Novo Porsche Taycan bate o recorde do Tesla Model S Plaid

45 Comentários

É uma luta de titãs entre uma marca que mudou o mundo dos fósseis e outra que mudou toda uma indústria para impor os elétricos. Pequenos desafios vão mantendo a Tesla e a Porsche entretidas para perceber quem é a marca mais rápida a completar uma volta completa no mítico circuito de Nurburgring. O Taycan finalmente conseguiu tirar o recorde do Tesla Model S Plaid.

Imagem do novo Porsche Taycan que bateu o Tesla Model S Plaid no mítico circuito de Nurburgring


Espera-se que o novo Porsche Taycan seja revelado em breve. Antes do seu lançamento, a marca alemã testou o Taycan de pré-série em Nurburgring. O novo Porsche Taycan percorreu o Nurburgring 26 segundos mais rápido do que a versão atual, superando o Tesla Model S Plaid por uns impressionantes 18 segundos.

Novo Porsche Taycan arrasa recorde do Tesla Model S Plaid

A Porsche testa o novo Taycan já há vários meses. Vimos pela primeira vez o novo Taycan Turbo GT desportivo em setembro, quando o rival do Tesla Model S deu uma volta em Nurburgring. O novo modelo é facilmente superior ao Taycan atual.

Este bólide é um modelo de pré-série, que foi conduzido por Lars Kern. O tempo conseguido foi de facto assinalável, o piloto percorreu o Nurburgring em 7:07:55. Este tempo é 26 segundos mais rápido do que o seu último recorde, estabelecido em 2022 com o Porsche Taycan S Sport.

É também 18 segundos mais rápido do que o tempo do Tesla Model S Plaid de 7:25:31 estabelecido em junho. Porsche e Tesla não vão parar de “reconquistar” este titulo, luta que começou em 2019.

O Taycan da Porsche bateu o recorde em 2019, com a Tesla a experimentar as primeiras versões do Model S Plaid logo depois. Embora o Plaid tenha sido adiado durante dois anos, o modelo de alto desempenho bateu o recorde em 2021 com um tempo de volta de 7:35:579.

 

Taycan ainda não é o rei de Nurburgring

A Porsche recuperou o título um ano mais tarde, mas o Plaid não o deixou muito tempo fora de portas e em junho, o Tesla reconquistou de novo a coroa!

Agora, parece que a Porsche está a tentar recuperar este título.

Vinte e seis segundos é meia eternidade no desporto automóvel. Isto coloca o Taycan na mesma liga que os hipercarros elétricos.

Explicou Kevin Giek, responsável pela linha de modelos.

Imagem novo Porsche Taycan em testes em Nurburgring

Giek também observou que o novo Taycan fez “quase exatamente o mesmo tempo” em várias voltas. O tempo coloca o novo veículo elétrico apenas a pouco mais de 2 segundos do último recorde do Rimac Nevera, que se situa nos 7:05:298. Este ainda é o rei desta pista.

Este novo resultado coloca o novo Porsche Taycan como o veículo elétrico de quatro portas mais rápido a percorrer o Nurburgring. No entanto, deve ter em atenção que se trata ainda de um modelo de pré-série.

Espera-se que o novo Taycan da Porsche seja a versão mais potente até à data. O atual Taycan Turbo S, topo de gama, tem 750 cv e faz dos 0 aos 60 em 2,6 segundos. Segundo alguns rumores, a nova versão GT terá cerca de 1000 cv, colocando-a na mesma discussão que o Tesla Model S Plaid (1.020 cv).

A marca germânica disse que um vídeo onboard da volta completa será publicado em meados de março. Isto deixa uma questão: será que é nessa altura que a Porsche vai revelar oficialmente o novo modelo?

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    De salientar que este Porsche Taycan consegue ser mais rápido que o próprio Porsche 992 Tubo S e entra em território dos hypercarros…

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E a seguir vem outro que vai bater este, é assim que funciona a concorrência, tentar sempre bater os “rivais”
      E vai continuar a haver mercado para este tipo de carro e marcas, quando ouvimos dizer que é o fim da Tesla por causa da BYD, ou dos carros europeus, há mercado para todos, quem compra um super carro, compra porque pode e gosta de ter algo que muito poucas pessoas conseguem, não compra porque o modelo X ou Y custa menos Z, compra exatamente por serem caros e raros.

      1. Avatar de naodigo
        naodigo

        exactamente!

      2. Avatar de naodigo
        naodigo

        Parece que as pessoas não têm a noção do tamanho do planeta e quantas pessoas existem para comprar carros, há espaço para todas as marcas.
        A VW não tem um modelo que tenha dado prejuízo, todos vendem independentemente de venderem pouco ou não, caso da SEAT sempre vendeu maioritariamente para Portugal e Espanha. o Grupo VAG a Toyota tem n modelos e marcas para chegar a determinado mercado.
        Eu sou contra ser vendido como carro normal um Tesla que faz dos 0-100km/h em 3s a uma pessoa que nao tem capacidade para guiar o mesmo, depois dá os acidentes que dá, a VAG separa essas gamas para atingir o mercado certo, queres compra um porsche, ou um ID4 mas com qualidade e velocidade inferior, mas se queres intermedio vai para um AUDI

  2. Avatar de João Sousa
    João Sousa

    Apesar de toda a tecnologia e potência do Model S, a Porsche saberá contruir um desportivo deste calibre como poucas outras o sabem.
    Estamos a comparar uma marca que constrói carros rápidos e muito rápidos com uma marca que é especialista em desportivos e superdesportivos.

    1. Avatar de Já foste
      Já foste

      Menos no preço e eficiência…

  3. Avatar de Zé Gato
    Zé Gato

    Mal parecia uma marca quase centenária e com um currículo desportivo tão vasto, não conseguir bater outra marca que faz carrinhos iTech há meia dúzia de anos, e que nada ganhou ou provou e só sabe fazer carros as pilhas.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E demorou um aninho a consegui-lo já com a 2º iteração do carro seixa que venha a 2ºversao do model s plaid e la vai a Porsche apanhar papagaios outra vez ahahah

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Nada ganhou ou provou?
      Por muito que se possa dizer mal da Tesla uma coisa é um facto. Foi a Tesla que deu o grande impulso neste mercado de carros eléctricos.

      1. Avatar de luiz
        luiz

        E o Mr. Y tem um model Y

  4. Avatar de iDroid
  5. Avatar de Acefalo do Intenete
    Acefalo do Intenete

    isto

  6. Avatar de Simão
    Simão

    As marcas em vez de fazerem produtos para o público em geral com preços e qualidade andam no circuito a medir pilinhas com modelos que uma minoria tem e/ou pode comprar.

  7. Avatar de Humberto
    Humberto

    Eu adoro ultrapassar os Teslas na A1. Coitados se forem em ritmo mas “apressado”, lá vão as baterias! Fácil, fácil!

    1. Avatar de JL
      JL

      Fácil, fácil é o que eles têm que fazer para ultrapassa-lo.

      Curioso, porque nunca vejo ninguém a passar por mim na A1, só se passam por fora da A1. LOOOL

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Que vc é um ganda ás do volante já a gente sabe, 😛

        1. Avatar de JL
          JL

          Ao que parece há por melhores, que até dizem fazer médias de 150 kmh em AE. Loooooool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso realmente é um bicho de 7 cabeças!
            Tem até à 1ª quinzena de Fevereiro. Depois disso é excluido 😛

          2. Avatar de JL
            JL

            Então depois ele rebenta ?

          3. Avatar de Samuel
            Samuel

            Eu na autoestrada só os vejo Teslas a andar lentamente, mas já sabemos o porquê.

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu não, provavelmente nem sabem reconhecer Teslas .

          5. Avatar de Egoniz
            Egoniz

            @Samuel, aqueles teslas a pastar ovos a 120km/h.. era multa-los a todos! 😀
            Ah espera la.. é o limite máximo de velocidade.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Fácil mesmo, gostaria de o ver a acompanhar o meu automóvel com o seu Tesla. Numa A1, chegava a meio já sem bateria! Esqueça, não tem hipótese.

        1. Avatar de JL
          JL

          A meio também não, um pouco mais acima, andam tão depressa e não os vejo a andar depressa ? Não entendo, ou então o vosso velocimentro anda muito adiantado.

        2. Avatar de Egoniz
          Egoniz

          Eu tenho um Model 3, e sei qual é a velocidade maxima que consigo atingir. E tambem sei o tempo que demoro para lá chegar.
          Sei tambem quanto consome enquanto vou a essa velocidade (não é bonito, eheh). Mas e quanto é que o seu consome a essa velocidade?

          Ahh também que se for a essa velocidade não faco os km todos que a estimativa me diz que faco, porque lá está.. é a estimativa relativa aos km’s anteriores. Passados uns minutos, é ver a estimativa a descer.
          Agora não me diga é que não saimos os dois do Porto e eu não consigo chegar ao Pombal, porque segundo sei ainda não ha autobahn ai, por isso andamos os dois a 120km/h 😉

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Mas quem anda a 120? Os elétricos são lentos, ponto!

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Conversa de condutor de elektro para desculpar o indesculpável. O que se vê são muitos nas AEA a velocidades de nacional.
            E pode ir a mais de 120 sem qq risco de multa,
            tem tolerância de 10%.
            E pode acrescentar 30kms/h correndo o risco de coima leve (sem perda de pontos ). Normalmente as patrulhas nem ligam a estas últimas. Caso tenha mesmo azar com a patrulha ou q o Waze falhe na indicação do radar e/ou patrulha então o prejuízo tb não é grande. É lidar.

          3. Avatar de Egoniz
            Egoniz

            @Joao,
            experimente viver num pais em que os limites de velocidade sao inferiores a 120km/h na maioria das estradas (80km/h na grande maioria das estradas), e quando é multado fica a pensar se valeu mesmo a pena os 10 / 15km/h a mais que levava, porque doi na carteira.

          4. Avatar de Egoniz
            Egoniz

            @Yamahia,
            Portanto a conversa correcta seria: bora toda a gente andar acima do limite de velocidade. Até porque toda a gente é um excelente condutor como voces e por isso nao ha problema nenhum de toda a gente andar a 150km/h. O problema sao os que vao a 132km/h (para incluir ja os 10% que referiu).

            Entao e espere la.. nao eram os Teslas que eram os lentos? Agora ja é tudo o que é electrico? Não me diga que por exemplo o Taycan electrico está limitado a 99km/h (para incluir ja os seus 10%) 😀

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Egoniz, o perigo numa AE não é a velocidade.
            O grande perigo é a diferença de velocidades entre os veículos q aumenta visivelmente o risco de colisões. Adaptar a velocidade ao fluxo de tráfego é crucial para a segurança rodoviária.
            É mais q evidente q se a maioria vai nos 130 e de repente aparece um oaspalho a 90/100, muitas vezes na faixa do meio, esse elemento é o verdadeiro perigo nesta equação.
            Eu nao disse q is teskas ou qq outro elektro nao conseguem andar deoressa. O q disse é q is vejo a andar mais devagar do q o q seria desejável e compreendo o pq dessa situação.
            Se querem poupar bateria, ok, nada contra. Mas pelo menos encostem-se à direita.

          6. Avatar de JL
            JL

            A diferença entre os CI e os VE ? sim, os CI andam muito devagar, isso pode ser mau sim.

            Então também atropela camiões ?

            Então se esse é o perigo ? porque não aumentam a velocidade mínima de 50 para 90 ?

    2. Avatar de Egoniz
      Egoniz

      Acho que o Elon programou os Teslas para quando entram na A1 andarem mais devagar. De certeza..
      E toda a gense sabe que os carros a combustiveis fosseis consomem o mesmo se forem em ritmo mais “apressado”. Só mesmo os electricos é que consomem mais.. claro. ahaha

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Depois de ter visto Porsche e Ferraris a pastar na AE, vi que sao um grande Flop.
      Qualquer Renault Clio a cair de podre passa por uma dessas “maquinas”.

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Tal e qual!

  8. Avatar de jota
    jota

    Confirmo, em autoestrada os Teslas são lentos… São bons no arranque mas não dá para muito mais, se não lá vai a carga.

    1. Avatar de Egoniz
      Egoniz

      Então mas em autoestrada o limite não é na mesma os 120km/h?
      Não sabia que os Teslas quando entram nas autoestradas perdem velocidade e ficam “mais lentos”.

      De acordo com o seu comentário, os Teslas consomem mais quando andam a velocidades mais rápidas, mas os carros a combustiveis fossei consomem o mesmo? Se tiverem na reserva, pé a fundo que não ha problema que consome o mesmo?
      Opah… há com cada um!

      1. Avatar de JL
        JL

        Não ligue, a inveja é assim.

      2. Avatar de Paulo G.
        Paulo G.

        Não tem hipótese. Ja tive um Tesla e de facto não dá para apertar, se não dá para fazer tudo de uma vez por exemplo Lisboa -Porto). Eu ao menos reconheço, não sou do rebanho.

        1. Avatar de JL
          JL

          Depende do Tesla que era.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Qq dia já ganham as 24 horas de “LeMans”

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Com o avanço que vai dar aos outros até pode ficar 2 horas a carregar e ainda ganha

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        3.425 kms? Fraquito!
        Muito longe dos 5411 kms do R15+ TDI de 2010.

        1. Avatar de JL
          JL

          Já tinha visto.