Copernicus: Satélite da União Europeia mostra Barcelos do Espaço

19 Comentários

O Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Europeia, que analisa o nosso planeta e o seu ambiente em benefício de todos os cidadãos europeus. Oferece serviços de informação baseados na observação da Terra por satélite e dados in situ (não espaciais). Recentemente foram publicadas imagens de Barcelos do Espaço. Ora veja.

Satélite da União Europeia mostra Barcelos do Espaço


De acordo com as informações, as imagens foram captadas pelo satélite Sentinel2 e divulgadas no Facebook com a legenda “Presente especial para a Junta de Freguesia de Barcelinhos”. Na publicação consta ainda uma ‘hashtag’ de “Boas festas”, tudo em língua inglesa.

Segundo revela o jornal o Minho, o programa Copernicus tem divulgado fotografias de freguesias e cidades um pouco por todo o mundo. Ao que tudo indica, a escolha é aleatória, tendo desta vez “calhado” ao Minho, Barcelos, mais propriamente, Barcelinhos, a sorte grande de domingo, pelo menos segundo a identificação da UE. É que na imagem aparecem várias freguesias do centro de Barcelos, incluindo a própria cidade.

De relembra que o programa é coordenado e gerido pela Comissão Europeia. É executado em parceria com os Estados-Membros, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), o Centro Europeu para as Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF), as agências da UE e a Mercator Océan.

Estão a ser utilizadas grandes quantidades de dados globais provenientes de satélites e de sistemas de medição terrestres, aéreos e marítimos para fornecer informações destinadas a ajudar os prestadores de serviços, autoridades públicas e outras organizações internacionais a melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos da Europa. Os serviços de informação prestados estão acessíveis aos utilizadores de forma gratuita e aberta.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Não se poderia aproveitar estas viagens e tecnologia para em direto mostrar a forma da terra e assim terminar com as teorias da terra plana?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Claro que podes, tanto podes como tens satélites que já o fazem…

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Gostaria de ter essa informação para lhes mostrar. Tipo, uma câmara direcionada para a Terra, em direto.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Melhor, tu próprio podes gastar 30€ numa aparelho usb (SDR) e com um cabide metálico a fazer de antena tanto recebes sinal dos satélites NOAA, como os russos Meteor. Um pouco mais de investimento e consegues imagens dos GOES, que estando mais longe em orbital geoestacionaria permitem receberes 24 sobre 24.

          Satélites com imagen online a malta pode sempre dizer que é fake.

          Já as opções para receberes tu mesmo, vais para o meio de nenhures sem net, rádio, nada, e consegues receber o sinal dos satélites no momento exato que supostamente passam por ali e converter para a imagem.

          Claro que depois dizem que são balões com antenas, que além de invisíveis, viajam a 27 Mil km/h.

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Isso de o satélite estar em órbita geoestacionaria e depois de que “…no momento exato que supostamente passam por ali…” não entendi. Parece mais fácil fazer um convite, de conhecimento público, a um terraplanista influente para uma viagem no espaço para se deixar dessas afirmações.

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            No caso do “Passar por ali” estava a falar nos NOAA e Meteor, os GOES é que são geo estacionários.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Himawari-8 satelite japones, nao é em directo, mostra uma imagem em alta resolucao a cada 10 minutos.
          ISS tem um feed em directo

      2. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Talvez em lugar de imagens de fotos fosse possível mostral filmagens, com zoom em direto, em que se veja que de facto que em pontos opostos da Terra uns estão numa posição e os outros em posição invertida.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          Não é possível, tanto não tens nenhum satélite com resolução e distância focal suficiente, como para ver em “pontas” opostas tens de passar por km de atmosfera (da mesma forma que o sol vesse de forma diferente no horizonte)

          1. Avatar de Fred
            Fred

            “vê-se” ou “se vê”

    2. Avatar de X
      X

      Não iriam terminar as teorias da terra plana, a lógica não é a praia dessa comunidade de alucinados, é uma nova religião isto das teorias da conspiração e os teoristas terroristas radicais não querem saber de factos ou ciencia, batalha perdida, é educar os que ainda se consegue recuperar.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        E os meios de informação porque não os desmascam, convidando para debates? Assim, seriam desacreditados publicamente.

        1. Avatar de X
          X

          Obvio que não se pode meter no mesmo nivel alucinados e ciência, isso seria credibilizar os alucinados dando a impressão que são ambos validos. A imaginação dos alucinados consegue enganar muitos dos pouco educados que possam ver esses debates, não se poder dar plataforma à ignorância.

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Essa justificação tem nome. Já é praticada com os cientistas que pensam além do que lhes adoutrinaram. Pois bem, será por isso que o poder de quem decide é tão cobiçado

          2. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Ao primeiro “alucinado” que disse que a terra era redonda, também seguiram o teu critério de avaliação. Estás repetindo o que queres negar.

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      …quem ainda acredita na terra plana não há nada a fazer.
      Basta olhar para o mar e ver um navio aproximar-se primeiro pelo topo para chegar à conclusão que a terra não é plana algo que já era conhecido já antes da Civilização Grega. Ou subir a uma montanha na ilha da Madeira ou Açores e olhar para o horizonte curvo, ou viajar de avião.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        ” Ou subir a uma montanha na ilha da Madeira ou Açores e olhar para o horizonte curvo”

        aaa, se tu vês isso acho que tens algum problema na retina…

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Tens razão. Erro meu.

  2. Avatar de Manuel Vasconcelos
    Manuel Vasconcelos

    De certeza que tem mão do magnífico António Fiúsa