xAi: Elon Musk quer angariar mil milhões de dólares para investir na sua IA

8 Comentários

A IA e todas as tecnologias associadas são o tema do momento. Muitas empresas olham agora para este cenário como inevitável e como algo que querem acompanhar. Elon Musk é dos que está presente desde o primeiro momento e agora quer financiar a sua empresa especializada. A xAi de Elon Musk quer angariar mil milhões de dólares para investir em IA.

xAi Elon Musk IA angariar

Elon Musk quer angariar mil milhões para a xAi

A startup dedicada à inteligência artificial de Elon Musk, a xAI, estará a angariar até mil milhões de dólares, via uma oferta de ações. Este dinheiro será usado para intensificar os esforços para alcançar as rivais Google e a criadora do ChatGPT, a OpenAI.

Esta informação vem de um documento apresentado à Securities and Exchange Commission que revela que a xAI já conseguiu angariar 134,7 milhões contra a oferta total de mil milhões. A empresa revelou que celebrou um acordo vinculativo e executável para a compra e venda dos 865,3 milhões de dólares restantes.

O homem-forte do X procura conseguir este dinheiro valendo-se de uma avaliação que provavelmente estará entre os 4 mil milhões e os 10 mil milhões. Esta é a sua primeira ronda conhecida para arrecadar fundos necessários para fazer crescer a xAI.

xAi Elon Musk IA angariar

Verba vai ser usada para desenvolver a sua IA

Elon Musk não revelou quais os investidores externos específicos que vão focar-se na xAi. Ainda assim, referiu recentemente que os investidores do X vão ter acesso a 25% da xAI. O aumento de capital de mil milhões faz parte de um rápido crescimento na startup de IA de Musk, que foi lançada em julho.

Não foi possível saber imediatamente se a xAI prevê arrecadar mais do que os mil milhões de dólares. Ainda assim, há expectativas de que Elon Musk se foque nos mercados privados para conseguir mais fundos, em janeiro. Também deverá angariar dinheiro para duas das suas empresas, a SpaceX e a Boring Company, no próximo mês.

A xAi já tem algo palpável para mostrar, depois de no mês passado ter lançado uma versão beta inicial do seu chatbot Grok, um modelo de linguagem grande que revelou ter um sentido de humor único. Resta saber como este irá evoluir e (tentar) conseguir bater a Google e a OpenAI neste campo, onde levam já alguma vantagem.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O Tony Stark está em todas, podem dizerem o que quiserem mas hoje em dia estávamos mais pobres tecnologicamente se não fosse este tipo.

    Só de pensar que os Russos e a NASA se riu dele quando contou os seus planos, e agora anda tudo atrás dele para usar os seus foguetões.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Eu também quero, alguém disposto?

  3. Avatar de Lol
    Lol

    Basta fechar a boca que consegue !

    1. Avatar de Eheheheh
      Eheheheh

      Basta abrir… E vai rapidinho buscar isso as cripto… Como já fez muitas vezes…

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O Japão não está orgulhosamente só. Itália, Polónia, Bulgária, Croácia, Chipre, Chéquia, Estónia, Grécia, Eslováquia e quase q Espanha vão pelo mesmo caminho. Apesar dos subsídios.

  5. Avatar de Tim
    Tim

    Não entendo isto. O homem tem centenas de milhares de milhões e anda a mendigar mil milhões?
    Gastou 44 mil milhões no Twitter e mendiga 1 mil milhão para a AI? Não entendo.

  6. Avatar de Warhammer
    Warhammer

    Em Portugal faz isso mais barato… Até dou o nome da empresa… “Adamantware”… Que tem o Português mais inteligente do planeta nessa área…