para mim isto sao incentivos para continuar a usar o crime como modo de vida. Nao ajuda nem facilita em nada estes individuos a arrependerem-se do mal que fizeram. Enfim mais do mesmo. Sem novidades. E de facto e preciso ir para as prisoes para saber como funcionam ? Da mesma forma que politicos andam com esquemas durante toda a vida. Acho que toda a gente sabe disso dificil e prova-lo. Os politicos sao bons rapazes, tratam-nos a todos como otarios. Tem as prioridades todas trocadas, enfim.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se para ti “isto sao incentivos” ficamos à espera de exemplos de sucesso que suportem esse “achismo”.

  8. Avatar de MLopes
    MLopes

    se o objetivo é a reincersão social dos detidos, as prisões não podem ser lugares onde se amontoam pessoas enfiadas em celas em longo de corredores.
    já não deviam existir prisões assim ha muito tempo mas um velho paradigma, mesmo que demonstrado falso há muito tempo é muito difícil de morrer, especialmente na cabeça das pessoas.
    quem aqui faz alguns comentários devia ler sobre algumas cadeias, inclusivé de alta segurança, na noruega e também, pasme-se, no eua e as consequências da mudança de paradigma nas reincidências

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Para muitos o mantra é “bandido bom é bandido morto”

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        E para alguns outros, incluindo decisores políticos, o mantra dito entre dentes é “vítima boa é vítima morta”. Muito poucos, felizmente, mas alguns.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        Depende do bandido e do crime.
        Pode parecer-te estranho, mas ainda há muita gente que se preocupa muito mais com as vítimas do que com os bandidos.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se te assassinassem algum familiar logo vias se querias a tal “reinserção social”. Uma coisa é reabilitar alguém detido por furtos ou tráfico de droga, outra coisa são violadores, homicidas, que mal saem de lá voltam a cometer os mesmos crimes. Quando a cadeia é boa e tem boas condições há pouca preocupação em ir lá parar. Se a cadeia for dura, a vontade de ir lá parar é nenhuma, e muitos pensariam 2x antes de cometer os crimes.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        É por isso que as piores prisões do mundo estão vazias lol Santa ignorância.
        “Se te assassinassem algum familiar”….??? Sabes que o assunto não é sobre ti nem sobre mim certo? Há assuntos que têm de ser tratados de forma imparcial e tu, claramente, não estás apto a falar desse ponto de vista.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Diz o jovem que está sempre a dizer para se porem no lugar dos outros.

          Haja paciência…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            E quem são os outros aqui??? Somos todos nós…certo? Não percebi qual foi a dúvida.

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Hugo, as piores prisões do mundo não estão vazias, nem nunca estarão, porque o que não falta é escumalha para lá meter.
          É tipo a pena de morte, que não resolve os crimes e blablabla
          Resolve pois, aquele que levou com a pena de morte não volta a matar mais ninguém.

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Onde é que está dito que esses assassinos terão acesso à internet (que duvido muito que esteja assim tão aberto)?
        É a este tipo de comentário tosco que me estava a referir…

      3. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Sabes que a maior parte dos criminosos não são assassinos? Alguma vez consultaste estatísticas? A tua burrice é de nascença?

      4. Avatar de MLopes
        MLopes

        essa resposta é uma falácia!
        é óbvio que queria. para que é que eu quereria que uma pessoa que cometeu um assassinato saísse da prisão e reincidisse?! seria idiota e extremamente egoísta!
        tens uma visão limitada e demasiado auto centrada do mundo e o que dizes sobre as condições das cadeias está mais do que demostrado estar errado e a razão assenta nos comportamentos complementares das cadeias tradicionais. sabes o que são complementos complementares e a sua importância na história do ser humano e até nas relações inter-pessoais do dia-a-dia ou na educação das crianças(?) a julgar pelo teu comentário estás a ouvir falar disto pela primeira vez.
        lê sobre a prisão de halden na noruega, só para começar, e adianto-te já que é uma prisão de alta segurança que alberga cerca de 250 presos desde homicidas, traficantes, agressores sexuais, etc. posso também adiantar-te que nessa e noutras prisões do género as taxas de reincidência são 50% inferiores à tradicional.
        curiosamente nos eua, que na vastíssima maioria tem prisões de sistema tradicional 60% dos detidos regressam à prisão em dois anos e na noruega apenas 20%.
        tudo num sistema que, feitas as contas, é ainda muito mais barato!
        vai ter muito que ler se quiseres mesmo compreender os porquês de tudo isto…

    3. Avatar de papamoscas
      papamoscas

      Bandido bom é bandido morto!

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        ironia ou…?

  9. Avatar de António de Oliveira S
    António de Oliveira S

    Olá Mãe, olá Pai vai subir em flecha

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nem duvide. No Brasil por exemplo, há muitas burlas feitas a partir de prisões.

  10. Avatar de Júlio Martins
    Júlio Martins

    só falta lá terem o resto da família junto deles para assim não terem de pagar rendas 😛

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Também se arranja. É só ir buscar mais algum aos contribuintes.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Alguns até têm, é irmãos tudo preso.

  11. Avatar de Aves
    Aves

    “Ter acesso à internet, ter acesso à rede” – é ter acesso a um portal através de uma tecnologia segura e monitorizada pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. O recluso pode consultar o seu processo individual, marcar consultas médicas e apoio jurídico
    “Aceder a sites” – segundo o “JN” é um número limitado de sites, incluindo de instituições públicas e de jornais.
    Os grunhos ficam todos exaltados com isto. Preferiam antes: “E não se pode exterminá-los?”.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Parabéns pelo comentário acertado. É raro por aqui.

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      Concordo. Mas acho que o sistema deveria ser financiado pelo orçamento do estado e não pelo “Plano de Recuperação e Resiliência”. Afinal, o PRR foi pensado para ajudar a economia a recuperar depois dos tempos do Covid. E parece que os fundos são usados para tudo e mais alguma coisa menos para aquilo que deveriam servir.

    3. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Aves, exterminá-los? Alguns? Sem dúvida.
      Todos? Não…
      Mas todos os que fossem culpados de assassinato apenas para roubar e etc, esses se dependesse de mim amanhã já cá não estaria nenhum.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        “exterminá-los? Alguns? Sem dúvida.” O orgulho na total falta de noção LOLOL

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Hugo, leu o resto ou só ficou pelo princípio?
          Países mais avançados que nós uns 100 anos fazem isso aos prisioneiros culpados de crimes especialmente macabros.
          Japão, por exemplo…

          Não sequer consigo compreender a ideia de alguém ter qualquer ponta de simpatia por um indivíduo que matou outro para lhe roubar a carteira ou o telefone.
          Não estamos a falar de auto defesa ou morte acidental, estamos a falar de algo intencional.
          Não percebo mesmo.

          É até ao dia em que lhe sai algo assim na rifa, depois muda logo de ideias.

          Já sei, segundo o Hugo devemos perdoar estas coisas porque são jovens e a culpa é da sociedade.
          Vá, vamos todos cantar, je suis Charlie e o amor vencerá, não nos conseguirão vencer… Até ao próximo ataque.

          Eu até começo a simpatizar com a ideia da civilização ocidental desaparecer e ser substituída por algo mil vezes pior.
          É que já não há paciência para wokes.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas quais wokes, não sejas tóino.
            Tu sabes quantos inocentes são condenados à morte?
            Basta haver um em cem para que não querer sequer pensar nessa opção, a menos que não te importes de ser um desses cem…em prol da tão desejada “sociedade perfeita”.

  12. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Se a prisão é um local tão bom (como a escumalha dos comentários online acha), porque é que a escumalha dos comentários online não entra numa esquadra e tenta agredir um polícia? Não estou com isto a querer incitar à violência, só quero mesmo é que a escumalha dos comentários online mostre que tem razão. Ou têm medo de ir presos? Querem ver que não é assim tão bom? Hipócritas!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Agredir um polícia? Nem multado és quanto mais ir preso.
      Cá só é preso quem tiver uma pena superior a 5 anos, mas só cumpre 2/3.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso acontece quase diariamente, e sabe de uma coisa? Não vão presos…

    3. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Anónimo, deve andar na lua, só pode.
      Mas vc não sabe a quantidade de polícias que são agredidos, alguns violentamente, ao longo de um ano?
      Sabe quantos vão presos? E quando digo presos é presos, não é detidos?
      Vá lá informar-se antes de dizer parvoíces.
      Já lhe disse que para ir preso em Portugal tem que se ser particularmente habilidoso.

      Se não tiver rendimentos ou bens isso então é garantido que nunca será preso…

  13. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Portugal e os Portugueses estão sequestrados e a ser destruídos pelos liberais/maçonaria (PS, CDS, BE, CH, PCP, IL, L, ADN, PAN, e a facção liberal/maçónica do PSD representada pelo dr. Pedro Coelho), o Presidente Rui Rio tem toda a razão quando diz que «…o abismo é já ali…».

  14. Avatar de O realista
    O realista

    Como militante do bloco de esquerda e de saudar esta conquista. Agora falta colchoes pilkolin e uma oled para ver as noticias e acabarem com a palhacada dos duches. Esta provado que uma banheira de água quente faz melhor

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Está errado, se é militante do BE não pode exigir colchões Pikolin, porque são espanhóis, têm de ser Molaflex porque são nacionais.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Tem razão, não nos podemos esquecer que o Bloco de Esquerda é um dos partidos liberais/maçónicos que apoia o Executivo do «Porto, o Nosso Partido/Porto, o Nosso Movimento/Aqui Há Porto».

  15. Avatar de Ohlamar Nebur
    Ohlamar Nebur

    Venham as burlas online em massa…

  16. Avatar de Xico
    Xico

    Era mesmo o que este país estava a precisar. Mais uma medida patrocinada pelo Camorra, pela Cosa Nostra portuguesa, chamada PS

  17. Avatar de anamendes
    anamendes

    Será que dá para chamar um glovo com coca cola:)

  18. Avatar de Cueca.LDA
    Cueca.LDA

    O que se tem fazer é colocar um sapo é cada cela, vão ver como o crime desce logo .

  19. Avatar de Hyperrush
    Hyperrush

    Nada me surpreende pois os presos usam internet para fazer burlas mbway etc.

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O RuPinto riu-se.

  21. Avatar de dude
    dude

    A minha avó não pode ter net, pois não a conseguiria pagar. Mas se ela quiser mesmo. A unica opção será pregar um balazio em alguém.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Nem a tarifa social de internet: 6,15€/mês?

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      dude, a sua avó já está velhinha?
      Nunca o Juíz vai mandar uma velhinha para a prisão, a não ser que o balaziado seja o próprio juíz ou familar.

  22. Avatar de Marcio Braga
    Marcio Braga

    E eu pensando que só aqui no Brasil, que os vítimas da sociedade (já que não pode chamar de bandidos, segundo o atual presidente da república) tinha benefícios. Exemplo: auxílio reclusão, visita íntima, saidinha em épocas especiais, direito ao voto entre tantos outros benefícios.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Em Portugal os presos podem votar, exceto se tiverem também sido condenados à perda de direitos políticos. Segundo a Constituição Federal, no Brasil os presos não podem votar – exceto os que estão em prisão provisória (prisão preventiva, ainda não condenados) e os adolescentes internados como medida socioeducativa. Também quer retirar o direito de voto a estes?
      Quanto ao auxílio reclusão, se o preso for o sustento da família – ele é condenado à prisão e a família a morrer de fome?
      Nem Bolsonaro fez tal coisa. Você não pensa.

      1. Avatar de Marcio Braga
        Marcio Braga

        Então você acha certo que um trabalhador assalariado ganhar 1412 reais (valores atuais) e a família de recluso acima de 2000 reais ??? Está achando ruim ??? Leva o recluso e a família dele pra morar na sua casa … talvez é até melhor, porque aí é um gasto a menos, para o Estado.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          O auxílio-reclusão existe desde 1960 e é pago apenas aos dependentes do segurado do INSS que seja de baixa renda e que esteja cumprindo prisão em regime fechado.
          “O benefício tem o valor máximo fixo de um salário-mínimo e é pago apenas ao dependentes do preso, enquanto o segurado estiver recolhido à prisão. A partir do momento em que o segurado volta para a liberdade, o benefício é encerrado. Em janeiro de 2023, o valor do salário-mínimo é de R$ 1.320. Logo, este é o valor máximo pago aos beneficiários do Auxílio-Reclusão.”
          https://www.gov.br/secom/pt-br/fatos/brasil-contra-fake/noticias/2023/3/o-que-voce-precisa-saber-sobre-auxilio-reclusao

        2. Avatar de Aves
          Aves

          E convém perceber que o auxílio-reclusão é para quem desconta para a segurança social (segurado do INSS). Dispõe o artigo 201 da Constituição Federal:
          “Os planos de previdência social, mediante contribuição, atenderão, nos termos da lei, a:
          I – cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte, incluídos os resultantes de acidentes do trabalho, velhice e reclusão”;
          Não é um gasto do Estado, é um gasto do INSS.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Aves, se o preso for o sustento da família que ganhe juízo mas é em vez de andar a fazer palhaçadas…

        1. Avatar de Aves
          Aves

          No Brasil, há muitos anos – e está na Constituição – faz-se contribuições para a previdência social, para os “azares da vida”, uns certos e outros incertos. Não deixa de ser curioso que isso cubra, entre outros, doença, invalidez, acidentes de trabalho, velhice – e reclusão. Ser preso também pode ser um azar da vida, e grande. O único homicida que conheci, quando era miúdo, foi condenado a 25 anos e saiu ao fim de 14. Eu abrevio – num desentendimento com o pai foi buscar uma arma quis dar um tiro no pai e matou o irmão. Isto de armas é uma coisa perigosa com cabeças exaltadas (por isso nunca quis ter nenhuma). Quanto a criminosos, os mais comuns durante muitos anos foram os carteiristas e larápios profissionais (prefiro os melhores profissionais para tudo, desde os médicos aos larápios) – porque roubavam sem praticar violência física, porque sabiam bem a diferença de penas. Preocupo-mais que alguém da minha família seja assaltado por algum desesperado. Dou um grande valor a Portugal estar no top dos países mais seguros do mundo (os brasileiros que vêm para cá morar ainda mais).
          As pessoas presas continuam a ser pessoas e devem ser tratadas com dignidade. Bem sei que há crimes horrendos e criminosos que os continuariam a praticar se os deixassem, mas são exceções, desses não vale a pena falar. Das outras pessoas presas é preciso garantir a reinserção social para não voltarem a cometer crimes. Por isso não vejo mal nenhum na iniciativa referida no post, é um passo na direção certa.