Motas: Inspeções periódicas vão arrancar… mas já não será em 2024

10 Comentários

O tema das inspeções periódicas de motas não é propriamente novo. Em 2016, o Pplware já dava aqui algumas indicações sobre o tema, mas nada avançou. Depois passou para 2022 e recentemente para 2024… mas afinal ainda não haverá inspeções periódicas de motas no próximo ano.

Motas: Inspeções periódicas vai arrancar... mas já não será em 2024


Inspeções periódicas para motos só em 2025…

As inspeções periódicas obrigatórias para motociclos foram adiadas para 2025. A decisão veio do Conselho de Ministros que aprovou na passada quinta-feira um decreto-lei que adia as inspeções periódicas obrigatórias para motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 125 centímetros cúbicos (cm3) para 2025.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros

Foi aprovado o decreto-lei que prorroga por um ano a produção de efeitos da transposição da diretiva delegada relativa a inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques

Fonte oficial do gabinete do secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico Francisco, revelou à Lusa que este diploma “adia por um ano, para 2025, a inspeção periódica obrigatória”.

De relembrar que esta foi uma medida aprovada pelo governo de Passos Coelho, em decreto-lei, onde tornava obrigatória a inspeção de motociclos, que incluía triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc. O decreto-lei foi aprovado há cerca de 10 anos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    2025 não é ano de eleições por isso é tranquilo…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Tiago, na mouche!

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Então se o decreto-lei foi aprovado há cerca de 10 anos, já no tempo do governo do Pedro Passos Coelho, para que é que se anda a adiar isto indefinitivamente ?? Porquê ?? 😐

    1. Avatar de JL
      JL

      É verdade.

      Esta história é engraçada, começou em 2012 com a tal transposição da diretiva europeia, o governo criou a lei mas ficou a falta uma portaria que definia algumas coisas como o valor e a periocidade.

      Entretanto alguns centros gastaram milhões em equipamentos para estarem prontos, em 2017-2018 a união europeia mandou adiar para 2022 por falta de condições técnicas.

      Nessa altura tive a curiosidade de fazer umas contas ao universo de motas passiveis de ir à inspeção e o valor que referiam, 12.5 euros, cheguei à conclusão que os centros levavam cerca de 25 a 30 anos para recuperar o investimento feito, tendo em conta o valor que iam cobrar.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        “Entretanto alguns centros gastaram milhões em equipamentos para estarem prontos,…” Lembro-me perfeitamente disso. É verdade o que diz.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Por isso.. votar no Padre ou no sacristão vai dar ao mesmo… Há que votar em quem dá ordens aos dois, senão vamos andar aqui a aquecer até morrer…

      1. Avatar de JL
        JL

        O problema é que a maioria não vota, quem ganha sempre é a abstenção, portanto deduzem ( na minha opinião) que está tudo bem no paraíso.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Sinceramente acho que esta história das inspeções nas motas não vai dar em nada. Aquelas modificações para fazer mais barulho, etc, são facilmente retiradas para a inspeção e colocadas em seguida.

  4. Avatar de Regabof
    Regabof

    Vai ser obrigatório a partir de 125cc ou 250?

    1. Avatar de yamahia
      yamahia

      125cc. Qq dia é a vez das bicicletas.loolooollo