iPhone sugado do avião da Alaska Airline sobrevive a queda de 5 mil metros

34 Comentários

Se acham que nos testes de queda dos youtubers os iPhones são pouco resistentes, num teste real, caído a mais de 16 mil pés do avião da Alaska Airline, o smartphone da Apple sobreviveu e está totalmente funcional.


Um iPhone que foi sugado do voo ASA1282 da Alaska Airline foi encontrado sem danos após uma queda de 16.000 pés (aprox. 5 km). O iPhone foi encontrado completamente intacto após ter sido sugado para fora do Boeing 737 Max 9 da Alaska Airline, que perdeu uma porta inteira pouco depois de descolar de Portland, no Oregon.

 

Mas… de onde caiu o iPhone?

Um avião de passageiros da Alaska Airlines perdeu uma parte da fuselagem, incluindo uma porta/janela, em pleno voo, forçando-o a fazer uma aterragem de emergência em Portland, no estado americano de Oregon, 35 minutos após o início do seu voo para a Califórnia, ao final da tarde de sexta-feira.

A companhia garantiu que o Boeing 737 Max 9, com 177 passageiros e tripulantes a bordo, “aterrou em segurança”. Contudo, alguns pertences dos passageiros foram sugados para fora da aeronave.

Imagem do Boeing 737 Max 9 da Alaska Airline que sugou um iPhone para fora da aeronave

O iPhone encontrado estaria, no momento da explosão no avião, ligado a um carregador, pois ainda traz parte do cabo arrancado na porta de carregamento.

Segundo a pessoa que encontrou o iPhone, Seanathan Bates, o equipamento estava em modo de avião, tinha cerca de 50% de carga de bateria e foi aberto na recolha de bagagem de uma companhia aérea do Alasca.

Bates comunicou o achado ao organismo National Transportation Safety Board e, segundo um funcionário da NTSB, este era o segundo telemóvel a ser recuperado após o acidente. A porta é que ainda não apareceu!

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    então é esse o segredo. deixar cair sempre acima dos 10 mil pés e nunca de 90 cm do chão

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é segredo nenhum, porque há vários anos que funciona: https://bit.ly/3AY7vhZ 😀 agora, que a 16 mil pés… o tombo é maior… isso nem, precisas de ir ao ChatGPT.

    2. Avatar de LG
      LG

      Não… o segredo é meter o smartphone em modo de avião… faz sentido

      1. Avatar de Fred
        Fred

        Assim ele já consegue abrir as asas e descer planando…

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Esses Boeing 737 Max 9 são problemas atrás de problemas, eu nem sei como é que há companhias a usar isso, o risco é enorme.

    1. Avatar de Vítor M.

      E este era novo. De facto a Boeing tem de rever bem esta máquina.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Preocupa-me mais o facto de as agências aprovarem este avião sem os devidos testes. As empresas de aviação podem cometer erros, são máquinas, é normal, no entanto, serem aprovados sem testes exaustivos é o que me preocupa, porque se erros destes passam despercebidos, quais outros erros podem estar a escapar

        1. Avatar de Vítor M.

          A Boeing passa atualmente um período mais complicado. Ainda recentemente (finais de 2021), a KLM encomendou 100 aeronaves da família Airbus A320neo. Aviões que começaram a ser entregues no segundo semestre de 2023 (para substituir alguns modelos Boeing). Inclusive vários da sua frota de narrowbodies (aviões de fuselagem estreita, ou de um só corredor). Nesta categoria a KLM tinha 40 aviões Boeing.

          Isso pode levar-nos a pensar que há muitas pressões para os colocar o mais rápido possível nas pistas.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Estranho o equipamento está desbloqueado e isso já foi a vários dias e ainda tem bateria?

    1. Avatar de Vítor M.

      O ter bateria em modo avião não é de estranhar. Estamos a falar em poucos dias (o consumo é residual, visto que tem as antenas todas desligadas). O facto de estar a mostrar aquela mensagem aberta quer dizer que o utilizador tinha o bloqueio automático desligado, ou tinha as pré-visualizações ativas no ecrã de bloqueio. Ambos os comportamentos estão errados, do ponto de vista da privacidade, mas… cada cabeça sua sentença!

  4. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Mais duro que NOKIA 3310.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Não digas asneiras, se fosse um 3310 teria deixado uma pequena cratera.

  5. Avatar de Jaime, o antigo
    Jaime, o antigo

    se lançarem uma formiga de um avião, ela também sobrevive

    1. Avatar de Vítor M.
      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        A velocidade terminal de uma formiga é de apenas 6,4 km/h, uma formiga atinge essa velocidade em menos de 1s e em teoria elas conseguem sobreviver uma queda de qualquer altura, por isso da queda sem si é improvável elas morrerem ao serem lançadas de um avião agora não sei se por ventura a falta de oxigénio ou pela temperatura.

        1. Avatar de Vítor M.

          Já o telemóvel não sofre de falta de oxigénio. Pode sobreviver.

  6. Avatar de Odius
    Odius

    Isto do iPhone parece uma noticia esquisita. Tendo a altura, o peso e a velocidade é estranhar que ecrã esteja inteiro.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Pela foto, o local parece ser de arbustos. Por pura coincidência, se o telemóvel cair em cima destes arbustos na posição certa, os mesmos podem amparar a queda. E tudo depende depois da terra, se está mole ou não. Seja como for, nas condições certas, acredito que possa ter sobrevivido sem problemas. É também uma coincidência que tenha sido um iPhone, mas acredito que, se fosse de outra marca qualquer e nas mesmas condições deste iPhone, também poderia sobreviver

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        Claro. O Rambo também se atirou de um penhasco para cima de umas arvores e também sobreviveu só com uns arranhõezitos…

  7. Avatar de António de Oliveira S
    António de Oliveira S

    Se fosse um 3310 além de impecável e funcional, tinha aberto um buraco no chão e passados dois dias ainda tinha os pauzinhos todos da bateria… outros tempos ahah

    1. Avatar de outro coiso
      outro coiso

      passado uma semana ainda tinha mais de metade da bateria

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Tudo depende de como cai, quando estava na escola tinha um colega que atirava o seu 3310 pelo ar para a relva, às vezes voava bem mais de 10m, desmontava-se todo, capas, baterias, teclado ficava tudo espalhado, voltavas a montar e estava impecável… Um dia na aula ia tirar o telemóvel do bolso para ver as horas, caiu da cadeira ao chão e partiu o ecrã.

  8. Avatar de Júlio Martins
    Júlio Martins

    não sei se não é uma fake news …

  9. Avatar de João Silva
    João Silva

    “Segundo a pessoa que encontrou o iPhone, Seanathan Bates, o equipamento estava em modo de avião”
    Ora aí está…

  10. Avatar de João Silva
    João Silva

    Se estive-se em modo “calhau” nunca teria sobrevivido…

  11. Avatar de Oh
    Oh

    Se fosse um outro qualquer telemóvel isto nem seria noticia

  12. Avatar de Art
    Art

    Pois, dou mais crédito à capa de proteção que me parece ser das boas.

  13. Avatar de O realista
    O realista

    Se fosse android não sobrevivia nem ao update do android 14 pois crashava

  14. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    O que é estranho, é ter cadeiras numa zona que é considerada saída de emergência.
    Essa zona deveria estar sempre desimpedida

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Diz o National Transportation Safety Board (NTSB), que investiga os acidentes com aviões: “A parte do avião que se destacou [segunda imagem da foto] foi uma porta de plugue, que cria uma vedação onde uma porta de emergência estaria em configurações com maior capacidade de passageiros. Do interior do avião, parece ser um assento normal na janela, mas aparece na forma de uma porta do exterior.”
      Neste caso, de um avião configurado para menos passageiros, não era uma saída de emergência, por não ser obrigatória.

  15. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Alguma coisa deve ter amortecido grandemente a queda. Não me venham dizer que aguentou uma queda de 5 mil metros e ficou intacto, isso é puramente impossível!

  16. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Isto é notícia porque é um Aifone.
    Se fosse um Samsugas nem era relatado.
    Vou já dizer o que aconteceu ao telefone, foi um passarinho, o mesmo que fala com o maduro, que me contou.
    O telefone caíu em cima de uma enorme pedra de granito, pedra essa que com o choque do telefone moveu-se e passou por cima do dito.
    Depois veio a escavadora de lagartas para remover a pedra e passou por cima do telefone umas vinte vezes.
    E depois alguém viu aquilo tudo enlameado e não se apercebeu que era um Aifone e mandou aquilo para as ervas.
    E pronto, é isto.
    Foi o passarinho que disse.

    1. Avatar de Vítor M.

      Só comentas porque é um iPhone e, lá está, a vontade é aquela coisa 😉 até porque, como já não é a primeira vez, dizes inverdades 😀 https://bit.ly/3vCstEp

      Foi um passarinho que me disse.

  17. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Victor, confesso que estas picardias aos Aifones é mais forte que eu.
    Não sei porquê até porque sou o primeiro a reconhecer que são óptimos produtos.