Pode dizer adeus ao Chrome no Android! Firefox já deixa usar centenas de extensões

18 Comentários

Num mercado dominado pelo Chrome, tanto no desktop como no Android, o Firefox tem procurado crescer e tornar-se uma alternativa. Este browser tem melhorado em alguns aspetos e agora tem uma novidade única. As extensões estão disponíveis na versão Android, algo que muitos esperavam para poder abandonar de vez o Chrome e optar pelo browser que realmente gostam e querem usar.

Firefox Android extensões Chrome

As extensões elevam o que os browser oferecem a um novo patamar. Conseguem dar novas funcionalidades e opções, tornando a navegação na Internet mais simples ou mais eficiente. Uma área onde ainda não estavam presentes de forma plena era no Android, algo que agora muda de forma drástica.

O mais recente anúncio da Mozilla revelou que o Firefox recebeu um impulso neste campo, tendo agora mais de 450 extensões dedicadas a serem usadas na sua versão para Android. Este aumento permite usar de forma ainda mais direta a novidade apresentada há algum tempo.

Tal como esperado, esta lista de extensões cobre muitas áreas e permite ao utilizador elevar ainda mais o Firefox no Android. Estão presentes algumas que são bem conhecidas de todos, complementadas por outras menos usadas e com uma visibilidade menor no que toca ao browser da Mozilla.

Algo que foi mantido com esta chegada foi a simplicidade de instalação das extensões no Firefox. A lista de propostas está acessível no menu pela opção Extras, sendo depois apenas necessário escolher o + presente na lista. Após a confirmação esta fica instalada e pronta a ser usada no Android.

A novidade do Firefox para o Android é, na verdade, um regresso. Depois de ter uma lista reduzida e de uma utilização muito discreta, as extensões acabaram por ser removidas e deixar de estar acessíveis. Ao voltarem agora, espera-se que seja de forma definitiva e que a lista acabe por ser alargada e melhorada com o tempo.

O que a Mozilla conseguiu ao trazer as extensões para o Android é importante para este sistema operativo e para os utilizadores. Consegue bater a Google e o Chrome, sendo o argumento que muitos esperavam para trocar de browser de vez.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tuga
    Tuga

    Godbye Chrome.

    Atualmente Extensões como o kapersky password manager não estão a funcionar. Engraçado não é. Há uns tempos atrás estava tudo ok. Será que estão a monopolizar?????? Hahaha.

  2. Avatar de Filipe
    Filipe

    Já há 2 anos.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Como explicado no texto, isso já esteve ativo, mas depois desapareceu sem razão. Agora voltou e em força, como se vê pelo número de extensões lançadas

    2. Avatar de Poio
      Poio

      Aos anos.. Só usa Chrome quem tiver problemas

    3. Avatar de Oh
      Oh

      Já há 2 anos as versões nightly ou forks.

      Convém não induzir as pessoas em erro.

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Adeus?! Nunca lhe disse olá, só uso chrome se for obrigado.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Não consigo dizer adeus ao Chrome, o sistema operativo não me deixa desinstalá-lo, o que não faz sentido, os programas só precisam eventualmente do Vista Web do sistema Android, não do Chrome… parece uma medida à lá Microsoft que obriga a ter o Edge mesmo que a pessoa não o queira ter.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      A Google é bem pior que a Microsoft no que toca a essas medidas.

      1. Avatar de Pedro António
        Pedro António

        É igual! tenta lá desinstalar o Edge do Windows 10 ou 11?

    2. Avatar de Amador
      Amador

      Acho que uma das hipóteses mais viáveis é forçar a paragem, desativá-lo, e colocar o uso de bateria para ele em suspensão profunda, cortando as atualizações automáticas. Mas claro, isso não o desinstala, só bloqueia. Se alguém conhecer um processo de o desinstalar totalmente sem tornar o sistema instável… A gerência agradece

  5. Avatar de io
    io

    Usar o tradutor twp no smartphone e algo q eu esperava a muito tempo

  6. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Quem usa Vivaldi não precisa nem de Chrome e nem de Firefox. Nativamente já tem o que os outros precisam de extensão para ter.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Eu tenho uso o Chrome e por vezes o Firefox. Tem tudo o que é preciso. Não há necessidade de outros browsers tais como esses vivaldis.

      1. Avatar de Douglas Charles Cunha
        Douglas Charles Cunha

        O Vivaldi supre com sobras a necessidade de ter mais de um browser. Tendo ele, não precisa de outros para nada.

        1. Avatar de Contador
          Contador

          Mas repara, eu não preciso desse browser se já tenho o que preciso. Não me interessa se tenho extensões instaladas. Além do mais, prefiro usar browsers cujo nome é de confiança, do que outros cujo nome não me diz nada. Ainda que digam que extensões deixam o browser lento, a mim não. Felizmente não tenho um pc de 1992 e por isso velocidade não é problema. Além do mais as pessoas para quem trabalho usam browsers normais. Chrome e Firefox. E Por isso não os posso descartar por simpels capricho. Não é desta que me vais convencer a usar o teu browser.

  7. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Agora sim, 100% Mozilla Firefox nas minhas máquinas!

  8. Avatar de Santos
    Santos

    E o consumo de recursos do smartphone? Quanto é o consumo de RAM e CPU?
    E a nível de segurança?

  9. Avatar de Santos
    Santos

    E qual dos Firefox é? Há pelos menos uma meia dúzia na store