Microsoft adiciona uma nova tecla ao teclado do Windows, pela primeira vez em 30 anos

19 Comentários

Para a Microsoft, “ano novo, tecla nova”. Pela primeira vez em 30 anos, a empresa vai adicionar um novo comando ao teclado do Windows, respondendo àquela que será uma das tendências dos próximos anos: a Inteligência Artificial (IA).



A CES, enquanto “Most Powerful Tech Event in the World”, recebe muitas das novidades tecnológicas mais importantes das marcas, ecoando pelo mundo o que surgirá de novos pelas mãos das empresas mais sonantes.

Dias antes do início do evento, a Microsoft anunciou uma das maiores mudanças nos teclados de PC com Windows em 30 anos. A empresa confirmou que os próximos desktops e laptops integrarão uma tecla dedicada à sua IA, o Copilot.

 

Microsoft integra nova tecla dedicada ao Copilot

O objetivo do novo comando, a ser adicionado à parte inferior do teclado, é um tanto claro: facilitar o acesso às diversas ferramentas que o Copilot oferece e oferecerá no Windows 11, potencializando a experiência de IA no sistema operativo.

A Microsoft destacou, num comunicado, que 2024 será “o ano do PC com IA”. Seguindo esta potencial abordagem, é provável que vejamos mais desenvolvimentos nos próximos meses.

Segundo partilhado pela empresa, quando um utilizador pressionar o novo comando, o Windows 11 abrirá uma nova secção lateral dedicada ao Copilot. Esta destacar-se-á, principalmente, por um chatbot semelhante ao que a empresa utiliza no Bing. Os utilizadores poderão fazer consultas genéricas e aceder a algumas definições.

Nos próximos dias antes e na CES, começará a ver-se a tecla Copilot em muitos dos novos PCs com Windows 11 dos parceiros do nosso ecossistema, com disponibilidade a partir do final de fevereiro até a primavera, inclusive nos próximos dispositivos Surface.

A Microsoft partilhou que esta nova tecla será integrada em alguns dos teclados das parceiras da empresa, ao longo deste ano. Previsivelmente, em máquinas da Lenovo, Acer, Asus, e da própria Microsoft. Nos países onde o Copilot ainda não está disponível, a tecla abrirá o Windows Search.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lol
    lol

    Um ícone tão genérico/abstrato para uma mudança tão importante. Poderiam ter trabalhado mais a imagem do copilot.

    1. Avatar de O realista
      O realista

      Realmente quem ainda usa windows? Desde que saiaram macs com Apple silicon que toda a gente mudou para mac

      1. Avatar de Júlio Martins
        Júlio Martins

        toda a gente ?!?!? será mesmo ?!?!?

      2. Avatar de Odius
        Odius

        Eu mudei para o Linux muito antes disso 😛

      3. Avatar de Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira
        Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira

        “toda a gente” ? Só se for no teu mundo.

      4. Avatar de Zé o segundo
        Zé o segundo

        Engraçado que segundo consta MAC OS continua na sombra do windows e nem sinais existem de sequer vir a superar o mesmo em número de utilizadores…

        Portanto eu se fosse a ti iria pensar melhor nesse comentário…

  2. Avatar de NelsonR
    NelsonR

    Podem esclarecer melhor? Afinal é uma tecla nova ou é substituição da tecla Start do Windows?

    1. Avatar de Maria Albertina
      Maria Albertina

      Depende do teclado. Nos teclados Microsoft devem substituir a tecla do start (não confundir com a Win / símbolo Windows) por esta. Eu não conheço literalmente ninguém que use a tecla do start.

      Quanto ao desenho gosto. Vou esperar a que saia o SP 10 com cpu de 14a geração e ver os testes. Se os chips forem a mesma b.st. que os de sempre (tal como os muito anémicos ARM) e não houver AMD uma vez mais, então espero mais uns anos.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Eu uso todos os dias, windows+shift+S; windows+R; Windows+E; Windows+M ….

    2. Avatar de mrluigi27
      mrluigi27

      É uma tecla nova.

    3. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      É uma nova tecla… entre o “ALT BR” e “”.

      1. Avatar de almirgt
        almirgt

        Depois daki 5 anos descontínua igual a cortana… Obrigado não, prefiro usar Linux msm… Já fui entusiasta anos no Windows… Mas esse negócio de trocar Só de 3 em 3 anos já tá chato

        1. Avatar de ETH24
          ETH24

          Comparar Cortana com o copilot…. damn

  3. Avatar de O realista
    O realista

    Mudem pa linux, e muito melhor em tudo menos gaming, não tem office nem clouds como google drive ou adobe suite mas para linhas de comandos e bom para nerd brincar aos hackers

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Pelos vistos, deve ser bom para tudo isso, menos para aprender a escrever em português, decentemente.

    2. Avatar de Odius
      Odius

      Se querer ironizar vai ironizar com a tua mãe.
      O linux tem:
      Office
      Jogos (incluindo o steam)
      Clouds (tem e há uma que dá para salvar os saves dos jogos)

      Se queres usar o google drive usas os browser e vai ao site. Em relação à linha de comandos é raro usar.
      No teu entender o exercito americano, a Mcdonalds, a bolsa de valores de Londes, o Facebook, a Amazon, a IBM, os submarinos da Marinha americana, a Nasa, a NYSC, as torres de controlo de tráfego aéreo, os comboios bala japoneses, a Pizza Hut, o parlamento francês, a OLX, os estúdios que produziram o Avatar e o Titanic entre outros andam a brincar aos hackers.

      A tua falta de conhecimento é algo que devia ser pesquisado pelas várias especialidades medicas.

      1. Avatar de Zé o segundo
        Zé o segundo

        Acho que era tempo perdido, pelos medicos…

  4. Avatar de Win Vitória
    Win Vitória

    Acho muito bem que tenham acrescentado a tecla nova, porque é preciso reconhecer que o comum dos utilizadores deste sistema operativo seria incapaz de usar uma combinação de teclas do tipo Win+C para iniciar o tal Copilot. Obrigado, Microsoft, por mais esta extraordinária inovação!

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não existe teclado do Windows……a Microsoft a ser Microsoft…… imposição novamente…..a tecla “Windows” nos tempos que foram, a importância e a maior referência do mesmo… mesmo não sendo o mais correcto, foi compreensível, agora não o é!