Será o fim dos condutores embriagados? EUA exigem carros com “balão” já em 2024

42 Comentários

A medida já começará a ser implementada em 2024. A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos afirma ter iniciado um processo para forçar a adoção de tecnologia para deteção de condução sob o efeito do álcool. Tolerância zero aos condutores embriagados!

Imagem de alcoolímetro para detetar condutores embriagados


Condutores embriagados serão travados pelo “balão” do seu carro!

As autoridades norte-americanas responsáveis pela segurança automóvel afirmaram, na terça-feira, ter iniciado o processo que acabará por obrigar os fabricantes de automóveis a adotar novas tecnologias para impedir que condutores embriagados ponham os veículos em andamento.

Em 2021, o Congresso deu instruções à Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) para impor uma tecnologia passiva para tentar evitar mais de 10.000 mortes na estrada anualmente. A lei exige uma norma de segurança tecnológica até novembro de 2024, caso a tecnologia esteja pronta.

Várias tecnologias atualmente em desenvolvimento poderiam potencialmente impedir que pessoas alcoolizadas ligassem um veículo, incluindo sensores baseados na respiração ou no toque para detetar o álcool. Outra opção potencial é a utilização de câmaras para monitorizar os movimentos dos olhos para tentar determinar se os condutores estão intoxicados.

Ainda assim, a NHTSA tem de ter a certeza de que a tecnologia funciona antes de a poder exigir e, depois, dar aos fabricantes de automóveis pelo menos três anos para a implementarem assim que finalizar as regras.

Estamos a tentar ver se conseguimos fazê-lo, se a tecnologia existe de uma forma que funcione sempre.

Disse Ann Carlson, a administradora da NHTSA, acrescentando que a aceitação pública da tecnologia dependeria da sua precisão.

Segundo esta administradora da NHTSA, nos EUA existem diariamente mais de mil milhões de viagens diárias de carro.

Se a precisão for de apenas 99,9%, pode haver um milhão de falsos positivos. Estes falsos positivos podem ser alguém a tentar chegar ao hospital para uma emergência.

Disse Carlson, realçando que não pode haver uma tecnologia “mais ou menos precisa”.

Ilustração de condutores embriagados

Tecnologia tem de ser muito precisa, acima dos 99,9%

A NHTSA publicou na terça-feira um “aviso de proposta de regulamentação” para iniciar o processo de recolha de informações sobre a forma como esta tecnologia pode ser desenvolvida e exigida.

O aviso detalha a investigação e os avanços tecnológicos necessários para finalizar os regulamentos e as opções para potenciais regras, citando a “deteção do teor de álcool no sangue, a deteção de incapacidade (monitorização do condutor) ou uma combinação”.

Tess Rowland, presidente da Mothers Against Drunk Driving (MADD), disse que o grupo estava “muito satisfeito” com o lançamento da NHTSA.

Compreendemos que ainda temos uma montanha para escalar. Vítimas e sobreviventes não vão deixar isso morrer.

Disse Rowland.

Nos EUA, em 2021, 13.384 pessoas morreram em mortes no trânsito por condução sob o efeito do álcool. Em Portugal, segundo as autoridades, a condução sob o efeito do álcool é responsável por mais de uma em cada 5 mortes em acidentes rodoviários.

Por cá, uma medida similar já havia recebido uma pré-aprovação da Comissão Europeia em 2019, que balizava 2022 como o ano de implementação deste dispositivo.

Aprovado! Novos carros vão ter alcoolímetros a partir de 2022

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Se por exemplo os carteiros tiverem de soprar ao balão cada vez que entram no carro, estão tramados – sabe-se que eles entram e saem centenas de vezes; não é por outro motivo!

  2. Avatar de André R.
    André R.

    É fácil de contornar: eu conduzo e tu sopras…

    1. Avatar de Xico
    2. Avatar de JL
      JL

      Nesse caso são os 2 irresponsáveis, porque não conduz o que está sóbrio ?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Porque o que está sóbrio é o filho e ainda não chega aos pedais

        1. Avatar de RuiRuelas
          RuiRuelas

          Sem dúvida que melhora a situação…

  3. Avatar de Luis Malmequer
    Luis Malmequer

    Carteiro? De automóvel?

    Tu é que devias fazer um teste neste momento…

    1. Avatar de Aiaiai
      Aiaiai

      “Diga-me que nunca saiu da cidade sem dizer que nunca saiu da cidade”
      Como é que acha que a distribuição de correio é feita nas zonas rurais?

    2. Avatar de Luís Rosa
      Luís Rosa

      Deves viver nalguma favela 🙂 Atualmente os carteiros não distribuem só cartas, distribuem muitas encomendas; e isso não se faz a pé.

    3. Avatar de RuiRuelas
      RuiRuelas

      É verdade, na minha zona ainda o fazem de cavalo…

  4. Avatar de António de Oliveira S
    António de Oliveira S

    Tudo a sobrar balões de festas antes de beber

  5. Avatar de Aves
    Aves

    O The Guardian (“O Guardião”, a bíblia da informação) tem mais uns detalhes interessantes:
    – Tecnologias possíveis, designadamente: alcoolímetro (bafômetro, em PT-BR), sensores de toque para medir o álcool (?) e “usar câmeras para monitorizar os movimentos dos olhos para tentar determinar se os condutores estão intoxicados”.
    – Se não se passar no teste o carro não anda? A tecnologia que vier a ser aprovada impede que os “condutores intoxicados” iniciem os veículos. Daí a preocupação manifestada pela administradora da NHTSA: “E os falsos positivos? E se um deles for alguém numa emergência que quer chegar a um hospital?” Dá ideia que só vão implementar isto com uma tecnologia que nunca falhe. Não acredito que venha a existir – os alcoolímetros dos polícias têm que ser verificados periodicamente para serem válidos. Ou seja, quando o carro fosse lançado o alcoolímetro até podia não indicar falsos positivos, mas quem é que vai fazer a verificação periódica em milhões de carros?
    – E cada vez que se pega no carro, ao longo do dia, é preciso fazer o teste? “O Guardião” diz que o regulador nos EUA disse que não é necessário, mas não esclarece como. Seria como a legislação que foi aprovada de que o carro só andava com os cinto de segurança postos e logo a seguir acabaram com isso. The Guardian, acrescenta uma nota interessante – diz que nos EUA há quem tenha sido condenado em tribunal por conduzir alcoolizado e foi obrigado a instalar um alcoolímetro, para usar sempre, e que impede o carro de arrancar.

    1. Avatar de O que sera, sera
      O que sera, sera

      Biblia da informacao?? Como assim? Sabes que e o Homem por detraz do The Guardian?

      1. Avatar de Aves
        Aves

        O The Guardian é propriedade do Scott Trust.
        A direção, editores, repórteres e comentadores do Guardian são conhecidos bem como os administradores do Scott Trust.
        Tem casos e erros como é natural, como acontece a “quem muito faz … muito erra”, mas ainda assim são pouco frequentes. Sim, “O Guardião” é a bíblia da informação. É detestado pela extrema-direita concentracionária, mas isso é medalha.
        Qual é “o Homem” a que te referes?

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      The Guardian é um jornal da extrema esquerda. Até expulsou feministas recentemente por não fazerem parte da nova onda trans.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já conduzi com uma ou outra cerveja em cima, agora embriagado nem por sombras. É que ia logo a pé, fosse para onde tivesse que ir. Nem que andasse o que tivesse que andar, não importava.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Conduzir com uma cerveja em cima, isso parece um número de circo

        1. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Ao fim de uns kms deve fazer doer o pescoço eheh

  7. Avatar de JL
    JL

    Não deve andar e deve logo certificar-se que é multado e que fica com menos uns pontos. Se há infração que deve ser pesada é esta…

    1. Avatar de Zé o segundo
      Zé o segundo

      Dito por um rapazinho que ainda não largou o biberão do leite… Nem sabe tão pouco o que é conduzir ou realizar infracções…

      1. Avatar de JL
        JL

        Não, você é que sabe tudo.

  8. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Caraças… tenho de começar a levar os filhos aos jantares…

  9. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    https://prp.pt/portfolio-items/alcool/
    “Em Portugal, entre 2010 e 2019, cerca de 1 em cada 3 condutores mortos na sequência de acidentes rodoviários tinha uma taxa de álcool no sangue acima do limite legal permitido”0

    Isto significa que a maioria dos acidentes foram provocados por condutores sobrios..

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não digas isso!
      Assim muitos que andam por aqui vão achar é mais seguro conduzir bêbado do que sóbrio.

    2. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Mas então o problema não é sempre a velocidade?

      1. Avatar de JL
        JL

        É sempre problema da velocidade, já que devia estar parado nessas condições. Loool

        Aliás, segundo o código da estrada, qualquer acidente é problema de velocidade.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ou falta dela

          1. Avatar de JL
            JL

            Nop, há aquela regra que diz que se bateu é porque não conseguiu parar a tempo. Lol

    3. Avatar de jotabê
      jotabê

      como é fácil deturpar estatisticas, se considerarmos que 1% dos condutores conduzem embriagados, significa que 1% dos condutores provocam 33% dos acidentes mortais.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E quem garante que a causa foi a embriaguez?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Também sugeres acabar com o controlo anti-doping no desporto?

  10. Avatar de Camões
    Camões

    Estamos quase a chegar aqui:

    youtu.be/n9vEsyRhI9o

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Claro que sim! Se um familiar teu morrer porque alguém estava embriagado talvez deixes de pensar assim.
      Com isto estou a dizer que só há acidentes com quem está bêbado? É óbvio que não. Mas pode ser uma forma de reduzir a possibilidade que alguem bêbado conduza. Também já há sistemas que detectam se o condutor está sonolento.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E drogas, já pode?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Quem disse que pode?

        2. Avatar de JL
          JL

          O álcool não é uma droga ?

        3. Avatar de Rose
          Rose

          Eu na Holanda fui dar uma volta de bike, e passei numa cidade shoop… Até sigo qual.. ( “Pink” em Eindhoven) e comi panum biscoito do demo… Só me aguentei até chegar a um hotel perto e ficar lá a dormir… Não consegui jantar de tanto me rir e de manhã parecia que tinha acordado no Atoll de Bikini… Conclusão… Podemos fazer o que queremos se não meter terceiros em risco… A Ilegalidades começa quando se prejudica terceiros… Parem de ser piegas…

  11. Avatar de Rose
    Rose

    Espero que sirva tb para todos os que andaram a meter a boca onde não deviam…. Não podemos descriminar quem bebe a bebida de Cristo :))))

  12. Avatar de João
    João

    Estou completamente de acordo – a questão dos falsos positivos e de uma situação de emergência é em si um falso positivo : óbvio que o sistema tem de ter alguma percentagem de falha – tudo tem ! Mas a probabilidade de o nosso carro ser a única forma de nos deslocarmos numa emergência e de nessa ocasião haver um falso positivo é uma combinação improvável … Sinceramente nao vejo como podemos achar isto uma má medida .