Documento Único Automóvel com erros nas emissões de CO2?

17 Comentários

O novo Documento Único Automóvel, também conhecido como DUA, veio substituir os documentos livrete e título de registo de propriedade. Este documento identifica um veículo e permite circular nos países da União Europeia. Nas redes sociais circula uma publicação sobre erros no DUA. Será verdade?

Documento Único Automóvel com erros nas emissões de CO2?


Segundo refere o Poligrafo, no Facebook alerta-se para potenciais erros nos valores das emissões de CO₂ no Documento Único Automóvel (DUA), e que desses “valores errados nas emissões” poderá resultar um aumento do Imposto Único de Circulação (IUC). É verdade?

Documento Único Automóvel com erros nas emissões de CO2?

É verdade que DUA emitidos com erros nas emissões de CO₂ poderão resultar num IUC mais caro. No entanto, em esclarecimento ao serviço da SAPO, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) assegurou desconhecer uma “eventual desconformidade entre os valores de emissões constantes no DUA e na base de dados do IMT”.

 

Documento Único Automóvel e outros cartões numa só app

A app id.gov.pt é uma aplicação da Administração Pública que lhe permite guardar e consultar os seus cartões de forma digital. Com esta app oficial pode ter disponível o seu CC, a carta de condução, o cartão da ADSE e esta app tem também o cartão de antigo combatente e o DUA.

Esta app apresenta funcionalidades de visualização e de partilha de dados dos documentos, sendo a validação destes dados de identificação feita através de um validador de “QR code”, disponível no menu, ou descarregando um PDF certificado, que poderá ser eletronicamente partilhado, com os dados que constam no documento, por forma a confirmar a sua autenticidade.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mende
    Mende

    Aposto que foi o indivíduo que viu mal o valor. Há carros que têm várias variantes do mesmo modelo, diferentes motores, potências, etc. daí haver vários valores para as emissões de CO2.

  2. Avatar de Reidoscatalizadores
    Reidoscatalizadores

    Isso e mau, mas para quem não se importa, e de aproveitar, e meter artilharia debaixo do capo :), esse erro e bom para quem quer meter mais veneno no carro, sendo que ficara logo legalizado 🙂

  3. Avatar de wilches
    wilches

    nao estará a confundir o CO com o CO2?

    Cheira me que é um daqueles erros de leitura e que em vez de confirmar veio para as redes sociais levantar alarido.

    ( E sim acho o IUC carissimo)

  4. Avatar de Awake
    Awake

    Outra situação comum, embora não afete o valor do IUC, é no caso dos smarts fortwo…em vários amigos e colegas de trabalho, todos com com modelos 453 (pós 2016) vem no “livrete” versão 451.

  5. Avatar de Aves
    Aves

    É treta. Diz o sujeito: “o carro em questão [o dele] emite 192g/km (à espera de confirmação oficial da marca) e no meu DUA constam 266g/km”.
    Nenhum automóvel é homologado sem a emissão de CO2 (em g/km) que é o valor que consta do livrete/DUA (nos mais recentes pode já não constar). Então o automóvel está homologado mas está à “espera da confirmação oficial da marca” ??

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pára tudo e siga para a próxima noticia. Se o Aves diz que é treta, é porque é! Não fosse ele o senhor da sabedoria suprema!

    2. Avatar de Duarte
      Duarte

      No meu caso o meu diz 1g de co2, colegas com igual ao meu tem apenas — não exibindo as emissões e deles com emissões elevadíssimas…afinal em que ficamos?
      Neste caso em específico um Nissan terrano 1

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Isso há de ser um carro de 1990-1995. Por algum motivo não incluíram as emissões de CO2 nas especificações técnicas. Não serve de exemplo para agora.
        Tiveste sorte com o cancelamento da atualização do IUC.

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          Mais uma razão para repensarem a actualização visto que muitos carros estão mal registados
          Para isso teriam de fazer uma actualização aos registos primeiro pois só assim era justo para todos

          1. Avatar de 25novembro
            25novembro

            Não te canses , este fascista de esquerda vai defender troika socialista e estado ate limite.
            Ainda tem lata tiveste sorte..

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Acho muito mal obrigarem-nos a pagar por catalisadores para transformar o CO ( veneno) em CO2 (substância inócua) e depois termos q pagar novamente taxas sobre a emissão de substâncias inócuas.
    Não sendo o veneno (CO) taxado acho mais económico retirar de vez o catalisador que vem de origem e assim evitar ser taxado por emissões de substâncias inócuas (CO2).

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Desde que essa alteração implique também redirecionar a saída de escape para o interior do habitáculo, então estou completamente de acordo.

  7. Avatar de Napas
    Napas

    exemplo BMW 520d F11 LCI Touring 2015 B47 – No dua diz 128 g/km co2 que é um erro.

    Nas especificações diz que o carro é de 118 g/km (BMW) – para os B47
    – Simulador – 235,26 €

    Nas versões do mesmo carro com o Motor N47 é de 129 g/km.
    No simulador – 271,56 €

    Como resolver isto?

    https://impostosobreveiculos.info/iuc/simulador-iuc-2024/#principal

  8. Avatar de Theboice
    Theboice

    Boa noite, desde quando e que a app é legal ou seja substitui s documentos físicos? Obrigado.

    1. Avatar de Orelhas
      Orelhas

      desde janeiro de 2019

  9. Avatar de Orelhas
    Orelhas

    clk270cdi anunciado nas suas specs é 178g, no meu documento tenho 188g
    pelas specs – 518.43€
    pelo dua – 629.62€

    a ver se a lei se mantem como está atualmente, que continuo a pagar 70€

  10. Avatar de Nuno Inacio
    Nuno Inacio

    É verdade sim, no meu caso recebi o DUA com o campo CO2 vazio, mesmo na app do ID.GOV também tem o campo vazio, o carro em questão tem 112g e qual é o meu espanto que no portal das finanças tem 139g registado, o que não faz sentido porque a viatura compre a norma EURO 6, questionei as Finanças, ao qual eles responderam que se eu apresentar um documento com o CO2 diferente, que eles mudam, ora como apresentar um documento se o pr´prio DUA tem o campo vazio.