Fantástico trabalho de um robô a instalar painéis fotovoltaicos

9 Comentários

A tecnologia poderá instalar painéis solares de forma mais célere e barata, aumentando assim a capacidade de produção de energia. Como tal, uma empresa pioneira em tecnologia solar, completou com sucesso a primeira instalação comercial de painéis fotovoltaicos utilizando o seu robot automatizado, Terafab. Este evento constitui um marco na indústria das energias renováveis.

Imagem do robô  a instalar painéis solares


Dados recentes deram a conhecer que a quantidade máxima de energia solar que todas as instalações solares globais combinadas produzem é de 850,2 GW (gigawatts). Quer isto dizer que 4,4% da energia global vem da energia solar.

Ano após ano, o mundo investe mais na instalação de painéis solares, mas o ritmo ainda é fraco. Há muito trabalho a desenvolver para aumentarmos a capacidade de produção de energia a partir do sol.

 

Terafab: O Robot para a Instalação Solar

O Terafab, também conhecido como a “plataforma de automatização da construção“, instalou 17 MW no projeto White Wing Ranch de 225 MW no condado de Yuma, Arizona. Este robô elimina completamente a necessidade de levantar manualmente pesados tubos de aço e painéis fotovoltaicos, representando uma inovação que nenhuma outra empresa conseguiu até à data na indústria solar.

A empresa responsável, Terabase Energy, refere que a Terafab conseguiu aumentar a produtividade do trabalho em 25% em comparação com as instalações manuais, melhorando significativamente as condições de trabalho dos técnicos de energia solar. Além disso, a precisão do robot permite a devolução completa das embalagens dos painéis solares para serem reutilizadas pelo fabricante.

Uma solução integrada para instalação de painéis solares

O sucesso da Terafab não se centra apenas na automação, mas também na integração da Internet das Coisas (IoT), de um gémeo digital e da análise de dados, melhorando a gestão da construção solar em locais remotos com condições ambientais difíceis.

Ao contrário da crença de que a automação elimina empregos, a Terafab melhora as condições de trabalho dos operadores solares, oferecendo uma solução para a potencial escassez de mão de obra neste domínio.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    “Ah e tal a IA não vai substituir os trabalhadores”! Conversa, está em marcha e já é imparável!

    1. Avatar de Jusiaf
      Jusiaf

      As empresas começam a fazer passar a ideia que não é a ia nem a robótica humanoide que vai tirar os trabalhos porque sabem que se isso for do domínio público as empresas vão ser apropriadas colectivamente.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Sim tal como os semáforos substituíram os policias sinaleiros e mais uns quantos na revolução industrial é assim que o mundo funciona uns aparecem outros desaparecem os velhos do restelo que não se querem adaptar vão morrer cedo

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        +1

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Sou formado nessa área… Espero que esse robô não tenha sido programado por um picheleiro de meia tigela que anda á décadas nos telhados a meter entulho que não funciona

    1. Avatar de Paula
      Paula

      Não sejas cromo em começar a ofender outros profissionais ou outras profissões, quando tiveres um problema no telhado ou numa canalização (e deves estar a confundir a palavra..) vais ficar sentado à espera que venha um robot resolve-lo?… Se calhar vais ter de chamar um picheleiro de meia tigela para fazer um trabalho de meia tigela que tu não sabes fazê-lo.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Sr Paula… Os picheleiros de meia tijepanderam cabo da eficiência… As empresas solares térmicas e agora as fotovoltaicas contratam esses habilidosos e nem do escritório saiem… As pessoas que pagam deviam pedir o CAP para evitar terem as coisas no telhado com ineficiência… Eu fui obrigado a sair do meu país por causa da falta da fiscalização porque ninguém me queria pagar pelo curso que tirei… E não preciso de chamar ninguém para fazer nada…

        1. Avatar de Fer
          Fer

          … “E não preciso de chamar ninguém para fazer nada… ” ; “… á décadas … ” .
          São pérolas meu senhor, São pérolas!

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Verdade… Só podemos confiar em nós