smart #1 comprovou autonomia estimada numa corrida de consumos

6 Comentários

O smart #1, novo SUV de cinco lugares 100% elétrico que está em lançamento em Portugal, comprovou a autonomia estimada numa corrida de consumos. O modelo anuncia 440 km de autonomia e os consumos registados permitiriam cumprir 432 km para cálculos de capacidade útil da bateria (62 kWh) e quase 460 para capacidade total da bateria (66 kWh).

Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos ao volante do smart #1

Nos dias 28 e 29 de novembro, três equipas (compostas por um jornalista e um parceiro ou cliente da Sociedade Comercial C. Santos) fizeram, ao volante de um smart #1, a ligação entre a Maia e Matosinhos (Leça da Palmeira), com passagem pelo Porto.

A Eco Race smart #1 partiu das instalações da empresa na Maia-Aeroporto e passou ainda pelos showrooms de Felgueiras e Boavista (Porto) antes de chegar ao destino.

O objetivo era percorrer os cerca de 125 km do percurso com os menores consumos de energia. Não obstante esses objetivos de poupança, foi solicitado às equipas que dessem alguma “normalidade” à condução, no sentido de esta se aproximar do “comportamento” habitual de um utilizador de automóvel que seja cuidadoso com o acelerador.

Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos ao volante do smart #1

Ao contrário de outras provas, as corridas de consumos não têm como objetivo a rapidez (embora houvesse, neste caso, um tempo mínimo para cumprir a prova), mas a eficiência em termos energéticos.

As equipas estavam obrigadas a manter uma velocidade de patamar mínima de 80 km/h nas autoestradas e de 40 km/h nas estradas nacionais e municipais. A maioria das duplas manteve o ar condicionado ligado, ajustando apenas a regeneração (dois níveis no smart #1) e os modos de condução (Sport, Conforto e Eco são as opções no modelo).

 

O Pplware participou na Eco Race smart #1

Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos ao volante do smart #1

O percurso Maia-Felgueiras era o mais curto (55 km), mas percorria apenas estradas nacionais e municipais, sendo mais técnico e pautado por bastantes curvas e inclinações mais fortes.

Por sua vez, o trajeto Felgueiras-Leça da Palmeira (70 km) privilegiava as autoestradas. Não faltou, contudo, um percurso urbano, pelo Porto e Matosinhos.

O condutor 1 de cada equipa conduziu entre a Maia-Aeroporto e Felgueiras. O segundo percurso foi assegurado pelo condutor 2. As três unidades utilizadas pela equipa eram smart #1, no nível de equipamento Premium.

 

Os consumos foram inferiores aos anunciados

No fim de ambos os dias, a equipa com melhor desempenho participou na Eco Race smart #1 a 28 de novembro e seguia no carro 2. Essa dupla percorreu os 125 km da prova com uma média de apenas 14,35 KWh/100, o que, tendo em conta os 62 KWh capacidade útil de armazenamento de energia da bateria de iões de lítio do smart #1, seria suficiente para uma autonomia total de 432 km.

Aliás, se os cálculos fossem efetuados para os 66 kWh de capacidade total da bateria, a autonomia total do veículo da equipa vencedora seria de 459,9 km. O consumo médio da dupla vencedora fica bastante abaixo dos 16,8 KWh/100 anunciados pela marca (de acordo com o ciclo de teste WLTP) para o smart #1 Premium.

Das seis equipas participantes, apenas uma não conseguiu consumos médios abaixo da “fasquia” anunciada pela fabricante: a equipa do carro 1 do primeiro dia da iniciativa fechou o percurso ligeiramente acima, com 17,05 KWh/100.

A Eco Race smart #1 by Soc. Com. C. Santos, a segunda ação deste género levada a cabo pela nossa empresa, foi bem-sucedida. Além de ser um interessante ponto de encontro entre participantes, permitiu, mais uma vez, mostrar que os automóveis 100% elétricos são opção para um grande leque de utilizadores de automóveis, mesmo para aqueles que conduzem diariamente distâncias pendulares.

Afirmou o relações-públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Indignado
    Indignado

    “…foi solicitado às equipas que dessem alguma “normalidade” à condução, no sentido de esta se aproximar do “comportamento” habitual de um utilizador de automóvel que seja cuidadoso com o acelerador.”

    Chamam a isto um teste ? Um teste é dar o carro e dizer ao condutor guia a tua vontade, não tenhas medo, faz de conta que não é elétrico.
    Com esta conversa basicamente estão a dizer ao condutor para não abusar do acelerador para esticar a bateria, mas alguém vai para autoestrada para andar a 80 ?
    50 a 90 é na estrada nacional, na autoestrada anda-se na casa dos 100 a 120 em qualquer dos casos ajustando a velocidade ás condições de piso e condições climatéricas.

    1. Avatar de Galo
      Galo

      80 km/h de velocidade mínima…

    2. Avatar de Vítor M.

      A tua apreciação está errada, porque não estás a considerar o trajeto. Num dos carros fui eu ao volante, e conduzi como conduzo o meu térmico exatamente em percursos como o que fiz com o SMART. Aliás, a melhor contagem que ali podes ver, com 13 kWh/100 fui eu que os conduzir. Teve autoestrada (e não andei abaixo do que é normal andar, no trajeto de Felgueiras ao Porto, teve também circuito urbano, de tudo um pouco como faço SEMPRE. Em hora de ponta no Porto, com via rápida, áreas mais e outras menos congestionadas. 😉

      Agora, a condução adapta-se ao que precisamos, e foi o que aconteceu. Nalguns momentos, na VCI, queria eu andar mais 😀 mas não ando só da estrada. Se foi um teste real? Eu conduzo SEMPRE da mesma forma, e foi um teste tal e qual como qualquer pessoa o fará no dia a dia. Não podemos voar no trânsito nem nas autoestradas cada vez com mais radares. Se algumas vezes ia a 120, noutras o limite era a 100…

      Portanto, eu conduzi como me apeteceu (dentro das regras de trânsito, como um bom condutor faz, claro).

      PS: só não tinha a música como eu queria 😀 😀

      PS: o carro tem uma condução fantástica.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    Publicidade enganosa, facam o teste no autoestrada Lisboa porto, a 125km/h e depois indiquem o número de quilómetros percorridos e o número de kwh consumidos a cada 100km.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exemplo sem nexo. Quem faz isso no dia a dia? Não disparatem com cenários falsos, porque não é em autoestrada que está a massa crítica para os consumos. O dia a dia, urbano, suburbano, pode meter autoestrada, como fizemos, meter zonas de trânsito, como fixemos, zonas fora das localidades e dentro das localidades. Tal e qual como fizemos.

    2. Avatar de JL
      JL

      Tive um amigo que me disse assim:

      Ele: “Epá, o teu carro electrico não faz Lisboa-Porto sem carregar”
      Eu: “Fazes mutas vezes Lisboa-Porto ?”
      Ele “Já não vou ao Porto há 6 anos”.

      LOOOOOOL