Pode o hidrogénio competir com o gasóleo e a gasolina? Estudo sublinha que sim

23 Comentários

Um novo estudo sublinhou que o hidrogénio pode vir a ser, de facto, um substituto competitivo do gasóleo e da gasolina.



Os combustíveis fósseis estão, altamente, consolidados, pelo que transitar para outros é uma tarefa difícil e, por certo, demorada. O processo implica estudos, que podem ser contraditórios, e análises profundas ao impacto económico e ambiental que as alternativas têm.

Assim sendo, um novo estudo explorou a viabilidade dos carros elétricos com células de combustível de hidrogénio na redução das emissões de gases com efeito de estufa no setor dos transportes. Este, que liberta, anualmente, mais de 230 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono só no Texas.

 

Estudo sublinha que o hidrogénio pode ser uma alternativa

O estudo, em português, “Preços competitivos do hidrogénio como alternativa económica à gasolina e ao gasóleo para o setor dos transportes de Houston”, concluiu que o combustível de hidrogénio está a emergir como uma alternativa competitiva, em termos de custos e de benefícios ambientais, aos combustíveis líquidos convencionais.

Este estudo em específico previu o impacto, caso cerca de 5,5 milhões de veículos registados, em Houston, adotassem o hidrogénio como fonte de combustível.

Hidrogénio

Segundo a equipa, Houston aloja várias fábricas de hidrogénio para fins industriais e apresenta um ambiente favorável à sua adoção, devido a vários fatores: abundância de recursos hídricos, sistemas de filtragem robustos, e uma infraestrutura de gasodutos de gás natural, que suporta a produção e o fornecimento de hidrogénio.

Depois de comparar vários processos de produção de hidrogénio, os investigadores perceberam o seu potencial para transformar o setor dos transportes, e sublinharam que pode ser uma escolha competitiva e ambientalmente responsável para consumidores, empresas e decisores políticos, em Houston.

À medida que o mundo procura soluções energéticas mais limpas e mais sustentáveis, o hidrogénio surge como alternativa promissora para o setor dos transportes.

Conforme mencionado no início do artigo, importa perceber que os estudos estão a ser feitos e que, tratando-se de investigações, abrangem uma série de dados limitada. Por certo, as amostras serão alargadas a escalas maiores e conheceremos, com o tempo, mais resultados e conclusões.

 

Leia também:

Já ouviu falar do hidrogénio branco? É mais limpo e continuamente reabastecido

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Os estudos são bonitos no final só andam empresas atrás de fundos pois quando os fundos acabam já ninguém quer saber dos altos custos.

    http://www.motor24.pt/noticias/localidade-francesa-de-pau-desiste-de-autocarros-a-hidrogenio/1620196/

  2. Avatar de JL
    JL

    “Conforme mencionado no início do artigo, importa perceber que os estudos estão a ser feitos e que, tratando-se de investigações, abrangem uma série de dados limitada. Por certo, as amostras serão alargadas a escalas maiores e conheceremos, com o tempo, mais resultados e conclusões.”

    Pois…… contando com os dados fornecidos pelas fabricas do mesmo, certo, certo. Desde que venham muitos fundos…..

  3. Avatar de Luis Alem- mar
    Luis Alem- mar

    O futuro sera a fusao nuclear, todos os carros terao motor de ioes. Ate la os eletricos sao uma boa transicao.

  4. Avatar de Isto vai de mal a pior
    Isto vai de mal a pior

    O lobby dos elétricos anda por aqui, mal apresentam um estudo a favor do hidrogénio aparecem os arautos para proteger a sua dama…

    1. Avatar de JL
      JL

      Então você não sabe ler, veiculos a hidrogénio são eléctricos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Apenas não carregam um lastro pesado, desajeitado e monstruoso. Ao mesmo tempo que são um atraso de vida qd, em viagem, chega a hora do carregamento. Faz toda a diferença.

        1. Avatar de JL
          JL

          Carregam mais,até porque são mais pesados. E a hidrogênio pode chegar a 4:30 horas, como já mostrado aqui.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os cães ladram e a caravana passa.
            Este ano sp quero ver se vamos ter algum puro elektro a fazer a corrida.
            H2 vão ser mais q muitos, incluindo motas
            https://www.autosport.pt/todooterreno/dakar/portugal-leva-hidrogenio-ao-dakar/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=portugal-leva-hidrogenio-ao-dakar

          2. Avatar de JL
            JL

            Já teve no ano passado, este ano também não vai ter nenhum a H2, já que só vão fazer pequenos trajetos.

            Motas a H2 ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOL, aquilo que inventam só para serem negacionistas.

          3. Avatar de João
            João

            O hidrogénio será sempre uma boa alternativa ao gasóleo e gasolina . Terá sempre uma vantagem TREMENDA em relação aos veículos 100% elétricos por não requerer uma infraestrutura que não está ao alcance de todos . Quem mora numa zona urbana densamente povoada , com muitos prédios sem garagem será sempre um candidato a NÃO ter um 100% elétrico e aí pode e deve entrar a opção hidrogénio. O problema é a falta de postos e o custo da tecnologia pois quem mora por exemplo num apartamento no Cacem dificilmente terá uma fortuna disponível para comprar um carro destes . Além disso é necessário que hajam apoios sérios à compra destes veículos e que seja feita uma clara aposta no hidrogénio verde : tal como nos elétricos , a origem da produção é indispensável para que se possa falar de ambiente e ecologia . Por fim o preço do combustível: não pode ser mais caro do que aquilo que já temos ou torna-se pouco interessante e mais uma vez, um factor que faz com que a tecnologia não vingue . No fim de contas , são demasiadas barreiras para que haja hipótese que avance, mas não se trata de uma guerra contra os elétricos – trata-se de um complemento, a caminho de um planeta mais limpo.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas a infraestrutura para hidrogênio é mais pesada e 100x mais cara, além de gastar muito mais energia, hidrogenio verde é produzido com energias renováveis, logo o preço para um é proporcional ao outro, só que para hidrogenio gasta 5x mais do mesmo. E não existe qualquer infraestrutura para eles, sendo que para se criar gasta se muito mais.

            Sim, são bem mais caros de comprar e de manter, bem mais caro de manter que um a gasolina, cerca de 3 a 4x mais.

            Os apoios são os mesmos que para bev, atualmente, se bem que como o custo destes já passa o limite, já nem IVA conseguem deduzir, isto no que toca a empresas.

            O hidrogênio é isso mesmo, a maneira fácil de cativar investimento, por isso é que quando toca ao sermos “nós” a pagar, a tecnologia passa sempre para “futuro”.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Não vi em nenhum lado que o hidrogênio é um substituto do eléctrico, ou que era uma melhor opção. Os carros a hidrogênio são eléctricos.

      1. Avatar de João
        João

        Podemos entrar nesta confusão mas é apenas gostar de criar confusão !! Então diga-nos lá , se não tiver hidrogénio como é que o carro anda ? Estou curioso, pois tinha ideia que os veículos elétricos necessitam de ser ligados à corrente elétrica para andar , os a gasolina , necessitam de combustão para andar … já os de hidrogénio pelos vistos também só precisam de eletricidade pois pela ideia que tem , são elétricos !! Percebo que quer dizer que o motor em si é elétrico , mas um carro com motor elétrico alimentado por um gerador a gasóleo pode ser chamado de carro elétrico ? Penso que há que separar as coisas para não confundir

  5. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Mas outra vez arroz….????

    Para obter 1kg H2 “verde” são necessários:

    +55kWh de energia “verde”
    +10 litros de água limpa
    +15 cisternas de trasnporte para o equivalente de uma a gasóleo
    +comprimir e refrigerar de 300Bar para 700Bar

    O Toyota Mirai faz 2,2 kg em autoestrada em 100km ….

    E continuamos com estudos ????

    Nada bate a física…

    Usem o cérebro…

    1. Avatar de JL
      JL

      Saiu mais uma resultados ilariantes, neste caso da Toyota HiAce com motor a combustão, alegam que com 141 litros de hidrogênio fazem menos de 200 KMS, ou seja, tem menos de 200 KMS de autonomia.

      Fazendo as contas dara a mesma capacidade que leva o Mirai nos tanques, ou seja, cerca de 5.6 kilos, o que dá um custo de cerca 75 euros cada 100 Kms.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Na minha modesta opinião o Hidrogénio têm os mesmos problemas dos combustíveis atuais, necessitamos que alguém o produza, transporte, armazene e depois nos venda, exatamente igual aos combustíveis atuais, um claro convite a continuação dos carteis formados pelas grande empresas

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, e depois continuam com o grave problema dos combustíveis, baixa eficiência.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Não esquecer o preço astronómico de uma estação de abastecimento.

          1. Avatar de JL
            JL

            Isso não conta, já que todos esperam que sejam os governos a pagar….

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É mais astronómico do que o custo de uma central termoeléctrica?

          3. Avatar de JL
            JL

            Para ter um posto de abastecimento tem de ter em vez de 1, 5 centrais termoelétricas.