Produção de energia renovável em Portugal atingiu novo recorde em 2023

15 Comentários

Indo ao encontro daquilo que têm sido os incentivos da União Europeia, 2023 terminou com a produção de energia renovável a bater recordes, em Portugal.

Energias renováveis

Segundo dados da Redes Energéticas Nacionais (REN), a produção de energia renovável, em Portugal, bateu o recorde em 2023, com uma subida de 24%. Pela primeira vez, o país atingiu 31,2 terawatts/hora de eletricidade limpa, tendo a energia eólica abastecido 25% do consumo, a hidroelétrica 23%, a fotovoltaica 7% e a biomassa 6%.

Quando comparados com 2022, um ano marcado pela seca, conforme recordado pela SIC Notícias, os dados revelam uma subida acentuada do peso das renováveis no consumo de energia e os resultados comprovam que Portugal reduziu substancialmente a dependência das fontes de energia fóssil.

Fontes de energia renovável

Segundo os registos da REN trabalhados pelo jornal Expresso, a produção de energia renovável subiu 24% com um forte desempenho das barragens e das centrais fotovoltaicas. Aliás, os últimos meses do ano registaram vários recordes de produção hídrica e eólica, conforme vimos aqui.

No último ano, as energias não renováveis representaram apenas 19,5% do consumo de eletricidade. Numa tendência decrescente, este foi o valor mais baixo nos últimos 14 anos, mostrando que estas têm cada vez menos relevância no consumo de eletricidade.

Isto deve-se não só à maior disponibilidade de energia renovável, mas também ao elevado saldo importador, que abasteceu 20% do consumo, tratando-se do valor mais elevado de sempre e da sua maior quota no abastecimento do consumo desde 1981.

Revelou a REN.

As importações de Espanha representaram 19,9% e a eletricidade produzida em centrais a gás 19,1%. O balanço do ano revela também a redução do preço grossista da eletricidade para o mais baixo dos últimos três anos.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    Na última vez dava para fornecer energia durante 6 dias seguidos, agora dá para quanto? 7 dias?

  2. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Produção a crescer, não renovaveis só 19,5% do total, electricidade o mais barata que pode haver, e isto com um aumento enorme de carros eléctricos… E há gente muito preocupada porque não há electricidade que chegue para todos, vai ser uma calamidade… Está se a ver

    1. Avatar de JL
      JL

      Não há porquê ?

      Esses se consumirem 0.1% já é muito.

  3. Avatar de Pipoca
    Pipoca

    E porque é que durante o dia compramos a espanha e à noite o excedente oferecemos a espanha?

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Não tem acontecido, durante a noite até temos aproveitado a energia para fazer bombagem nas barragens.

  4. Avatar de jose
    jose

    esta a crescer mas esta mais cara! cai quem quer!

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Está cara porque “Eu adoro a edp e não mudo da EDP porque idolatro a EDP e faço festinhas á EDP, e só a EDP é que produz, portanto os outros compram á EDP”.
      Enquanto houver esta mentalidade, sim vai pagar a energia cara.
      Em 2023, a minha média de kwh foi de 0.10€ , portanto quem tem preguiça de mudar porque são todos iguais, efetivamente vai ser mais caro.

      1. Avatar de filipe
        filipe

        Aqui na madeira não tens escolha do fornecedor…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Ora ai está um facto que eu não fazia ideia, e é apenas VERGONHOSO.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            A culpa é do Costa. Ah, espera…

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Quando o pessoal souber que paga uma parcela nas tarifas de energia para a convergência tarifária Açores-Madeira.
            @Nuno, não é vergonhoso! As ilhas são sistemas elétricos isolados, e como tal não há meios técnicos para que possam usufruir de um mercado livre, a menos que alguém pegasse num cabo de muito alta tensão e ligasse o continente ás ilhas.

      2. Avatar de Medina
        Medina

        Completamente verdade, conheço muita gente que não muda por nada.
        No entanto o grande problema das renováveis é que estamos to dos a pagar o investimento.
        Veja por exemplo as taxas de acesso as redes para 2024.

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Nas ilhas o que não falta é vento, haja vontade de licenciar projectos, mas vender energia dá muito dinheiro…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nas Ilhas o Gasóleo é rei!

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “as também ao elevado saldo importador, que abasteceu 20% do consumo, tratando-se do valor mais elevado de sempre e da sua maior quota no abastecimento do consumo desde 1981.”
    Não percebo.
    Quanto mais produzimos mais importamos. loool