Volkswagen traz o carregamento bidirecional para os seus carros elétricos na Europa

19 Comentários

A chegada dos carros elétricos traz novas possibilidade para as redes de abastecimento, que podem e devem ser melhoradas. Um exemplo disso vem agora da Volkswagen, que começou a trazer o carregamento bidirecional para os seus carros elétricos na Europa.

Volkswagen carros elétricos carregamento bidirecional

O carregamento bidirecional, muitas vezes referido como tecnologia Vehicle-to-Home (V2H), permite que os veículos elétricos não apenas retirem energia da rede, mas também a devolvam. Esta é uma situação que acontecerá de forma pontual, mas que garante uma maior segurança para os donos dos carros elétricos.

O interesse nestas soluções é grande e um dos maiores fabricantes mundiais resolveu agora dar esta capacidade aos seus carros elétricos. Falamos da Volkswagen, que anunciou que está a implementar essa capacidade nos seus mais recentes caros elétricos, da gama ID, na Europa.

Volkswagen carros elétricos carregamento bidirecional

Esta opção está disponível em modelos Volkswagen ID equipados com baterias de 77 quilowatts-hora e que correm o software ID 3.5 ou superior. Isso inclui o ID.3 e ID.4 atualizados, a versão mais recente do ID.5, o novo ID.7 e, claro, o ID.Buzz. Até mesmo os clientes existentes poderão aproveitar esse recurso com uma atualização de software.

A Volkswagen prevê que esta tecnologia seja usada não apenas para abastecer casas, mas também para armazenar o excesso de eletricidade gerada pelo sistema fotovoltaico residencial. Estima que uma casa pode ser alimentada por energia solar armazenada na bateria do veículo em dias nublados ou quando o sol se põe e o sistema fotovoltaico não gera energia elétrica.

Volkswagen carros elétricos carregamento bidirecional

Tem planos para que os seus carros elétricos ID contribuam para a rede elétrica, alimentando o excesso de energia (Vehicle-to-Grid ou V2G) para estabilizá-la. Esta visão ambiciosa está a ser demonstrada num projeto piloto na Suécia, onde várias casas são alimentadas por carros elétricos e pela infraestrutura de carregamento associada.

Por agora, os modelos da gama Volkswagen ID elegíveis na Europa são compatíveis com a central elétrica doméstica CC da série S10 E COMPACT da HagerEnergy GmbH. No entanto, a empresa tem planos para expandir a compatibilidade a outros sistemas domésticos no futuro.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Até a BYD já tinha isso, de facto é algo que faz muito sentido em carros com baterias LFP como sabem esta tecnologia permite mais ciclos de recarregamento por isso não existe problemas em usar a noite para alimentar uma casa com pouco uso de electricidade, para quem tem painéis em casa isto é uma mais valia.

    Mas mesmo assim não sei se é boa ideia fazer uso diário, esporádico sim e até quando vamos acampar ou até por algum motivo ficamos sem electricidade em casa.

    1. Avatar de ...

      Em Portugal isso segundo a empresa fornecedora de eletricidade não é possível… E as Baterias Lifepo4 ( LFP) viciam como as outras… Só teem é menos densidade se carga… Se for fazer ciclos de carga e descarga grandes não há milagres… E quem disser o contrário das LFP está cá mentir ou percebe tanto disso como eu de futebol…

      1. Avatar de JL
        JL

        Não é possível porque? Do quadro para a frente eu uso o que quiser num circuito separado.

        As baterias que viviam já não se fabricam desde 1990.

        Então já vi que percebe muito de futebol, porque de bateria não parece….

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Agora é que vai ser…Carregar na empresa e descarregar em casa.

    1. Avatar de JL
      JL

      Tem ai a solução barata e viável para armazenar energia sem ir para tolices que só desperdiçam energia.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Conta para os ciclos da bateria, ou esta soluçao passa despercebida no SW do carro e a marca paga o desgaste? Não me parece…
        Uma casa que consuma 20 kWh/dia rebenta com a terça parte de uma bateria de 70 em 2 anos e permite, durante esse periodo, “roubar” à empresa 1200€ a10 cents o kWh.
        Um terço de uma bateria vai para 4000€, fora o resto.
        É daqueles casos em que o crime não compensa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Não existe contagem de ciclos de bateria em lado nenhum.

          Existe marcação de desgaste ?

          Se fala no calculo de degradação, obvio que sim, qualquer coisa que saia ou entra na bateria é calculado, senão nem tinha o calculo de SOC (estado de carga) correto.

          E a empresa anda a dormir, não sabem para onde vai a energia.

          Secalhar faz isso com o gasóleo da empresa, por isso é que veio com essa ideia.

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Na empresa onde trabalho oferecem a electricidade nos carregadores dos automóveis durante o dia, pois todo o parque tem paineis solares.

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Brilhante ideia a destes mânfios da VW. Carrego em postos ultra-rápidos a 1 euro e tal o kwh, e depois gasto em utilizações domésticas onde o kwh custa pouco mais de 25 cêntimos.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Fdx 0.25€?
      Que roubo!

      Eu carrego o meu a noite e pago 0.11€ (bi-horário) na Galp Energia.

      1. Avatar de JL
        JL

        A galp já foi melhor, tive até à pouco tempo, agora mudei para outra onde tenho a 0.083.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Em 31 de Janeiro venha cá actualizar qt pagou

          1. Avatar de JL
            JL

            Combinado.

  4. Avatar de yamahia
    yamahia

    Quem fala de retirar a custo zero da empresa. Fala em retirar a custo zero de painéis. A ideia é a mesma. Não compensa. Já percebeu?

  5. Avatar de Andre Andrade
    Andre Andrade

    Nissan leaf foi o primeiro a ter esta tecnologia, salvo erro, a uns 3 anos atras.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não é a mesma coisa, mesmo os primeiros leaf de 2011 já tinha o V2G, que é a possibilidade de extrair energia da bateria e colocar num inversor fora do carro.

      Isto é quase a mesma coisa, mas V2H, onde já tem inversor dentro do carro, usando os mesmos equipamentos que já têm, fornecendo logo 230v AC.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      …e a Renault!

  6. Avatar de PJA
    PJA

    Mas isto serve para que? Eu quero autonomia no BEV ou quero reduzi-la. A VW que aposte um fazer pontos de carregamento, como se vê na Noruega.