Filipinas já iniciaram o maior projeto solar do mundo: serão mais de 5 milhões de painéis!

21 Comentários

A exploração de fontes de energia renováveis tem sido alvo de atenção e investimento, por forma a ser potencializada. Em mais um passo, agora, os trabalhos começaram para aquele que deverá ser “o maior projeto solar do mundo”, nas Filipinas.

Painéis solares

De acordo com uma série de órgãos de comunicação social, a empresa Solar Philippines New Energy Corporation (SPNEC) iniciou os trabalhos para criar o que diz ser “o maior projeto solar do mundo”, que resultará de um investimento de pelo menos 200 mil milhões de pesos filipinos (cerca de 3,3 mil milhões de euros).

Trata-se de uma grande instalação de energia solar que terá, conforme estimado, mais de cinco milhões de painéis, capazes de responder a uma geneorsa parte da procura energética do país. A primeira fase, que inclui a preparação do vasto terreno de 3500 hectares, deverá ser concluída em 2026.

Painéis solares

De nome Terra Solar, a CNN fala de uma instalação com mais de cinco milhões de painéis solares, com capacidade para 3400 a 3500 MW de potência e 4000 MWh de armazenamento em baterias. Prevê-se que produza mais de cinco mil milhões de quilowatts-hora por ano, e a sua dimensão visa ultrapassar o Bhadla Solar Park, na Índia, e o Golmud Solar Park, na China.

De acordo com as suas estimativas, mais do que superar as grandes instalações solares já em funcionamento na Índia e na China, a Terra Solar ultrapassará a capacidade de todos os projetos solares ligados à rede no país. Afinal, a SPNEC prevê a realização de trabalhos de interligação com a rede nacional.

A primeira fase do projeto deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2026. Para cumprir este calendário, a SPNEC está a acelerar os trabalhos de limpeza do local.

Partilhou Leandro Leviste, vice-presidente da empresa, num comunicado divulgado pela ABS CBN, que informa que o projeto Terra Solar centrar-se-á em Penaranda, na província Nova Ecija.

Relativamente à produção de energia, o executivo esclareceu que “excede a capacidade de todos os projetos solares ligados à rede em funcionamento nas Filipinas, que totalizam mais de 1,5 GW”. A Philstar afirma que, se corresponder às expectativas, representará cerca de 5% do volume total da rede das Filipinas e 12% da procura.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Sem comentário… agora vamos abater florestas e plantar painéis…

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde dizem que vão abater florestas para plantar painéis ?

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Em lado nenhum, mas olhando para a imagem do artigo, parece-te bem como ficou? Que se lixe os animais e a biodiversidade da zona, o que importa é o menino ter energia limpa para carregar as baterias do seu Tesla de segunda mão, não é, seu lindo dos carros a pilhas?

        1. Avatar de JL
          JL

          Então ? tiraram a erva e meterem lá os painéis ? Ela pode crescer por baixo.

          Eu não tenho carro a pilhas, para esses só precisava de uma área 5x maior que essa.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Sinal de quem tem carros a pilhas não é de todo a pessoa mais ‘sharp’ à face da terra.

            Então a erva (ou outra qualquer planta que precise de fotossíntese para sobreviver) consegue crescer debaixo de painéis, é isso?

            Agora, por acaso, até era erva que estava lá, no entanto, no futuro poderiam ser árvores.

            Para não falar dos insetos, pequenos animais mamíferos como roedores e afins, nada disso vai ser afetado, não é?

          2. Avatar de JL
            JL

            Talvez, mas como não existe aqui ninguém com carros a pilhas, estamos bem.

            Então mas as ervas não podem continuar lá porquê? Acha que alguem as vai cortar debaixo dos painéis ?

            Se fosse painéis para produzir hidrogênio e combustíveis sintéticos já estava tudo bem.. loool

          3. Avatar de PJA
            PJA

            Fusion, compreendo a sua preocupação com a biodiversidade e realmente este projecto tem impacto na natureza, mas não há nada que não tenha impacto. A energia solar acredito que seja a das que tem menos. Devemos apostar fortemente nesta tecnologia.

          4. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Nem de propósito saiu agora um video da Sabine Hossenfelder sobre árvores vs paineis solares

            Solar arrays better than trees for climate, study finds
            https://www.youtube.com/watch?v=Tjll8ifnE6E

  2. Avatar de Gambito do Rei
    Gambito do Rei

    não se pode fazer no deserto porque reflete a luz, mas nos outros lados pode?

    1. Avatar de filipe
      filipe

      Isso está errado. No Sahara nao podem por no deserto todo porque isso afetaria a Amazônia (floresta). Os ventos levem nutrientes do deserto para a amazonia, ou seja se taparmos o deserto podemos matar (ainda mais neste caso) a floresta… Para mim o mais logica é usar os edifícios para tal. Usar as coberturas e encher a cidade de paineis (onde é possivel e se for, e claro onde rende)

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    É de cortar o coração ver a imagem do artigo.

    Mas acontece o mesmo aqui em Portugal, basta fazer a A23 de Castelo Branco até à Covilhã e, perto do Fundão, ver a miséria que fizeram com os painéis solares. Passo lá dezenas de vezes e sempre que olho para uma paisagem que até então era viva e verde, agora é um antro de painéis solares escuros e feios

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Durante o dia têm electricidade à fartazana. De noite acendem uma vela.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      «capacidade para 3400 a 3500 MW de potência e 4000 MWh de armazenamento em baterias»

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        E a que chega isso numa população de dezenas de mulhões? Além de que primeiro é preciso pagar as baterias, se algum dia as arranjarem.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Eles não estão muito preocupados já que têm excedente de energia

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      é o que dá não ler o artigo

  5. Avatar de Pedro Coelho Silva
    Pedro Coelho Silva

    “com capacidade para 3400 a 3500 MW de potência e 4000 MWh de armazenamento em baterias. ”

    Curioso quem irá fornecer as baterias para esta mega projecto.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tenho uma pequena ideia de quem irá ser

      1. Avatar de Pedro Coelho Silva
        Pedro Coelho Silva

        eu também , mas gostava de ver isso confirmado 😀 Seria o maior projecto de sempre de armazenamento creio.

  6. Avatar de yaye
    yaye

    energia verde não existe. Essa ai é preta como todas a outras