A Microsoft quer o Windows 11 mais leve e passa a permitir remover ainda mais apps nativas

26 Comentários

Há muito que a Microsoft quer tornar o Windows 11 um sistema ainda mais leve e com menos apps desnecessárias para os utilizadores. Estes devem poder controlar quais as apps que têm instaladas e escolher as que querem remover. Esse passo foi agora ainda mais longe, com a Microsoft a permitir remover ainda mais apps nativas do Windows 11.

Windows 11 Microsoft apps remover

A Microsoft prepara-se para lançar uma atualização para o Windows 11 que aumentará significativamente o controlo dos utilizadores sobre as apps integradas presentes neste sistema operativo. Nessa versão o utilizador poderá remover uma variedade ainda maior de apps da gigante do software que estão presentes.

Esta mudança, atualmente em teste na última build 23585, criada para o canal Dev, permitirá aos utilizadores remover apps pré-instaladas. Aqui teremos presentes apps como a Câmara, Cortana, Fotografias, Pessoas e o cliente Remote Desktop.

Esta atualização reflete o compromisso contínuo da Microsoft em oferecer uma experiência de utilização mais flexível e personalizada no Windows 11. Faz parte de um lote alargado e de um processo iniciado já há algum tempo e onde os utilizadores controlam o que têm presente neste sistema.

Windows 11 Microsoft apps remover

A capacidade de remover estas apps dá resposta a uma solicitação muito frequente dos utilizadores do Windows11. Estes têm pedido à Microsoft mais autonomia na gestão das apps que acompanham o seu sistema operativo, algo que agora parece estar a ser reforçado.

Naturalmente que a remoção destas apps não é o fim da sua presença no Windows 11, como seria naturalmente esperado. Os utilizadores ficam com o controlo completo e podem a qualquer momento fazer a instalação destas, vindas diretamente da loja de apps da Microsoft.

Este novo controlo é importante e permitirá dar aos utilizadores a possibilidade de ganhar espaço importante, ao mesmo tempo que removem apps que não usam e/ou não querem ter presentes. Como sempre, este deverá ser um processo simples e que não terá nenhum impacto no sistema no final.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Judeu
    Judeu

    Windows passa a vida a melhorar e fica cada vez pior. Mudem para mac e beleza, tudo tranquilo sem problemas

    1. Avatar de Zé o segundo
      Zé o segundo

      Não achas que se fosse assim tão simples, já tinha era tudo mudado era para linux e não Mac OS…

      Não é por acaso que windows é o sistema operativo mais usado globalmente…

  2. Avatar de me and me
    me and me

    sempre podemos fazer isso.
    é so procurar por debloat tools e esta tudo safo

  3. Avatar de PN
    PN

    Faltavava nessa lista o Edge e os componentes de telemetria, mas isso é claro que não vai acontecer

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Se é para tirar o Edge e instalar o Chrome ou outro irmão, esquece
      São filhos do mesmo pai (Chromium) e como tal terás sempre os mesmo problemas, e também as mesmas virtudes, claro
      Não gostam, não usem, mas não instalem um irmão LOL (instalem um primo como o Firefox)
      Os motores de render de páginas Internet mais comuns são estes: https://en.wikipedia.org/wiki/Browser_engine#Notable_engines
      Experimentem os browsers que os usam e escolham
      Em relação à telemetria, tens razão, se não for por mais nada para feedback do sistema operativo

      1. Avatar de PN
        PN

        Uso o Waterfox (um fork do Firefox, configurado com extensões de privacidade.

        1. Avatar de Zé o segundo
          Zé o segundo

          O mais incrível disto é pensarem em privacidade e que qualquer outro browser é diferente do chrome nesse ponto, quando descobrirem que são todos iguais então vai ser o carmo e trindade…

          1. Avatar de Compro essa tambem
            Compro essa tambem

            Eu usei a VPN do aplicativo DuckDuckGo na play store e acusou varias conexoes que o Firefox estava fazendo com o servidores deles que sao as telemetrias do firefox. Teste voce mesmo. Eu nao acredito no firefox mais depois disso. Sao muitas requisicoes desnecessarias, parece virus. Estou a procura de um brownser que nao tenha nenhuma telemetria.

          2. Avatar de PN
            PN

            Waterfox é baseado no código fonte do Firefox, mas sem algumas das tecnologias que facilitariam o rastreio (WebRTC por exemplo)e conforme indiquei, extensões que bloqueiam ainda mais. Privacidade na internet é impossível, mas pelo menos a internet ficou utilizável, que é o que se pretende . A remoção do Edge e dos componentes de telemetria seria apenas para remover algo que não uso, sem recorrer a scripts ou ferramentas de terceiros.

        2. Avatar de Compro essa tambem
          Compro essa tambem

          E por acaso o Waterfox desativou todas as biblioteca de telemetria? Ate mesmo o Tor que é baseado em Firefox tem 116 bibliotecas de telemetria funcionando. Ate hoje nao entendo “para que” essa quantidade de telemetria que o Tor utiliza/precisa ja que ele é um navegador com ideais feito para privacidade. Se pudesse desativava tudo

          1. Avatar de PN
            PN

            Não desativou tudo, mas para isso é que existem extensões. A privacidade total na internet é uma ilusão, mas pelo menos podemos fazer alguma coisa para a utilização da internet não ser frustrante.

        3. Avatar de Compro essa tambem
          Compro essa tambem

          Uso atualmente o Ublock + Tor pois bloqueia tambem os cookies. Mas, sinto desprotegido ainda, deve estar faltando mais. Voce conhece mais outra extensao que da para associar e aumentar a privacidade? 116 bibliotecas de telemetria instalada no Tor, para que isso tudo, qual a razao disso? Se o Tor é o melhor brownser de privacidade ate agora, imagine o pior entao kkk

  4. Avatar de Mike
    Mike

    A microsoft quer fazer o windows mais leve? Fácil… Removam o windows do (H/SS)D

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Leve na utilização, não no espaço ocupado 😛

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Ou como diria o outro, “Ambos os dois” eheheh

  5. Avatar de Contador
    Contador

    Cá estão os garotos dos SO’s da concorrência à procura de atenção. Vamos todos remover o windows porque eles querem. Ahaha. Utilizar este blog para descarregar frustrações…lol

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Da mesma maneira que vieste cá parar lol

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Aqui está um dos garotos que referi.. Esperemos pelos outros.

        1. Avatar de Mike
          Mike

          Obrigado colega!

  6. Avatar de andy
    andy

    corram o Win-Debloat-Tools e toda tralha é removida ou deastivada

    https://github.com/LeDragoX/Win-Debloat-Tools

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Preparem-se porque daqui a 10/11 meses já estará cá fora o Windows 12. Agora de “x” em “x” anos(3 em 3 anos, muito possivelmente), haverá sempre uma nova versão do sistema operativo. Isso é certo.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Obrigado, capitão obvious!

    2. Avatar de Zé o segundo
      Zé o segundo

      Dito isto pelo homem que ai da não saiu do windows 10, não usa win11 porque não quer comprar pc, quando surgir o win12 nem sei como será, vai para a porta do bill gates protestar os requisitos…

      1. Avatar de Compro essa tambem
        Compro essa tambem

        O WinXP com o winreducer ficava tao leve que ocupava somente 70megas de RAM apos a inicializacao. Ja vi Win7 com 170megas apos a utilizacao. Mas o win10 e win11 esta consumindo um absurdo ja. Esse software esta inxando/crescendo cada vez mais, uma hora esse sistema operacional da microsoft vai estourar igual bolha de mercado de acoes, e todos migrarao para outro sistema operacional mais leve.

  8. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu trabalho em remoto através de MacOs ligado a Windows, 🙂
    Para mim é muito mais fácil trabalhar em Windows do que em MAC, mas tenho o melhor dos dois mundos

    1. Avatar de Eu sei lá...
      Eu sei lá…

      Não digas que trabalhas com um SO concorrente senao o @Contador chama-te garoto