Huawei quer afastar-se das apps Android e criar um ecossistema próprio

6 Comentários

A Huawei tem tomado decisões que a afastam da Google e, agora, quer ir mais além, deixando o Android para trás. Para isso, criará um ecossistema próprio, uma versão mais pura de si.

Huawei

Depois de, em 2019, a Huawei ter sido alvo de uma proibição comercial, pelos Estados Unidos da América, a empresa chinesa precisou de se readaptar.

Pela necessidade de se afastar da Google, a Huawei criou o HarmonyOS, uma alteração do Android com código próprio, ainda que compatível com arquivos .APK.

Desde o início, a Huawei defende que o seu Sistema Operativo (SO) não é Android. Contudo, o código é baseado em Android e renomeado em pacotes de arquivos, por forma a camuflá-los como seus.

A própria loja de aplicações, App Gallery, é um repositório de arquivos .APK, os mesmos que podemos encontrar no Android. A par disso, também as principais APIs, funções nativas do sistema, entre outros, têm assinatura Android.

O próximo passo da empresa chinesa, segundo a imprensa, será dado sob o nome HarmonyOS Next: um upgrade do SO, uma versão “pura” do HarmonyOS, sem bibliotecas Android, e que substituirá as versões atuais.

HarmonyOS da Huawei

Segundo fontes chinesas, empresas como a JD.com estão a encorajar a Huawei a afastar-se, definitivamente, do Android e procurar programadores que desenvolvam aplicações baseadas em HarmonyOS, no sentido de reafirmar a sua posição e criar um ecossistema totalmente independente.

A chegada da primeira versão do HarmonyOS Next está prevista para o primeiro trimestre de 2024.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Chico Fininho
    Chico Fininho

    Já uso Harmony há muitos anos.

  2. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Esse é o caminho.
    Estar dependente de tecnologia ocidental implica estar sujeito a futuras sanções.
    Penso que as restantes companhias chinesas seguirão este caminho tb.
    Qualquer uma delas sabe que se crescer demasiado é chapa 5 das sanções de imediato.

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Bem pelo menos não irá aparecer um alerta nos telemóveis a identificar a APP Google como vírus!

  4. Avatar de Ns
    Ns

    Venha ele. Resta saber se vão implementar em todos os smartphines tipo o P30 Lite.

  5. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Uma vez mais a República Popular da China (RPC) a dar exemplo, rumo à Soberania Digital.

  6. Avatar de Profeta
    Profeta

    Isso e o que muitos empresarios deviam pensar em tomar essas decisoes, igual quem usa windows, esta sempre sujeito aos caprichos desse sistema. No caso dos telemoveis, se criarem um sistema puramente linux e com aplicacoes nativas, seria uma grande cartada por parte da huawei. Tornaria o ecossistema aberto a outras marcas e atraiam mais programadores para essa area. Seria o inicio do fim da google. Mas como sabemos que estas empresas so se preocupam com o lucro e o crescimento rapido, duvido que essas decisoes sejam pensadas com cabeca tronco e membros. Obviamente que algo a ser feito tera o seu tempo de preparacao, e com o invesitmento certo seria um bom comeco. Se o sistema fosse atrativo as aplicacoes apareceriam com o tempo.